A diferença entre conservador e reacionário

João Pereira Coutinho, na Folha, ao comentar o livro "The Shipwrecked Mind" (A Mente Naufragada), de Mark Lilla, comenta a diferença entre conservador e reacionário.

Leia o trecho:

"Nos últimos meses, tenho recebido vários e-mails de indignação e repulsa. Motivo? Minhas condenações de Trump ou Le Pen. Como é possível, perguntam os meus ex-leitores, ser conservador e não tolerar essas duas tristes figuras?

Alguns, com ironia, exigem a devolução do dinheiro que pagaram pelo meu livro 'As Ideias Conservadoras'. Curiosamente, nenhum deles leu o subtítulo: 'Explicadas a Revolucionários e Reacionários'.

Não há nada de conservador em Trump ou Le Pen. Ambos são exemplos vivos da "mente naufragada". Ambos defendem um passado - de proteção econômica, fechamento nacional e isolamento internacional - que nunca existiu como modelo de perfeição.

São reacionários porque incapazes de pensar os problemas do presente sem recorrer ao "era uma vez..." que é típico de crianças, não de adultos.

O conservadorismo é uma ideologia de imperfeição humana, não de arrogância epistemológica. É uma ideologia que procura preservar o que é válido no presente recorrendo aos instrumentos tangíveis desse presente - e não a fantasias sobre o passado.

Perdi leitores, mas é provável que alguns tenham ficado no barco. Bem-vindos. Até porque a 'mente naufragada' está, ela própria, condenada ao naufrágio."

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODAS AS NOTÍCIAS?

O Antagonista publica mais de 100 notícias por dia. Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.








TV ANTAGONISTA

Comentários (149)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Gilmar Müller

Discordo do Coutinho em vários pontos, mas é sempre um prazer lê-lo, um oásis de inteligência - ou seja, não brasileiro - dentre os inúmeros colunistas da Folha de S. Paulo.


Gutierrez

Não sabe nem a diferença entre globalização e globalismo e ainda faz livro sobre conservadorismo...


Rafael

falou pouco mas falou mer da! O sujeito se prende a conceitos e os distorce, se trata simplesmente de fazer o melhor negócio pelo país, se os americanos perdem empregos para a indústria estrangeira, talvez seja interessante se fechar nessa área, as empresas crescem mais do que países e sua finalidade é enriquecimento individual, não antede ao escopo do país quando a mesma é globalista.


Brás Cubas

Pelo jeito, convidar o Moura Brasil para o Antagonista teve o objetivo de humilhá-lo e assim destruir a reputação do único concorrente com alguma sensatez que este blog possuía. Quem sabe vocês reservam algum espaço para suas opiniões... nos comentários. Não, melhor bloqueá-lo.


Nathan

Se o defeito do TRUMP é defender contratos para os EUA em que ele tenha maiores vantagens, e desprezar aqueles que dão prejuízo, e causam desemprego, VIVA ESTE PSEUDO RAFICAL. GRAÇAS A DEUS ELE NSO É UM GLOBALISTA APENAS PARA INGLÊS VER!
Que este abestado vá se danar! TRUMP NUNCA VAI ISOLAR OS EUA, VAI SIM, DEFENDER MELHORES CONDIÇÕES DE COMÉRCIO, COMO ERA E DEIXOU DE SER!


Silvio Trump Bolsonaro

Bom saber, assim não jogo dinheiro fora. E como menciona, vou procurar um barco pra não afundar nesse dai.
kkkkkkkkkkkkkk
GO TRUMP #BolsonaroPresidente


vixi

Excelente texto! Concordo 100%


rodrigo

Trump contra a Globalização? kkkkkkkkkkkkkkkk
O cara tem hoteis espalhados pelo mundo, ele quer mais é faturar....
Trump é contra o maldito GLOBALISMO seu burroooooo.


[Jack@Blackjack ~]$

·
Allan Santos - Terça LIvre

Fátima Bernardes e Banco Itaú, vocês vão pagar por tudo o que estão fazendo!

https://youtube.com/watch?v=BHWdugaSUDo

Published on May 30, 2017
Procedência do vídeo: canal Terça Livre
Link do canal:
https://youtube.com/channel/UC7qK1TCeLAr8qOeclO-s39g
__


[Jack@Blackjack ~]$

·
Brasil Indigente Solitário

Solitude

My name it means nothing, my fortune is less,
My future is shrouded in dark wilderness.
Sunshine is far away, the clouds linger on,
Everything I possessed, now they are gone.

Oh! Where can I go to and what can I do,
Nothing can please me, only thoughts about you.
____