Biblioteca Antagonista II: "O Poeta e o Tempo", de Marina Tsvetaeva

A Biblioteca Antagonista é um fiasco.

O primeiro volume da segunda série, “Pensamentos”, de Giacomo Leopardi, encalhou na prateleira eletrônica.

Não importa: vamos continuar oferecendo e-books de autores extraordinários, juntamente com nossa parceira, a editora Âyinè.

O volume de hoje é “O Poeta e o Tempo”, de Marina Tsvetaeva, que pode ser comprado aqui.

Leia uma passagem:

"O dinheiro é minha possibilidade de continuar a escrever. O dinheiro são meus versos de amanhã. O dinheiro é meu resgate de editores, redações, senhorios, donos de loja, mecenas; minha liberdade é minha mesa de trabalho.

Maiakóvski, grande poeta, não liga nem para os louvores nem para as vaias. Ele mesmo sabe quanto vale. Mas liga para o dinheiro, muitíssimo. E sua autopropaganda, justamente por sua vulgaridade, é muito mais limpa que os papagaios, os macacos e o harém de Lord Byron, que, como se sabe, de dinheiro não precisava.

Dinheiro: a possibilidade de eu escrever não apenas daqui para a frente, mas de escrever melhor, de não pegar adiantamentos, não apressar os acontecimentos, não entupir as brechas dos poemas com palavras casuais, não ficar sentada com X ou Y na esperança de que me publiquem ou me 'arrumem algum lugar'. Dinheiro: minha escolha, minha seleção.

O dinheiro, finalmente, — terceiro e importantíssimo ponto — é minha possibilidade de escrever menos. Não três páginas por dia, mas trinta linhas.”



ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODAS AS NOTÍCIAS?

O Antagonista publica mais de 100 notícias por dia. Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.








TV ANTAGONISTA

Comentários (48)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Olavete

Olavetes migas locas vamos lá na Veja que tem uma matéria sobre tabagismo. Vamos encher o s a c o de quem não tem e pedir argumentos e provas sobre tudo, falar asneiras e dizer que é tudo conspiração e que a Terra é quadrada.


Essa Marina é ESTUPENDA

A mesma Marina,retratada no incrível livro "a beleza salvará o mundo" do Todorov, que também contou sobre Rilke e Wilde. Colosso essa Marina.Imperdível!

ps: vamos nos unir!vamos pra rua pessoal!


SOCORRO

Sou "analógica", amo livrarias e sebos para adquirir livros impressos! Sou meio "viciada" no cheirinho do papel de livro novo, gosto de manuseá-lo, de arrumá-lo na estante junto com os demais. Passado certo tempo, depois de já lido (e, às vezes, relido), costumo doar meus "queridos" aos amigos, bibliotecas públicas, ongs etc. Por isso, caro Diogo, fico aguardando a versão impressa da "Biblioteca Antagonista".


Leon T.

Marina Tsvetaeva e Anna Akhmatova, poetisas quase desconhecidas no Brasil por não seguirem a linha do partido na falecida URSS e portanto não agradarem aos intelectuais vermelhos brasileiros, que no entanto adoram Maiakovski.


PedroGB

Comprei o primeiro box da coleção impressa e fico no aguardo da segunda coleção impressa!


Adao1

Algumas considerações: este post tem a impressão digital do Diogo Mainardi, tão polêmico, mas também brilhante, que consegue ser amado na mesma proporção em que é detestado, como todo ser humano acima da média. Sua "biblioteca digital" tem títulos e autores que constituem escolhas sofisticadas demais para os nossos
padrões atuais, pelo nível de escolaridade no Brasil, o hábito da leitura não ser incentivado, as pessoas optarem por não ler livros durante seu tempo disponível para o lazer, fora a questão financeira. Completando o quadro, o "filme" dos Antas anda meio queimado.
Rs.


Papai Noel

Eu irei comprar ! Acreditem em mim...


rick

“Educação: a imposição do incompreensível ao indiferente pelo incompetente.”
John Maynard Keynes


Aitem

Tô de mal, não compro mais nada daqui.


Boy Cote

Se quiserem viver no luxo, vão ter que carregar pedra.
Com meu dinheiro não !