Exclusivo: Renato Duque foi solto a pedido de Lula

No contexto da Operação Lava Jato, uma das perguntas que permaneciam sem resposta era por que Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, foi solto por ordem do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal -- e, depois, teve novo pedido de prisão preventiva negado por obra do mesmo Teori, que convenceu Gilmar Mendes e Carmen Lúcia a segui-lo na decisão. Afinal de contas, está mais do que provado que Renato Duque, homem de José Dirceu e do PT, era um dos principais engenheiros do propinoduto que sangrou a estatal.

O Antagonista apurou com três fontes de alto escalão, para chegar à resposta. Renato Duque não está livre por falha de argumentação do juiz Sergio Moro e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como pensam alguns. Esse foi apenas o pretexto. Renato Duque está livre por causa de Lula.

A prisão de Renato Duque, em novembro do ano passado, fez com que a sua mulher entrasse em desespero. Sem poder contar com José Dirceu, pato manco depois do mensalão, ela recorreu a Paulo Okamotto, o faz-tudo de Lula. Para acalmá-la, Okamotto afirmou que a situação se arrumaria num curto espaço de tempo, mas ela lhe disse que não cairia nessa conversa. Que, se fosse necessário, teria como reunir provas suficientes para provar que Lula sabia e participara do esquema do petrolão.

Diante da ameaça, Okamotto disse a Lula que ele deveria encarregar-se da questão pessoalmente. Lula encontrou-se com a mulher de Renato Duque e tentou persuadi-la de que o seu marido ficaria na prisão menos do que se imaginava. Em vão. Ela voltou a afirmar que implicaria o ex-presidente no escândalo, se Renato Duque não fosse libertado rapidamente.

Acuado, Lula pediu ajuda a um ex-ministro do STF de quem é muito amigo. Ele se prontificou a socorrer o petista. O melhor caminho, disse o ex-ministro do STF a Lula, era procurar Teori Zavascki. Foi o que o amigo de Lula fez: marcou um encontro com Teori Zavascki, para lhe explicar como era urgente que Renato Duque fosse solto, porque, caso contrário, Lula seria envolvido "injustamente" num escândalo de proporções imprevisíveis para a estabilidade institucional. Teori Zavascki aquiesceu. Avisado pelo amigo ex-ministro do STF, Lula comunicou à mulher de Renato Duque que tudo estava resolvido

Foi assim que Renato Duque, passados pouco mais de quinze dias após a sua prisão, viu-se do lado de fora da carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Acuado, ele pediu ajuda a

um ex-ministro do STF

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODAS AS NOTÍCIAS?

O Antagonista publica mais de 100 notícias por dia. Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.

Arrow form bottom



Comentários (484)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Edson

Lula, um furúnculo no sovaco da sociedade.


sergio passos

Notícia falsa! o que se falou e se ouviu na própria Secretaria de Apoio de Zavascki é que Lula veio de SP para Brasília e mandou Zavascki estar lá e o comunicou que Renato Duque não poderia mais estar preso e que ele se empenhasse urgentemente neste assunto. Foi só isso que exalou da Secretaria de Zavascki no STF.


Lilian

O blindado , manda e seus apaniguados correm para obedecer.
Incrível o poder dessa lula.
Muito bizarro!!!


Taninha Lima

O chefe da Organização criminosa continua solto e barbarizando direto!!!!! Intervenção Militar Urgente!


Wilson

Quer dizer que o Antagonista, o blog mais incrível da internet, com pessoa de alto valor moral e ético, publica esta matéria e não revela o nome do ex-ministro amigo do ex-atual e futuro presidente? Desculpas antecipadas, mas vou desconsiderar esta informação como sendo verdadeira, meia noticia é o mesmo que meio gravida. Nome do coiote que ajudou um sair e o outro se livrar. Se esta mulher sabe tanto e tem tantas provas é uma criminosa, deveria ter entregue tudo pois usar para chantagear em benefício próprio é crime e se o crime é contra a nação brasileira, cadeia nela também..


maria Janaina

Um absurdo! Brasil! quanta sujeira!


A Cabral

Caros Mario e Diogo:
O Antagonista está infestado de petralhas. Atenção, pois se nosso estoque de plasil e engov estiver baixo vamos ter que parar de participar, não poderemos controlar os sintomas de contato com estes infectados.


Antonio Lauro Volpini

Por tudo que há de mais sagrado no Universo, não podemos permanecer omissos diante de tantos sofrimentos para o povo Brasileiro. Devemos nos unir em oração ao nosso Deus IAVE (nome em hebraico do Deus Verdadeiro) o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó. Se não pudermos contar com o nosso Exército, vamos implorar ao Criador que nos envie o seu Exército de Anjos, comandados pelo Anjo Miguel, para que seja removida essa chaga Satânica de nosso País. Não temos mais em sua plenitude, o nosso Poder Judiciário, corrompido pela quadrilha bolivariana lá instalada, na maior desfaçatez, como se não pudéssemos ou não soubéssemos fazer a leitura do fato político. Querem enganar a quem? O Brasil só vai tomar uma direção correta com a intervenção da força cívica com o apoio das Forças Armadas, estabelecendo uma democracia com os direitos políticos e sociais já vigentes na nossa Constituição, mas aplicados sob a vigilância rigorosa e monitoramento pelos militares, cuja formação política é bem superior da que esta quadrilhas instaladas na vida pública brasileira têm.


Antonio Lauro Volpini

Por tudo que há de mais sagrado no Universo, não podemos permanecer omissos diante de tantos sofrimentos para o povo Brasileiro. Devemos nos unir em oração ao nosso Deus IAVE (nome em hebraico do Deus Verdadeiro) o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó. Se não pudemos contar com o nosso Exército, vamos implorar ao Criador que nos envie o seu Exército de Anjos, comandados pelo Anjo Miguel, para que seja removida essa chaga Satânica de nosso País. Não temos mais em sua plenitude, o nosso Poder Judiciário, corrompido pela quadrilha bolivariana lá instalada, na maior desfaçatez, como se não pudéssemos ou não soubéssemos fazer a leitura do fato político. Querem enganar a quem? O Brasil só vai tomar uma direção correta com a intervenção da força cívica com o apoio das Forças Armadas, estabelecendo uma democracia com os direitos políticos e sociais já vigentes na nossa Constituição, mas aplicados sob a vigilância rigorosa e monitoramento pelos militares, cuja formação política é bem superior da que esta quadrilhas instaladas na vida pública brasileira têm.


Ernandes

Manda esse Samuel se orientar. Parece que não assiste jornal nem lê nada. Quem já viu jornalista escrever provas em post. Acho que esse cara não tá batendo bem da biela.