Exclusivo: Renato Duque foi solto a pedido de Lula

No contexto da Operação Lava Jato, uma das perguntas que permaneciam sem resposta era por que Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, foi solto por ordem do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal -- e, depois, teve novo pedido de prisão preventiva negado por obra do mesmo Teori, que convenceu Gilmar Mendes e Carmen Lúcia a segui-lo na decisão. Afinal de contas, está mais do que provado que Renato Duque, homem de José Dirceu e do PT, era um dos principais engenheiros do propinoduto que sangrou a estatal.

O Antagonista apurou com três fontes de alto escalão, para chegar à resposta. Renato Duque não está livre por falha de argumentação do juiz Sergio Moro e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como pensam alguns. Esse foi apenas o pretexto. Renato Duque está livre por causa de Lula.

A prisão de Renato Duque, em novembro do ano passado, fez com que a sua mulher entrasse em desespero. Sem poder contar com José Dirceu, pato manco depois do mensalão, ela recorreu a Paulo Okamotto, o faz-tudo de Lula. Para acalmá-la, Okamotto afirmou que a situação se arrumaria num curto espaço de tempo, mas ela lhe disse que não cairia nessa conversa. Que, se fosse necessário, teria como reunir provas suficientes para provar que Lula sabia e participara do esquema do petrolão.

Diante da ameaça, Okamotto disse a Lula que ele deveria encarregar-se da questão pessoalmente. Lula encontrou-se com a mulher de Renato Duque e tentou persuadi-la de que o seu marido ficaria na prisão menos do que se imaginava. Em vão. Ela voltou a afirmar que implicaria o ex-presidente no escândalo, se Renato Duque não fosse libertado rapidamente.

Acuado, Lula pediu ajuda a um ex-ministro do STF de quem é muito amigo. Ele se prontificou a socorrer o petista. O melhor caminho, disse o ex-ministro do STF a Lula, era procurar Teori Zavascki. Foi o que o amigo de Lula fez: marcou um encontro com Teori Zavascki, para lhe explicar como era urgente que Renato Duque fosse solto, porque, caso contrário, Lula seria envolvido "injustamente" num escândalo de proporções imprevisíveis para a estabilidade institucional. Teori Zavascki aquiesceu. Avisado pelo amigo ex-ministro do STF, Lula comunicou à mulher de Renato Duque que tudo estava resolvido

Foi assim que Renato Duque, passados pouco mais de quinze dias após a sua prisão, viu-se do lado de fora da carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Acuado, ele pediu ajuda a

um ex-ministro do STF

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODAS AS NOTÍCIAS?

O Antagonista publica mais de 100 notícias por dia. Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.


TV ANTAGONISTA



Comentários (505)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Zamian Zartan

Lei de migração, farsa do foro privilegiado, leis trabalhistas ferradas, reforma da previdência ferrando todos, voto em lista fechada, lei de abuso de autoridade, uma nova constituição comunista, fim do congresso... e todos nós brasileiros ainda neste blá, blá, blá sem partirmos em massa para a DESOBEDIÊNCIA CIVIL para através da única saída que nos resta autorizarmos oficialmente a intervenção das FFAA.

O preço a ser pago pela nossa negligência será mais alto do que já pagamos, onde já corremos o risco de termos Lula como ditador, porquê é para isto que estamos caminhando, acordem.


Gilberto Mendes

Esse ex-ministro é conhecido de todos, e é filiado ao PMDB.


josemar

Ñ tenho nenhum motivo para duvidar do antagonista.Ainda mais em assunto de tanta gravidade.Já disse,esse STF entrará para a História.E o fará em um "panteão muito específico.


SANDRA

não confio nessa noticia, o lula não consegue nada para ele, como ia conseguir para renato duque, precisamos saber filtrar as informações, existe muitas noticias exageradas, outras equivocadas, e até mentirosas nos blogs.


Paulistana

Essa notícia, se verdadeira na sua íntegra, é um libelo contra o STF.


azulão

E pensar que o defunto Teori Zavaski, fosse pessoa de caráter, quanto levou para soltar Renato Duque? Vejam que até lá no Supremo quanto mais mexe mais fede.


rosaldo da fonseca rolins

Fato grave que deixa dúvidas sobre a atitude da Suprema Corte...


JR

Depois que o Renan deu uma "cascudo" no Judiciário, mandando se catar,ficou patente o grande "conluio".É uma pena!


marilia marques

estivemos e estamos à beira do abismo enquanto este canalha do luladrão estiver solto.


Jr

Absurdo!...mais uma na "dívida"do Judiciário para com a Cidadania. Será cobrada com juros e correção.As consequências atinge toda a Nação.