Gilmar: "Pensar em eleição direta agora é golpe constitucional"

Em entrevista ao Jornal do Commercio, Gilmar Mendes criticou a hipótese aventada por Fernando Henrique Cardoso de antecipação de eleições diretas:

"A Constituição não permite, a não ser que a gente adote o direito achado na rua, 'a doutrina constitucional da malandragem'. Pensar em eleição direta agora é, na verdade, golpe constitucional."

Gilmar Mendes está certo nesse ponto.

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODAS AS NOTÍCIAS?

O Antagonista publica mais de 100 notícias por dia. Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.








TV ANTAGONISTA

Comentários (98)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Roberto Heringer

O "ministro ator" deveria ter compostura e também raciocinar melhor:
Pensar não é golpe ..... executar sim
Pensar é avaliar .... golpear é como alguns fazem e tentam fazer contra a lavajato.
Caberia ao ministro abandonar um pouco a mídia e se dedicar à filosofia e à lógica


Sissi

A missão dada e recebida foi "Caos e Tumulto"!


Ana

Fora Temer e presidente indireto, com essa polarização insana e ainda esses corruptos no quadro político seria a chance deles se reelegerem como o caso de Lindbergh e Gleisi ao invés de saírem de candidatura por ficha suja, tentarem ser deputados federais pelo menos para terem mandato, e por aí vai, sem falar da chance de se eleger um salvador da pátria devido ao estado mental de parcela do eleitorado, ainda se necessita de boas doses da medicação Lava Jato. Por razões republicanas sou contra, diferentemente das de Gilmar.


PORQUE?

QUAL RELACAO DO FHC, GILMAR MENDES?
PORQUE GILMAR MENDES OCUPOU TANTOS CARGOS NA ERA FHC?
PORQUE O BANQUEIRO DANIEL DANTAS FOI SOLTO PELO GILMAR MENDES?
PORQUE GILMAR MENDES SOLTOU JOSE RIVAS ( O MAIOR FICHA SUJA DO PAIS )?
PORQUE NÃO FALAM DO FILHO DO FHC, PAULO HENRIQUE CARDOSO?
PORQUE NÃO INVESTIGAM A BRASKEM? ROMBO MAIOR QUE A PETROBRAS?
QUEM NOMEOU OS MINISTROS DO STF SÃO OS PROPRIOS MEMBROS DA QUADRILHA?
PORQUE GILMAR MENDES SEMPRE FAZ DECLARACOES CONTRA A LAVAJATO?
QUAL RELACAO DE FHC DANIEL DANTAS BNDS BANCO CENTRAL E VALE QUANDO ERA PRESIDENTE??


RENAN..

Gilmar Mendes criticou a decisão do ministro Marco Aurélio Mello ao aceitar a liminar do Rede Sustentabilidade que pedia o afastamento de Renan?
Renan já arquivou de pedidos de impeachment contra Gilmar Mendes?
Qual parente de Gilmar foi indicado recentemente pelo governo?
Quantas vezes se encontrou no Jaburu com Temer?


JOSE SERRA?

Em 2010, na véspera das eleições presidenciais, o Supremo se reunir para julgar a exigência da apresentação de dois documentos para votar nas eleições. O placar estava 7 a 0 quando o ministro Gilmar Mendes pediu vista do processo. O julgamento foi interrompido. Mais tarde, circulou a informação, confirmada depois em reportagem da Folha de S. Paulo, de que a decisão de Mendes foi tomada depois de conversar com o então candidato do PSDB, José Serra, por telefone?


SOLUCOES JURIDICAS

Gilmar Mendes foi: procurador da República, adjunto da Subsecretaria Geral da Presidência da República, consultor jurídico da Secretaria Geral da Presidência da República, assessor técnico na Relatoria da Revisão Constitucional na Câmara dos Deputados, assessor técnico do Ministério da Justiça, subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e advogado-geral da União (2000-2002).
PADRINHOS FHC e SARNEY
Nesta época Gilmar era conhecido: alto funcionário do Executivo especializou-se em “inventar” soluções jurídicas no interesse do governo antes de ser ministro do STF.


SERIO RISCO? PQ?

Mendes determinou, nos autos nº 2186, o arquivamento de duas ações de improbidade administrativa contra dois dos ex-ministros do governode FHC: Pedro Malan e José Serra. O MPF havia opinado no sentido do deferimento da reclamação dos então ministros?
Quando da indicação de Mendes para o STF, pelo FHC, Dalmo de Abreu Dallari, professor de Direito da Universidade de São Paulo, afirmou, em artigo de opinião publicado na Folha de S. Paulo, que Gilmar seria um sério risco p/ a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional?


FICHA LIMPA > BEBADOS

Gilmar Mendes disse q Lei da Ficha Limpa parece ter sido “feita por bêbados”?

Gilmar considerou uma “perda de paradigmas” a decisão de Fux que determinou devolução do projeto anticorrupção à Câmara da estaca zero. Segundo ele, impor ao Congresso que aprove um texto sem fazer alterações é o mesmo que fechar o Legislativo. “É um AI-5 do Judiciário”, referência ao Ato Institucional 5, que suspendia garantias constitucionais no País. Para Mendes, o STF caminha p o “mundo da galhofa”. Gilmar era 1 crítico ao projeto de lei do MPF das 10 Medidas contra a corrupção, chamou de "delírio"?


56 crimes sexuais e ok?

O ministro foi acusado em abril de 2011 pelo seu ex-sócio e ex-procurador-geral da República Inocêncio Mártires Coelho por desfalque e sonegação fiscal. Mendes recebeu, a seu favor, um parecer assinado pelo advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, o qual valida o despejo de Mártires Coelho do cargo de gestor do IDP. O denunciante deu o processo por encerrado em troca da quantia de R$ 8 milhões?

Gilmar Mendes, na época presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus que revogava a prisão preventiva do médico Roger Abdelmassih acusado por 56 crimes sexuais?