O império da Lei

Joesley Batista só resolveu fechar um acordo com a PGR porque seu plano é morar nos Estados Unidos.

Leia o texto de Joaquim Falcão, professor de Direito da FGV, publicado pela Folha de S. Paulo:

“Para entender a delação premiada da JBS é necessário compreender o que se passou ou ainda se passa entre a companhia e as autoridades dos Estados Unidos.

Sendo a JBS um grupo global, com cerca de 56 empresas nos Estados Unidos, dificilmente haveria delação premiada aqui sem prévio ou potencial acordo lá, com as autoridades americanas.

O cenário maior a ser considerado é que a globalização econômica tem sido acompanhada por uma globalização judicial. Ou seja, há expansão unilateral das leis e da judicialização americana. Juízes e autoridades passam a ser globais.

Quem confere a eles esse poder é a cooperação internacional entre autoridades e a múltipla legislação: Anti-Corruption Act, Anti-Terrorism Act e tantas outras (…).

Para que tal jurisdição ocorra, basta que se tenha conta bancária nos Estados Unidos. A JBS tem. Basta que se tenha empresas nos Estados Unidos. A JBS tem. Basta que se tenha estado presente no mercado de valores mobiliários. A JBS tem estado. Ou apenas ter transacionado em dólar em qualquer país no mundo. A JBS fez isso.

Não é por menos, inclusive, que os irmãos Batista, donos da JBS, escolheram um escritório de advocacia, Baker e Mckenzie, de lá. E, de lá, gerem a negociação aqui no Brasil (…).

O ponto crucial é o desejo, necessidade mesmo, de os irmãos Batista pretenderem morar nos Estados Unidos, com visto permanente de residentes. Logo depois da denúncia do procurador-geral da república, Rodrigo Janot, a família embarcou para lá. Antes, familiares, irmãos e sobrinhos, inclusive moradores de Goiânia, já tinham ido.

Deve ter havido, ou estar ainda em andamento, negociação com o governo americano para concretizar essa pretensão. Provavelmente pelas pessoas físicas, os sócios.

No sistema legal dos Estados Unidos, são múltiplas as maneiras de conseguir vistos ou algum tipo de benefício em situações dessa natureza.

A delação premiada precisa ser reconhecida por um juiz, mas pode se manter secreta se as partes concordarem.

Dificilmente saberemos. Informações estratégicas.

O DPA, que pode ser traduzido como a Suspensão Condicional do Inquérito, permite multa, confissão, delação e provas contra terceiros. O investigado não é fichado como criminoso e obriga-se a delações futuras e a não reincidir no crime. Não há também publicidade.

Direta ou indiretamente, parece inevitável, o maior grupo empresarial do mundo em proteína animal, através de seus controladores ou de suas empresas, deve estar agora sob controle da expansionista jurisdição americana.

Seria esse o destino dos campeões nacionais? Ao se tornarem campeões globais, transmudam-se em campeões americanos?

Há muito ainda o que revelar. Aqui e lá”.


ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODAS AS NOTÍCIAS?

O Antagonista publica mais de 100 notícias por dia. Receba diretamente em seu e-mail, todos os dias, um resumo com as notícias mais quentes e relevantes, além de artigos exclusivos.








TV ANTAGONISTA

Comentários (115)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Eduardo Cwb

Império construído com a nossa grana, travestida de empréstimo pelo BNDEs. Parabéns, Lula.


DILMA É SANTA

DILMA é SANTA
Rezemos já!
para doce Coração-Valente©,
a Baranga de BH. Volta PT
Hoje, 15, dia santo,
vamos rezar, tá?
Viva educação Sertaneja da Pátria Educadora
viva Petismo, nossa deusa & a Direita-Burra. Amém
Para a tua fé, amigo(a):
CAP. XIX; Versículo VI, Dilma Sábia Rousseff:
«Todos nós aqui sabemos que cada um de nós escolhe a VIDA faz a gente escolher alguma das datas em que a gente nunca vai esquecer dessa data.»
Amém
[Dilma Iolanda Rousseff Pasadena, nossa amada baranga deusa Coração-ValentA©]
Ore 10 vezes
esse versículo:
Com fé repita 10 vezes o versículo


Giocconda

Para os Batista fazerem isso e estarem vendendo bens no Brasil é provável que tem informações que nós pobre povo relé nunca teremos.
Podendo ser até questões relacionadas a uma semi-ditadura.
Nunca ficariam tão exportos por causa das corrupções, sem essa, tem mais e deve ser muito, mas muito mais mesmo.


Beth

Só que lá nos EUA a brincadeira tende a ser menor.


JBS:O BEBÊ DE CÁRMEN I

O dia doze de setembro-sob o signo de virgem,Cármen deu à luz –de 2016,foi histórico.A sabidamente ética,asséptica,pura mesmo,Cármen Lúcia olhou pra pequena encrenca que a aguardava e assustada berrou:”Alguma coisa tá fora da ordem...”Sim,Cármen rapidamente se deu conta de que deveria dar conta de um monstro chamado,sabe-se lá porque,de justiça.A coisa não tinha pé nem cabeça,pelo menos, em conformidade com os padrões humanos.Não foi difícil perceber que o fígado ficava no coração,o intestino,na caixa craniana,a cloaca estava na boca e a língua era uma hemorroida gigante.


JBS:O BEBÊ DE CÁRMEN II

as parótidas secretavam sangue e nas carótidas,transitava bile.O bebê de Cármen não era de todo cego possuía um olho quase normal,situado na região dorsal, entre a coxa e a cintura,as enormes unhas prendiam-se na cabeça formando uma macabra coroa o que dificultou enormemente o parto.Agora entendemos o berro de Cármen,na forma e no conteúdo.


JBS:O BEBÊ DE CÁRMEN I

O dia doze de setembro-sob o signo de virgem,Cármen deu à luz –de2016,foi histórico.A sabidamente ética,asséptica,pura mesmo,Cármen Lúcia olhou pra pequena encrenca que a aguardava e assustada berrou:”Alguma coisa tá fora da ordem...”Sim,Cármen rapidamente se deu conta de que deveria dar conta de um monstro chamado,sabe-se lá porque,de justiça.A coisa não tinha pé nem cabeça,pelo menos, em conformidade com os padrões humanos.Não foi difícil perceber que o fígado ficava no coração,o intestino,na caixa craniana,a cloaca estava na boca,a língua era uma hemorroida gigante.


João Paulo

Os campeões nacionais viraram campeões estrangeiros. Transferência direta de renda para os EUA. É o Bolsa-BNDES para superpotências em dificuldade. Mais um excelente programa do governo brasileiro, que já vinha ajudando o terceiro mundo africano. Temos dinheiro para todos. Basta continuar pagando altos impostos que eles serão muito bem utilizados.


pedra

Lula já está escrevendo um livro, título provisório: Mainard, Meu Anta.


Silvia

Ficaram bilionários às custas de dinheiro público do BNDS, com juros subsidiados pelos contribuintes brasileiros, e agora levam a empresa " campeã nacional" para os EUA onde pagarão impostos e gerarão empregos. O Brasil e brasileiros feitos de trouxas pelos caipiras e ORCRIM do PT e Cia.