Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

2 x 2 - Lewandowski vota pela suspeição de Moro; julgamento é suspenso

2 x 2 – Lewandowski vota pela suspeição de Moro; julgamento é suspenso
Foto: STF

Ricardo Lewandowski seguiu Gilmar Mendes e votou, na sessão de hoje, pela suspeição de Sergio Moro no julgamento do processo do triplex de Lula. Disse que o ex-juiz atuou com “abuso de poder” e com “completo menosprezo pelo sistema processual vigente no país“.

“Parece-me possível dar como certa a ocorrência de inusitada e ilícita coordenação de esforços para a produção conjunta de elementos probatórios e estratégias processuais desfavoráveis ao paciente, revelando uma inaceitável simbiose entre os órgãos responsáveis por investigar, acusar e julgar, que tem como origem motivações políticas e interesses pessoais do ex-juiz Sergio Moro”, disse.

O julgamento, com isso, está empatado. Em 2018, quando ele começou, Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram pela rejeição do habeas corpus de Lula.

Como Kassio Marques pediu vista do julgamento, a Segunda Turma terá de aguardar seu voto para retomar a discussão.

Até a retomada do julgamento na Segunda Turma, no entanto, Luiz Fux poderá levar a discussão ao plenário do STF, para discutir com todos os ministros a decisão de ontem de Edson Fachin segundo a qual houve a perda de objeto da suspeição.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO