23% dos brasileiros apoiam governo ‘não democrático’, diz pesquisa

Pesquisa feita pelo Instituto Pew em 38 países mostra que 23% dos brasileiros apoiam “formas não democráticas de governo”, como uma gestão militar ou um “líder forte”, relata O Globo.

O índice é superior à média dos 38 países (13%), mas ligeiramente menor que a média latino-americana, de 24% –em países como México e Peru, o apoio a regimes autoritários chega a 28%. Nos EUA, é de 7%; na Alemanha, de 5%.

Questionados especificamente sobre a possibilidade de um governo militar, 38% dos brasileiros acham que pode ser uma boa opção, mais que a média da América Latina (31%).

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

  1. Não quero nem opressão da esquerda, nem a opressão do capital. Quero um país consciente, sem verdades absolutas. Porém vejo comentários odiosos que não colaboram em nada com o crescimento saudável de uma nação.Se os nossos governantes emanavam da vontade consciente e verdadeira do povo alfabetizado não haveria esquerdopatas nem defensores do capital vil. Mas como o que mais temos são seguidores fiéis de ambos os lados o Brasil tropica cada vez mais.

Ler mais 84 comentários
  1. Não quero nem opressão da esquerda, nem a opressão do capital. Quero um país consciente, sem verdades absolutas. Porém vejo comentários odiosos que não colaboram em nada com o crescimento saudável de uma nação.Se os nossos governantes emanavam da vontade consciente e verdadeira do povo alfabetizado não haveria esquerdopatas nem defensores do capital vil. Mas como o que mais temos são seguidores fiéis de ambos os lados o Brasil tropica cada vez mais.

  2. Ignorante e inocente é você, COMUNISTA. Não queira comparar a “ditadura” no Brasil com outras ditaduras. Se tivéssemos tido realmente uma ditadura, canalhas como Lula e Dilma não estariam vivos. Com uma verdadeira ditadura, Zé Dirceu e outros terroristas teriam em seu epitáfio apenas um “aqui jaz um comunista”. Generais da época nos defenderam daqueles que, desde 87, pilharam as riquezas do país. Veja a riqueza do 9 dedos. Veja Palocci, veja Zé Dirceu. Canalhas. Sim, o Brasil não precisa apenas do retorno dos Generais, como inclusive de formas “medievais” de punição. A punição efetiva é aquela que resolve, e não protela.

  3. Somente gente muito ignorante ou inocente acredita que farda torna alguém honesto. Se estudassem um pouco saberiam que a raiz da corrupção generalizada na América do Sul são as ditaduras. O crescimento de empreiteiras como Odebrecht remontam a época da Ditadura. Emílio Odebrecht negociava diretamente com os generais.
    Ditaduras e regimes militares pelo mundo:
    Arábia Saúdita: Quanto ao sistema judiciário, este conserva formas medievais de punição, a exemplo da decapitação. Coréia do Norte, Cuba, Zimbábue, Tailândia.

    1. Ignorante e inocente é você. Não queira comparar a “ditadura” no Brasil com outras ditaduras. Se tivéssemos tido realmente uma ditadura, canalhas como Lula e Dilma não estariam vivos. Com uma verdadeira ditadura, Zé Dirceu e outros terroristas teriam em seu epitáfio apenas um “aqui jaz um comunista”. Generais da época nos defenderam daqueles que, desde 87, pilharam as riquezas do país. Veja a riqueza do 9 dedos. Veja Palocci, veja Zé Dirceu. Canalhas. Sim, o Brasil não precisa apenas do retorno dos Generais, como inclusive de formas “medievais” de punição. A punição efetiva é aquela que resolve, e não protela, ou oferece chance.

    2. Valéria: A COMUNISTA! = ignorante!
      Ditaduras pelo mundo: majoritariamente COMUNISTAS!
      No Brasil, na farda é onde se encontram pessoas mais honestas, responsáveis e éticas atualmente, com capacidade de comando! Claro que existem exceções OBVIAMENTE!
      Só mesmo um(a) ESTÚPIDO(A) para achar que algum segmento da sociedade seja imune a toda a podridão desse mundo.
      Vivemos na DITADURA DO CRIME ORGANIZADO, com viés COMUNISTA (Foro de SP), que chamam de “democracia” e “Estado de Direito”. Somos obrigados a termos o direito de sermos roubados o tempo inteiro, e assistirmos a “Justiça” proteger os bandidos e não nos permitir abdicar deste “direito”. Realmente, essa “democracia” não serve ao povo brasileiro.
      No Regime Militar Brasileiro, o nosso país teve Ordem e Progresso! Muito progresso, e isso é INEGÁVEL!!!!!!!!!!!
      #INTERVENÇÃO POPULAR E MILITAR

  4. Quero uma Intervenção Militar com Bolsonaro presidente e com a missão de implantar no Brasil a Constituição e o Modelo de Gestão Governamental da Suécia… após isso, eleger Primeiro Ministro!!!

  5. Executivo corrupto, denunciado; Legislativo corrupto, denunciado; Suprema Corte do Judiciário protegendo o mandato de todos eles. Portanto, elegíveis em 2018. Qual a opção para o povo brasileiro? Continuar sustentando seus algozes ?

  6. O povo brasileiro está cansado, estressado, frustrado, e na fossa; este é um estágio no qual o ser humano opta por qualquer coisa, menos o contexto no qual ele está inserido atualmente. Desta observação, deduz-se que, se a classe política não prover uma mudança profunda e radical neste sistema podre, o povo preferirá outras opções – nem sempre melhores.

  7. Aqui nós antagonistas provavelmente somos mesmo 94% a favor da intervenção militar. Democracia fake, instituições falidas, representantes dos poderes podres, corrupção em todas as instâncias…populacao sem segurança, criminalidade solta promovendo uma guerra civil sem precedentes com mortes em números assombrosos de bandidos e de cidadãos de bem, arte degenerada, abusos de todo o gênero em relação a crianças e adolescentes, falência do ensino, venda dos recursos estratégicos do país…me ajudem aí…tem muito mais…. Não entendi por que as forças armadas não acabam logo com isso antes que seja tarde demais. Não dá pra esperar até as eleições. É mesmo elas estarão contaminadas. Todo o mundo sabe disso.
    Soooooocoooooorrrrrooooo FFAA

  8. Isso explica o Bolsonaro em segundo lugar na pesquisa. Pessoas que não acreditam no contraditório, querem tudo controlado do jeito delas, sem objeção senão o censor vem aí, mas que votam!
    Acho que poderia oferecer a gororoba do Doria para esses brasileiros, hein? Uma goroba de militar, que tal? Já que eles chegam até a lamber as botas dos milicos uma comida doriana não seria tão ruim. Pelos menos não precisa mandar pastar.

    1. SE PREPARA ESQUERDINHA DE M… O QUE É DE VOCÊS TÁ GUARDADO… TAMBÉM SOU MILITAR RESERVA… VOCÊS NÃO TERÃO QUALQUER TIPO DE ANISTIA… A POPULAÇÃO TÁ SOFRENDO E SABE QUEM SÃO OS CULPADOS POR ISSO… A INFLUÊNCIA DA MÍDIA FAKE É CADA VEZ MENOR E A ADESÃO DO POVO, CADA VEZ MAIOR… LEMBREM-SE… DESSA VEZ NÃO HAVERÁ ANISTIA… NÃO TEM ONU, RÚSSIA, CHINA… TEMOS A ÁGUIA NOS APOIANDO… SELVA

    2. Queira soluções “simples” para desafios complexos e você será o primeiro a se ferrar.
      Graças a Deus eu falo e escrevo!!! Não tem um sargentinho aqui batendo na minha porta mostrando aquilo o que eu tenho que fazer. Se isso acontecer vou ter que me exilar torcendo para que tiranos como você seja aniquilado por outra força mais opressora do que as forças armadas. Ah! Meu sobrenome não tem Pinto talvez no seu deva ter.

    3. Caio Pinto o Sr está preocupado so com o contraditório. Parole, parole, parlatore. Nós estamos preocupados com todo o resto. Verborragia não soluciona nossos problemas como ja deves ter percebido. Se não, por favor, acorda.

  9. Se não fosse os militares em 1964, nosso Brasil se transformaria numa imensa Cuba “Libre”. Che Guevara foi condecorado por João Goulart. Os militares da época não agüentaram tanta corrupção, muito menos que hoje. Atualmente além dos políticos o judiciário também não nos representam. Até quando os militares suportarão ver a destruição de nosso país. Deus nos proteja.

    1. Bob Kennedy a mando do irmão
      veio pessoalmente dar o ultimato nos Militares Brasileiros
      ou detinha a sanha comunista emplacada pelos comunistas
      como o próprio presidente João Gulart assediado por Brizola e Cia.
      ou os americanos iriam intervir , como tentaram em Cuba .
      Graças a Deus os Militares optaram pelo capitalismo
      senão hoje seríamos uma Coreia do Norte .

  10. Apoio veementemente a intervenção militar! Bom, isso todos vocês já sabem. Então, antagonistas, façam uma pesquisa. Cláudio Dantas, o melhor repórter investigativo do Brasil, abraça este desafio! O percentual hoje é muuitooooo maior!

  11. A doença de um povo roubado é a democracia sem liberdade.
    Mas vale um governo justo e firme que uma democracia livre e corrupta. Ladrões a nos governar.
    Venha logo a Intervenção Militar.

  12. Mesmo com o esforço de Temer para recuperar a economia, todos os três poderes estão apodrecidos e a rigor, as pessoas não veem uma solução a curto prazo, pelo contrário! Problemas difíceis, exigem soluções enérgicas! E com esses civis corruptos, acho difícil!

    1. A proporção dos que apoiam a intervenção só cresce a cada dia…e acredito ser BEM MAIOR do que os ” dados da pesquisa”…Estes sempre mentem!!

  13. 80% querem a Democracia Militar nos moldes de 1964 a 1984, éramos felizes e sabíamos, quem era infeliz, é quem hoje está tornando o povo infeliz.PDMB, Partido da Democracia Militar Brasileiro.

  14. 23% dos brasileiros não acreditam que há democracia no Brasil.
    38% acreditam que apenas os militares podem colocar fim na república do crime.
    Obviamente, preferem “emburrecer” o resultado da pesquisa, em nome da histeria contra o candidato supostamente não democrático, mas que em verdade é apenas contra o establishment.

  15. Tá tudo dominado, como diz o funk carioca.
    Não tem escapatória. Cercaram por todos os lados.
    Somente um poder de força, armado, para destituir esta orcrim, prender os bandidos comprovados que estão aí a todo dia sendo desmascarados, instalar uma constituinte que elabore nova carta magna.
    Simples, objetiva, sem margem à impunidade, sem direito à bandido e com a mínima intervenção estatal na economia.
    Refazer o país, passá-lo a limpo.
    Do jeito que está, “não verás país algum”

  16. Rubens Ricupero , Ministro das relações exteriores
    dos gov . Itamar e FHC disse que não vê outra saída , tendência
    é uma questão de tempo uma ruptura . seja Militar ou popular .
    Quando um diplomata renomado e reconhecido internacionalmente
    não vê um horizonte democrático é por que não estamos numa democracia
    e sim numa demagogia de pura hipocrisia .
    O sistema não engana mais o mais simplório observador
    os três poderes estão podres , apenas um escorando o outro
    com o descolamento da economia da esbornia institucional
    o brasileiro espera ainda uma definição em 2018 .
    Que o TSE e STF não ousem corromper as eleições como em 2014 .

  17. Com este congresso e este STF ainda acham que estamos numa democracia??? fala sério….
    Qual foi a pauta votada recentemente que foi do interesse do povo? A reforma se arrasta por ser boa pro povo..mais salário, mais emprego etc…as coisas votadas rápidas são de interesse só dos parlamentares…

    1. O inferno astral de Temer , não foi só a corrupção
      pois já sabíamos , como sabíamos que nem que quisesse
      poderia ser pior que os Ptralhas , pelo menos a economia sobreviveu .
      O inferno de Temer , foi querer aprovar uma reforma que poria
      um teto nas aposentadorias para todo Brasileiro , do juiz ao motorista
      do juiz de R$ 5.800,00

  18. Quando a democracia vira impunidade para políticos et caterva, nomeação dos mesmos/pelos mesmos para as mais de 150 estatais deficitárias e venda de leis para os ‘amigos, qualquer pagador de impostos é contra

  19. Isto tá cheirando golpe do antagonista.No titulo coloca 23% e no final do texto 38%.De qualquer forma esta pesquisa está completamente errada,uma pesquisa séria iria demonstrar que mais de 60% dos brasileiros é a favor de um regime militar pelo tempo suficiente para prender todos os políticos e membros do STF ,integrantes da grande quadrilha que assalta os brasileiros ,e então elaborar uma nova a Constituição
    ltar

  20. Que democracia é essa que uma empresa venezuelana apura eleição sem deixar vestígio ?
    Que democracia é essa que o presidente do TSE é a favor do fundo eleitoral mas contra qualquer sistema (voto impresso) de auditoria ?
    Que democracia é essa em qque o dono da Smartmatic CONFESSOU que fraudou a apuração na Venezuela ?
    Que democracia é essa em que um militante petista presidindo o TSE se tranca na sala de apuração e contrariando o fluxo de informações, decreta sozinho e sem testemunhas a virada de sua candidata ?

    1. É a democratrix brasileira!
      E se você me permite complementar, só faltou você citar os institutos de pesquisa que estão fechados com a referida democracia.

  21. DESDE QUANDO O NOSSO GOVERNO É DEMOCRÁTICO?
    ALÉM DE TER FRAUDADO AS ELEIÇÕES, GOVERNA COM A COMPRA DE APOIO DOS DEMAIS PARTIDOS.
    A JUSTIÇA NÃO EXISTE E SEM JUSTIÇA NÃO EXISTE DEMOCRACIA.
    TODOS OS 3 PODERES FIZERAM UM ACORDÃO PARA MANTER O STATUS QUO E PODEREM DIVIDIR O BOLO BRASIL NÃO EXISTE PARTIDO OPOSITOR, SÓ DE FACHADA.
    TEM DE MANTER ISTO VIU?
    É A ORCRIM QUE COMANDA E GOVERNA A NAÇÃO.
    É A DITADURA DA IMPUNIDADE E DA CORRUPÇÃO.
    SÓ MORO E MOURÃO PODEM SALVAR A NAÇÃO.
    INTERVENÇÃO É A SOLUÇÃO.

    1. Fez ótimas observações!
      Mas a ausencia do povo nas ruas diante da roubalheira e impunidade , o que aconteceria em grandes democracias como algumas citadas acima no post, deveria ter sido mencionada

  22. Eu apoio um governo transitório de regime militar no sentido de dissolver o congresso e arrumar esta bagunça que está o país, marcando eleições gerais, em todos os níveis, ou seja, de vereador a presidente, de uma só vez. O mandato seria de cinco anos para todos, sem direito a reeleição, para concorrer a eleição, seria criado uma espécie de vestibular, com graduações para todos os níveis, desde vereador até presidente. Seriam criados também critérios para nomeação de ministros na área jurídica (STF, STJ, etc), e aí sim, o país voltaria a ser governado por civis.

  23. Democracia não funciona em país com povo majoritariamente ignorante. Os ignorantes precisam ser encabrestados para que não ajudem a destruir o país elegendo sempre os piores.

    1. É muita ignorância nos dias de hoje com tanto acesso à informação (via internet, óbvio… Centenas de vídeos), alguém ainda falar que houve ditadura no Brasil. Santa ignorância. Ou você é tapado, ignorante… Ou as das coisas… Ou é petralha mesmo.

  24. A “Folha de São Paulo” é PiG mesmo, como fala o Lula?
    O Lula e o PT odeiam a “Folha de São Paulo” [em sua inteireza].
    O super-arqui-petista PHA — Paulo Henrique Amorim — Q tem blog vigarista extremamente acessado o “Conversa Afiada”, blog esse super puxa-saco do PT, criou 1 termo cujo nome é “PiG”,
    com o significado de “PARTIDO da IMPRENSSA GOLPISTA”
    (ou seja, a ideia é a seguinte: o “PiG” deseja dar o golpe e humilhar o PT).
    _______
    Pergunto então:
    ¿Seria lavagem cerebral da parte deles achar que a “Folha” é golpista em suas reportagens?
    O PT, o Petismo (religião), G. Hoffmann, Luciana Genro falam Q a “Folha de São Paulo” é PiG! Ou seja esses petistas falam que a “Folha” é um Partido da Imprensa Golpista!
    Concordam?
    ______
    Vamos analisado e raciocinando:
    O PSOL tem ainda o termo esquerdista “GRANDE MÍDIA” [rsrsr], do Grande Capital.
    E de Antonio GRAMSCI, o PSOL e PCdoB utilizam o termo «Mídia Hegemônica» [termo marxista, via Gramsci].
    Portanto: A Folha para o PT é mídia hegemônica e “PiG”.

    Outros Q sem perceber utilizam os termos marxistas (ou pensam igual ao PT):
    Eis:
    Quem também odeia a “Folha” é a direita-burra (eleitores de Bolsonaro), junto com o PT! rsrs

  25. Bandidos do Brasil:
    Poder Executivo;
    Poder Legislativo;
    Poder Judiciário;
    MPF;
    Imprensa;
    Funcionários Públicos dos Três Poderes;
    Imprensa, em especial a Rede Globo de Televisão;
    FEBRABAN;
    Empresários mamadores de tetas do BNDES.
    O povo paga mais de 40% de carga tributária pra sustentar esses vigaristas!
    A nossa luta é contra essa gentalha!

  26. O líder forte nós já temos, Bolsonaro. Quero acreditar que este camarada não vai se deixar leva pela esgotosfera da política brasileira atual. Caso ele faça 50% do que diz pretender fazer, vai colocar o Brasil nos trilhos. Eu realmente espero.

  27. INTERVENÇÃO MILITAR não é governo.
    A Intervenção Militar, pedimos, que as FFAA tenham o direito de intervir no julgamento desses pés de chinelos: rouba, ameaça, pagam grupos ligados à sigla para apoiar (continuam lesando), tiranias, trai o país, debocha do povo, congela salarios, outros não recebem, embora continuam trabalhando (Militares, Enfermeiras, Professores principalmente), sofre humilhações,
    perturbação do sossego, ( sendo incomodado por Oficiais de Justiça, despejo sem poder pagar aluguel), constrangimento ilegal, porque sem dinheiro, fica difícil pagar as principais despesas ( remédios, condomínio, luz…) vem as brigas, desentendimento.

    Insistam a sigla p/t divisão da sociedade. Insubordinação.
    Ajuda esquerdistas maus intencionados, nos programas de tvs, todo tipo de apologia.
    Insulto à INFÂNCIA.
    À FÉ.
    Á MORAL.
    FORA O “DESAFORO PRIVILEGIADO”.

    REPUDIAMOS.

    INTERVENÇÃO SIM.

  28. Queremos sim um governo serio e comprometido com o desenvolvimento do pais e bem estar dos brasileiros!!!! Repudiamos os bandidos que compõem os 3 poderes no Brasil disfarçados de democratas.
    Abominamos o Estado ladrao e opressor dos trabalhadores!
    Temos nojo da violencia urbana desenfreada e barbara que descaracteriza qualquer grau de civilidade!
    Porrada nos bandidos do servico publico e nos da iniciativa privada e prisao para esses traidores da patria!!!!!. Sim, apoiamos as FFAA no comando de um governo transitorio ate refazermos a CF e pormos ordem nesta zona!!!!

  29. Qual a explicação ?
    Simples.
    Nós não temos democracia coisíssima nenhuma.
    Nós temos um bela de uma CLEPTOCRACIA, que tem um custo superior às democracias de países desenvolvidos.
    Sendo assim, claro que o cidadão/contribuinte/eleitor preferirá um regime de força.
    Sairá mais barato, funcionará melhor e roubará menos !!..

  30. Michel Temer muda as regras sobre o trabalho escravo… Esse desgoverno é criminoso!
    https://g1.globo.com/economia/noticia/lista-suja-do-trabalho-escravo-so-sera-divulgada-apos-determinacao-de-ministro-preve-portaria.ghtml

  31. Para que todos vejam: https://i.imgur.com/4CS5Qfq.png
    https://i.imgur.com/4CS5Qfq.png
    https://i.imgur.com/4CS5Qfq.png
    https://i.imgur.com/4CS5Qfq.png
    https://i.imgur.com/4CS5Qfq.png

  32. A democracia que vivemos é só uma forma de liberdade para os políticos roubar os impostos dos trabalhadores. Não há retorno de nada, basta olhar para a saúde, estradas, educação etc.

  33. Para que todos vejam: https://i.imgur.com/4CS5Qfq.png
    https://i.imgur.com/4CS5Qfq.png
    https://i.imgur.com/4CS5Qfq.png
    https://i.imgur.com/4CS5Qfq.png
    https://i.imgur.com/4CS5Qfq.png

    1. Não deixe de votar!
      É isso que os canalhas querem.
      A vermelhada petralhada comunistada TODA vota em peso! Temos que exigir o voto impresso!!!