A bomba de Dilma e o diesel de Bolsonaro

A equipe de Paulo Guedes vai apresentar a Jair Bolsonaro algumas propostas para resolver a questão do diesel.

Uma das saídas é incentivar a aposentadoria dos caminhoneiros.

A turma da economia avalia que Dilma Rousseff deixou uma bomba-relógio para os governos seguintes. O crédito subsidiado pelo BNDES para a compra de caminhões gerou um excesso de oferta no transporte de cargas. O Tesouro Nacional, portanto, pode pagar para tirar caminhões do mercado.

Você está convidado a fazer parte do Novo Antagonista: mais afiado, mais ágil, mais exclusivo. SAIBA MAIS AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Jose disse:

    de inicio reduzir impostos sobre os combustíveis, a longo prazo investir em ferrovias, transporta mais, tem frete bem menor e polui menos, acredito ser a melhor solução, para os brasileiros e o pa

Ler comentários
  1. Sarcástico disse:

    Ninguém se dá ao trabalho de fazer cálculos este aumento de 5% seria um aumento de 1 real no combustível a cada 15/16 km rodado ou seja em uma distancia de 500 km seria um aumento de 32 reais

  2. Augusto disse:

    Interessante! Só não enxergam o óbvio! O que "mata" no preço dos combustíveis é o famigerado ICMS cobrado pelos governos estaduais com substituição tributária e o cálculo por dentro do pr

  3. Djalma disse:

    Exato, tem muito caminhão e pouca carga; aí entra a lei da oferta e da procura. Tenho 2 parentes que são caminhoneiros e até onde eu noto, os caras estão bem tranquilos com o que ganham.

  4. Augusto disse:

    Sabiam que os estados podem cobrar ICMS de até 29% sobre o preço dos combustíveis? Muito antes dele ser vendido ao consumidor? Que o cálculo do imposto é por dentro do preço, inclui o próprio I

  5. VIRGILIO disse:

    Equipe os agricultores das enormes distancias do Centro Oeste com os caminhões excedentes............................

  6. Joseluiz disse:

    Seria uma pena saber q P Guedes representa interesses nacionais e internacionais q exploram as nossas comodityes submetendo-nos à ganância deles como nos casos das mineradoras e petróleo etc.

  7. Mineirissimo disse:

    Não senhor Guedes, deixe o DILMITO continuar com suas caneladas, não, canetadas BIC. O homem é um apaixonado por populismo barato. É o LIBERAL da BANÂNIA.

    1. E mais, na hora de sair comprando sem terem nenhuma garantia de frete..................

    2. E mais, na hora de sair comprando caminhões sem ter nenhuma de frete os caminhoneiros não pensaram né? Depois querem que o povo pague a conta. Vai continuar apoiando a classe DILMITO? VTNC.

  8. Augusto disse:

    Quando o posto de combustível compra da distribuidora o imposto da venda ao consumidor já vem cobrado(!?!?!?!?!?) Ou seja antes do fato gerador o imposto já é recolhido! Absurdo!

  9. Rumanettto disse:

    Que idéia mais imbessil de quem escreveu...tenham do da nossa inteligência antas

  10. Augusto disse:

    O ICMS cobrado antecipadamente nas NFs. da distribuidora aos Postos, faz o preço do combustível nas bombas aumentar em 77%(!!!!!!) Basta os governos estaduais baixarem a alíquota do ICMS e preço c

  11. Odair disse:

    Privatiza a Petrobosta e diminui o imposto, não dá pra trabalhar com um produto a 2 reais na refinaria e a 3,50 na bomba, fazendo a conta pra cima dá 75% a mais, a culpa é do imposto.

  12. Milena disse:

    A culpa da tragédia das ferrovias foi justamente a sua privatização pelo FHC ! A ALL assumiu as ferrovias brasileiras e apos 25 anos nada fez!

  13. Gilberto disse:

    Caminhoneiro aumente o preço do frete, qualquer vendedor de banana , aumenta o preço da mesma quando ela sobe de preço, será que caminhoneiros são tão analfa que não sabem repassar o aumento do

  14. Augusto disse:

    Se calcularem o ICMS por fora do preço do combustível, o preço pode cair em até 40% mesmo com a substituição tributária! A quem interessa manter isto? Aos incompetentes gestores estaduais!!!

  15. Vlad disse:

    Bolsonaro tinha razão quando disse que um dos desafios é desfazer o que tinha sido feito nos governos petistas e suas consequências.

  16. Paulo disse:

    Vamos ver se o antagonista tem a coragem de publicar o quanto de ICMS é cobrado dos seguintes produtos querosene de jato, gasolinas diesel álcool e gás natural, aguardo a coragem

    1. Não sei exaatamente mas o valor é um verdadeiro estupro praticado em todos os brasileiros.

  17. le disse:

    Aí virá o lobby das industrias de caminhões, num circulo vicioso. Como Paulo Guedes gosta que todos se aposentem, é uma maravilha. Porquê será?????????

  18. CARLOS disse:

    Privatizem essa mastodonte Petrobrás, abram o mercado. Simples assim.

    1. Monopólio APENAS na Exploração. Refino e Distribuição tem que abrir geral, quanto mais melhor.

  19. EDMUNDO disse:

    Vocês enlouqueceram? Que POST sem base nenhuma, uma coisa de comentarista de botequim.

  20. Mario disse:

    Excesso de oferta e escassez de procura são irmãos siameses! É a lei de mercado! Se o consumo aumentar col as reformas previdenciária e tributária, as coisas vão se ajustando!

  21. Lima disse:

    E a aposentadoria dos jornalistas de diretório acadêmico,quando sai?

  22. tor disse:

    Privatizar , deixe a livre concorrencia , vera's que o preco cai .

  23. Davi disse:

    é pq é mais comodo q investir em ferrovias, em 16 anos de pt não fizeram nada de infraestrutura. Daí eles pensavam q o brasil ia decolar com a genialidade deles e q precisariam de muitos caminhõe

  24. Raimundo disse:

    Não é crise, é roubo, Bolsonaro esta certo em pedir as planilhas de custos, já mamaram muito, e em 56 anos de vida, é a primeira vez que vejo essa imprensa podre, a favor de um reajuste de diesel

  25. ant!pet!sta disse:

    Também pudera, o povo reelegeu uma dona de lojinha falida de 1,99 para governar o Brasil. Deu no que deu. Agora, Bolsonaro tem que se desdobrar para desmontar essa e outras bombas deixados pelo PT.

    1. INVESTIMENTO EXTERNO , só com garantia juridica e segurança publica. Na Europa o povo paga para deixar dinheiro no banco. Aqui o capital rende. Emprego garantido. Crescimento certo.

  26. Massaaki disse:

    kkkkkkkkkkkkkk!!!!! Que tremenda bizarrice anticapialista e burra...Duvido que Guedes e equipe propuseram isso. Ideia de jerico. Estão reféns. Criem condições para que o investimento volte.

    1. A Venezuela já faliu juntamente com subsídios nos combustíveis.

    2. Como Bolsonaro falou " Quero ver os números " A Petrobrás vende a peeço d mercado um produto q é nosso , e quando chega nas bombas , pagamos o dobro .

    3. Derruba os ministros corruptos do STF. Aprova já o plano do Sergio Moro para melhorar a segurança publica. SEGURANÇA JURIDICA E SEGURANÇA PUBLICA indispensaveis para investimentos.

    4. Existem ações de curto, médio e longo prazo. Essa obviamente seria uma sugestão de ação de curto prazo. O problema dos caminhoneiros foi causado por isso mesmo, excesso de oferta por causa do BN

    5. É uma bizarrice anticapitalista achar que o governo vai criar condições para absorver essa quantidade artificial de caminhões que existem aí. Na hora que precisa ter pulso firme o governo não te

  27. Renato disse:

    Pelo menos, começam a pensar como políticos. O monstro da greve ronda. Queda de 1 por cento do PIB. Finalmente, entenderam Bolsonaro. Por que não fazem ferrovias!

  28. Miguel disse:

    Estatizem 100% a BR, quebrem o monopólio dela e quero ver se a BR sobrevive. Não faz falta. Sobra petróleo no mundo. Além disto o petróleo não servirá para mais nada após 2050.

  29. Vergil disse:

    A bomba armada é a falta de investimentos em outras formas de transportes sem ter que depender de caminhoneiro. Os caras chantageiam porque sabem que são a principal forma de transporte.

  30. Biofeminista disse:

    Eu não acredito no que estou lendo. Incentivar aposentadoria de caminhoneiro? Mas, esse governo não quer que ninguém se aposente.

    1. José, pautar que governo? O do DILMITO? Sério que isso que estamos vendo é um governo?

    2. A esquerda se perde não está conseguindo mais pautar o governo.kkkkkkk

  31. Massaaki disse:

    Não estocando vento, tá bom. kkkkkkkkk

  32. Roberto disse:

    E a classe média vai pagar essa conta. isso talvez entre no déficit da previdência, justificando a reforma da previdência dos bancos. Esse governo só tem surpresa negativa.

  33. Mello disse:

    Deixe o Guedes trabalhar presidente!!!! Pare de se meter no que não entende, pela amor de Deus!!!

  34. Júnior disse:

    Então estão apostando q a Reforma n vai passar e a Economia não vai crescer ?

  35. CARMEN disse:

    "Quem com ferro fere, com ferro será ferido". Pode ser uma saída. Perigosa, dado o grau de chantagem, mas cogitável.

  36. DireitaMassiva disse:

    Tem que desmontar a Jaboticaba Bomba! Já não basta as triviais...

  37. Biofeminista disse:

    Dilma facilitou o crédito para aquisição de caminhões? Mas, não era uma luta contra a desindustrialização desse brazil de Trump?

    1. Luta contra a desindustrialização é baixar a carga tributária p/ q empresas venham p/ o Brasil, novas sejam criadas e consumo por produtos baratos. Dilma/Lula endividou o trabalhador!!!

  38. ROSÂNGELA disse:

    Como assim? Não entendi nada. Aposentar caminhoneiros vai resolver o que?

    1. Diminuiria a oferta de transporte ... teoricamente ajudaria a regular o preco do frete (oferta x demanda)

    2. Pelo que entendi, seria equilibrar a oferta com a demanda, que hoje seria desfavorável aos caminhoneiros.

  39. Anta disse:

    querem resolver problemas com previdencia? ah, coitadinho, ele sofre com as leis do mercado, vamos dar uma previdencia especial para o coitado? pede para sair, vaza!

  40. Felipe disse:

    Que partido maldito...a única coisa que deixou para o futuro foi migalhas!

  41. Mello disse:

    Brasil, o único país continental sem trem.

  42. Renato disse:

    Tem que cair na real. Somos reféns mesmo. Qual a saída?

  43. Primeiro disse:

    Fácil: Tudo q comece c/ PETRO e termine com BRAS, é só "passar nos cobres" ! Abre o mercado, desde a prospecção, refino e principalmente o furo da bala : a DISTRIBUIÇÃO ! Resolvido o problema

  44. Luciano disse:

    Não há necessidade, em pouco tempo o mercado se regula!!

  45. DireitaMan disse:

    A solução é fixar um teto pro ICMS Estadual em 15% pra qualquer produto, assim os governadores tipo o Garotinho Brizolista do RJ não aumentam o ICMS da gasolina pra 30%, matando o RJ junto.

  46. Miguel disse:

    Loucura. Qual é o caminhoneiro que pode se aposentar com a aposentadoria do INSS. Governo completamente fora da realidade. Estatizem a BR e quebrem o monopólio dela.

    1. eles não fazem isso, porque quebra o mercado, se todos só produtores estipularem seu preço, os EUA quebra, isso derrubaria o dólar.

  47. Henrique disse:

    Aprove a previdência, baixa o dólar, feito!! Baixa o preço do diesel naturalmente.

    1. Isso é conversa. A BR tem que se apropriar da renda para tapar os buracos da incompetência e da competência dos seus ladrões. Onde esatvam os acionistas na hora, não, nos anos dos roubos.

  48. Thel disse:

    O que eu faria? Montaria um consórcio para ampliar e concluir a malha ferroviária. Montaria entroncamentos ferroviários e agregaria esse pessoal do caminhão para pegar cargas nesses entroncamentos

  49. Goreba disse:

    O melhor PLANO é a privatização da Petrobrás. Quando a Petrobrás operará com "margem de lucro" maior que a praticada no mercado internacional??? Quando não pagar PL aos petroleiros!!!

    1. Privatização sem Abertura de Mercado é Formação de Cartel.

  50. Moises disse:

    O pessoal do agro que usa dinheiro destinado para agricultura para comprar caminhões teria que obrigatoriamente ter esses caminhões com placas cinza so para transporte próprio sem antt

  51. Rodorval disse:

    Vejam que o aumento do diesel não é uma questão fácil. O processo de desarmar bombas petistas é longo, tortuoso e não-linear.

    1. Finalmente um comentário de alguém que sabe exatamente do tamanho do problema. A coisa vem errada desde Getúlio Vargas, não será em alguns meses concertado. Privatize já!!!!

  52. Massaaki disse:

    Deve ser piada! Aposentadoria de caminhoneiro, sei... Que pouca vergonha. Ainda vão querer colocar os milicos e os PF para dirigir caminhões. Vão criar o monopólio da CaminhãoBras, nova estatal.

    1. Piada dos Antas , claro . Bolsonaro disse q quer ver os NÚMEROS .

    2. Benefício da Prestação Continuada para Caminhoneiros, sem comprovação de contribuição, e a classe média é que vai pagar.

  53. Valdemar disse:

    A reforma da previdência vai acabar sendo só pro povão e pros puxa-sacos que babam e batem palmas pra tudo que o Dilmo disser. Prioridade deveria ser STF. Sem dar jeito naquilo, pode esquecer o res

    1. Cínico e mentiroso deve estar protegendo o próprio jabá, ou é apenas um mico amestrado da esquerda.

    2. Quem impôs a Previdência foram os economistas e peritos em Demografia responsáveis e sem viés partidário , desde o século passado .

    3. O Executivo pode intervir no STF ? Nossa Economia aguenta uma guerra institucional ?

    4. Quem manda são os bancos, eles é que impuseram a previdência que está desgastando o Bolsonaro, o governo derrete....

  54. Roberto disse:

    E a classe média vai pagar essa conta, que ainda vai servir para agravar o tal déficita da previdência. Eitcha governo ruim!!!

    1. Vc vai na onda dos Antas muito facilmente , Bolsonaro disse q quer ver os NÚMEROS , não falou em alternativas tresloucadas .

  55. Francisco disse:

    Todas medidas paliativas já que o preço é cotado no mercado internacional. Tem que acabar ou baixar impostos do combustível, consertar a malha rodoviária, usar trens, rios e navios.

  56. Francisco disse:

    Vocês sabiam que no Amapá, onde só se chega por mar ou ar, o combustível é mais barato que no Pará? Lá, o combustível chega por balsas, e cada carga equivale a cem caminhões.

  57. David disse:

    Mais ferrovias, mais cabotagem! mais ferrovias! mais cabotagem! (cabotagem = navios e balsas)

    1. Isso leva décadas , para quem tem dinheirinho para investir .

  58. Apolinário disse:

    Esta lógica de aposentar caminhoneiros não faz sentido algum. Parece ideia do Bolsonaro, não do Guedes.

  59. Sandra disse:

    Qto custa o litro de gasolina no Brasil??? O mesmo que nos EUA. Pouco menos de 1 dolar. Não entendo esse livre mercado.

    1. Livre mercado onde? no Brasil? Faz me rir, nunca existiu, e o Bolsonaro acaba de andar 100 anos para trás com essa medida.

  60. Raphael disse:

    Realmente, um aumento de quase 6%, nesta altura do campeonato, vale um timing. Muita calma nessa hora

  61. Cacevo disse:

    O Brasil estava caminhando para uma mudança geral, até que começou o governo do bolsonaro. Agora estamos andando novamente para trás. Será que vamos ter que aguardar até 2022?

    1. Não, este governo vai cair antes disso. Não se sustenta. È ruim demais e não sabe o que fazer.

  62. Consul disse:

    Não acredito nisso, temos que reativar a economia e dar serviço pra todos os camioneiros e empregar os 13000000 de desempregados, só pensa em arrochar. Só tirar do povo.

  63. Vilmar disse:

    Ahh tá ..agora incentivar compras de bens que geram emprego ajudam na competitividade e movimentaçao da economia é errado...cadê os tais liberais??? Depois é os outros que sao comunistas....

  64. Mendes disse:

    Se esqueceram que o TRANSPORTE,mais barato e que Não usa Petróleo,é á MALHA FERROVIÁRIA,movida á ELETRICIDADE ????

    1. Em todo o mundo é assim. Petróleo é combustivel morto (ele já é morto mesmo) e falido.

  65. ZeldaScott disse:

    Adeus liberdade de expressão. Adeus democracia.

  66. roberto disse:

    Não Sr. Guedes.1º peça a Petrobras que apresente planilhas de custo, despesas,nº de empregados comparativo com empresas multinacionais do setor privado.Garanto que custa no mínimo 25% a +.Aí o r

    1. Reduzam os impostos. O camião vai rodar mais e no final pode até recolher mais imposto e o Brasil vai para a frente. Quebrem e retirem também os privilégios da estatais.

  67. Moises disse:

    O pro caminhoneiro foi distribuído sem nem um criterio, para muitos que ñ eram do ramo de transporte e que ñ precisam que os caminhões financiados deem lucro

  68. Leandro disse:

    Usar dinheiro público para absorver um prejuízo que seria privado (dos caminhoneiros). Maravilha, hein?

    1. Usar o dinheiro do Povo para cobrir rombo cometido por políticos para agradar os acionistas. Maravilha heim!?

  69. JumentoDoBozo disse:

    Tesouro nacional pode pagar ? Quem paga é o povo. Começou o socialismo com o dinheiro dos outros, é caminhoneiros, é 13o.bolsa familia é perdao de dividas de agricultores.

    1. Logo vem perdao de divida para sonegadores, subsidio estatais para amigos .... (governos populistas, seja de esquerda ou direita sao uma M.)

  70. MARCO disse:

    Diminuir a carga tributária em cima do preço dos combustíveis, eliminar o atravessador e privatizar a Petrbrás . . . nem ph....

  71. Miguel disse:

    Não adianta artifícios. A BR está fadada ao insucesso. O petróleo vai falir até 2050. Tempo de novas formas de energia. Até o próprio alcóol não vai para a frente porque o petróleo não dei

  72. João disse:

    Aumentem o Diesel. Aumentem os lucros dos especuladores. Desestabilizem a economia. Greve dos caminhoneiros. Cubram o rombo da BR. #voltaPt #quebrabrasil.

    1. Postos CabideBRas. Abastecendo o propinoduto dos políticos vermelhos! O Petróleo é Nosso, é Muito Nosso! Viva la revolucionário!

  73. Marcelo disse:

    Será que tem autoridade pensando que o Brasil tem 200 milhões de caminhoneiros e 200 milhões de caminhões?!

  74. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Muitos Caminhoneiros e motoristas de Aplicativo

  75. Thiago disse:

    Estado intervindo na economia mais ainda? Não creio que Guedes vá apresentar uma besteira dessas, a saída é privatizar essa desgraça de PETROSSAURO.

    1. Ótima Idéia. SQN. Os Xing-ling comuna chinês vão definir os preços ne...

  76. DireitaMan disse:

    O ICMS sobre o combustível chega a ser de 30% em estados governados por comunistas ladrões como o RJ de Garotinho Brizola. Quando vão parar de ROUBAR O POVO pra sustentar PARASITAS?

  77. Regina disse:

    Tesouro Nacional,leia-se você,o idiota do povo que paga sempre.

  78. GAC disse:

    Que ótimo, vamos aumentar o rombo da previdência incentivando aposentadoria de caminhoneiros, mas a reforma é "urgente". Que palhaçada !

  79. Paulo disse:

    Não existe estado mínimo ninguém é nada sem estado até os americanos que são tão liberais são os maiores protecionistas do mundo e la o estado subsidia muita coisa até empresário.

    1. Verdade. Inclusive várias companhias, como a Ford, são mantidas vivas por subsídios e protecionismo.

  80. Júnior disse:

    Bolsonaro quer os NÚMEROS : Petrobrás fica com 32% do preço da gasolina e 54% do Diesel . Distribuidoras e postos , fucam com 10% da Gasolina e 16% do DIESEL .

  81. Tonico disse:

    Chega de caminhões. Só as ferrovias nos salvam.

  82. Gustavo disse:

    A Petrobras tem que explicar porque em 2019 , ainda precisa exportar oleo bruto e importar o diesel. Porque nao refinamos o nosso proprio petroleo para termos os custos em Reais ?

  83. Pedro disse:

    É uma equação complicada que não admite decisões simplistas. Os "analistas" esquecem que todo parque de equipamentos na agricultura são movidos à óleo, assim como parte dos transportes de pe

  84. Nilo disse:

    ideia idiota , quem vive de aposentadoria sem ter que trabalhar posteriormente é só funcionario publico , qualquer brasileiro que se aposente tem que trabalhar p complementar renda

  85. Joseluiz disse:

    Querem submeter o Bolsonaro a aceitar o jugo dos exploradores nacionais e internacionais na exploração do povo brasileiro através das comodities como mineradoras petróleo etc. Será q P Guedes tb?

  86. Moises disse:

    O pro caminhoneiro com juros subsidiados e financiando 100% do valor do caminhão facilitou para quem precisa do caminhão so para lavagem de dinheiro, ñ visa o lucro.

  87. Júnior disse:

    Bolsonaro quer saber : Arrecadação impostos combustíveis 2018 = 424 bilhões + Royalties 43 bilhões , pode haver bi tributação ? IPVA +Indústria da multa + pedágio , pooode ?

  88. ZEZECO disse:

    Economia sovietica he assim.Uma distorcao cria outra,e qdo alguem quer consertar ,o politburo stf/ congresso nao deixam.

  89. Adriana disse:

    Na guerra, os EUA precisavam de vigilância nos portos contra os nazistas. Socorreram-se da máfia, dominadora dos portos. Há coisas que se resolvem de forma enviesada, lembrem-se.

  90. Andre disse:

    Essa bomba aí foi armada na gestão do presidiário, não?