A conta de Lula no Golden Tulip

Desde que Lula se instalou no Golden Tulip, suas despesas já superaram 800 mil reais.

O número foi obtido pela IstoÉ junto a funcionários do hotel.

O Instituto Lula, procurado pela reportagem, “recusou-se a responder sobre os gastos com a hospedagem”.

Há também os gastos com transporte.

Durante muito tempo, Lula usou o jatinho particular de Walfrido dos Mares Guia.

Nas últimas semanas, porém, ele passou a viajar a bordo de um Cessna – prefixo PR-LFT – da empresa de táxi aéreo Global.

Quem pagou o frete?

Ninguém sabe. Ninguém informa.

79 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. O governo federal suga tudo q pode e um pouco mais dos estados! Vcs não sabem o q estão falando! Os contribuintes já estão pagando, indo uma fortuna p união q não repassa quase nada p os estados q mais arrecadam! Se tiver q escolher entre meu estado e a união, fico com meu estado!

  2. O STF acaba de determinar a suspensão por 60 dias de qualquer punição aos estados que pagarem juros simples, para forçar uma negociação entre as partes. Essa diferença só vai piorar o déficit fiscal (já desastroso) do governo. E não, não tenham a ilusão da possibilidade de juros simples, pois caso seja concedido aos estados, qualquer pessoa, empresa ou entidade poderá entrar com uma ação solicitando isonomia de condições econômicas, para suas dívidas bancárias, fiscais, financiamentos já contratados, etc., inviável. Esse processo é apenas uma forma que os estados encontraram para pressionar.

  3. Os valores atuais das dívidas já foi objeto de renegociação anterior, reduzindo seu valor. Na verdade grande parte dos governadores foi irresponsável pois, com essas condições existe pelo menos um estado que pagou a totalidade de sua dívida. Vejam o caso do RJ , que apesar de ter o auxílio dos royalties do petróleo, não está pagando nem as aposentadorias. Ficar defendendo os “coitadinhos” dos estados, que pagam o IGP-DI de 11,07% a.a (acumulado dos últimos 12meses), enquanto nós pagamos 12% a.m., com os mesmos juros compostos. Se o governo federal perder, sabe quem vai pagar a conta? Nós !!!

  4. O governo federal não vai quebrar se fizer a coisa certa: exigir que a sua dívida com os bancos seja recalculada também com juros simples! Antagonistas, por favor, estudem o caso do Equador (até um populista como Rafael Correa pode acertar de vez em quando …). Sugiro Maria Lucia Fattorelli para colaborar com o governo Temer.

  5. Não tem como ficar do lado do GF nessa questão. Todos os Estados estão quebrados. Todos eles!! E grande parte dessa dívida é por conta desses juros absurdos. Rever a dívida dos Estados não da jurisprudência coisa alguma para outros que tenham dívidas com União. Parabéns aos Governadores que estão lutando por seus direitos. Não tem a ver com partidarismo, tem a ver com o que é correto

  6. Sou gaúcho. Trata-se de um estado perdulário. Policiais se apontam com menos de 50 anos de idade, basta ter em 10 anos de atividade privada e 15 anos de atividade policial. Contribuíram com uma merreca nos 10 anos e outra merreca nos 15 anos e vão ficar, em média, 30 anos recebendo aposentadoria integral. Com a mudança de cálculo a primeira medida será dar aumento aos parasitas para daqui a 10 anos o Estado estar quebrado de novo. E toda a população brasileira pagará a conta. A propósito tem que mudar, também, o cálculo da remuneração da poupança para juros simples….

  7. Quero parabenizar o Governador Raimundo Colombo por lutar por nosso Estado. Por querer garantir justiça aos cofres estaduais. Juros composto é um absurdo e não devemos compactuar com isso.

  8. Os Estados estão quebrados repassando valores imensos para um governo federal que não cumpre suas obrigações com saúde, educação e segurança. O RS devia em 98 9 bi, já pagou 27 e deve 50. No RS estamos pagando essa conta com falta de segurança, parcelamento de salários, falta de investimentos, etc. Enquanto isso o governo federal paga blogueiros, movimentos sociais, aumenta as verbas para deputados, aumenta o número de CCs, paga bolsas para todos que votam neles.

  9. Aqueles que se consideram classe média não vão ter pão ou feijão para comprar. E aí eu quero ver como cada cidadão vai agir diante de uma classe política completamente corrompida.

  10. Discordo totalmente da visão do O Antagonista. Para salvar o inchado governo federal matam os estados? O rombo federal foi causado por três motivos: roubalheira, incompetência, estado inchado. Em nenhum momento vejo alguém falar em reduzir o tamanho do estado. Veja o caso de SP: a dívida era de 40 bilhões. Foi pago 300 bilhões e ainda faltam mais 200 bilhões. Como Franco Montoro disse: “as pessoas vivem nas cidades e não no país”. Nos países mais desenvolvidos do mundo o poder local é tão importante quanto o central. Em alguns casos até mais.

  11. O governo que pare de roubar na corrupção… quem gira e economia e produz o dinheiro são os estados e lá vem o governo federal agiota colocando juros impossíveis de pagar. Governo federal é cafetão. Autonomia dos estados já, seleção natural… quem trabalhar colhe os frutos, tem muito estado vagabundo ai que colhe sem plantar.

  12. – Antagonista está mal informado. Ganham Estados, pede o governo FEDERAL, somatória = ZERO. Há muito tempo o governo Federal pega dinheiro “barato” no mercado e empresta a juros escorchantes aos Estados, algo em torno de 5% aa a mais. –

  13. Rapaz prefiro uma união tosca que não serve para nada falida que os estados que são responsaveis pela saúde, segurança publica e educação! Esses dividas estão 5 a 6x dos valores normais. É um absurdo nunca os estados vão conseguir paga-las dilma fez essa manobra para deixar os estados sempre dependente do governo federal ela mudou uma normal fiscal para que os estados em 2013

  14. Eis um erro do Antagonista. Esse artigo diz que o STF precisa dizer não. Devemos querer que o STF siga a lei. O que for a lei, deverá ser o resultado. Querer essas flexibilidades para beneficiar um ou outro é que geram a corrupção que amplifica até chegar ao estado que hoje estamos. O STF tem de decidir pela lei, doa a quem doer. Se queremos passar o Brasil a limpo temos de nos acostumar a seguir a lei e ela precisa ser igual para todos e imparcial. Portanto, fica aqui um protesto contra a distorção do Antagonista.

  15. Eu também quero pagar as minhas contas com juros simples. O STF também vai fazer isso para todos os contribuintes brasileiros? Alguém já pediu? Está passando da hora. Se os Estados que deveriam administrar bem o dinheiro púbico podem, mais ainda o contribuinte que paga. Assim todos afundam juntos e podem vender o Brasil para os Estados Unidos ou dá-lo de presente para Cuba, Bolívia ou Venezuela.

  16. Olha o Barroso falando agora!!! Fizeram transplate de cérebro nele??? Parece que tomou jeito … falando duro a favor do ajuste fiscal, do estado mínimo, do corte de cargos comissionados, etc…

  17. Caros antagonistas, vocês estão analisando a questão pela ótica do governo federal. Lembrem-se, 300 bilhões a menos no governo federal são 300 bilhões a mais nos estados. Os estados cobram seus contribuintes com juros simples! E essa história de que vai quebrar todo sistema financeiro é falácia. Trata-se de contrato público e as regras não são aplicáveis aos contratos privados. Os contribuintes serão prejudicados se tiverem que ficar pagando as infinitum uma dívida que já foi paga!

  18. Cobre um santo, descobre outro. Já estamos pagando há tempos! Qual a diferença de um estado falido e um governo federal falido? Todos pagarão de qualquer forma. Com o governo federal falido, sobrará menos dinheiro para farra. Menos dinheiro para o Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, Acre, Rio de janeiro, etc..etc.

  19. – – – – Serasa: Brasil atinge marca histórica de 60 milhões de inadimplentes. (Em 2018, no final do glorioso e salvador governo Temer, quantos mais milhões serão?) http://www.brasilpost.com.br/2016/04/13/60-milhoes-inadimplentes-no-brasil_n_9680842.html?utm_hp_ref=dinheiro – – – –

  20. O STF vai arbitrar uma disputa jurídica entre Estados e União (julgando a legalidade e a justiça da incidência de juros simples ou compostos), não vai ser pautado nem pressionado, como ocorreu com o confisco da poupança em 1991, pela “questão menor” das contas públicas (ainda mais de um governo inepto).

  21. Isso sem contar os municípios que entrariam também na mesma boquinha. Eu sinceramente acredito que esta medida (liminares) podem ser apenas para dar um fôlego no caixa dos estados para pagar o funcionalismo, visto que a grande maioria não está conseguindo fazer nem isso mais. Daqui a pouco, cassa-se esta liminar, joga mais pra frente a “pedalada” dos Estados com a União.

  22. Veja que no bojo do link para comentário há a seguinte mensagem: “Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem”. Aí indago! se o comentário é de inteira responsabilidade do autor da mensagem, não representando a opinião do site, por qual razão deve aguardar aprovação, para enfim, divulgar a opinião do leitor? Admiro o trabalho dos jornalistas vinculados ao Antagonista, em especial o Diogo Mainardi, por todas as relevantes informações que nos dispensam. Parabéns. Liberdade de Expressão total. O Brasil precisa disto.

  23. A responsabilidade, no fim das contas, é do governo federal mesmo. Se não fosse esse desastre, os governos estaduais e municipais não estariam tão debilitados. O primo rico é a União. Estados e municípios precisam de mais autonomia fiscal para sofrerem menos.

  24. que diferença vai fazer…….. se o governo estadual perde quem paga a conta é o povo, se o governo federal perde quem paga a conta é o povo, o que esperamos agora é que se respeite a lei. não vamos atropelar os direitos dos estados só pra livrar a cara do Temer.

  25. De qualquer forma é o NOSSO DINHEIRO, Antagonista! Santa Catarina recebe apenas 16% dos tributos que envia ao governo federal. Ai vocês me vem com essa de que pagar juro composto para o governo é melhor que deixar o dinheiro no estado???? Perceberam a sacanagem?

  26. Jovem bandeirante, com certeza, separando o sul e S. Paulo do resto do País, nos aqui do Centro Oeste, também separaremos, e todas suas Agroindustrias virão para o nosso futuro País, pois aqui conseguimos produzir em quantidade e qualidade e preços, jamais alcançados por vocês, pois hoje somente o Mato Grosso, produz por metade do Brasil, pense bem, nos sustentamos o Agronegócio do Brasil.

  27. Penso que bomba, será a continuação de um modelo federativo injusto e falido, onde a União retém quase 70% do bolo de toda a arrecadação nacional. Isto não é federação. As pessoas residem nos Municípios, não é justo os Prefeitos ficarem com as migalhas e a União, usar os recursos de maneira indevida, sendo que, muitas vezes utiliza tais recursos como moeda de troca em época de eleição e para compra de apoio político no Congresso. Devemos moralizar os atos de todos os entes federados, em especial, a reforma da Constituição Federal, para dinamizar e repartir com equidade os recursos.

  28. Na verdade, o contribuinte vai pagar duas vezes: a primeira quando o governo federal abriu a torneira para a gastança dos estados afrouxando as regras dos contratos, permitindo que estados devedores gastassem sem estar com seus compromissos em dia, a pretexto de fazerem “investimentos” relacionados ao Lulo petismo; a segunda agora, quando o contribuinte vai ser chamado a tapar esse rombo de R$ 400 bilhões a ser gerado, se essa decisão do STF for favorável aos estados. Aqui, o infeliz do cidadão é só contribuinte, só paga, a cidadania plena lhe é negada.

  29. – Se for verdade que uma boa parte dessas dividas dos Estados forem devidas a descumprimento da lei de responsabilidade-fiscal, haverá processos e eventuais punições para os seus autores? Ou ficará também tudo em pizza ?!!!!!!!! –

  30. Vocês estão equivocados quanto a essa questão: o fato de o PT ter aberto um rombo nas contas públicas não faz, em absoluto, com que a petição dos estados seja sem fundamento. Ao contrário: a lei que disciplina a dívida dos estados com a União não estabelece se os juros são simples ou compostos, o que legitima o Mandado de Segurança. Ademais, há de se considerar que os estados estão quebrados em razão da absurda fórmula de repasse de recursos da União aos estados, de forma que o atual cenário (recursos concentrados na União) favorece tão somente os bandidos que assaltam esse caixa, o PT.

  31. Os governadores gastaram mais do que podiam, óbvio! Mas tem que por nessa conta a isenção do IPI, que refuziu a participação dos estados nessa receita. No fim de nada valeu. Conseguimos comprar ar condicionado, mas não temos dinheiro para a conta de luz…

  32. Quem precisa dizer não são os estados que são roubados pela federação brasileira. Parabéns ao governo catarinense pelas criticas fortes a esse roubo praticado pela federação brasileira. #SEPARA SÃO PAULO! #SEPARA SUL! Desmembramento já desse país que jamais dará certo, chamado Brasil.

  33. Não antagonistas, absolutamente não! Concordo que deveria haver sim uma mudança no índice que corrige as parcelas que os estados devem pagar a União. Caso contrário, os Estados é que estarão cada vez mais fragilizados.

  34. Na verdade o rombo será pago pelos contribuintes quer ele pertença aos estados, quer pertença à União. Quem administra melhor os valores? Quem tem maior concentração tributária para tentar equalizar a questão? Creio que a União. Claro que para o presidente é um abacaxi daqueles rodeados de espinhos…

  35. Juros extorsivos + incompetência administrativa = bomba no bolso do contribuinte! Enxugue-se o Estado e Estados que a bomba é desarmada e o país volta a andar. E enxugue-se tirando especialmente os incompetentes!

  36. Gente, sem entrar no mérito da questão….será que o contrato assinado entre a União e os Estados (supostamente entes que contam com advogados capazes…..) é tão dúbio a ponto de ser preciso recorrer ao STF para que esse decida? Assim fica difícil….

  37. ººººº Finalmente os antagonistas começaram a preocuparem-se com este gravíssimo assunto! Só fica a faltar darem a devida atenção ao dossier “Panama Papers” Vai ser um rojão cataclísmico quando a lista dos brasileiros nos Panama Papers for divulgada, e quando forem divulgadas as conclusões das investigações sobre essas contas em off-shores. Mas vai ser um p**** tão mal cheiroso, que talvez abafe a atenção sobre a Lava-Jato. Há tanta gente, (de esquerda e direita) nesse vaso sanitário, que talvez seja melhor nem tocar no assunto. ºººººººº

  38. Se for para arrebentar com o governo federal que não seja do PT, pode estar certo que o STF vai ajudar a afundar. O STF é dominado pelo PT, o que eles deveriam refletir é que aprovando, eles podem ficar sem receber seus grandes salários e benesses por faltar dinheiro no caixa do governo.

  39. O Povo só vai pagar o pato se houver aumento de impostos. Se houver redução de custos ai não. Eu prefiro que o estado seja o menor possível, e não pagar esses juros abusivos ajuda nessa direção.