À PF, empresário acusado de coordenar compra de respiradores nega amizade com Wilson Lima

Apontado pelos investigadores como homem de confiança de Wilson Lima, o empresário Gutemberg Leão Alencar negou à Polícia Federal “qualquer relação de amizade” com o governador do Amazonas.

Em depoimento, obtido por O Antagonista, ele disse apenas que, na eleição de 2018, “participou da campanha de Wilson Lima fazendo a interlocução com agentes políticos do interior do Amazonas”. Mas que, finalizada a campanha, nem “sequer foi convidado para a posse”.

“Mesmo com a posse de Wilson Lima continuou a não ter qualquer vínculo comercial ou de amizade; que somente foi ao Palácio do governo depois de um ano e quatro meses pedir uma audiência com o governador porque se aproximava a data limite de filiação partidária.”

Segundo Gutemberg, não houve pedido do governador para a compra de respiradores da Vineria Adega ou da Sonoar, empresas envolvidas na fraude. E que apenas sugeriu a importação dos equipamentos “por obrigação humanitária”.

O empresário afirmou que, enquanto aguardava a audiência com Wilson Lima, deparou-se com o então secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, e sugeriu que o governo importasse os equipamentos e que poderia buscar apoio junto a empresas da Zona France de Manaus.

“Que passados alguns dias recebeu uma ligação do Dr. Tobias falando dessa ideia, se o declarante poderia ajudar e se poderia ir até o seu gabinete. Que atendeu o pedido e foi até o Senhor Rodrigo Tobias com o único interesse de ajudar a cidade e o Amazonas; que foi por uma obrigação humanitária tendo em vista o estado de calamidade pública.”

Leia mais: Marco Aurélio e o caso André do Rap: confira os desdobramentos com informações exclusivas
Mais lidas
  1. Bolsonaro contradiz governador do AM e alega que governo não foi informado de falta de oxigênio

  2. Médica de Rondônia ri de intubação de pacientes

  3. Emendas extras liberadas pelo governo beneficiam aliados de Bolsonaro

  4. Neymar pai no 'churrasco de leite condensado'

  5. Huck 2026?

Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 2 comentários
TOPO