A política Amarok

Especialistas ouvidos pelo O Globo dizem que será impossível fiscalizar se os 40 mil postos do país reduziram o preço do litro do diesel em R$ 0,46.

“O tabelamento, como solução de curtíssimo prazo para atravessar a crise até o fim do ano, pode ser implementado, já que foi acordado. Mas não é uma política consistente. É impossível fiscalizar 40 mil postos”, diz Gesner de Oliveira, ex-conselheiro do Cade.

Para Gesner, o subsídio ao diesel é uma “política completamente maluca”, pois tira recursos de programas sociais para dar a quem tem uma picape Amarok.

“É bom para quem tem uma Amarok (…) Uma política que reduz o custo para empresas transportadoras e estabelece tabela de preço mínimo de frete, encarecendo o serviço no Brasil inteiro. É uma excrescência”.

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. RH disse:

    O x da questão do diesel se chama ICMS. Principalmente, nos estados governados por petistas, como BA e MG. Monopólio estatal e estado inchado acabam de fazer o serviço.

Ler comentários
  1. INTEIRINHO disse:

    "Brasil inteiro. É uma excrescência”. Excrecência "excremêntica" política, que VOCÊ OTÁRIO aí sentado aceita pagar. Como bom GADO MANSO que é.

  2. Lewandonoroskówski disse:

    O que me dá um alento é saber que, tabela de frete mínimo de cu é rola.

  3. cachorro sem dono disse:

    A coisa é mais ou menos assim: O governo do PT criou o Procaminhoneiro que financiou a quem quisesse caminhões na faixa de preço de R$ 400.000,00 a taxas de juros ANUAL de 3%.Muita gente comprou 2, 3 ,5 caminhões sem nunca na vida ter sentado numa boléia. Moral da história, houve um aumento extraordinário da oferta do serviço de transporte sem haver aumento de oferta de fretes. Pela lei mais elementar da economia, sabemos o que acontece com o preço do frete. Mais. As grandes tradings quando precisam exportar soja, por exemplo, necessitam de uma grande quantidade de caminhões para encher os navios.Essas tradings não contratam autonomos, elas contratam empresas que tenham 5, 10 mil caminhões, pois é mais facil administrar do que 5, 10 mil autônomos.Logo os autonomos se ferram mais uma vez.

  4. Ridendo castigat mores disse:

    O subsídio está correto,mas tem que sair do lucro da Petrobras,que dá bilhões de lucro por ano,tirar um pouco para aliviar a situação do povo não é crime.

    1. Kkkkkkkkkk.....!!! E eu que pensei que depois da criação de tantos blogs independentes este tipo de conclusão fosse exclusivamente coisa de vermelho ou MAVs comprados. Digo isso, porque senti uma certa sinceridade neste comentário!

  5. matus-além disse:

    sempre que ouço falar em tabelamento, lembro do fiasco que foi o do Sarney. O Brasil anda para trás. daqui a pouco estaremos de novo caçando o boi no pasto !!..

    1. caçar boi no pasto, lei delegada Nº 3 .

  6. Nathan disse:

    Será que os países ricos têm algo a nos “ensinar”??? Como por exemplo, deixar o MERCADO SE REGULAR E VENDER ESTES MONSTRENGOS INCOMPETENTES? MAS NÃO, NA BANÂNIA, O NEGÓCIO É REINVENTAR A RODA TODOS OS DIAS, PARA SEMPRE! “SOMOS O PAÍS DO FUTURO”! Kkkkkkk...!!

  7. ATENÇÃO PESSOAL :- JUMENTO DANDO PALPITE disse:

    Esse jumento não teria uma base para calcular o que uma Amarok, ou Nissan, ou Honda , ou o raio que o parta consome de diesel perante milhões de carretas trafegando o dia todo Brasil afora e máquinas agrícolas e tratores em funcionamento de empreitadas ?? A comparação é infeliz, jumental e só para petistamente, comunistamente , socialistamente NOVAMENTE carimbar alguma culpa NOZOTROS que , como meu filho, conquistaram o direito com seu suor e inteligência de ter uma Amarok como sua propriedade. Caso não tenha entendio minha explicação melhor VTNC seu FDP.

    1. Na Europa o diesel agrícola e para caminhões tem preço diferenciado, e so fazer o mesmo aqui

  8. O Congressista disse:

    AMAROK? Coisa para vocês, pobres, não para nós da nomenklatura! Eu já encomendei minha Ferrari SUV, isto sim está a altura do cargo que ocupo.

  9. gilberto almeida fernandes disse:

    TÃO FÁCIL A GREVE TERIA ATÉ TERMINADO MAIS CEDO. DAVA E SOMENTE PARA OS SINDICATOS QUE HAVIAM ASSINAO ACORDO PRIMÁRIO O VALE DIESEL QUE SERIA ENTREGUE PELO CAMINHONEIRO NO POSTO CONTRA NOTA FISCAL. E O SINDICATO TERIA DE ENVIAR A PLACA DO CAMINHÃO A QUEM FOI ENTREGUE. PRONTO SÓ OS CAMINHONEIROS RECEBERIAM O DESCONTO..

  10. Fiscal voluntário disse:

    O povo paga imposto para o governo trabalhar, mas os safados desses governos sabem que pode contar com milhões de idiotas que farão o serviço de fiscal para ele de graça, não vai lhe custar nada.

  11. Vitor Gomes disse:

    Como assim é impossível fiscalizar 40 mil postos, carái... Se temos 100, 200 milhões de fiscais! Mas vá tomar no banho! Excrescência é como se chama o que usam nesse constante afã de nos tapar os olhos enquanto entramos com o lombo na parada. Faz sentido. O que os olhos não veem, o lombo sente, mas aguenta e segue em frente. É nóis... na boiada.

  12. Antonio disse:

    O brasileiro está sendo convocado para ser um fiscal do Sarney, Fiscal do Temer. Esse PMDB continua o mesmo...

  13. cris disse:

    Só os idiotas, sem um mínimo de visão é que apoiavam a greve desses caminhoneiros burros. Fui contra desde o primeiro momento, pois estava claríssimo que só quem seria beneficiado eram os empresários. O povo, aquele de bem, que trabalha, vai pagar mais caro em tudo, desde os alimentos, remedios, combustível, vestuario etc etc etc. Simples assim.

  14. O Fantasma disse:

    Vou comprar uma Amarok, nem que seja de segunda mão. Vou dar meu carrinho popular Flex de entrada e financiar o resto em longas prestações. É o jeito, tenho que ficar do lado certo, é ou não é?

  15. Se apertar.. disse:

    Parente confessa o esquema a greve farsa

  16. Felipe disse:

    Um energúmeno que faz um análise dessas, não vale 1 centavo de real. Dizer que o subsídio do diesel é para o cara andar de Amarok, é de uma burrice pantagruélica. Não sabe nada de quem movimenta o PIB desse país!

  17. chega de patriotismo disse:

    Entreguem ao país capitalista que pagar melhor. Tenho certeza que Japão, Escandinávia, ou o próprio USA comprariam o Brasil...poderia fazer como fizeram com Porto Rico. com apenas um adendo: AS MESMAS LEIS QUE EXISTEM NESTES PAÍSES, DESDE A PENA DE MORTE ATÉ PRISÃO POR DIRIGIR BÊBADO, PROIBIÇÃO DE BEBER NA RUA ETC ETC ETC

  18. aparecido f. disse:

    Alguém me explique porque quando o petróleo abaixou para 40 dólares o barril o diesel e a gasolina não abaixaram na bomba ???? ... a dolarização só vale quando o dólar sobe....é o mercado

  19. Seria muito bom disse:

    Se o exército , a ABIN PF investigasse a fundo esta greve...apoiada por empresários, não traz vantagens aos pobres mas aos ricos. é claro que isso foi orquestrado e acabou bem no dia 1 de junho pra felicidade de quem faz preço....As entidades como PF, Militares e PRF etc entraram de gaiatos numa greve que tem todo jeito de farsa...(haja visto as reuniões que não participaram os "interessados" ) e o governo dizendo que sim. Uma carta de demissão elogiando muito o presidente...TEMPOS ESTRANHOS...

  20. GAC disse:

    Qual a surpresa ??? O PMDB sempre foi o partido que defende as oligarquias.

  21. Paulo Gonçalves de Souza disse:

    SEMPRE DUVIDEI !!! NUNCA QUE BRASILEIRO DONO DE POSTO IRÃO REPASSAR !!! NUNCA, NUNQUINHA, JAMAIS !!! BRASILEIRO É O POVO QUE QUANDO O ABASTECIMENTO ESTA LIMITADO A 100,00 PARA DAR TEMPO DE NORMALIZAÇÃO, O CRETINO, ABASTECE, VOLTA PARA O FIM DA FILA PARA REABASTECER, E DEPOIS VAI PARA OUTRO POSTA ATÉ SE SENTIR CHEIO!!! BRASILEIRO GOSTA É DO NEGÃO DA PICONA!!! TEM QUE ESTAR EMPALADO E ENTUPIDO !!!

  22. Cansado disse:

    Nathan disse: 2 de junho de 2018 às 10:31 Será que os países ricos têm algo a nos “ensinar”? Como por exemplo, deixar o MERCADO SE REGULAR E VENDER ESTES MONSTRENGOS INCOMPETENTES? === Se eles tem, evidentemente você não está disposto a aprender. :-) - Sobre composição do preço no Brasil e no exterior: http://www.petrobras.com.br/pt/produtos-e-servicos/composicao-de-precos-de-venda-ao-consumidor/gasolina/ * Note no gráfico o preço nas refinarias em vários paises

    1. Tá errado cumpadi! A Petrobras produz com a mesma competência técnica as melhores empresas do mundo, concordo. Mas gasta monstruosamente mais, com o peso humano/administrativo. E é aí, que está o problema. Você deve padecer de escotomização visual, é aquela parte do gráfico que você olhou, mas não viu! Sem falar, que nenhum país “RICO E SUSTENTÁVEL”, possui estatal. Simplesmente, porque nenhuma estatal pode competir em preço ou produtividade, com a iniciativa privada. É UMA LEI DA NATUREZA, SABE!

  23. #Lulanaprisao disse:

    Mas o pessoal do MST e MTST não andam também de AMAROK?

  24. Boicote... disse:

    "Rino disse: 2 de junho de 2018 às 11:36 O Temeroso, passou o problema para os postos, mas garanto que nenhum dono de posto vai vender Diesel tendo prejuízo… para não serem multados simplesmente não vão comprar, vão vender apenas gasolina/álcool." . Interessante. Só vou abastecer meu carro em posto que NÃO estiver vendendo diesel. Não quero ver nenhum caminhoneiro na minha frente.

  25. roberto disse:

    Ex conselheiro do CADE? Cuidado Sr. Gesner, no ritmo em que andam as coisas daqui a pouco aparece o nome do Sr. em alguma peraltice desse CADE, outra "Caixa de Pandora". Agora que já tenho dito aos meus mais próximos quanto a essa loucura que virou tudo que é preço público e administrado via alguma Agência Reguladora da Vida: "?Apertem o cinto que o piloto sumiu parte 2/10.

  26. Pesquisa primeiro Gesner !!!!! disse:

    ANTES DE FALAR BESTEIRA GESNER, PESQUISE PELO MENOS. FALAR FRASES DE EFEITOS NÃO RESOLVE . COM CERTEZA VC NÃO SABE QUE O CONSUMO DE ÓLEO DIESEL EM: CAMMINHOES, ÔNIBUS, LOCOMOTICAS, USINAS ETC REPRESENTAM 95% do consumo ou mais. AS AMAROK È CONVERSA FIADA . Frase de efeito pra ficar bonito !!!!! Muito bonito . Falou abobrinha !!!

  27. O desafio ao Gesner !!!!!! disse:

    Gesner deve ter feito curso de culinária . Se soubesse fazer contas de somar e soubesse usar uma calculadora jamais falaria ess besteira . Sugestao: pegue um trajeto de 1000 km pra facilitar . Veja o preço do Frete, veja o custo do combustível , Pedagio se tiver . Veja o custo de manutenção de um caninhao: Pneus já basta . Nem precisa incluir IPVA etc. Vai chegar a uma conclusão simples: os caminhoneiros quase pagam pra trabalhar ou ficam com pneus carecas pelas estradas agora !!!! Esss definitivamente não conhece NADA DO SETOR E OKHE LÁ SE SABE FAZER CONTAS... dá-la bonito !!! Isso engana muita gente. Faça as contas Gesner, mas coloque aqui no site pra chegarmos cada item no seu preço. Desafio O Gesner. Se souber fazer contas de depreciação aí o caminhoneiro se ferra de vez !!!

  28. Fernando M disse:

    A maioria das lanchas e yatches dos ricos usa diesel.

  29. Funcionario publico nababo vomitando inverdades. disse:

    Msas o maior beneficiado ainda é o caminhoneiro e agricultor de todoas os tamanhos, Amarok são necessarios nas fazendas , excetos a funcionários ex,do CADE ´´orgão corrupto sustentado pela sociedade, coma salãrios nababescos e aposentadorias ilegais.

  30. Cirval disse:

    Independentemente de ser politica Amarok ou não, o discurso sobre "tabelamento" está distorcido. Tabelamento como ocorreu no governo Sarney existe quando se tabela preços existentes e não quando o governo concede alguma vantagem, como está ocorrendo com os preços do diesel. Nesse caso é obrigação dos donos dos postos dar o desconto e se não o fizerem estarão obtendo um lucro indevido. Disfarçar um benefício dado pelo governo como tabelamento é uma excrescência. É discurso de quem quer lucrar, ganhando dinheiro sem fazer força. Por que não se fala que o dono de posto estaria tirando dinheiro de programas sociais se abocanhar lucro desse tipo? Que mudem a face do disco porque essa já está arranhada.

  31. Ricos x Pobres disse:

    Análises fundamentadas em "luta de classes" não leva a solução alguma. É um cachorro perseguindo o próprio rabo.

  32. Ah, os especialistas! disse:

    Bem vindos ao Plano Cruzado! E qual o idiota que acredita que programa social resolve alguma coisa? Emprego resolve, não programa social. E mesmo assim, quer manter para uma população menos favorecida? Que tal cortar cargo comissionado para equalizar? Ah, já sei. É melhor ser polêmico e dizer que vai cortar o dinheirinho dado aos pobres e oprimidos do que cortar gastos que nenhum brasileiro concorda.

  33. Cansado disse:

    Cacevo Loteca disse: 2 de junho de 2018 às 11:43 Ou seja, os mais pobres vão pagar pelo subsídio aos combustíveis utilizados pelos mais ricos. E o desafio maior do Brasil hoje é justamente faze o contrário. === Ou seja, um grupo sempre tirando proveito de outro :-)

  34. Maurício disse:

    Raciocínio reducionista diante de uma situação de calamidade pública. E olha que esse ex-burocrata, como qualquer pessoa, já ouviu falar em linha telefônica e na expansão da telefonia celular no Brasil. Será que isso não lembra a ele algo como "os fiscais do Sarney" em escala ampliada?

  35. Cacevo Loteca disse:

    O resultado dessa greve foi aumentar a concentração de renda no Brasil. Ou seja, os mais pobres vão pagar pelo subsídio aos combustíveis utilizados pelos mais ricos. E o desafio maior do Brasil hoje é justamente faze o contrário.

  36. Odair disse:

    Esse sujeito deve ser Comunista, ao invés de atacar os altos impostos ataca quem tem competência de poder comprar pickup Diesel.

  37. Cansado disse:

    com um app fica fácil! disse: 2 de junho de 2018 às 11:24 Precisa fazer um App onde o caminhoneiro coloca o CNPJ do posto e o preço do diesel com a data do abastecimento. A fiscalização vai onde houver discrepância estatística. Simples assim! ========== Simples e errado. :-) O preço do diesel não foi tabelado. O governo está presenteando donos de caminhão com um desconto de R$ 0,46/litro e a Petrobras está "congelando" o preço para *distribuidoras* por 2 meses e daí reajustando a cada 30 dias. No preço final existem vários custos e margens não uniformes além de diferentes aliquotas de ICMS. Os chantagistas queriam um preço fixo nas bombas, o que não é possivel mesmo "na marra", vide venda tabelada de cigarro.

  38. Rino disse:

    O Temeroso, passou o problema para os postos, mas garanto que nenhum dono de posto vai vender Diesel tendo prejuízo... para não serem multados simplesmente não vão comprar, vão vender apenas gasolina/álcool.

  39. antonio carlos disse:

    Puxa vida, o cara se esqueceu das Land e Range Rovers, os conhecidos Tratores de Chelsea, aqueles com que as mamães adoram levar os filhos à escola, movidos ao bom diesel. E tem outras marcas de jipões também. Esta gente está adorando a "nova política de preços" da estatal do petróleo.

  40. DEMOCRACIA DIRETA disse:

    Os próprios camioneiros vão fiscalizar os preços . O dono de Posto , que armazena produtos altamente inflamáveis 🔥, não vai querer sacanear um camioneiro 🚬 fumante .

  41. Boicote aos arruaceiros criminosos disse:

    Que se ferrem disse: 2 de junho de 2018 às 11:20 . Eu quero que os caminhoneiros e as empresas de transporte se ferrem. Sacanearam com os brasileiros, agora que sejam sacaneados também. . Não sei se existe um jeito de boicotar caminhoneiros e empresas de transporte... Acho q não rsrs... Mas algumas empresas dá pra boicotar - as Lojas Havan, por exemplo, cujo dono incentivou a greve dos caminhoneiros q causou esse desastre no país. .

    1. As lojas Havam não eram da filha da presidenta anta?

  42. Edu Carvalho disse:

    Tudo no Brasil é difícil de se resolver. Só aparecem as soluções mais burras possíveis. Tem que preparar esses políticos incompetentes para serem gestores públicos responsáveis e eficientes.

  43. com um app fica fácil! disse:

    Precisa fazer um App onde o caminhoneiro coloca o CNPJ do posto e o preço do diesel com a data do abastecimento. A fiscalização vai onde houver discrepância estatística. Simples assim!! Quem vai fiscalizar é o próprio caminhoneiro! O que a ANP está fazendo que ainda não disponibilizou a App pra todo mundo? Pode até expandir isso para a gasolina e etanol também. Na era da informática e celular nada é impossível.

    1. Como tudo no governo, a dificuldade deve ser porque a ANP não tem o cadastro de todos os postos do país! Mas basta um programador esperto para isso. Tabela-se os CNPJ dos postos por Estado. Se o Waze funciona com a contribuição dos usuários, isso também vai funcionar. Aliás o waze ja tem a funcionalidade de localizar os postos no mapa. Basta colocar a cabeca de cima para funcionar e boa vontade!

  44. Cansado disse:

    Nathan disse: 2 de junho de 2018 às 11:03 Sem falar, que nenhum país “RICO E SUSTENTÁVEL”, possui estatal. Simplesmente, porque nenhuma estatal pode competir em preço ou produtividade, com a iniciativa privada. É UMA LEI DA NATUREZA, SABE! ======= Para a sua imensa ignorância não há argumentos :-)

  45. Que se ferrem disse:

    . Eu quero que os caminhoneiros e as empresas de transporte se ferrem. Sacanearam com os brasileiros, agora que sejam sacaneados também. .

  46. De Saco Cheio disse:

    . Somos muito atrasados!!!! Não aprendemos com os erros!!!! Seremos sempre o país do tabelamento, do populismo, das "elites" rastaqueras. .