A situação de Dallagnol no Conselho do Ministério Público

Existem hoje três procedimentos no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que buscam apurar se Deltan Dallagnol cometeu faltas funcionais. Todos, no entanto, ainda estão em fase inicial e dois preveem punições leves, no âmbito administrativo.

O que está em estágio mais avançado é um processo disciplinar aberto a pedido de Dias Toffoli por causa de uma entrevista à CBN no ano passado na qual o procurador disse que ministros do STF passam imagem de leniência quando enviam à Justiça Eleitoral casos de corrupção.

Ontem, seria julgado recurso contra a abertura do processo, mas a tendência é que ele seja negado e o caso prossiga. Após a manifestação de todas as partes, a maior probabilidade é que o coordenador da Lava Jato tome uma advertência.

Punição semelhante, de censura, pode ser aplicada em outro caso, aberto anteontem, na qual o corregedor nacional do MP, Orlando Rochadel Moreira, vai analisar se Dallagnol atuou de forma político-partidária ao criticar Renan Calheiros na disputa pela presidência do Senado neste ano.

O procedimento mais preocupante, iniciado também na segunda por Rochadel Moreira, envolve as trocas de mensagens com Sergio Moro. Assim como o caso anterior, ainda está numa fase preliminar e depende de votação no plenário do CNMP para abertura de um processo.

Neste caso, porém, observadores internos avaliam que a maioria dos conselheiros, oriundos do próprio Ministério Público, podem resistir a aplicar punições. Em primeiro lugar, porque as mensagens foram obtidas de forma clandestina e são consideradas provas ilícitas.

Segundo, porque uma análise aprofundada da troca de mensagens poderia levar a uma discussão mais ampla das relações entre juízes e procuradores em geral, muito mais comuns e próximas país afora que a de Dallagnol e Moro.

Lava Jato bombardeada. Leia aqui

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Álvaro Pedro Batista disse:

    Dallagnol, não esmoreça. Continue sua missão de acabar com os bandidos políticos ou não. Ah, só para lembra-lo, parecer que temos bandidos no STF.

Ler comentários
  1. PPaulo Lasta disse:

    TEM QUE SER HOMENAGEADO POR COLOCAR EM RISCO A VIDA, MEXENDO COM BANDIDO DE TERNO, SEMPRE FOI ASSIM, QUANDO ESTAMOS PERTO DOS DONOS DO PODER, ALGO ACONTECE, HUM TRILHAO E MEIO, DE ROUBO POR DECADAS.

  2. LLucia Maria Kretzmann disse:

    O povo tem que dar total apoio a esse servidor exemplar! É corajoso, firme e persistente!

  3. JOSE disse:

    Força para o Deltan, força para Moro, força para a lava jato.

  4. Carlos disse:

    Os tentáculos da Orcrim atingem todas as instituições inclusive o MPF. A tarefa é desmoralizar Dalagnol para não assumir a PGR, pois seria o desmantelamento da Orcrim!!

  5. Cacevo disse:

    Parece-me que procuradores estão submetidos a algum tipo de censura. Existe isso mesmo?

  6. Maurício disse:

    FIRMEM O CORPO Moro e Dallagnol!!! Os Brasileiros que querem ver seu PAÍS LIVRE DA CORRUPÇÃO irão às ruas QUANTAS VEZES FOREM NECESSÁRIAS para ajudá-los a erradicar esses VERMES ABJETOS de BSB.

  7. ROBERTO disse:

    Jornalista agora já adivinha a pena do Dallagnol. Que coisa!!!! O que aconteceu entre ele e Moro é um absurdo que se repete em processos de menor repercussão. Basta pesquisar.

  8. Roberto disse:

    Só uma pergunta: algum procedimento está sendo adotado contra os adevogados do Lula, ref. aos "n" pedidos ao STF? Ou eles podem?

  9. Silvio disse:

    Não há inveja maior que a inveja masculina !

  10. CARMEN disse:

    Se esse conselho for contra Deltan, estará aberto o flanco para a derrocada do próprio MP pela Orcrim. Se eles não enxergarem isso...

  11. Manoel disse:

    Político partidária no caso do Renan? Não gente, é por excesso de investigações e outros mal feitos. Eu não votaria mais no Lula não é por opção partidária, é porque é ladrão mesmo.

  12. amauri disse:

    Simplesmente descabida qualquer conotação quanto ao comentário formulado pelo nobre procurador Dallagnon! como conseguem enxergar o inverso do anverso?

  13. Pedro disse:

    Força, Deltan! Cabeça erguida e foco nas investigações! Estamos com vocês!

  14. Thanos disse:

    Precisa somar 2+2 para saber onde está o foco do mecanismo? Qualquer mecanismo tem a sua peça crítica. Se a peça cessar sua função, ou for retirada, o mecanismo para.

    1. A PETISTA QUER ASSUMIR A LIDERANÇA, DOS QUE VIRARAM REU, COINCIDENCIA.

  15. Roberto disse:

    Bolsonaro abandonou suas pautas que eram combate ao crime e à corrupção em favor da pauta dos bancos que é a previdência, o que enfraquece a lava Jato. Moro virou uma vaquinha de presépio.

    1. Desculpe Roberto, mas não abandonou o combate ao crime. É que sem reforma na providencia não tem mais Brasil, acaba tudo e vamos para o fundo do poço igual a Grécia.

  16. Vinicius disse:

    O antagonista por favor, faça uma matéria explicando para o povo quem é esse tal de Glenn Greenwald, de onde ele veio, quem ele é realmente????

  17. Eduardo disse:

    Estão loucos. Como podem iniciar processos disciplonarios baseados em informações obtidas ilegalmente sendo que não passam de algumas frases fora de contexto?

  18. Josimar disse:

    NÃO SE JULGA ALGUÉM POR COMBATER A CORRUPÇÃO, ISSO É FATO, se preciso for fecharemos o congresso, "todo poder emana do povo" só assim o País Se Liberta, CRISTO JESUS salve o Brasil nos força

  19. Tercia disse:

    #DeltanDallagnol #aFavorDoBrasil #Gratidão #SérgioMoro2022

  20. Pedro disse:

    O povo, enfim todos q votaram c/esquerda e velha politica, tem q sair as ruas e protestar contra esse estado de casuimos tendenciosos certamente originários de gente q nunca prestou p/o Brasil

  21. Marcus disse:

    O aparelhamento feito pelos comuno-petistas foi enorme nesses 15 anos de poder. ATÉ OS ÓRGÃOS DE CONTROLE DO jUDICIÁRIO, foram contaminados. CENSURAR Delangnol por cumprir o seu dever ?

  22. Carlos disse:

    Interceptação telefônica é crime. Quem recebeu o conteúdo daquele crime é recuperador e conivente, mais ainda quando decide usar o conteúdo para chantagear e fazer ativismo político.

  23. Felipe disse:

    Facil, facil, resolver estes casos. Hackeem os celulares de todos e veja as mensagens que estão sendo trocadas entre Juizes, procuradores, Ministros das altas cortes de (in)justiça, que não escapam

  24. Sérgio disse:

    Estamos em guerra! De um lado os patriotas, do outro, a indústria política. Nos resta saber de que lado a ABIN e as Forças Armadas ficarão.

  25. wanderlei disse:

    Que o Dallagnol não se intimide pois sabe-se que é integro, inteligente, patriota e tem prestado enorme serviço ao país, ao contrário do bi reprovado que joga contra a sociedade.

  26. Pragmático disse:

    Deltan Dallagnol é um HERÓI e não merece punição alguma, nem mesmo censura administrativa. País de gente covarde e bandida é q pune seus heróis, pune gente de bem q quer o melhor p/ todos.

  27. Sônia disse:

    Deltan e Sérgio Moro merecem ser codencorados e não processados!!

  28. Maikyavel disse:

    Sou paranaense, o dia que o Dallagnol se candidatar a qualquer cargo, terá meu voto e da minha família, com certeza. Força!!!!!

  29. Erik disse:

    Conselho de mierda!!! Brasil tem que ser passado a limpo, FFAA.

  30. Oziel disse:

    Não é possivel saber sequer se o conteudo das mensagens sao verdadeiros, ou seja, realmente forma proferidas pelos procuradores, se os aparelhos foram rackeados os proprio hacker poder ter produzido

    1. Oziel .. és um minion inteligente ...somos milhões de minions robotizados e aloprados sem noção

  31. Josimar disse:

    ESSE DALTAN DALLAGNOL MERECE É CONDECORAÇÃO, tá uma puta de uma desavergonhada estes seres que compõe a justiça Brasileira.

  32. Monteles disse:

    Nosso batalhão de minions robotizados irão homenagear o amigo do conge ...DD vc inimigo de comunista ? Então é amigo dos Minions e milícianos ...

  33. Cidadão disse:

    Ficou claro que Deltan Dallagnol agiu politicamente, que seja condenado e expulso do cargo.

    1. A LAVA-JATO-GATE fortaleceu o PT, a esquerda e a greve. Lula na Av. Paulista dia 14

    2. FANATICADA DA CUECA VERMELHA, VAI SONHANDO, DAQUI PRA SEXTA OUTRA OPERAÇAO.