A 'solução intermediária' do STF para a reeleição no Congresso

A solução intermediária do STF para a reeleição no Congresso
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Ganha força entre ministros do STF uma posição intermediária entre vetar completamente a reeleição nas presidências do Congresso –como determina a o artigo 57 da Constituição– ou deixar o caso como “questão interna” das Casas, relata Carolina Brígido em O Globo.

A solução, de acordo com o jornal carioca, seria limitar a reeleição para as presidências da Câmara e do Senado a apenas uma recondução.

Nesse cenário, o Supremo abriria caminho para a “recandidatura” de Davi Alcolumbre, mas vetaria a de Rodrigo Maia, que já presidiu a Câmara por três vezes seguidas.

Segundo O Globo, ministros contrários à reeleição afirmam em caráter reservado que estão dispostos a abraçar a tese proposta como alternativa. O julgamento em plenário virtual se inicia nesta sexta (4), com o voto do relator, Gilmar Mendes.

Leia aqui (ou releia, se for o caso) o texto de Mario Sabino sobre o assunto, “A reeleição de Alcolumbre e Maia tem nome: golpe branco”.

Leia mais: Confira um resumo das principais matérias da edição passada e entenda por que você não pode ficar de fora das próximas.
Mais lidas
  1. Huck 2026?

  2. Médica de Rondônia ri de intubação de pacientes

  3. Bolsonaro: leite condensado é para 'enfiar no rabo' da imprensa

  4. Bolsonaro contradiz governador do AM e alega que governo não foi informado de falta de oxigênio

  5. Permita-se fazer como o doutor Nogueira e dizer 'Teu c...'

Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 61 comentários
TOPO