"A vacina deve ser obrigatória"

“A vacina deve ser obrigatória”
Foto: qimono/Pixabay

“A vacina contra a Covid-19 deve ser obrigatória”, diz O Globo, em editorial.

“Os ataques recentes de Jair Bolsonaro exigem uma atitude firme dos governos estaduais e municipais, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (…).

Vacinar-se envolve responsabilidade não apenas diante de si, mas também dos outros, pois o benefício vai além da proteção ao vacinado. Quanto mais imunes há numa população, mais difícil o contágio. A partir de certo ponto, o vírus não encontra suscetíveis para infectar — e some. Essa imunidade coletiva garante a erradicação da epidemia.

Quem não toma vacina se beneficia dela sem arcar com ônus nenhum. Se porventura pegar a doença, pode provocar dano coletivo ao transmiti-la, criando novo surto. É por isso que o Estado deve ter o direito de impor sanções a quem não quer se vacinar. É o mesmo princípio que rege o serviço militar obrigatório, um dever cívico estabelecido em nome da segurança de todos.”

Leia mais: Vacina boa é a que funciona e ponto final.
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 146 comentários
TOPO