“Acabou a ingenuidade”, diz relator da Lava Jato no TRF-4

O desembargador João Gebran Neto diz que “acabou a ingenuidade” nos julgamentos de casos de corrupção.

Segundo ele, já não se deve esperar “uma prova insofismável” para condenar um acusado. Devido à complexidade dos casos de corrupção, a Justiça busca uma “prova acima de dúvida razoável”.

As declarações, reproduzidas pelo site Poder360, foram dadas por Gebran durante o painel “A evolução da Operação Lava Jato”, na Conferencia Latinoamericana de Periodismo de Investigación, em Buenos Aires.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 86 comentários
  1. Só temos uma única solução: INTERVENÇÃO MILITAR JÁ !!!
    Chega de conversa fiada.
    Chega de blá-blá-blá.
    Chega de mi-mi-mi.
    Intervenção Militar com fechamento do Congresso, fechamento do STF e prisão de todos os ladrões do Executivo, Legislativo e Judiciário.

    1. Concordo plenamente,mas acho que isso so acontecerá se for criado um exercito paralelo ,com a participação do povo brasileiro realmente patriota, pois o nosso exercito infelizmente não é mais o de 1964, onde havia Homens destemidos e patriotas.

  2. O perigo mora em Brasília, na “praça dos três podres (sic)”. Alguém, infelizmente, vai dar um jeitinho para salvar a ORCRIM. O Brasil é o paraíso da insegurança jurídica, como bem vai demonstrar a revisão da decisão do STF sobre a prisão de condenados em segunda instância. Como o Judiciário pode ter credibilidade se julga conforme o réu?

  3. Lendo vários dos comentários, aqui na pagina do Antagonista, vejo na maior parte das vezes, que todos sabemos o que está acontecendo nesse pais. Todos estão atentos e a par das coisas. Todos tem opinião própria e, até mesmo, solução para os casos. Porém, nada disso, passa das hipóteses, teorias, conselhos e reclamações. Sempre a mesma coisa em todas as chamadas “redes sociais”. O cara escreve, bem ou mal, dá seu recado, desliga o monitor e, imagina que fez uma grande coisa ou que fez a sua parte, nessa obrigação que temos, de salvar o Brasil. Enquanto ficarmos só na chiadeira, nada vai mudar e nós vamos ficar com cara de bobos quando as eleições vierem e os militantes do PT e companhia começarem a ameaçar as nossas fracas esperanças. O Brasil é como a cebola; é constituído de cascas sobre cascas, camadas sobre camadas. E estas camadas não se misturam e ainda se odeiam e se digladiam. São “eles” contra “nós” como afirma Lula. Assim, quem for eleito por uma das camadas, nunca representará as demais e as terá, sempre, como adversária. Não houve nem há “unificação nacional”. Não há espirito de patriotismo, nem solidariedade, nem fraternidade, nem coisa nenhuma. Acabou.

    1. Verdade, a minha vontade e que fossemos a Brasilia e tirassemos a forca aqueles bandidos de colarinho branco e a policia ficasse do nosso lado batendo palmas.

    1. Goste-se ou não, o Gilmar pelo menos apresenta argumentos técnicos. Já tem uma aí, o Leandoski que inventou de manter os direitos políticos de um presidente cassado. O outro, o Barroso, legislou a favor do aborto e passou a perna na comissão do impeachmento no Congresso. Está doidinho para liberar as drogas.
      Sua indignação é bastante seletiva!

    2. Quase todos os brasileiros gostariam que Lula fosse preso diretamente e levado para a cadeira elétrica no Texas… Se isso acontecer, ainda podemos acreditar no sistema.

  4. Acho que entendi Dr. Desembargador , se o meliante tem cara de ladrão , braço de ladrão , cabeça de ladrão , corpo de ladrão , mão de ladrão , olhos de ladrão , nove dedos , e tc… etc… NÃO PODE SER UM CARA INOCENTE , só pode ser o LULA , certo ??????

  5. É preciso endurecer muito a espada da justiça contra essa imensa quadrilha no governo. Também é preciso prepararmo-nos para a reação: a cada baixa ou revés sofrido por eles, mais forte será a reação e maior o acinte nas medidas de suas defesas.

  6. Sempre falei, que não dá pra jogar com time das Irmãs contra o da penitenciaria. Esses dias absolveram o vacari (imaginem quem) por falta de provas. PQP faltou o recibo assinado da propina???? Isso já não é ingenuidade, é o cúmulo da babaquice. Só de ser petralha, já é culpado. O cara tem até o apelido de Moch(mochila), com vários indiciamentos, delações, testemunhas, etc, etc. Ser absolvido, desgasta enormemente a justiça e é como um tapa na cara das pessoas de bem. ACORDEM. Deixem o excesso de boa fé dormindo em casa. Malícia senhores, desconfiem, ACORDEM.

  7. Colocação correta para condenar nos crimes desses safados políticos que assaltaram o país. A dificuldade é colocar isso em prática. Agindo assim, a lista será grande: Lula, Dilma, Aécio, Gleise, Pimentel, Renan, Jucá, Irmãos Viana e tantos outros. Como faz falta um General!

  8. Pois é, de vez em quando eu alertava que não se pode jogar de time de colegio das irmãs, contra o time da penitenciária. Às vezes, ficava estupefato: como pode pessoas inteligentes ser enganadas, passadas pra trás, por esses bandidos???Aí, pensava: FALTA malícia, vivência, deixar de lado essa excessiva boa-fé…. tão acordando???ainda bem. Não acham que chega de passar atestado de babaquice pra esses espertalhoes??? A sociedade agradece. Ainda esseses dias, absolveram o Vacari por falta de provas. Santa ingenuidade. Querem propina com recibo??? Basta ser petralha, pra ser culpado…. kkkk

  9. Lembro ter visto alguns casos de crimes nos Estados Unidos em que o acusado foi condenado pelo fato de ter motivos e estar próximo da cena do crime. Segundo o Reinaldo Azevedo precisa de documento assinado para condenar o Lula. O próprio Reinaldo já escreveu inúmeras vezes que bandido não deixa documento assinado. Coitado, o Lula vai ser condenado injustamente! Outro que anda torcendo para o Lula ser candidato ou, de outra forma, que não seja condenado, é o João Doria! Ele acha que o Lula é o candidato a ser batido!

  10. Foi por tal, que quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas faliu e Gorbatchev veio com a perestroika, surgiram centenas de bilionários na tal. Roubaram e se adonaram de tudo do povo. Desapropriaram as propriedades e patrimônios das pessoas. É isso que o socialismo quer aqui. Um povo escravizado com a sobrevivência, passando fome como na Venezuela, contrito e restrito como em Cuba, nas mãos de um tirano sanguinário. Esta gente toda devia ser submetida á um tribunal internacional e fuzilada sem dó. Mas embora a justiça humana seja ausente ou tarde a divina virá veloz. Aqui roubam sem parar. Destroem sem cessar, e defecam na sociedade brasileira, para os cidadãos, suas maldades midiáticas, ideológicas, “culturais”, “artísticas”, obrando a permissividade de suas mentes delirantes como se arte fosse, como se democracia fosse, como se não fossem todos da mesma árvore que frutifica em assassinos ditadores.

  11. OS ACUSADOS EM VARIOS PROCESSOS DE CORRUPÇÃO PRETICADAS EM SERIE QUE TORNOU-SE ENDÊMICA E QUEBROU O PAIS …
    QUAIS DUVIDAS RESTARAM PARA SE DEIXAR DE CUMPRIR A LEI COM A CONDENAÇÃO DOS CORRUPTOS?

  12. Ingenuidade confessa.
    Entāo conclui-se que as decisões anteriores foram ingenuas. Escaparam Vacari e outros. O brasileiro além de roubado, agora tem que ouvir a confissāo que os desembargadores que julgaram os que roubaram foram ingenuos. Que levaram uma volta das defesas. Ahh, coitados!

  13. A única prova que os corruptos admitem é o documento intitulado “RECIBO DE PROPINA”, com a assinatura do corrupto reconhecida por autenticidade e com duas testemunhas. Sem esse documento a “Justiça” deve declarar a inocência dos corruptos por falta de provas.

  14. O crime de corrupção no setor público deve ser tipificado como HEDIONDO, com penas de 20 a 40 anos, sem nenhum tipo de beneficio, progressividade nem indultos. Prisão do primeiro ao ultimo minuto. Quando isso ocorrer, teremos uma nação prospera para TODOS e uma justiça realmente JUSTA (para os padrões humanos)!

    1. Certíssimo, William. E essa seria ainda uma pena mínima. Na China a pena é a de morte, com a família reembolsando o Estado pelo custo do projétil que matou o corrupto.

    2. .
      … quimera, utopia, fantasia !!!
      mas vou comparticipar !!!
      penas de 40 a 60 anos, sem nenhum tipo de beneficio,
      progressividade nem indultos.
      Prisão do primeiro ao ultimo minuto.
      mas… acordemos deste sonho!
      Somos
      Também
      Facinorosos
      .
      acabou … … …

  15. Gustavo disse: 3 de novembro de 2017 às 12:55
    Se formos esperar criminosos sofisticados deixarem rastros óbvios, confissões assinadas, provas em vídeo FullHD, vamos deixá-los impunes para sempre.
    _______________

    Perfeito!
    Do jeito que a coisa anda no Brasil, com todo esse blá blá blá sobre um éterio Estado Democrático de Direito, os corruptos estão se safando e o Brasil vai se afundando cada vez mais.
    ===========================================
    Muito Estado Democrático de Direito redunda em:
    ===========================================
    CORRUPÇÃO GENERALIZADA
    CRIME ORGANIZADO DO TIPO PCC, PV, ADA.
    AGÊNCIAS BANCÁRIAS SENDO EXPLODIDAS EM VÁRIAS CIDADES BRASILEIRAS
    CARROS FORTES EXPLODIDOS
    FILAS INTERMINÁVEIS NO SUS
    ESCOLAS PÚBLICAS DEGRADADAS
    ESTRADAS ESBURACADAS
    BALAS PERDIDAS MATANDO CRIANÇAS NO RJ
    SURTOS DE DENGUE, ZIKA E CRIANÇAS NASCENDO COM MICROCEFALIA, COM CRÂNIOS DO TAMANHO DE UMA AZEITONA

    Desconfiem sempre quando, para defender um político corrupto, alguém comece o discurso com a expressão: “estado democrático de direito”….quem usa essa expressão, está querendo salvar algum corrupto da prisão.

  16. Renato Russo estava certo
    QUE PAÍS É ESSE?
    Que pessoas sem instrução, sem acesso à informação, que vivem a miséria do dia-a-dia,deixem-se enganar por Lula e seus comparsas, até entendo
    Agora, pessoas com o mínimo de informação, defenderem esse FDP dos infernos e sua corja é demais, não há explicação para isso

    1. Vagner, quando ouço a “invocação” ao “estado democrático de direito” imediatamente me dou conta de que estou diante de um corrupto.

    2. Sérgio, não apenas o “tem que manter isso, viu!” mas também o silêncio diante da revelação de um crime (“tenho um juiz e dois procuradores no bolso) e a indicação Rocha Loures como interlocutor de absoluta confiança. No caso a expressão “interlocutor” é a abreviação de transportador de malas de dinheiro.

  17. Se a simples “letra da lei” for seguida para condenar criminosos do colarinho branco, ninguém que tenha algum poder político vai para a cadeia. Exige-se “interpretação” e não é qualquer um que sabe interpretar a “intenção” do denunciado. Basta analisar o comportamento do denunciado par saber o que ele fez. O Lula, por exemplo, tem comportamento de Don Corleone. Não há como negar. Movimenta as peças da corrupção e coloca os seus “soldados” – diríamos “aviõezinhos” se fosse no tráfico de drogas – na linha de frente, mantendo-se longe do local do crime. E, para disfarçar, vive acusando o Judiciário, mas não encontra argumentos consistentes para fugir da cadeia. Em vez de se defender, acusa. É a receita dos bandidos. “Dotô, num fui eu que robô; foi fulano, sicrano”. E o acusado é sempre um “de menor”. Os “de menores” do Lula são os seus soldados Zé Dirceu, Genoíno, Vaccari, Delúbio, e demais asseclas. E a maioria deles usa princípios de guerrilha, como boca fechada, para ninguém chegar ao chefão, Lula. Ainda bem que Moro, Dalagnol e muitos juízes e desembargadores da Lavajato têm formação adquirida no exterior e em locais onde a Máfia se fez presente e foi vencida. Aguarde, Lula!

  18. E isso ai, estamos assistindo ha varios anos o desenrolar dos processos criminais da Lava-Jato e não apareceu ate hoje, entre centenas de reus e bilhões em desfalques, uma viva alma que tivesse a ombridade de assumir o seu erro. Renan,Juca, Eduardo Cunha, Geddel, Aecio, Lula, Dilma,Lobão, Requião, Jader, Gleisse, Paulo Bernardo,Temer, Moreira, Padilha.etc.etc.etc.etc.etc.etcetc.

  19. OS DESEMBARGADORES DO TRF-4 ABSOLVERAM O NOTÓRIO CORRUPTO VACCARI DUAS VEZES. O CRIADOR DO TERMO PIXULECO, DELATADO VÁRIAS VEZES, POR VÁRIAS PESSOAS DIFERENTES, COMO SENDO O CARREGADOR DE DINHEIRO DO PT. FOI ABSOLVIDO.

    MOTIVO DA ABSOLVIÇÃO DO VACCARI. FALTOU PROVA DOCUMENTAL DA CORRUPÇÃO….

    ELE NÃO ASSINOU OS RECIBOS DANDO CONTA DO RECEBIMENTO DE PROPINA.
    __________________________________________________
    “RECEBI, NO DIA TAL, TANTOS MILHÕES DE REAIS, A TÍTULO DE PROPINA.”

    ASSINADO: JOÃO VACCARI NETO.
    __________________________________________________

    .
    .
    SE O VACCARI É ABSOLVIDO, ENTÃO SERÁ DIFÍCIL CONDENAR QUALQUER CORRUPTO NESSE PAÍS.
    DEIXEM DE SER INGÊNUOS, SENHORES DESEMBARGADORES. OLHEM PELA JANELA DO TRIBUNAL E VEJAM O POVO LÁ EMBAIXO, QUE SOFRE NAS FILAS DOS HOSPITAIS DOS SUS, QUE NÃO TEM EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE, QUE MORRE VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA, ETC.

    1. Convido esse (bem como os demais) atilado comentarista a deixar de usar o termo “violência” que foi cunhado pelos jornalistas de esquerda e a sociedade aceitou. As pessoas são vítimas dos criminosos, bandidos comuns ou detentores de poder político. Vejo passeatas, discursos, palestras e “movimentos” que se dizem contra a “violência” enquanto continuam passando a mão nas cabeças dos violentos. O mesmo se plica à corrupção; esta sempre existiu e sempre existirá, mas se a sociedade achar um meio severo de se ver livre dos corruptos a corrupção vai ficar aí, em estado latente, sem nos prejudicar, já que ninguém vai querer fazer uso dela. Pois não?

  20. Prescedente perigoso qdo conclui que pode-se julgar desrespeitando a lei, a função do judiciário é tão somente executar o estabelecido no ordenamento jurídico. Não é por menos que a população taxa o judiciário de seletivo, isso ocorre qdo julgamentos se findam em achismo.

    1. Falou, Senhor Procurador dos Ladrões !kkk Passa na segunda, que seu cheque esta no caixa.kkkk Brasileiro b.a.b.a.c.a!

    2. Marcelo, não seja tolo, somente com o respeito e restrito cumprimento a lei, se estabelece a igualdade nos julgamentos.

    3. Judiciario, seu raciocinio e conclusão so verão validos, a hora em que os feitores das leis, esses politicos corruptos, na sua maioria, souberem respeitar aquilo que promulgaram. P.S. Minhas escusas pelo adjetivo pouco apropriado, usado por mim, em pronunciamento anterior.

  21. “já não se deve esperar “uma prova insofismável” para condenar um acusado. Devido à complexidade dos casos de corrupção, a Justiça busca uma “prova acima de dúvida razoável”

    ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ENTAO QUANDO AECIO E TEMER IRAO PARA A CADEIA ?
    O LULA É CERTO QUE IRA POIS ESSAS PALAVRAS FORAM DIRETAS, PARA ELE E ALGUNS DO PMDB POIS O PSDB SABEMOS QUE SAO APOIADOS PELOS JIZES CONIVENTES A DECADAS, BASTA LER JORNAIS.

    1. Boboca tanto o Aécio como o Temer é com o STF petistas que tem lá 8 dos 11 ministros nomeados pelo PT reclame com eles.

    2. Aécio e Temer irão para a cadeia depois do Lula.
      Os dois não são nem réus ainda.
      Já Lula foi até condenado.

    3. O Aécio? O Aécio precisava de um empréstimo de 2 milhões e ao dirigir-se ao Itaú deu de cara com um empresário e, sabedor de que empresários saem às ruas loucos para conceder empréstimos e fazer “doações” a qualquer um, o Aécio poupou o tempo do gerente do Itaú e pegou o empréstimo com o referido empresário. Depois disso, sempre que saio de casa fico atento à presença de empresários nas imediações para ver se também consigo alguns milhões emprestados. É como costumo dizer, Zé: os corruptos não apenas nos tomam como um povo idiota. eles têm a certeza disso e, o que é pior, têm razão.

  22. O TRF-4 é um Tribunal Ingênuo, tanto que já absolveu João Vaccari Neto DUAS VEZES!

    Absolvendo João Vaccari Neto, o homem do Pixuleco, o HOMEM DAS Mochilas de Dinheiro, o Tribunal Regional Federal da Quarta Região agiu como uma espécie de Pôncio Pilatos ao contrário, FAZENDO DE UM CULPADO, INOCENTE.

  23. Rezo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida para que os Desembargadores ou Juízes (não sei o nome correto) do Tribunal Regional Federal, da Quarta Região, sediado em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, deixem a INGENUIDADE de lado.
    Infelizmente, quando os desembargadores ou juízes do TRF-4 julgaram o bandido Vaccari, a INGENUIDADE imperou durante o julgamento. Vaccari foi absolvido. Vaccari, um corrupto conhecido por carregar malas de dinheiro, que tanto sofrimento causou para pessoas que compraram apartamentos da Bancoop, foi absolvido.
    Acordem Desembargadores ou juízes do TRF-4
    Coloquem a mão em sua consciência
    O Brasil não aguenta mais tanta impunidade!
    As pessoas estão morrendo nos hospitais públicos, estão morrendo nas estradas, estão morrendo atingidas por balas perdidas. O Crime Organizado cresce a cada dia. Agência bancárias explodidas Brasil afora, malas de dinheiro encontradas em apartamentos na Bahia.
    Chega!
    Chega de ser ingenuidade
    Corrupto não passa recibo, meus senhores!
    O Código Civil brasileiro não prevê contrato de Corrupção.
    Corrupto não faz contrato.

  24. -Enquanto isso..
    “Preso em Buenos Aires Amado Boudou, ex-vice-presidente de Cristina Kirchner, acusado de enriquecimento ilícito.”
    — A Argentina é um mau exemplo para o Brasil. Aqui não existe enriquecimento ilícito”.

  25. Enquanto isso..
    “Preso em Buenos Aires Amado Boudou, ex-vice-presidente de Cristina Kirchner, acusado de enriquecimento ilícito.”
    — A Argentina é um mau exemplo para o Brasil. Aqui não existe enriquecimento ilícito”.

  26. Se a Ingenuidade tivesse terminado, o João Vaccari Netto teria sido condenado. Todo mundo sabe que o Vaccari é corrupto, que carregava dinheiro do PT em mochilas. Vaccari criou o termo Pixuleco. E mesmo com tudo isso Vaccari foi absolvido.

    1. Só no Brasil é possível achar alguém que defende um câncer chamado Lula.
      Quando Petista usa a Revista Veja como fundamento de algo, é porque perdeu a razão de vez

  27. A esquerda no Brasil é simplesmente PODRE!!!!
    São MENTIROSOS, CANALHAS, MANIPULADORES E SAFADOS
    Com essa M..DA de Política que temos estamos F….D….DOS
    GENERAIS!!!!!!! OS SENHORES PRECISAM APOIAR AQUELES QUE QUEREM AJEITAR ESTA ZONA CHAMADA BRASIL

  28. Doutor João Gebran Neto, não deixe o seu Tribunal passar para a história como uma espécie de Tribunal da Baviera, que entre os meses de fevereiro e abril de 1924 passou para a história como a plataforma de lançamento de um câncer chamado Adolf Hitler.
    Em 1924, o Juiz Georg Neithardt, do Tribunal da Baviera, teve a oportunidade de condenar Adolf Hitler para o Lixo da História. Teve a oportunidade de condenar Hitler a muitos anos de cadeia. Teve a oportunidade de extraditar Hitler para a Áustria. Mas, no final do julgamento, no dia 1 de abril de 1924, não fez nada disso. Pelo contrário. Negou a extradição de Hitler e o “condenou a 5 anos de cadeia, MAS COM A POSSIBILIDADE DE SAIR DELA APÓS 6 MESES, CASO TIVESSE BOM COMPORTAMENTO. Foi praticamente uma absolvição. O Resto da história todos conhecem: 50 milhões de mortos na Segunda Guerra Mundial. 6 milhões de judeus mortos.
    Agora, no Brasil, o TRF-4 tem a oportunidade de outro de livrar o Brasil de um câncer chamado Lula da Silva. Não desperdicem essa chance. O Brasil precisa se livrar de uma vez por todas desse câncer chamado Lula, sob pena do País afundar de vez. O Brasil está nas mãos do TRF-4

    1. Putsch da Cervejaria, ops do Brahma – Parabéns pelo comentário e comparação histórica – Sim corremos o risco de um golpe a la Lula

    2. Sim João, foi o Putsch de 8/9 de novembro de 1923, em Munique, na Cervejaria BurgerBrauKeller

  29. Se formos esperar criminosos sofisticados deixarem rastros óbvios, confissões assinadas, provas em vídeo FullHD, vamos deixá-los impunes para sempre.
    O juiz tem que ser capaz de ler nas entrelinhas. De interpretar provas incompletas, fatos ambíguos. Pensar em termos de probabilidade. O que é provável, o que é possível, etc.
    Por isso os magistrados precisam ser tão bem selecionados.
    Precisamos pinçar os melhores cérebros da sociedade para o cargo.

  30. Relativizar os crimes e fazer vista grossa aos ilícitos desvios,
    enquanto milhares agonizaram e continuam agonizando nos hospitais
    da rede pública, é omissão, é covardia, é indecente!
    SIM, QUEREMOS JUSTIÇA!
    SIM, QUEREMOS A REPARAÇÃO DOS DANOS!
    BASTA DE IMPUNIDADE!