Adeus, Rio

Se pudessem, 72% dos moradores iriam embora do Rio de Janeiro por causa da violência.

Foi o que eles disseram ao Datafolha, segundo pesquisa do instituto revelada pela Folha e realizada na terça (3) e na quarta (4), dez dias após o intenso conflito na Rocinha, que provocou um cerco das Forças Armadas à favela por uma semana.

“O desejo de deixar a cidade é majoritário em todas as regiões e faixas socioeconômicas.”

Mais:

“O Rio enfrenta uma grave crise financeira, com cortes de serviços e atrasos de salários de servidores, e está perto de um colapso na segurança pública.

Para 74% dos entrevistados, o desempenho do governo Luiz Fernando Pezão (PMDB) na área de segurança tem sido ruim ou péssimo – 21% o consideram regular e 5%, ótimo ou bom. Essa sensação está nas ruas: 90% se dizem inseguros ao caminhar à noite pela cidade.”

53 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. TÁ ENGANADO!O INICIO MESMO DESSA FAVELIZAÇÃO SELVAGEM NO RJ COMEÇOU NA AGENDA DA ESQUERDA COM O GAÚCHO LEONEL BRIZOLA…pdt,IRMÃO SIAMES DO pt ,JÁ OUVIU FALAR ?ESSA AGENDA É ANTIGA E SERIADA,NÃO PARA,SÓ ATRASA UM POUCO,COM O
    BENEPLÁCITO DE TODOS…TODOS OS ZERDAS brazucas!

  2. TÁ CHEIO DE ÓDIO MENINO…MENOS, BEM MENOS.SE VC QUISER FICAR PUTO TEM QUE FICAR COM O brasil INTEIRO POIS ESSE POVO É QUE É COVARDE,OMISSO,LADRÃO E LIMITADO,PELO MENOS A MAIORIA.

  3. O resultado dessa pesquisa (me) surpreende, porque achei que ainda fizesse parte de uma minoria de cariocas que planeja ir embora sem olhar pra trás.
    Nasci no antigo estado da Guanabara, pouco antes da fusão com o estado do RJ feita em 1975 pelo governo Geisel e fui feliz até os anos 80/90. Daí o Rio foi se acabando, aos poucos. Os governos cabralino e pezalino fecharam a tampa. Lamento ter que concordar com a comentarista Patrizia Suzzi, aqui da área de comentários. Outra coisa, o processo de
    favelização absurdo que ocorreu e ainda ocorre no Rio é uma crônica da tragédia anunciada. Não tem novela da rede Globo que consiga glamurizar a deterioração ambiental, urbanística e social dos morros e favelas cariocas, fora que eles se tornaram o esconderijo perfeito pra baixa bandidagem do narcotráfico.
    Fernandinha Torres, da esquerda caviar artística, comparou a cidade do Rio à Aleppo, na Síria, no Manhattan Connection.
    Concordo com ela. E, pra terminar, na zona sul vi um cara deixando a bicicleta acorrentada num poste e se dirigindo a um posto dos Correios. Coisa trivial. Só que antes ele tirou o selim da bicicleta e levou junto com ele. Medo de furto. Isso é o Rio.

  4. Depois da sequencia: Antony Garotinho, Benedita da Silva, Rosinha Garotinho, Sergio Cabral – São 18 anos que uma quadrilha apoiada pela ‘turminha cool do Leblo” ! Cariocas , vocês merecem o que estão passando !!!

    1. TÁ ENGANADO!O INICIO MESMO DESSA FAVELIZAÇÃO SELVAGEM NO RJ COMEÇOU NA AGENDA DA ESQUERDA COM O GAÚCHO LEONEL BRIZOLA…pdt,IRMÃO SIAMES DO pt ,JÁ OUVIU FALAR ?ESSA AGENDA É ANTIGA E SERIADA,NÃO PARA,SÓ ATRASA UM POUCO,COM O
      BENEPLÁCITO DE TODOS…TODOS OS ZERDAS brazucas!

    1. TÁ CHEIO DE ÓDIO MENINO…MENOS, BEM MENOS.SE VC QUISER FICAR PUTO TEM QUE FICAR COM O brasil INTEIRO POIS ESSE POVO É QUE É COVARDE,OMISSO,LADRÃO E LIMITADO,PELO MENOS A MAIORIA.

  5. ESQUECEU DE DIZER COM A TOTAL E DESCABIDA AJUDA DO OUTRO ESTADO!AQUELE QUE NOS PILHA,NOS OBRIGA A VIVER SEM DEFESA E QUE NOS PREPARA PARA A ESCRAVIDÃO TOTAL!ELES CRIAM OS PROBLEMAS E DEPOIS VEEM COM A ASQUEROSA SOLUÇÃO!SÓ NOS PODEMOS DAR UM BASTA NISSO!PARANDO O PAÍS ,INDO PRAS RUAS E SÓ SAIR QUANDO “ELLES ” ESTIVEREM MORTOS,LINCHADOS E PRESOS!SÓ ASSIM,NÃO TEM OUTRA SAÍDA, QUALQUER UM QUE NÃO ESTÁ LIGADO C/ A MAIORIA A CRIMINALIDADE NESTE PAÍS PODE VER.

  6. O Rio de Janeiro é um NARCO-ESTADO! O Estado já se encontra totalmente nas mãos dos bandidos, do tráfico de drogas e outra parte com a milícia armada.
    Ninguém mais consegue deter o poder dessa gente. Até porque eles ficam em posições estratégicas – alta dos morros da cidade – e contam com a ajuda de 95% dos moradores, alguns por medo, mas a ampla maioria porque se beneficia dos gatos de luz, de tv e das mercadorias roubados a preço de banana.
    A tendência no médio prazo é o RJ se tornar um território inabitável, as favelas invadirem e tomarem toda Zona Sul e Barra da Tijuca e a população ser obrigada a se mudar e deixar tudo pra trás.
    Isso não será de repente, de uma hora para outra, mas um processo. E esse processo já está em pleno vapor. As favelas não param de crescer e quem pode está vendendo tudo e fugindo da cidade.
    Na verdade, em breve o RJ se tornará o primeiro Estado-Favela do Brasil. E isso acontecendo, a tendência é a criação e a expansão de mais Estados-Favelas. Podem anotar.

    1. ESQUECEU DE DIZER COM A TOTAL E DESCABIDA AJUDA DO OUTRO ESTADO!AQUELE QUE NOS PILHA,NOS OBRIGA A VIVER SEM DEFESA E QUE NOS PREPARA PARA A ESCRAVIDÃO TOTAL!ELES CRIAM OS PROBLEMAS E DEPOIS VEEM COM A ASQUEROSA SOLUÇÃO!SÓ NOS PODEMOS DAR UM BASTA NISSO!PARANDO O PAÍS ,INDO PRAS RUAS E SÓ SAIR QUANDO “ELLES ” ESTIVEREM MORTOS,LINCHADOS E PRESOS!SÓ ASSIM,NÃO TEM OUTRA SAÍDA, QUALQUER UM QUE NÃO ESTÁ LIGADO C/ A MAIORIA A CRIMINALIDADE NESTE PAÍS PODE VER.

  7. QUERO LUTAR PELO BRASIL!NÃO TENHO COMO ESTANDO SÓ!QUERO IR EMBORA DO BRASIL NÃO POSSO,NÃO TENHO COMO!QUERO SAIR DO RJ.NÃO ESTOU CONSEGUINDO!O MAIOR PROBLEMA NÃO É O RJ.O BRASIL NOMENCLATURA, É O SER HUMANO,O POVO QUE CAUSA TUDO ISSO EM SUA GRANDE MAIORIA E PARECE NÃO TER IDEIA DAS TERRÍVEIS CONSEQUENCIAS QUE ACARRETARÁ!A VERDADE É QUE SE AS PESSOAS NÃO FOSSEM TÃO COVARDES,GANANCIOSAS E OMISSAS,NÃO ESTARÍAMOS TÃO SOZINHOS E TÃO DESESPERADOS!
    SEM UMA INTERVENÇÃO,QUEM CONSEGUIR FUJA,PORQUE O INFERNO SÓ COMEÇOU!

  8. O processo de degeneração é antigo, são décadas de roubalheira, incompetência e mais do mesmo. Não há solução nas próximas décadas pois as medidas necessárias seriam duras e as autoridades de todos os poderes, em geral, não querem adotá-las (nem mesmo pensar nisso) por motivos diversos: omissão, interesse pessoal, ideologia, burrice, má fé etc., tudo devidamente acompanhado do sistema pérfido de nomeações, cargos, vantagens e salários, o qual se retro-alimenta. A Imprensa aberta exerceu e exerce um relevante papel nisso tudo ao apoiar tudo o que não presta, a começar pela badalação dos políticos que governaram o Estado nesse período, pelos mesmos motivos citados. A propósito: quando o Antagonista começará a falar dos bilhões de reais gastos do dinheiro do pagador de impostos em publicidade estatal para a fake news?

  9. A polícia do Rio de Janeiro deve estar no bolso da bandidagem. Não dá para acreditar que um marginal de quinta categoria como esse tal 157 fique desfilando pelos morros da cidade com seu bermudão e pé de chinelo, dando tiro de fuzil a torto e direito, sem ser enquadrado.

  10. É ou não é a Venezuela brasileira? Os esquerdopatas Caviars da Zona Sul estão conseguindo , com suas ideologias retrógradas, levar um Estado Rico às ruinas, bem ao estilo de Maduro e sua trupe que trans formaram um dos melhores IDHs da America Latina em pobreza e carnificina de seu povo.

  11. É, a Globo já acabou com o Rio e agora quer acabar com São Paulo. A Globo quer colocar um Sérgio Cabral ou um Pezão aqui em São Paulo. Não vão conseguir. Tentam separar os paulistas mas não conseguem.

  12. As tão propaladas “belezas naturais” como o mar e as lagoas, por exemplo, estão poluídos, as florestas devastadas, cheias de favelas, os monumentos pichados (Paço Imperial após festa). Legado das Olimpíadas do Cocô se deteriorando, abandonado. Não venham, é uma roubada!

  13. E o coitado do Bolsonaro e os militares ainda querem salvar essa merd* de cidade vagabund* que os odeia. Saiam daí, guerreiros, e não olhem para trás. Daqui alguns séculos paleontólogos descobrirão as estátuas de sal dos globais em rituais de Lei Rouanet, sacanagem, drogas e socialismo e perguntarão: que civilização mais escrot* foi essa?

  14. Além de tudo a cidade é imunda, verdadeira cloaca, tudo está abandonado, praças, jardins, asfalto. Enfim, nada funciona pois contamos também com uma população composta por pessoas, na grande maioria , infradotadas, quase bestializadas. Em suma, não venham!

  15. Sempre tive orgulho de ser carioca…não mais! Mudei-me para a serra fluminense em Novembro de 2011, fui ao Rio duas ou três vezes nestes últimos seis anos, mas não pretendo voltar…nunca mais!

  16. Realmente, a opção mais sensata é deixar o estado. Décadas de roubalheira e incompetência transformaram o belíssimo estado e sua capital maravilhosa em um imenso favelão. Nem o interior está mais livre das mazelas que antes eram quase que exclusividade da capital. A demagogia, o populismo e os aventureiros destruíram uma terra que poderia ser riquíssima se tivessem apostado em sua natural vocação para o turismo e para as atividades culturais. Não sei se há conserto. Como carioca da gema, filho, neto e bisneto de nativos dessas terras antes aprazíveis, sou mais um que se retira para longe, sem muita esperança de um dia retornar , nem que seja para ser enterrado onde nasci.

  17. Só os atores da globo e subcelebridades permanecerão no Rio, vivendo um mundo de faz de conta na companhia de marginais! E a imprensa corajosa para transmitir a violência gratuita!

  18. Não pode haver coisa mais triste do que isso, especialmente porque foi a “nata” da sociedade carioca que permitiu que as coisas chegassem nesse ponto.
    Lembram daquela música do Vinicius, “Carta ao Tom”,que falava assim…”rua Nascimento Silva 107, eu saio correndo do pivete tentando alcançar o elevador”…e parece que essa frase quem adicionou foi o próprio homenageado.
    E isso já faz mais de 20 anos! Imagina agora!
    E o mais triste é que mesmo com essa avalanche de evidências do mal que essa “esquerda caviar festiva” fez, eles CONTINUAM fazendo! Embalados pela maconha que os morros abastecem…
    A gente devia fazer uma campanha, “Vamos demolir o Rio”, porque lá, só botando tudo abaixo e começando de novo…

  19. Que triste indicativo. Mas há uma certeza nisso tudo: que aqueles 28% que lá quiserem ficar, depois não queiram sair pra praticar crimes em outros Estados. Pelo amor de Deus!!! O Rio, infelizmente, é um grande exportador de bandidos e traficantes. Em tempo: no tempo dos “Verde-Oliva”, os chamados anos de chumbo, via-se isso com tanta voracidade e atrevimento?

  20. Recomendo buscarem as embaixadas do Canada , Austrália . O Chile e o Uruguai são uma boa o Brasil esta atrasado em relação desigualdade e acesso a seus direitos em uns 30 anos comparados ao Chile e Uruguai.

  21. O Rio foi destruído quando duas maiores quadrilhas se uniram no estado, PT e PMDB. Aqui a coisa foi forte porque o PSOL controla os criminosos das favelas. Essa combinação foi o ato de total destruição.

  22. É só não vir para Minas. O carioca tem uma cultura própria, uma cultura diferenciada, uma cultura queer, liberalîssima, da esbórnia, ostentação, narscisista ao extremo, de consumo aberto de drogas, de múltiplas uniões afetivas de qualquer tipo, que diquem por lá e copiem a Catalunha: declarem-se outro país, fechem suas fronteiras, adotem o cariôuquêix como lingua pátria, e que proibam vistos para mineiros. O Rio é uma escressêncua, governado pela über gay Globo, fora Rio!!!

    1. Mineiro infeliz. A cidade do Rio de Janeiro começou a decair quando sua população majoritariamente nascida aqui abrigou os migrantes que, vindo de estados inexpressivos, buscavam a fama, almejavam fortuna e que seus filhos nascessem cariocas. Mas esses infelizes não contribuiram culturalmente para aumentar a pujança dessa cidade e do Estado como um todo. O mesmo acontecerá à Europa (abrigando “refugiados”) e está acontecendo nos EUA (abrigando outras culturas e hordas latinas, na maioria).
      Quem estraga uma festa nunca é o dono, mas os convidados de mau comportamento.
      Nomes mineiros estão entranhados na História da cidade. O Senador A. Neves (citado em denúncias) tem residência aqui e contribui para a degradação de nossa Cidade.
      O ‘carioca’ de hoje é mutante da cultura tacanha que chegou com os migrantes. Até 1960 o Rio era dos cariocas, a partir daí muitos ‘estranhos’ quiseram ser cariocas também. O resultado taí.

    2. Proponho que o nome do novo país seja Cariocalândia e a bandeira seja formado por um cachimbo de crack, pacotes de cocaína e pés de maconha plantados numa praia lotada em dia útil e horário comercial, com pessoas do mesmo sexo se beijando e tendo relações com animais debaixo de um reluzente arco-íris ladeado por fuzis, tudo dentro de um globo que tem uma cava em forma de tela e outro globo dentro com os dizeres: “Fascistas, não passarão! Socialismo ou morte!” Para encerrar, desejo fortemente que o primeiro ministro seja o Chico Buarque e que o presidente desse novo país seja o Fábio Assunção, tendo como vice uma mulher como Pablo Vittar, e que eles se casem e que o Fábio dê a luz aos trigêmeos Ko, Ka e Ina e em homenagem a eles transforme o Museu do Amanhã em Queer Museu vitalício. Ai, gente, que país lindo.

    1. Ah, não? E o aporte de penicilina é responsabilidade de quem? Não há um grama de penicilina disponível! Mas, votos para a segunda denúncia, tá garantido! Eu sei! Sou da área de saúde!

    2. Vc quer que o Temer corrija em 1 ano o que foi destruido em 13,5 anos? Esse é o espirito petista, não se esqueça que Temer assumiu como Presidente em 01/09/2016.A dilma foi impinchada em 31/08/2016.Imploda um prédio em 5 segundos e depois tente reconstrui lo em 1 segundo.