Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Advogada que atuou contra Lula em 2018 é favorita para vaga no TSE

Advogada que atuou contra Lula em 2018 é favorita para vaga no TSE
Foto: TSE

A advogada Marilda Silveira recebeu hoje 8 votos, entre os 11 ministros do STF, para compor a lista tríplice de indicados para uma vaga no Tribunal Superior Eleitoral.

Em 2018, representando o partido Novo, ela atuou para fazer valer a Ficha Limpa e barrar a candidatura de Lula, após a condenação em segunda instância na Lava Jato.

Na votação interna do STF, para formar a lista tríplice de hoje, ela ficou na frente de Maria Cláudia Bucchianeri, que em 2018 trabalhou para o PT a favor da candidatura de Lula.

Ela recebeu apenas 2 votos e teve apoio de deputadas ligadas a Arthur Lira.

A lista formada hoje, a ser enviada a Jair Bolsonaro, é para a escolha de um nome para a cadeira de ministro titular reservada a advogados, e que será desocupada em maio por Tarcísio Vieira Filho.

Ela é encabeçada por Carlos Bastide Horbach, que recebeu 11 votos, que já é ministro substituto da Corte. O segundo lugar ficou com Carlos Mario Velloso Filho, que teve 10 votos e também é substituto.

A tendência, como manda a tradição, é que Bolsonaro escolha para essa vaga de titular o mais votado, Horbach.

Com isso, será aberta uma vaga de substituto e é para esta cadeira que Marilda Silveira torna-se favorita, entre os ministros do STF, com sua inclusão na lista de hoje.

O membro da advocacia que ocupa a vaga de ministro substituto é relevante nas eleições, porque fica responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral. Essa é a função que aguarda Marilda na disputa de 2022, caso tenha a nomeação confirmada.

Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO