Aécio publica artigo na véspera do dia que definirá o seu futuro

Em artigo para a Folha de S. Paulo, Aécio Neves, que pode se tornar réu amanhã no STF, por corrupção passiva e obstrução à Justiça, detalha a sua versão para a conversa gravada por Joesley Batista e as imagens do seu primo recolhendo dinheiro vivo na JBS.

Eis um trecho:

“No início de 2017, precisei contratar advogados. Era uma despesa inesperada e eu não possuía recursos pessoais para enfrentá-la. Minha mãe colocou então à venda o apartamento em que reside há mais de 35 anos no Rio de Janeiro.

Minha irmã, Andrea, ofereceu o imóvel a alguns empresários, inclusive ao senhor Joesley Batista. Ela teve com ele, em toda a sua vida, um único encontro, a meu pedido, motivado por esse assunto familiar que nada teve a ver com política.

Mais tarde, de passagem pelo Rio, ela lhe telefonou, convidando-o para conhecer o imóvel. Ele preferiu não ir e pediu um encontro comigo.

Felizmente, esse telefonema, omitido pelo delator, foi recuperado pela Polícia Federal. Ele mostra, de forma inequívoca, o objetivo do contato feito: a venda do imóvel. Apesar da relevância, essa informação não foi mencionada na denúncia.

Recebi, de boa-fé, o delator no hotel em que estava e, numa conversa criminosamente gravada e induzida por ele, permiti-me usar um vocabulário inadequado e fazer brincadeiras injustificáveis e de enorme mau gosto, das quais me arrependo profundamente. Lamento, especialmente, o que esse episódio acarretou para outras pessoas.

Meu primo, Frederico, é uma pessoa absolutamente correta, íntegra e não tem nenhuma responsabilidade pelos fatos ocorridos. Limitou-se a me fazer um favor ao receber um empréstimo pessoal, a mim dirigido, que não tinha nenhuma vinculação com o cargo que ocupo (…)

Na gravação de que fui alvo, o delator atesta a origem lícita e particular dos recursos e deixa claro — também em depoimento— que partiu dele a decisão de que o empréstimo teria que ser feito em espécie, o que não é ilegal, uma vez constatada a licitude dos recursos.

Errei em aceitá-lo. Mas não cometi nenhum crime. Não houve nenhum prejuízo aos cofres públicos. Ninguém foi lesado.

Hoje, é fácil reconhecer que o objetivo dessa exigência era gerar as imagens para o seu extraordinário acordo de delação. Os recursos ficaram guardados, esperando serem formalizados, para que eu pudesse pagar honorários de advogados. Como isso não ocorreu, não foram usados e foram entregues à Justiça.”

 

 

 

 

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Perde seu tempo tentando explicar o inexplicável. Vergonha nacional, pedir dinheiro emprestado para bandido, bandido é. E pensar que muitos brasileiros colocaram fé na candidatura dele para presidente, ele não levou, mas o poste do cachaceiro entrou e ficou somente para falcatruar. Triste sina de um país órfão de homens honrados. Agora perca seu tempo e se limpe.

Ler mais 108 comentários
  1. Perde seu tempo tentando explicar o inexplicável. Vergonha nacional, pedir dinheiro emprestado para bandido, bandido é. E pensar que muitos brasileiros colocaram fé na candidatura dele para presidente, ele não levou, mas o poste do cachaceiro entrou e ficou somente para falcatruar. Triste sina de um país órfão de homens honrados. Agora perca seu tempo e se limpe.

  2. Mas péra aí……?!? Pra fazer um empréstimo para pagar uma dívida particular precisa todo esse segredo, o máximo de cuidado pra ninguém saber que você tem uma dívida ?? Eu já tive uma dívida, que não poderia pagar sozinho. Reunimos a família, todos me ajudaram se responsabilizando junto comigo, fomos ao Banco, fizemos um empréstimo, com advogado presente. Conseguimos pagar a dívida, e, acabou tudo bem. Meu caro Aécio, eu acho muito dificil a justiça aceitar a sua historia. Só se você mata-se o delator, talvez, quem sabe…….deixa prá lá…!!! Meu avô já dizia: TODOS POLÍTICOS NO BRASIL SÃO IGUAIS….

  3. Ô coitado!! É muita cara de pau!! O cara recebe dois milhões em dinheiro e prefere transporta-los num carro por 600 Km (de SP a BH).Acho que São Paulo não tem banco.
    Ah, Aecinho, só pra lembrar: Seu primo e o assessor te deram o tombo!! Fizeram um vale no dinheiro que seria seu. Dá uma olhada no filme e veja eles embolsando a grana!!
    PILANTRA!!

  4. A versão de Aécio é a mais pura mentira.
    Na conversa gravada, Joesley, dono da JBS, e Aécio, senador e ex-presidente nacional do PSDB, negociaram de que forma seria feita a entrega da quantia de R$ 2 milhões.
    Foi quando o senador disse a seguinte frase:
    .
    “Tem que ser um que a gente mata ele antes de fazer delação. Vai ser o Fred com um cara seu”.
    .
    Ora, ninguém que pede dinheiro emprestado, como você alegou, precisa falar em delação.
    Sem falar na ameaça de matar o próprio primo!
    Vai ser preso, seu insignificante!

  5. Sob pena de me tornar repetitivo, lá vai aquele que já virou o meu mantra: a qualidade da mensagem é reveladora de como o destinatário é avaliado pelo remetente. Com essa mensagem o remetente, Aécio, chamou a todos os destinatários, que somos nós, de idiotas. Nem ele acredita que eu acreditarei nessa lorota. Minha única dúvida nesse caso é se ele, a irmã e o primo também respondem por formação de quadrilha?

    1. Me parece que para caracterizar “formação de quadrilha” é necessário 04 partes; não 03 como é o caso. O Canalha teve sorte.

  6. MDS esse cara é um santo. Olha só que dó. Como puderam fazer isso com uma pessoa tão boa, tão correta, tão idônea?
    Agora conta a do “purtuguêis”, Aécio Neves?

  7. A casa caiu. Se não fosse por essa seria por tantas outras porque o senhor é um patrimonialista que usa a política, como muitos outros da sua classe, para se locupletar. Os interesses do povo? Ah… deixa pra lá!

  8. Coitado, outro injustiçado. A perseguição política no Brasil está demasiada. Tomara que o Amigo lhe conforte no xadrez, Aecinho! Vocês te tornarão mais próximos lá durante o banho de sol, tenho certeza disso.

  9. Com a palavra, a JUSTIÇA. Aliás, justiça, só é justiça, se for para todos. É preciso tirar todos os corruptos e malfeitores do governo e colocá-los na cadeia, para que respondam pelos seus crimes. E assim sendo, teremos um pouco de esperança e dignidade.

  10. Prezado Aécio, votei em vc. em 2014, com a esperança de que o Brasil pudesse se livrar de uma corja. Mal sabia eu e mais 51 milhões de brasileiros, que a massa da qual vc. foi feito é a mesma da corja petralha. Sem tirar, nem por. Hoje, tudo que peço ao STF, Vergonha Nacional, é que vc. fique junto com o Lulladrão, mas em cela comum. PT, Saudações!

  11. Olha Aécio a sua defesa no jornal LIXO de SP pode até ser boa,mas quem lamenta são TODOS os brasileiros que ainda acreditavam que VOCÊ e o PSDB eram diferentes e realmente não passam de um “Denorex – aquele que parece mas não é” , basicamente o seu linguajar revelou a pessoa de verdade que você é e o PSDB e VOCÊ na realidade NUNCA atacaram a Corrupção Endêmica que tinha no PETÊ e seus satélites pois no fundo vocês fazem parte do “SISTEMA” e por isso,volto a reiterar, INFELIZMENTE para o Brasil e os brasileiros ficamos órfãos de bons políticos e só nos resta agora escolher o MENOS RUIM e que ao menos NÃO queira detonar a LAVA JATO que tanto BEM fez ao cidadão decente e ao BRASIL como bem explanou o VARGAS LLOSA em seu texto já amplamente divulgado.

  12. Pois é Aécio. Pode até explicar, mas. não da pra justificar.
    Acreditei e votei em você duas vezes seguidas.
    Até prova em contrário, considero-o culpado.
    Lamento muito.

  13. Ele não citou os unicórnios cor-de-rosa que ele sonhou..
    .
    Que nível desse playba..
    .
    Linguagem 100% chula..
    .
    O Temeroso pelo menos teve classe para negociar as propinas..
    .
    E classe é tudo no antro político..
    .
    Agora é Lula Presidente do Brasil!!
    .
    O Chovo dos Antas é livre!!
    .
    Viva Lula!!
    .

  14. Ladravaz, vagabundo, canalha, criminoso!!! Não há palavras que possam descrever a cara de pau desse corrupto mentiroso filho da P U T A e a revolta que essa tentativa de nos fazer de imbecis causa! O lugar desse bandido é na cadeia junto com Lula!!!

  15. Coirado! Aécio é inocente. Ele jamais pediria propina. Jamais mandaria matar alguém para não delatar.
    Estou achando que é a SEGUNDA viva alma mais honesta deste país. A PRIMEIRA tem dono eterno.
    Acho até que vou fazer protesto na rua para não prenderem a SEGUNDA alma mais honesta da mesma forma que estão fazendo com a PRIMEIRA.

  16. Senador Aécio, onde e em qual momento foi entregue na data do pagamento, ou qualquer outra data, o recibo de sinal, ou contrato de compra e venda, ou transferência, ou registro da hipoteca do imóvel garantidor do suposto empréstimo? Qualquer estudante de Direito do 3º período sabe que a comprovação de exercício do Direito Real é formalíssima. V. EXC. NÃO APRESENTOU, ATÉ O MOMENTO, OS REGISTROS E ANOTAÇÕES NO CARTÓRIO… Por outro lado, há fortes indícios que é habitual entre seus parceiros e colaboradores criarem fenômenos criminais e álibis para ingerirem em inquéritos, processos, negociarem sentenças e obstruírem a Justiça. Quem são vossos avalistas que estão EXECUTANDO pendências do PT e PSDB? JB, Teresa Bergher (…), João Lopes, Marcio Toledo, Carla Dumont e Marieta Olívia à Marielle?

  17. Ta brincando com a inteligência do povo, ta chamando o povo de idiota, tua hora ta chegando seu cara de pau, salafrário, canalha, traidor do povo. Vou comemorar tua prisão assim como a do Vampiro Temer, vocês não tem noção da revolta das pessoas porque vivem da mesma forma que os ministros imprestáveis do STF, quero ver se você tem coragem de dar uma voltinha na Av. Paulista, você é um corrupto desgraçado, um verme que será dizimado pelo povo, tomara que fique uns 30 anos na cadeia, de preferência ao lado do Lula. Pode preparar uma equipe médica de plantão porque a cadeia ja é certa, ninguém aguenta mais ser enganado por bandidos como o senhor. Ainda tenho uma pergunta: O senhor ja matou o Fred ?

  18. É brincadeira Sr. Aécio. Com esse texto publicado na Folha, não somente mais uma vez, me arrependo amargamente de ter votado no Sr na última eleição, como vejo que o Sr é uma pessoa extremamente arrogante achando que todos os brasileiros são IDIOTAS em acreditar nesse seu conto pueril. QUERO MEU VOTO DE VOLTA. Chega de políticos no Brasil, não dá mais. CHEEEEEGA.

  19. Bom dia, Antagonistas. Patético. A maioria que votou em você, Aécio, não tem bandido de estimação, na verdade, foi voto contra o PT. Este eleitores querem ver você por muito tempo no xilindró. A gravação revelou que tipo de gentalha é você, corrupto igual a tantos da Praça dos Três Poderes. Cadeia para todos os corruptos deste país.

  20. Aécio, o que seus ex-eleitores querem de você é sua delação premiada. Vomite todas as sujeiras das quais você participou e das quais tem conhecimento. É a única alternativa que resta para diminuir os danos que você causou. As pessoas não acreditam em você. Seus eleitores não são pobres ignorantes, nem fanáticos de uma seita imoral. Você corre um grande risco de perder seus bens, cumprir vários anos na cadeia e sofrer eterna repulsa. Tente encontrar um vestígio de dignidade e tomar uma atitude positiva pelo menos uma vez.

  21. Aécio, esclareça pra nós:
    – Por quê não simplesmente vendeu o apartamento no mercado?
    – Com tantos contatos na sua rede social, por quê foi pedir ajuda financeira a um empresário que todos sabiam ser investigado por compra de influência?
    – Se a coisa toda era perfeitamente legal, por quê não foi você mesmo fechar o negócio e receber o “financiamento”?
    – Por quê o dinheiro de uma transação “legal” não foi imediatamente depositado em sua conta?
    – Cadê o contrato de compra/venda do imóvel, recibo de pagamento e as consequentes mudanças na escritura do imóvel, devidamente datados?
    – Por quê se desculpou com o Joesley dizendo que pediu investigação da chapa Dillma/Temer apenas para irritar o PT?
    – Por quê você queria que o Temer parasse a Lava-Jato?

  22. Era para pagar advogados que acabaram não sendo pagos; era lícito o dinheiro mas tinha que ser transportado em malas por um portador que deveria ser assassinado antes de deletar; tudo isso dito numa linguagem chula típica de marginais; é esse senhor ainda quer que o Brasil ( que foi traído por ele) acredite nesse lero-lero para boi dormir? Tenha paciência senador, assuma seus crimes e pague a dívida com a sociedade que vossa excelência tratou como eleitores otários.

  23. Nem Jorge Amado, muito menos O Meu Pé de Laranja Lima, sem mencionar o Paulo Coelho, pois bem, o Brasil nunca conseguiu um Nobel de Literatura. Pois agora, vai! Aécio é ficcionista dos maiores. Teremos, afinal, um Nobel. Ele, com o prêmio, não mais precisará mendigar ao açougueiro!

  24. Melhor história de ficção que já li.
    Aécio, candidato a Nobel de Literatura.

    Que performance, ops.., cara de pau.

    Também estou precisando de grana para pagar
    algum advogado para me tirar do presídio.
    Tenho um terreninho invadido.
    Alguém tem o telefone do Joesley ?

  25. Se o momento é para moralizar, o Supremo Tribunal Federal não pode passar batido ! Observação feita por um Mineiro que prestigiou o Sr. Aécio por vários mandatos. Essas figuras nefastas à democracia tem de ser punidas, assim como está sendo feito com o maior ladrão da história do País, um tal de Luladrão.

  26. Maldita a hora que votei em vc, canalha safado e covarde, incapaz de assumir que é desonesto e vagabundo.

    Nem pra vereador vc se elege mais.
    Vai ter que trabalhar qdo o dinheiro ROUBADO acabar…. kkkkk

  27. Mentiroso.
    O vocabulário chulo usado na conversa interceptada e que veio a público mostra o real caráter desse farsante. Ele não passa de um meliante. Ainda bem que não foi eleito e ainda bem que não será eleito. Nunca mais.

  28. A CEGUETA IRMÃ DE AECIM ERA BEM AMIGUINHA DE JOESLEY, E FRED SEMPRE CARREGOU MALAS DE PROPINAS PARA O PRIMINHO PROPINEIRO AÉCIO, E PELO ÁUDIO AÉCIO E BEM AFINADO COM A BANDIDAGEM E DEMONSTRA SEU LADO MAFIOSO QUANDO FALA EM MANDA MATAR DELATOR, TEM OUTROS EPISÓDIOS EM QUE FOI GRAVADO COM OUTROS PERSONAGENS BEM SORDIDO, ZEZE PERRELLA FALANDO QUE SÓ TRAFICA COCAINA, OUTRA VEZ FALA COM GILMAR MENDES PARA FALAR COM O SENADOR FLEXA RIBEIRO PARA CONVECER A VOTA UM DESTAQUE PARA ENGANAR O PRÓPRIO PARTIDO NO SENADO, TAMBÉM LIGOU PARA BETO RICHA A PEDIDO DE ANDRÉA NEVES PEDINDO PARA ROSSONI RETIRA AS CRÍTICAS FEITAS CONTRA ELE, AÉCIO E UM BANDIDO DESCARADO E MANDANTE DE MATADOR DE DELATOR, QUE FICAR LIMPINHO PARA SER REELEITO, SO QUE NÃO ESQUECEMOS DE NADA QUE O MELIANTE FEZ…

  29. A Foice de SP cuprindo seu papel. É o espaço preferido de 10 entre 10 bandidos para publicar suas vergonhosas e imbecis justificativas. Haja paciência..que país cansativo!

  30. Aécinho do pó e Joesley nunca ouviram valar em TED bancária?kkkkkk… O bandido de nove dedos te espera na cadeia… e avisa o cumpadre Temer que ele é o próximo! O Brasil cansou de voces!

  31. Se vc não fosse corrupto, estaria eleito presidente em 2018. Pena! Sorte do Brasil q descobriu sua índole antes das eleições. A propósito, sua carta não menciona o trecho da gravação em q vc agradece o apoio do Joeslei ao longo da sua carreira …

  32. Coitado, mais um pouco deste desabafo, sinto-me na obrigação de contribuir para a coleta de recursos para pegar as contas do ex. governador de Minas que passou a maior parte do tempo no Rio, jantando no circuito, Guimas, Capriciosa, Antiquários, Satiricon, Fasano e etc.
    É muita cara de pau.

  33. Ingênuo é o povo mineiro que foi passado para trás a vida toda por este bandido.
    Quem é de Minas sabe que a gestão dele é só propagando, assim como em outros estados onde o PSDB passa. Não sou PTista, muito menos esquerdista, tenho analisado os fatos apenas. Votei neste vagabundo para presidente. Olha no que deu! O canalha estava usando até botnet para conseguir convencer o eleito!
    Esse não volta mais! Acabou Aécio! Vc quer jogar, mas perdeu a aposta. Simples!

  34. A versão é verdadeira e comprovada pela defesa do Aécio no plano jurídico. Já no plano político ficou escancarado o objetivo do bambuzeiro Janot em se cacifar para cargos políticos em cima de um político de seu estado por ele desmoralizado já que sua tentativa de trieleição para a procuradoria foi rejeitada pelo executivo. Aí veio a vingança do Janot com todas os desdobramentos que conhecemos. Quero ver o STF ter coragem de tratar esses fatos ocorridos com o Aécio com base em flagrantes gerados por um esquema anulado pelo próprio sistema, ainda mais com Lulla preso. A sorte está lançada para ambos os lados!!!

  35. Ora, ora, Aécio! A ideia de que o “empréstimo” fosse feito em espécie partiu do delator eque isso não é ilegal? Mas então por o senhor não depositou o dinheiro em sua conta? Por quais cargas d’água, enviou o dinheiro via terrestre para o Rio?

  36. Sem mais lorotas!
    Todo mundo viu e ouviu que não foi assim, que essa historinha sua não cola mais.
    Joesley cansou de ser extorquido e deu o bote, você caiu, simples assim.

  37. Onde estã a militância do AECIO? entre esses eu eleitor que votei nele, que não aparece para pedir por PROVAS? Vamos, se apresentem, digo, nos apresentemos. Mas que nada. Nós sabemos diferenciar as coisas. Isso lembra, muito bem, a parábola do Fariseu e do Publicano. Nós, REpublicanos, do Brasil, defendemos a Republica, já os Faresianos defendem o LULLA

  38. zzzzzz , chega Aecio vc ja era. Devia ter falado tambem que sua irma sempre tomou conta da sua vida controlando suas despesas , etc e que seu primo foi braco direito durante todo seu governo de Minas , ficou rico , comprou fazendas , virou mulherengo , ai vc colocou ele na CEMIG diretor de novos negocios (( da ate pra imaginar )) . So tem santo e inocnte na sua familia. SERA QUE NAO VAI APARECR NINGUEM DE CARATER NA FAMILIA NEVES??? PARECE QUE SO O PAI DO FREDERICO SE LEVANTOU NA EPOCA DA PRISAO MAS COMO ANDA CALADO JA TEVE TER RECEBIDO O DELE. COVARDES – AECIO SINDICO 2018 – NAO TEM MEU VOTO

  39. Engraçado. A musa do Reinaldo Azevedo só esteve com o Joesley uma vez na vida e justamente a ele, a despeito de conhecer dezenas de outros possíveis compradores, ofereceu o apartamento. Afora poder ter colocado à venda nos classificados de um jornal. Mas deve ter se encantado nesse único encontro com o Joesley. Amor à primeira vista. Te cuida, Reinaldo!

  40. Isto q da seguir modinha,o pt lançou a modinha de roubar,comprar, aparelhar,mentir…
    Eu te entendo Aécio, mas por favor não siga modinhas,galinha q vai no embalo do pato morre afogada.

  41. Melhore o campo dos comentários… não gosto da maneira do G1 noticiar as coisas, diferente o o ontogonista que dá show de informação… mais o site do G1 é um exemplo a ser seguido como modelo de site! não pelo conteúdo mais pela interatividade com o os visitantes!

  42. DEVIA SER PARA PAGAR ERA DIVIDA DE FORNECEDOR DE AÇÚCAR. RESPONDA A PERGUNTAS COM UM DETECTOR DE MENTIRAS E FAÇA EXAME A CADA TRES MESES DE RAIZ DE CABELO E ATLVEZ ACREDITAMOS NA SUA ESTÓRIA

  43. Narrativa mentirosa articulada por você e seu advogado de defesa!

    Você sempre foi suspeito de ser bandido de alto nível! Sempre de rabo preso com os demais bandidos de Brasília! Nunca fez oposição de verdade! Sempre um teatro!

    Muita cadeia para você!

  44. “Que mentira, que lororota boa, que mentira que lororota boa.” Toma VERGONHA! Um senador, pedir empréstimo em espécie? Ameaça de matar o próprio primo se delatar, falando claramente em obstruir a justiça. Só aqui no Brasil, continua solto. Vagabundo, corrupto do CARAIO!

    1. Pois é, acho que os neuronios não estão funcionando muito bem…. podia ter ficado quieto ou inventado uma história mais convincente…