Afago aos indígenas: “Não vai adiantar nada”

Da antropóloga Alcida Rita Ramos, professora emérita da UnB e especialista em “sociedades indígenas”, a O Antagonista, sobre a homologação de duas terras indígenas hoje:

“Claramente, isso faz parte do pacote de bondades de Dilma às vésperas do processo de impeachment. Mas, a esta altura, ela quer o apoio de quem? Não estou entendendo. Essas homologações não vão adiantar nada. Ela vai conseguir o quê com isso? O governo Dilma não foi ruim, foi péssimo para os indígenas. Não apenas ignorou as demarcações de terra, como permitiu as grandes obras sem qualquer diálogo com o povo indígena. Não houve governo social nesse quesito.”

Com o decreto de hoje, o número de áreas indígenas homologadas por Dilma no último mês chega a três.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 134 comentários
  1. Segundo a Folha de S. Paulo, este dinheiro está saindo da verba de investimentos da Eletrobras. O que está acontecendo? Está sobrando dinheiro no setor elétrico e ninguém nos avisou?

  2. “Artistas”, “jornalistas”, “intelectuais” e “formadores de opinião” custam caro, ora essa ! Já viu algum deles morando em lugares que não sejam classe A+ ? Essa gente adora miséria, tanto que querem transformar o Brasil em uma gigantesca versão de Cuba. Mas que fique bem entendido: eles vão morar nos EUA ou Europa, como um certo “cantor” de olhos verdes que já vive em Paris…

  3. O Temer deve avisar à praça que qualquer contratado por estas verbas escusas de última hora não serão pagos e ainda, serão objeto de processo pelo Ministério Público em face de escárnio público contra o erário num desgoverno de última hora.

  4. A jogada é ficar bem na fita com medidas populistas que até no último dia do mandato estava pensando nos mais pobres e por outro lado entregar uma massa falida para o sucessor. Administrar problemas com falta de recursos será a herança do próximo sucessor e a imprensa opositora vai massacrar e cobrar resultado sem trégua.

  5. Seria a saideira de Bandilma? Não acharam a propina da refinaria e fica a suspeita que tenha sido pela causa, Cuba queria mais uma refinaria capaz de refinar o petróleo pesado e de baixa qualidade que a Venezuela lhe dava (a ponto de ter sido listada como produtora de petróleo no site da agência de petróleo americana), Petrobras de laranja… Ainda não se arguiu na justiça o pessoal que vendeu. Blindados? A venda foi realizada nos EUA, logo, basta provar que houver suborno no negócio, haverá cana dura para os vendedores, devolução de dinheiro ou ressarcimento de acionistas. Prisão de Dilma.

  6. Mais uma ação mostrando a insanidade da Dilma,e as InstituiçOes se calam? Os Requi-cão da Orcrim preferem atacar a Janaina Paschoal ,que está fazendo um belo trabalho.Está sendo atacada porque dá os fundamentos para o impeachment.Fundamentos que eles doentiamente tentam negar. O Pt ,A Diuma estão tentando levar o pais a desordem; estão lançando mão de ataques sórdidos ã pessoa e nada falam contra o assalto aos cofres públicos que a Diuma fez e continua fazendo.O Stf se omite,o Janó não tem voz ativa,é uma vergonha.Os brasileiros do bem cansaram desses malfeitores que acabaram com o país.

  7. Ao declarar o IR e constatar que uma boa parte do fruto do nosso trabalho vai pagar caprichos dela ao invés de beneficiar a nossa família ou a sociedade é simplesmente revoltante.

  8. Que país é este????? Até bordel tem regras mínimas de limites!!! A nação brasileira se tornou uma avalanche de roubos, má educação e falta de ética, onde ” tudo pode”, como disse o bigodao. Estamos a deriva e Dilmaluca, continua liberando verbas??? Temer vai se dar mal, se não escolher muito bem, seus ministros e assessores. A roubalheira vai continuar até o último minuto deste governo e quem vai pagar a conta somos nós, a população brasileira. REVOLTANTE!!!!!

  9. Antagonistas, peço-lhes que DENUNCIEM, algo que está sendo anunciado pelo SBT(TV do Silvio Panamericano Santos). Trata-de de um novo programa da emissora, que pasmem, tem o singelo nome de BOLSA FAMÍLIA. Isso mesmo, uma estratégia, do vindo governo, em permanecer no subconsciente da população. Essa emissora por receber verbas de propaganda do governo Federal, não pode ter ums “atração”, com nome de um programa desse mesmo governo, que põe dinheiro público, na mesma. Não satisfeito em fazer bajulação explícita, em seus telejornais, SS partiu para a patifaria disfarçada.

  10. OS DIAS ESTAO CONTADOS. Fiquem alerta ao plano de LULA de FUGIR PARA A VENEZUELA. Pedir asilo como perseguido politico. Isso nao eh brincadeira, fonte segura. ALERTA A ISSO. O TEORI TIROU A INVESTIGACAO DE MORO PARA ALEVIA-LO A PRESSAO. E ASSIM QUE VOTAREM O IMPEACHMENT, VAI MANDAR PRENDE-LO.

  11. SE VOCES APOIAM O PARLAMENTARISMO. Jose Serra escreveu um artigo sobre isso. http://www.joseserra.com.br/artigo-nem-so-de-pao/ VALE A PENA LER. NO MESMO SITE, VOTE PARA PETICAO DE VOTO DISTRITAL. Vamos comecar a nossa reforma politica DESDE JA!

  12. Vem gordos pixulecos de propagandas superfaturadas ? Nãaoooo… estamos em um país sério… é apenas suspeita da oposição. Cada dia os desvios ficam mais na cara. A coisa é tão feia e desbragada que o protagonista que transportava a mando de um deputado uma dinheirama na cueca continua vivendo sem nenhuma investigação levada as ultimas consequencias. Vivemos em um país EXTREMAMENTE leniente com roubos e ladroes. Os acordos de leniencia por medida porvisoria da presidente são uma vergonha nacional. Indignem-se cidadãos !

  13. Programa de Sustentação do Investimento (PSI), criado em 2009 e operado por meio de repasses do BNDES, e, posteriormente, a partir de 2011, operado também da Finep, busca estimular a produção, aquisição e exportação de bens de capital e a inovação tecnológica. As operações de financiamento a planos de negócios em inovação são realizadas exclusivamente pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A Media Provisória nº 663, de 19 de dezembro de 2014, alterou a Lei n° 12.096/2009 elevando o limite de financiamentos subvencionáveis pela União até o montante de R$ 452 bilhões.

  14. Vai ver foi pra isso que o Lula se reuniu com o Duda Mendonca, pra lavar mais dinheiro antes de perderem o poder. Tambem vai aproveitar pra fazer propaganda do PT, mais enrolacao pra tentar pagar uma de amigos do povo com obra social.

  15. O japão , o eua , austria , suécia , a dinarmarca e o canadá não tem essa penca de estatais e são países que primeiro mundo . o brasl é subsenvolvido e tem um monte de cabides de emprego para sustentar malandros e bandidos que quer ganhar sem trabalhar e vive de roubo

  16. Essa MP é obviamente inconstitucional, pois crédito extraordinário é para despesas IMPREVISÍVEIS E URGENTES. Como publicidade é imprevisível? O Renan tem uma boa oportunidade de refazer o que já fez uma vez: devolver a MP no ato! E cabe também mandado de segurança contra essa MP!!! Ela colocou junto obras para os Jogos Olímpicos para que fosse deglutida, mas tem mais é que detonar logo a MP. Espero que todos esses atos sejam devidamente apurados e punidos quando a corja sair do poder!

  17. A gente patrocina a tv rasil para defender o governo e a tv do pt para atacar o juz moro e os procurados ter um monte de jornalistas amestrados fazendo proselitismo partidário

  18. Pessoal, PREPAREM DESDE JÁ UMA LISTA COM AS AÇÕES DE DILMA NESTE ANO, EM QUE FICOU CLARO QUE O IMPEACHMENT ERA INEVITÁVEL, PRINCIPALMENTE ESTAS “EXTRAORDINÁRIAS”… Publiquem em uma sequencia de posts para podermos utilizar na guerra que se avizinha…. (pessoas de bem X amantes da boquinha)!!!

  19. A faxineira continua a mil…….Infelizmente a oposição é fraquinha e não zurra alto como ela, é mais educada. Educação no Brasil virou símbolo de ser “coxinha”, estudar em bons colégios e não erguer a voz para ganhar a razão, virou abobrinha….

  20. Decididamente esse povo não tem limites!!! Estou ansiosa pelo primeiro Diário Oficial do governo Temer, todossss os petralhas exonerados, de todos os escalões…assim espero!!!!

  21. Medida Provisória? Foi aprovada pelo Congresso Nacional? Medida provisória somente pode ser usada excepcionalmente, apenas em casos de relevância e urgência, em que permite-se ao Poder Executivo, a criação desses atos com “força de lei”, chamados “medidas provisórias”. Deve estar havendo algum equívoco, porque inexistem relevância e urgência para “propaganda da Presidência?”

  22. – Contratos Celebrados e Renovados: Milhares de contratos de longo prazo foram assinados nesta semana, todos com multa rescisória altíssima! Portanto, pelos próximos 10 anos ELLES ainda vão estar SUGANDO O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO!!!

  23. Olha ela esta querendo dar aposentadoria para os blogs sujos… Outra a lastima/fatima berrera do pt… falando em impeachment do temer é só pedir, quero ver ser aprovado na Câmara dos Deputados… É de rir…

  24. O país em crise e a turminha vermelha ainda gasta 100 milhões em propaganda! Isso é sério? Coisa típica de República Bananeira Sul-americana! Notar que, segundo o MP, um “montão” de dinheiro do contribuinte foi desviado pelos “caminhos da propaganda”.

  25. É a “farra do boi”……Vamos TORRAR tudo e deixar o Temer sem um p.uto de dinheiro na mão. “Off topic: estava acompanhando a TV Senado……a Fátima Bezerra é TUDO o que minha esposa quer aqui em casa……..Cara de faxineira (de limpeza de lixo, pó, arrumar cama, lavar roupa, louça, etc) e lá está a zurrar asneiras na nossa cara.

  26. Tudo culpa do STF e PGR, volto a falar “acovardados”, Lula tem razão!!!!!” Eles vão acabar com o Brasil e vai sobrar para o povo, corruptos. Está na hora desses ministros do STF tomarem atitudes, vamos Janot atitude e não ficar atras da Lava jato querendo mostrar poder deixa a PF fazer a parte dela.

  27. VEJAM: ISTO É SER PETISTA menos de um minuto atrás VEJA O QUE FEZ A PETISTA 1 minuto atrás URINOU E DEFECOU SOBRE FOTO DO BOLSONARO. ALIÁS, O BRASIL ESTÁ CONHECENDO A VERDADEIRA ESSÊNCIA DOS PETRALHAS ASQUEROSOS: CUSPIR, ESCARRAR, URINAR E DEFECAR. ESTÃO DESESPERADOS E NÃO SABEM MAIS O QUE FAZER, AÍ FAZEM ESTAS INDECÊNCIAS. VEJAM AQUI: https://www.youtube.com/watch?v=ZJTn7dzpobM

  28. O temer tem privatizar a tv brasil , a petrobras , a caixa e diversas estatais , se vender vai economizar bilhões e aumentará a arrecadação do estado e rambém irá gerar empregos

  29. VEJA O QUE FEZ A PETISTA 1 minuto atrás URINOU E DEFECOU SOBRE FOTO DO BOLSONARO. ALIÁS, O BRASIL ESTÁ CONHECENDO A VERDADEIRA ESSÊNCIA DOS PETRALHAS ASQUEROSOS: CUSPIR, ESCARRAR, URINAR E DEFECAR. ESTÃO DESESPERADOS E NÃO SABEM MAIS O QUE FAZER, AÍ FAZEM ESTAS INDECÊNCIAS. VEJAM AQUI: https://www.youtube.com/watch?v=ZJTn7dzpobM

  30. É vamos lá, cadê a oposição para entrar urgente com uma liminar no STF? Há sei, o tal STF, é um supremo 247 bolivariano, não adianta, vai perder tempo, o puxadinho do Palácio do Planalto não pensa no País, o que vale mesmo a cúpula, é defender o projeto criminoso de poder, lamentável.

  31. Prezados Antagonistas, já descobri onde parte desse dinheiro foi empregado. Lembra do Sidney Rezende, que foi demitido pela Globo após defender o governo? Pois é, foi contratado (sem licitação) como PJ para prestar serviços à EBC (a rádio que não dá nem traço) por quase meio milhão por ano. Que belo assessor de imprensa, hein? Cabe um post do Antagonista.

  32. Eduardo Cunha, sobre os ataques que têm sofrido de Dilma e do PT: “Esse desespero está sendo colocado por esse partido assemelhado a uma organização criminosa, que não tem autoridade moral para atacar quem quer que seja e fica tentando. Funciona como um punguista na praça, que bate a carteira e sai gritando ‘pega ladrão’ para desviar a atenção.“

  33. Atenção!! Crédito extraordinário. Modalidade de crédito adicional destinado ao atendimento de despesas urgentes e imprevisíveis, como em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública. São vedadas a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa (art. 167, VI, CF/88).

  34. Aliás, a população deveria colher assinaturas para um projeto de proibição de propaganda institucional do governo. Nos últimos três anos, vimos propaganda da Petrobrás aos montes, e o que vemos agora, é um rombo de 500bi.

  35. Ela faz de proposito e fizzeram com todo prazer para prejudicar o povo e o governo do temer – com objetivo aumentar o rombo nas contas e gastando com os “médicos cubanos ” e reajuste do bolsa família

  36. O PT está insistindo que o arranjo entre Levandoviski e Marco Aurélio delimitando o que pode ser julgado pelo Senado e que constou em uma ata do STF deve prevalecer sobre a autonomia do Senado.

  37. ______________________________ COMO ASSIM? ELA NÃO VAI SER AFASTADA DAQUI MENOS DE 15 DIAS? POR QUE ELA TÁ QUERENDO 100 MILHÕES PRA GASTAR COM PROPAGANDA? 100 MILHÕES DO DINHEIRO SUADO DOS BRASILEIROS? ERA SÓ O QUE FALTAVA!!! ______________________________

  38. Por falta absoluta de controle, não há como pedir – judicialmente – que ela seja impedida de assinar contratos de longo prazo e com multas exorbitantes, até a votação da admissibilidade do impeachment? Tem que haver algum meio de impedir uma loucura dessa.

  39. Ia ser bom que perto do dia da votação, os senadores resolvessem deixar a Dilma na presidência para ela colher a plantação… Estou começando a achar que o povão merece sofrer mais um pouquinho.

  40. É privatizar tudo: água, luz, gás, petróleo, tudo. Enquanto existirem empresas do governo existirá toda essa vigarice. É preciso cortar a principal fonte de rendimento desses parasitas. A segunda coisa a fazer é como fez a europa. Privatizou e abriu para a competição externa. Hoje em Portugal existem 10 empresas de fornecimento de energia elétrica, algumas de outros países, 6 a 8 de gás, 10 a 12 de internet e celular. Só água é que ainda não chegou lá. A corrupção ainda existe em Portugal, mas já secaram muitas fontes de vigarice. E lá também tem um juiz Moro, chamado Carlos Alexandre.

  41. Verba publicitária, mais uma vez gasto com propaganda. Pra quê um governo moribundo, que não durará mais que 15 dias precisa gastar com propaganda???? A oposição e especialmente Temer tem que tentar reverter essa gastança absurda. Aí tem… além de premeditadamente inviabilizar a economia do próximo o governo o que já seria no mínimo irresponsável, gastar com publicidade é o fim.

  42. –“Ponha os tanques na rua, cerque com eles o Palácio do Planalto – de modo algum para provocar qualquer violência, mas para mostrar que a presidenta do Brasil tem poder, meios e coragem para proteger o povo que a elegeu e o país, contra o assalto de neofascistas e – sobretudo – contra os interesses de Washington” 28/4/2016, Peter Koenig http://port.pravda.ru/busines/29-04-2016/40874-carta_dilma-0

  43. Ella está agindo contra o povo: 1. Senado Humilhado pelo Nobel da Paz 2. Fim do DPF – departamento da polícia federal 3. Aumento do Judiciário e Bolsa Família 4. Renovação por 3 anos do “Mais Médicos” 5. Contratação de milhares de “Consultores” 6. Pressão na Janaina Paschoal 7. MST bloqueando estradas 8. Milhões para Propaganda 9. Russia pede tanques no palácio

  44. Tava evidente que às vias de ser chutada ela ia queimar todo o dinheiro que tem e que não tem. Deve ter muito mais coisas obscuras sendo feitas. Estão raspando todo o pote enquanto podem. DEPOIS ESSA SENHORA SAI POR AÍ FALANDO QUE É HONESTA… CADEIA À TERRORISTA!

  45. Sr. Carlos Velloso foi ministro do STF por 16 anos, tendo presidido o tribunal entre 1999 e 2001. Em entrevista ao Correio Braziliense, primeiro deixou claro que era contra o impeachment de Dilma: “Fui um dos primeiros a dizer e a afirmar, quando se falava em impeachment, que não havia, até então, motivos para o impeachment.”

  46. “comunicação institucional e publicidade de utilidade pública” Vai pedalar mais dinheiro público para fazer propaganda contra o impeachment? Quais as agências que vão receber essa bufunfa? Propeg? Agnelo Pacheco? Borghi/Lowe? VTPB? Focal? Oli Produções? As empresas do Bené? Tirem a caneta da Louca!

  47. Por favor, quem for da área, ou deputados que entraram com projetos sobre o tema, expliquem prá todos nós o que vai significar essa mudança anunciada hoje pelo ministro das Comunicações. Sempre fico atenta, porque dessa gente nunca vem coisa boa. Leiam a reportagem no Estadão. http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,nao-vamos-abrir-mao-da-internet-ilimitada–diz-ministro-das-comunicacoes,10000047240

  48. /// Temer, além de considerado o Messias- salvador da Pátria, também é poeta? http://www.brasilpost.com.br/2016/04/24/michel-temer-poemas_n_9767976.html Mas os antagonistas adoram “poetas”, por isso está tudo bem, e o futuro do Brasil está garantido, com “poetas” nos governando. ///

  49. Milhares de contratos de longo prazo foram assinados nesta semana, todos com multa rescisória altíssima! Portanto, pelos próximos 10 anos ELLES ainda vão estar SUGANDO O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO!!!

  50. 374 mil receptores de tv e antenas serão distribuídos de graça no entorno do DF http://www.midiafire.com.br/2016/04/atualidades-374-mil-receptores-de-tv-e-antenas-serao-distribuidos-de-graca.html