Ala do MDB quer apoio do partido a Lula; conversas envolvem ex-presidente do Senado

Ala do MDB quer apoio do partido a Lula; conversas envolvem ex-presidente do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Conversas entre Lula e integrantes do MDB que defendem uma aliança do partido com o ex-presidente em 2022 estão em andamento.

Há uma ala de emedebistas do Senado, incluindo Renan Calheiros e Jader Barbalho — o paraense nega —, que consideram ser esta a saída para o ano que vem: voltar a caminhar com o PT. A assessoria de Calheiros disse que o senador alagoano conversou recentemente por telefone com Lula e ficaram de marcar um encontro.

Ao jornal O Globo, nesta semana, Calheiros já deu a deixa:

“Sinceramente, acho que o apoio do MDB a uma dessas candidaturas alternativas de centro é um caminho difícil de acontecer. Lula leva vantagem sobre Doria, Huck e Mandetta não apenas pela polarização com Bolsonaro ou pela probabilidade mais alta de ganhar. É pelo próprio perfil do Lula, que atrai o centro no qual o MDB está inserido. É uma tendência o meu apoio a ele caso o MDB não tenha candidato, mas ainda não posso colocar como uma coisa consumada.”

O Antagonista apurou que Eunício Oliveira, o ex-presidente do Senado que não conseguiu se reeleger em 2018, também já participa das tratativas nos bastidores — a informação foi confirmada por um de seus interlocutores. Eunício quer voltar para Brasília no ano que vem e, para isso, pretende pegar carona no retorno de Lula à cena política. Ele avalia como possível o cenário de alianças entre PT e MDB nos estados.

O cearense estaria com a missão de “enfraquecer” Ciro Gomes, desafeto de Lula que é presidenciável mais uma vez. As redes sociais de Eunício estão repletas de mensagens subindo o tom contra o pedetista. No último 2, por exemplo, ele escreveu no Twitter:

O Brasil não pode é ser entregue às loucuras do Ciro, uma figura desonesta, racista, fascista, inconsistente, defensor da violência emocional contra mulheres, mentiroso, hipócrita – diz uma coisa e faz outra – e oportunista.”

Leia mais aqui “para entender o golpe do neolulismo”. E sobre o perigo de Lula virar o Polo Democrático.

Leia mais: Assine a Crusoé, a revista que tem coragem de fiscalizar TODOS os poderes
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO