Alckmin sobre máfia da merenda: “O pessoal da cooperativa era estelionatário”

Geraldo Alckmin disse na Jovem Pan que existe “muito exploração política” sobre a máfia das merendas escolares em São Paulo e que era preciso “colocar o dedo na ferida, porque é importante”.

O presidenciável do PSDB deu sua explicação para o caso:

“Há uma lei federal, talvez até bem-intencionada, para apoiar os pequenos agricultores. Coisa do PT, que gosta de fazer lei e tal; no fim cria cartório. Então você, quando recebe dinheiro federal, uma parte – não me lembro se é 20, 30% – tem que comprar da agricultura familiar. Eu [a rede estadual de ensino de São Paulo] tenho 3,8 milhões de alunos. Eu tenho 5 mil escolas. Como é que eu vou fazer para comprar de um por um de agricultura familiar? Eu tenho que cumprir a lei.

Uma parte tem que ser o edital só para isso. Você abre um edital só para o pequeno agricultor, para comprar, por exemplo, suco de laranja. É uma cooperativa de pequenos agricultores, e o camarada entra, participa da licitação, ganha pelo menor preço e entrega produto de qualidade – prejuízo zero.

Qual é o problema? É que o pessoal da cooperativa era estelionatário. Entregava suco de laranja mesmo, só que ele comprava dos grandes e lesava os cooperados. Ele estava usando uma lei, que teve uma boa intenção quando foi feita, para ganhar dinheiro. Ele pegava dos grandes fornecedores, entregava suco de laranja, dizendo que era do pequenininho.

Nós descobrimos – a Polícia Civil de São Paulo e o Ministério Público –, isso ocorreu em cinco estados, centenas de municípios, todos foram presos. Não tem envolvimento de um agente do governo. Por isso eu acho que temos de desburocratizar, simplificar, destravar, porque vai criando essas regras todas, até com boas intenções, mas no fundo como é que você controla tudo isso?”

Sobre a relação do escândalo com o seu governo, Alckmin disse:

“Quando nós descobrimos, um deputado da Assembleia Legislativa, um assessor dele tinha uma ligação com esse pessoal direta, indireta, aí a coisa virou política. Mas não tinha nada a ver com o governo. O governo que descobriu e não era só em São Paulo.”

Alckmin criticou a “cultura cartorial” brasileira, citando exemplos da obrigatoriedade do kit de primeiros socorros e extintores de incêndio nos carros.

“Todo mundo gastou dinheiro, depois não precisava mais.”

O tucano lembrou também a antiga obrigatoriedade, para que o trabalhador tivesse carteira assinada, de raio-x no tórax para fazer a “abreugrafia”.

“Nós é que vamos desburocratizar”, prometeu.

Nada de merenda

Tucano vira réu no caso da ‘máfia da merenda’

Acusado em caso da merenda, tucano pede anulação de ação por ‘fortes enxaquecas’

Contratos suspeitos em material escolar e merenda ultrapassam R$ 1,6 bilhão

Investigado na fraude da merenda deve assumir prefeitura após liminar de Gilmar

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Alan disse:

    Só fiscalizar seu boçal na hora de assinar o cheque veja se não está tudo superfaturado mas vcs vivem numa bolha e não sabem os preços das coisas e acha normal pagar 2 ou 3 reais e um ovo. Vtnc!

Ler comentários
  1. ALEXANDRE disse:

    No micro-ondas. Apertei 45, sumiu a merenda !!! Apertei 13, sumiu o micro-ondas !!!

  2. telmo disse:

    Sei ....não tem nada haver com governo Lula tbm não tinha nunca teve

  3. É disse:

    Chuchu ladrão de Merendas das crianças... Tome vergonha na cara e desista logo dopleito vendeu seus eleitores ao PT de Luladrao! É Bolsonaro porr@ presidente 2018 1.turno 🇧🇷

  4. ORGULHO-PAULISTA disse:

    Foi a coisa mais ASQUEROSA a exploração desse caso pela IMPRENSA VERMELHA e o MP do PT disseminando essas FakeNews pelos mavs e robôs pagos dos MORTADELAS e BOLSOMINIONS contra Geraldo e o PSDB

    1. Pelo visto o Santo ainda precisa de seus MAVs vagabundos para fazer a sua defesa nas redes com esse estrume aqui!!

    2. Precisando de mais $$$$$$$$$$$$$!!! Tem que se esforçar, sumiu muito tempo e descontaram!!

    3. Otario, agora você é lacaio de Luladrao... Alckimin é o fujão FHC venderam seus votos Barnabé.... É no 1.turno Bolsonaro presidente porr@ 🇧🇷 1️⃣7️⃣

    4. Claro, O Xuxu não viu nada, não sabe de nada, não é com ele, não foi no mandato dele, é um Santo!!

  5. NELSON disse:

    Naoooooo. É mesmo? Nooosssaaaa. Acho até que vou votar em você.

  6. Maria disse:

    Por que não fez antes? PT e PSDB são a MESMA face da MESMA moeda!

  7. PSDBePTcontraBolsona disse:

    Foi convincente na resposta, Alcrimin. Mudando de assunto: Pq vc se aliou a vários criminosos nesta campanha? Pq vc só agride Bolsonaro, se os inimigos da nação, são outros!?!?!?!?

  8. João disse:

    Deveria servir açaí para a crianaçada. Tem gente que conhece bem este produto!!!

    1. Está se achando em João, de chefe novo, kkkk agora vai receber em mortadela!!! Kkk cadê os votos do João que está aqui??? O Alckimin vendeu para o PT, ué!!!! É Bolsonaro porr@ presidente 2018 1

  9. Aarao disse:

    Essa é a versão Dele! Curiosamente ele chama a Cooperativa de estelionatário, mas ninguém foi preso e o Deputado envolvido era lider do partido Dele. O Brasil está cansado de corruptos mentirosos

  10. alberto disse:

    Chuchu, perdeu! Aceita que dói menos.

  11. Roberto disse:

    Coisa simples, houve desvio ou não na merenda das crianças?...Sim, houve. O resto é floreio de tucano ou Petista. Rodoanel, houve propina, sim houve. Serra, Aécio, Beto Richa, Paulo Preto...Tcha

  12. ORGULHO-PAULISTA disse:

    Foi a coisa mais ASQUEROSA a exploração desse caso pela IMPRENSA VERMELHA e o MP do PT disseminando essas FakeNews pelos mavs e robôs pagos dos MORTADELAS e BOLSOMINIONS contra Geraldo e o PSDB

    1. Vá dar o cu pro capeta! Vá chupar um canavial de rola! Fdp, desgraçado baba ovo de corrupto vc também vai cair te desejo a morte imbecil!

  13. AGNALDO disse:

    Quando precisa dá tanta explicação é ruim. B17

  14. AUGUSTO disse:

    Corrupto igual ao PT que ele vai apoiar. Que arrependimento ter votado tantas vezes nesse sujeito

  15. Sarcástico disse:

    Depois reclama quando dizemos que PSDB = PT, igualzinho o Lula eu não sabia.

  16. João disse:

    CORRUPTO como Aecio e traidor como FHC( traiu a ex mulher e o Brasileito anti PT! Só perderam. Bando !

  17. Pedro disse:

    PSDB = PT. Nunca mais terao o meu voto. Desde 1994 sempre votei nestes caras. Nunca mais.

  18. Nelson disse:

    A lei manda comprar de pequenos agricultores.NÃO manda deixar roubar e foi isto que aconteceu por muito tempo,até que um dia a polícia descobriu o que muitos sabiam.Vamos mudar com Bolsonaro 17

  19. Goreba disse:

    De bem intencionados o inferno tá cheio!!! A nossa sorte é que todos MORREM, inclusive os corruptos. Um dia ficaremos livres desses do PSDB e do PT.

  20. Marta disse:

    E qual foi a posição de Alckmin e do PSDB na ocasião da aprovação da lei? Não me lembro deles lutando para que a lei não fosse aprovada.

  21. Rodrigo disse:

    Eita pinóquio, para de mentir que seu nariz para de crescer

  22. Aarao disse:

    Alckimin é um grande empresário da Educação. Tem 3,8 milhões de alunos e 5 mil escolas. Esse é o pensamento desses corruptos, tudo que é do Estado é DELES! São donos do país! Corruptos!