Alckmin “suspeita” de exame de Educação que mostra piora em São Paulo

Após São Paulo perder a liderança em três etapas da educação básica, o ex-governador Geraldo Alckmin questionou a metodologia do exame do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação) divulgado ontem.

“É preciso ter um pé atrás com o Ideb desse ano, porque ele está sob suspeita”, afirmou o presidenciável do PSDB à CBN hoje.

Alckmin atribuiu a queda no desempenho no ensino médio à exclusão da nota dos alunos da rede Paula Souza, que oferece ensino médio e técnico a estudantes selecionados por meio de ‘vestibulinho’.

“Eles excluíram os alunos do Ensino Médio do Técnico, o que é uma barbaridade, porque são os melhores alunos. Isso prejudicou o Brasil inteiro, mas prejudicou muito mais São Paulo, porque temos a maior rede de ensino médio junto com o técnico.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivan disse:

    Se essa exclusão for verdade, então, sinto muito mas ele tem razão !

Ler comentários
  1. Almeida disse:

    Alckmin já votei em você. Agora é melhor JAIR se acostumando!

  2. Marcelo disse:

    E... essa forma (incluir uma rede específica) não é uma tentativa de burla ao índice ?

  3. claudio disse:

    Sempre com uma explicação, na ponta da lingua. O paulista não é trouxa, Dr. Deixou Sp a merce do P. c. c. e fez Sp cair na vala comum.... após 22 anos no poder Psdb é lixo, igual aos petralhas...

  4. José disse:

    A fábula do copo: dependendo da conveniência, meio cheio ou meio vazio, eufemismos pra justificar o injustificável.

  5. Alberto disse:

    Sempre assim, a culpa é dos outros, estilo PT. O cambada de vigaristas que dominam nossa s/classe política.

  6. RENATO disse:

    Pelamordedeus! Foi o governo desse imbecil que instaurou a maldita progressao continuada em SP criada por ninguém mais que Paulo Freire que estimula o aluno burro e vagal a continuar igual

  7. Francisco disse:

    E se o resultado fosse favorável a São Paulo, os critérios estariam corretos? Chega de mimimi. A verdade é que o Picolé, que está perdendo até em São Paulo, poderia ser chamado de "caldo de bila"

  8. Guilherme disse:

    É com esse Chuchu que se recpmenda um pé atrás.

  9. Maria disse:

    He, he... Mas por que será que não contesta as fontes que dizem que "os assassinatos diminuíram" em SP, apesar da violência que tomou conta até das pequenas cidades do interior?

  10. Decio disse:

    A pesquisa é uma méida e não uma única informação. Portanto está correta no sentido global, SP não pode querer assumir a ponta por uma só escola, pública, mas ligada a uma universidade. Ficou mal.

  11. Claudio disse:

    Sob suspeita está o Santo e suas alianças com o Centrão, sem falar em seu cunhado e a sombra de Paul Black.

  12. Beto disse:

    Isso é o q dá ter problema nas merendas , o rendimento da gurizada cai.

  13. Silvia disse:

    Alckmin está começando a descobrir que nunca teve eleitores. Quem tinha eleitores do contra era o PT e o povo só votava nele por falta de opção.

  14. Lauro disse:

    Um especialista disse outro dia: os 10% piores alunos do Vietnã são melhores que os 10% melhores do Brasil. Eu não sei explicar porque o desempenho dos alunos no Brasil é tão ruim.

    1. Eu mesmo acho que foram anos e anos perdidos na escola. Não se aprende nada. Coisa alguma que preste. Tem que terminar com tudo e cada um que quer, que estude, em casa, ou pague uma escola.

    2. Tem que ser legitimamente o Anarcocapitalismo pra funcionar no Brasil. O imposto está batendo nos 50%, é a oitava economia do mundo, e simplesmente nada funciona.

    3. Tem que acabar com tudo. Quem quer que pague a sua escola particular. Eu não sei dizer o motivo, mas pelo que eu vejo, pode destinar até 100% do PIB em educação que não vai adiantar.

    4. Esses mesmos conhecidos me dizem que é de assustar certos professores que chegam. Tem alunos até do oitavo ano que não sabem ler direito. Tem até com problemas mentais que uma vez não iam p/ escola.

    5. Tenho conhecidos professores, e hoje que o estado dá tudo, são TONELADAS de livros que vão para o lixo todos os anos. Ninguém dá valor. E tornou-se praticamente proibido reprovar alunos.

    6. Lauro: aponte uma coisa pública que preste no Brasil. Você tem 8 anos pra pensar...

    7. Os investimentos em educação no Brasil são de nível de primeiro mundo (é alto), e países pobres africanos estão na frente do Brasil em desempenho. Na internet se vê que não sabem escrever direito.

  15. Márcia disse:

    Sou nascida em São Paulo, atualmente moro no Rio, e posso garantir que a educação de São Paulo é infinitamente melhor do que a dos outros estados.

  16. Roberto disse:

    As escolas estão jogadas (assim como os museus), o nível dos professores baixíssimos e doutrinadores tudo em função do desleixo do estado....e o problema é o método de medição?

  17. José disse:

    Paulistano e paulista, a metodologia correta é a dele, não precisa nem falar, vocês já sabem.

  18. DONIZETE disse:

    E observem que a Paula Souza é um desastre.

  19. Jorge disse:

    Quando o índice era favorável ao candidato, não tinha problema de metodologia. Por esse raciocínio está certo Ciro Gomes ao afirmar que os números relativos a criminalidade de São Paulo são uma farsa?

  20. Regina disse:

    Estudar e aprender é um caminho longo, exige persistência, disciplina, incentivo da família e muita dedicação. É com essa filosofia que os asiáticos se destacam no mundo inteiro. Quem encara?

  21. Herculano disse:

    O ideb, assim como as universidades públicas, estão entulhados com filiados ao psol e outras tralhas. Essa "gente"não é digna de confiança. A "análise" deles tem orientação política.

  22. Gabriela disse:

    Por isso.... muito bla bla bla.... tem que mudar pro NOVO !!!

  23. ORGULHO-de-ser-PAULISTA disse:

    SP tem as melhores ESCOLAS, HOSPITAIS e ESTRADAS, 400km de metrô e trem, Policia mais bem EQUIPADA que mais PRENDE, Servidor recebe em dia, BOM PRATO, POUPATEMPO e querem criticar e MENTIR sobre nós?

  24. Aderval disse:

    Já contaram prá Chuchu que todas coisas federais estão tomadas pela quadrilha de lulaláu ? O que fez Chuchu enquanto a corja de lulaláu tomava posse do país e criava o sistema bolivariano? Aplaudindo

  25. Marçal disse:

    Sob suspeita, também está, toda a classe politica. Em especial algumas velhas raposas, com discurso novo e velhas promessas. Hilário.

  26. João disse:

    A escola de ensino fundamental e médio são um LIXO. O aluno finge que aprende e o professor finge que ensina. Os alunos estão na escola para se drogar, dançar funk e sexo. Fechem a escola pública.

  27. João disse:

    Com o nível de interesse dos alunos em sexo, drogas e funk, não haveria outro resultado. O problema é o aluno imbecil e vagabundo povoando a escola pública. Querem resultado diferente? ESQUEÇAM!

  28. João disse:

    “É preciso ter um pé atrás com o Ideb desse ano, porque ele está sob suspeita” Sabe quem realmente está sob suspeita? Você "SANTO"!!