Alegando ter maioria, Cid Gomes defende ‘reformular regimento’ do Senado

Em conversa com O Antagonista, Cid Gomes quis deixar claro que seu blocão é maior do que o MDB, e defendeu reformular o regimento do Senado para “relativizar os poderes do presidente”.

O senador eleito pelo Ceará disse que definir candidato na corrida pelo comando da Casa será a última coisa a ser discutida pelo grupo liderado por ele — antes, segundo a proposta do irmão de Ciro, a negociação com os demais partidos envolverá, nesta ordem, o comando das comissões, as lideranças e as demais funções da Mesa Diretora.

“Quem resolve é a maioria. E nós somos maioria. A maior bancada é a nossa. Na hora que se formaliza o bloco, ele passa a ter funcionamento de bancada, como se fosse um partido próprio”, defendeu. O bloco de Cid teria 15 senadores; o MDB, sozinho, tem 12.

O artigo 59 do regimento do Senado (veja abaixo) diz que a composição da Mesa Diretora, “tanto quanto possível”, deve levar em conta a proporcionalidade de partidos e blocos. Desde a redemocratização, com exceção do período entre 1997 e 2001, o Senado foi comandado pelo MDB, partido com o maior número de integrantes.

“Eram outros tempos”, fez questão de pontuar Cid, argumentando que é preciso “desconcentrar poderes no Senado”.

“A concentração de poderes na figura do presidente do Senado é uma coisa fora de qualquer traço de razoabilidade. Muito diferente de qualquer parlamento. Fica tudo concentrado nas mãos do presidente, que distribui até gabinete.”

 

 

Será que o novo presidente se dobrará à velha política? Entenda aqui

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 59 comentários
  1. Preocupado somente com o próprio rabo. Rolando ataque terrorista no Ceará e o machão preocupado em ser presidente do senado. Ninguém quer mais gente como vcs aqui! Dois playboys metidos a machão!

  2. Cid Gomes é um novo Renan Calheiros, um aspirante a coronér master esmaga-gado. Esse tipo de gente não é bem vinda no país prq remete a tempos obscuros oriundos lá da república velha do café c

  3. Creio que a Câmara e o Senado não justificam a despesa que nos infringem.Não acredito na democracia exercida para defender os interesses pecuniários de seus elementos.Se pagamos, somos patrões::

  4. Caso a merrda desse senado comece ludibriar o povo, as Forças Armadas devem fecha-lo imediatamente. Tenho certeza, caso isso ocorra, mesmo c/ a grita da Folha e da Globo, o povo apoiará 100%…

  5. Eh,brasileiros, porque nunca saímos do passado do futuro.A esquerda vive na retranca, estagnada na década de 60.É uma fossilização do Brasil o pretendem.Muda a máscara mas o cheiro é o mesmo=

    1. Mas, porque a puliça rouba, se roubar e matar ilegalmente, e estupra, se isso é coisa de esquerdista? E pq não vao pra presidio comum?

    1. Por favor, me expliquem que idioma é este que esta (e) tal bio-feminista fala. Não consigo entender nada e o pouco que entendo me faz pensar que ele (a) fugiu do hospício!

    2. Voces vivem no mundo de bozo. Mas o mundo de bozo não é o de voce…😂😂😂😂 Parem de assistir TV….😂😂😂

    3. A massa plebe rude eleitora quer saber de comida no bucho. Quem botabe quem tira é discussao de intelequitual…😂😂😂

    4. Não. Tem um cara que me da orgasmos muitiplos enquanto tiro onda de palhaços mau coladores comi voce. Se é que ainda consegue tentar…😂😂😂😂

  6. !relativizar os poderes do presdiente” é o mesmo que a ONU faz com seu globalismo totalitarista usurpando as soberanias. Cid, isso é uma tentativa de governo paralelo seu esquerdopata delirante.