A Alemanha de Ciro

Samuel Pessôa, em sua coluna na Folha, mostra que o modelo econômico da Alemanha, que Ciro Gomes vive elogiando, adotou uma reforma trabalhista parecida com a do Brasil.

“Surpreende também Ciro utilizar a Alemanha para criticar a reforma brasileira de 2016. Entre 2003 e 2005, a Alemanha implementou a reforma Hartz —Peter Hartz, diretor de recursos humanos da Volkswagen, foi chefe da comissão que desenhou as medidas— com inúmeras medidas que liberalizaram o mercado de trabalho alemão.

A natureza da reforma Hartz foi a mesma de nossa reforma de 2016: criaram-se outras figuras de contrato de trabalho assemelhadas ao contrato intermitente e temporário introduzido na reforma de 2016, além de a reforma alemã ter restringido os critérios de elegibilidade ao benefício do seguro-desemprego em prazo, valor e contrapartidas para o beneficiário.”

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

    1. A Alemanha real sob Merkel. Aquela de hoje. A tal nazista de que você fala era igual a nossa legislação antes da reforma.

Ler mais 56 comentários
    1. A Alemanha real sob Merkel. Aquela de hoje. A tal nazista de que você fala era igual a nossa legislação antes da reforma.

  1. Mas este pessoal de esquerda não quer saber daquilo que é exitoso no primeiro mundo, a não, ser claro, as benesses que o Estado distribui à população. Mas esquecem que já existe o bolo a dividir…

  2. Com todos os seus defeitos, a Alemanha ainda tem uma economia de mercado. É justamente o contrário que esse coronelzinho defende, que é transformar o país inteiro em um “Nordestão”.

  3. Deve ser coisa de mal caráter achar que o povo brasileiro tem as mesmas condições de qualidade de vida e de trabalho para achar que a mesma reforma trabalhista de lá pode ser feita aqui!

  4. Comparo tiro Gomes ao roubando Collor de Melo, falam muito bem, mentem muito bem, aparentemente acreditam em suas próprias estórias, e enganam o povo burro (o brasileiro).

  5. xá ver se entendo; CiroGosma diz que é o que é bom p. a Alemanha é bom para o Brasil, sendo que o que a Alemanha fez copiaram de nós, mas p. CangaCiro oque temos aui n. é bom…decide Ciro!

  6. Se Ciro Gomes disse “Meu único adversário é a ignorancia”, entao precisa voltar para os bancos escolares, porque está sendo vencido DE GOLEADA pela própria ignorancia!

  7. E daí, cambada do TSE e do STF!! Já soltaram Lula e nomearam ele Pezidenti como ORDENOU o rábula Zanin? Óia que o quatroio tá ficando nervosa e tá ameaçando uma nova “liminar”, dessa veiz do Papa!!

  8. O Ciro Gomes costuma empolgar alguns calouros universitários. Porém, quando o estudante começa a encarar a realidade e o mercado de trabalho, percebe que perdeu tempo e desiste do Ciro Gomes.

  9. Ciro adquiriu uma certa habilidade para mentir citando estatísticas. Como muitos interlocutores não pensam, acabam ficando com cara de pastel, e o coronel sai rindo como se tivesse vencido o debate.

  10. A tecnologia e as relações de trabalho estão mudando dia a dia. A lei também precisa mudar para evoluir. Direito trabalhista é igual a doença do trabalho, tanto é assim que ambos são adquiridos.

  11. Chutar é uma Mérida. Um dos nossos sabichões declarou que o governo grego havia driblado a UE. Besteirol puro! A Grécia seguiu o catecismo da UE e, segundo noticiário Reuters de hoje, venceu a crise.

  12. Não se pode comparar a Alemanha com o Brasil e nem mesmo as mudanças nas leis. A Alemanha tem a politica social sólida. Quem cai na Hartzpolitik e não consegue viver com isso, tem pleno amparo social.

  13. Melhor ter emprego do que direitos sem garantias. Até o Ciro sabe disso. O cara só faz tipo para se eleger. O modelo dele é o Chinês. Na Itália, o comunista Prodi também elogia o modelo alemão.

  14. Coroné é falastrão e metido a sabidão. Casca dura e vento por dentro. Rompeu a casca, não sobra nada, só gases fétidos que se espalham pelo ambiente. Sabe de nada. Bocudo oco e medíocre.

  15. Todos os que fizeram vistas grossas para a roubalheira ptralha estão a procura do poder para fazer o mesmo, agora com o apoio dos ptralha. É só uma inversão de comando.