Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Alessandro Vieira quer que STF obrigue Bolsonaro a provar fraudes em eleições

Senador diz que os atos do presidente podem ser considerados crimes "contra a honra" e "de responsabilidade"
Alessandro Vieira quer que STF obrigue Bolsonaro a provar fraudes em eleições
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Alessandro Vieira (Cidadania-SE) foi ao Supremo Tribunal Federal para obrigar Jair Bolsonaro a apresentar provas das supostas fraudes eleitorais que divulga irresponsavelmente para justificar a implantação da verificação impressa dos votos.

Segundo o senador, os atos do presidente da República, se não forem provados, podem ser considerados “crimes contra a honra”, além do “potencial cometimento dos crimes de responsabilidade”.

Bolsonaro fala em fraude eleitoral desde que assumiu a Presidência da República, como se não tivesse sido eleito pelo sistema que hoje ataca.

O presidente já disse em diversas ocasiões que o sistema eleitoral eletrônico vigente desde a metade dos anos 1990 pode ser fraudado e que tem provas disso. Mas nunca apresentou qualquer coisa que embase essa afirmação.

Junto a esse discurso, Bolsonaro aproveita para ameaçar a democracia, dizendo que há pessoas que podem não aceitar uma eventual derrota do presidente em 2022.

Ele próprio diz que não reconhecerá o resultado do pleito sem que haja verificação impressa.

Porém, recentemente, o presidente afirmou não acreditar mais que o voto impresso seja aprovado a tempo de ser implantado nas eleições de 2022.

Mais notícias
TOPO