Alexandre de Moraes desmonta o golpe

O domingo é de Alexandre de Moraes.

O PT pensou que Michel Temer pudesse convencê-lo a mudar seu voto sobre a prisão dos criminosos condenados em segundo grau.

Hoje, na Folha de S. Paulo, ele mostrou que não topa pressão de ninguém e desmontou o engodo de que a regra aprovada pelo STF, em 2016, é inconstitucional.

Leia aqui:

“A presunção de inocência é respeitada quando o ônus da prova pertencer à acusação, sem que se possa exigir da defesa a produção de provas referentes a fatos negativos; quando a colheita de provas for realizada perante o órgão judicial competente, mediante o devido processo legal, contraditório e ampla defesa; e quando houver absoluta independência funcional do juízo natural na valoração livre das provas, em 1ª e 2ª instâncias.

Em respeito à presunção de inocência, o sistema organizatório-funcional da Justiça penal estabelecido pela Constituição garantiu cognição plena aos juízes e tribunais de 2º grau, ou seja, a competência para analisar o conjunto probatório e decidir o mérito das ações, afastando a não culpabilidade do réu e lhe impondo sanções, mediante decisão escrita e fundamentada.

As condenações proferidas pelos tribunais de 2º grau devem ser respeitadas e executadas, sendo inadmissível o congelamento de sua efetividade. As competências recursais do STJ e STF não têm efeito suspensivo e são restritas, não permitindo a realização de novas análises probatórias, uma vez que essa possibilidade foi constitucionalmente atribuída às instâncias ordinárias do Judiciário.

A exigência de trânsito em julgado representaria ostensiva subversão à lógica do sistema, com a transformação dos tribunais de 2º grau em meros órgãos de passagem, com grave comprometimento à efetividade da tutela judicial.

Esse sempre foi o tradicional e majoritário posicionamento do STF e prevaleceu em 75% do período de vigência da CF, tendo sido adotado por 71% de seus ministros que atuaram nesse período (três se aposentaram antes de se posicionar).

Desde promulgada a CF, em 5 de outubro de 1988, a possibilidade de execução provisória de pena após condenação em 2º grau foi majoritária por 22 anos e 6 meses. Da mesma maneira, dos 34 ministros que atuaram na Corte nesse período, 9 se posicionaram contrariamente (…).

O texto constitucional garante o respeito à presunção de inocência, o combate à corrupção e a plena efetividade judicial.”

 

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 134 comentários
  1. Foi surpreendente o voto do ministro Alexandre de Moraes e, só assim, continuaremos confiante num futuro melhor para nossos filhos e netos. Do jeito que a coisa está, a tendência é um desastre maior em nossa economia regida pelos políticos corruptos e gananciosos.

  2. Com classe, discreto e com elegância natural, este novo juiz, se distancia de alguns que não vou citar nomes, cospem quando falam, olhar de psicopata, realmente um exemplo de Juiz.
    Consigo ouvi-lo dizendo seu voto na maior tranquilidade .Parabéns Dr. Alexandre de Moraes;

  3. PARABÉNS NOBRE MINISTRO, QUE O SEU INDISCUTÍVEL ENTENDIMENTO SEJA SEGUIDO PELA MAIORIA DO STF MANTENDO ASSIM A LUTA PELA IMPUNIDADE E CONTRA A CORRUPÇÃO NESSE PAÍS.
    #LULANACADEIA

  4. Parabéns ministro Alexandre de Moraes, que sirva de lição aos 4 cavaleiros do apocalipse :Dias Tóffoli, Marco Aurélio Melo, Lewandowski e Gilmar Mendes, esses sim, defensores de criminosos e traidores do povo brasileiro de bem.

  5. Eu quero deixar aqui, um pedido de desculpas ao Ministro Alexandre de Moraes.
    Eu sempre o considerei ‘medíocre’, desde sua passagem pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo onde, suas aparições na mídia, eram para recitar os percentuais ‘suspeitos’ de diminuição dos índices de criminalidade do governo suspeitíssimo do Alckimin. Essa minha impressão continuou na sua passagem pelo Ministério da Justiça e culminou com sua indicação ao STF (pelo Vampirão Corrupto) .
    Mas… seu indiscutível posicionamento contra a IMPUNIDADE, atendendo às expectativas dos brasileiros de bem no julgamento dos HC’s do HIPERCORRUPTO LULALADRÃO, mesmo contrariando seu patrono Vampirão, fizeram com que eu mudasse minha opinião sobre o ‘Eminente’ Ministro, este sim, que merece o tratamento de V. Excelência.

  6. Parabéns digníssimo Sr. Ministro Alexandre Moraes. Vossa Excelência nada deve a quem o indicou. O fato de haver chegado até é fruto da competencia e do conhecimento jurídico.

  7. É um alívio encontrar um ministro do STF com um posicionamento jurídico definido, capaz de defendê-lo publicamente através da mídia, deixando transparecer firme determinação nesse sentido. Espetáculo deplorável é assistir um julgamento pela suprema corte do país, composta pelos mesmos ministros, sem poder prever o voto desses mesmos juízes a respeito de um mesmo caso, que não sofreu qualquer modificação em seu conteúdo ou em suas circunstâncias.

  8. Mau gosto cultural, artístico, educacional e político.
    Círculo de destruição, o martelo petista vem esmagando
    tudo que é clássico e de bom gôsto.
    Casa de força de energia negativa, eis aí a filosofia petista.
    Chicoteando com fúria o bom e excelente gôsto da elite.
    Dominio da agitação. Esmagando a boa música e a cultura erudita.

  9. Louvável a posição do Ministro Alexandre de Moraes quanto a essa matéria. Essa posição também era defendida com belas palavras pelos eminentes ministros (“m” minusculo) Gilmar e Toffoli há dois anos atrás. Espero que as mesmas “forças ocultas” que mudaram a posição desses dois não mudem também a do Alexandre de Moraes. Que Deus o proteja!!!

  10. Uma verdadeira aula magna de direito, que deveria ser copiada e distribuída nas faculdades de direito e nos escritórios de advocacia. Um jurista brilhante que dignifica o STF.

  11. O que mais incomoda os petistas (não apenas do pt, é claro) é a prisão do luladrão, pois isso indica que se ele foi preso, é questão de tempo para eles o serem tambem, daí o desespero, a insânia em querer acabar com esse prisão, mesmo que para isso libertem assassinos, estupradores, pedófilos, vigaristas…. eles querem é salvar a pele da quadrilha, a pele deles e o país que se dane.

  12. Mais uma prova !!! Desta vez na palavra de um ministro realmente competente e digno de participar de uma Corte Suprema da Justiça. O Dr, Alexandre de Moraes sempre demonstra, em seus argumentos, que sabe do que está falando diante de um colegiado, selecionado, sabe Deus como, por presidentes da República, na maioria, medíocres e despreparados para um cargo, que exige cultura, nível moral elevado, ética e respeito com a sociedade que o elegeu. O cargo de Ministro do STF deveria ser dado por merecimento e capacidade comprovada em concurso público, igualmente para o presidente da República.

  13. O Brasil precisa de todos os seus filhos que tenham compromisso com moralidade, com gerações futuras, com os pais que não conseguem sustentar a família por vivermos em um país sem credibilidade, por não ter gestores públicos sérios e competentes, por dependermos de um judiciário inescrupuloso.
    Os últimos posicionamentos do Alexandre Moraes me surpreenderam, me trouxeram esperança, espero que ele mantenha-se ao lado do povo, da justiça, sue não se permita contaminar pelo Gilmar Mendes, Marco Aurélioz, Dias Toffoli ou Ricardo Lewandowisk, precisamos dele.

  14. Espero,torço, que mantenha a sua integridade.A sua juventude poderá ajudar muito o Brasil dos nossos filhos e netos. O “outro jóvem”,não tem jeito:já veio corrompido de fábrica.

  15. Parabéns ministro Alexandre de Moraes. Isso mesmo. Escreva uma bela história para a posteridade, diferentemente desses aceclas subservientes do poder, que, além de incompetentes, não se preocupam com a própria história. Muito bom!

  16. Dos 9 contrários, atualmente existem 4, não há algo errado neste cenário????? Por um Brasil melhor, a segunda instância é fundamental para que a impunidade não seja mantida.

  17. Quem deu o golpe inicialmente foi o PT. Partido “em alta”, a partir de 2009 manipularam entendimento legal junto ao STF para livrar a cara dos empresários envolvidos no “mensalão”, já que os parlamentares com foro foram julgados pelo STF. Lulinha paz e amor, foi blindado; e passou a repetir: “só sei que nada sei”. Somente em 2016 voltaram ao que antes se entendia = prisão após 2a instância, em plena Lavajato. Só que agora milhares de envolvidos (empresários e políticos), tentam rasgar a Constituição e Jurisprudência que lhes são neste momento muito desfavorável.

  18. Passou da hora de vazarem um áudio do gilmar Mendes em negociata com joesley Wesley temer Aécio ou QQ outro.
    A casa desse ministro tem que cair.
    E TEM QUE CAIR AGORA!!!
    CHEGA DE VIVER SUBORDINADO À MONSTROS COMO ESSE!!

    1. Contra o Aécio já vazou, tentando obstruir a justiça. O engraçado é que o Aécio vai responder por esse crime e o Gilmar Merdas não.

  19. Parabens Ministro, povo esta do seu lado, nossas leis tem ser cumpridas, lugar bandido e ladrão é na cadeia e não esperar decadas e mais decadas para ser presos, chega de impunidade,

  20. O Brasil ja entendeu há muito tempo: GILMAR Mendes está com o Rabo preso num torno da mafia do colarinho Branco. Está desesperado ! Bandido de primeira linha !!!!!!

  21. O ministro está de parabéns por dois motivos: primeiro, pelo posicionamento patriótico e digno de um ministro do STF. Segundo, pela defesa brilhante da sua posição, que temos agora o privilégio de conhecer.

  22. Brasileiros, é sério.
    Vcs PRECISAM exonerar na porrada se necessário, qualquer ministro que tente impor qualquer motivo diferente desta.É óbvio que a execução de pena em segunda estância NAO VIOLA o prefeito de trânsito em julgado, pois o mérito JA FOI JULGADO.
    NAO ACEITEM ENGODOS. NAO ACEITEM LEWANDOWSKI, MENDES E O ASQUEROSO TOFFOLI.
    Brasileiros, essa é a diferença entre um país porco e um país decente.
    FACAM A SUA PARTE.
    NAO PERMITAM O EMPORCALHAMENTO MEDIEVAL EXISTENTE NAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS. PASSOU DA HORA DE SACUDIR ESSA ESTRUTURA E DERRUBAR AS MAÇÃS PODRES.

  23. Isto não é um texto, é um nocaute !!!!!!
    Arrasador, inteligente, sucinto, certeiro, resume com perfeição a questão.
    Destrói o esquadrão de togados amigos de quadrilheiros com rabo preso, liderados pelo beiçola pitadas de psicopatia Mendes.
    Defende com fatos e dados irrefutáveis. Excelente Dr. Alexandre de Moraes !
    Simplesmente liquida a fatura. Um soco bem no estômago da cleptocracia, deste banditismo de coalizão; que finge ser uma democracia.
    And the winner is Alex, the Great !

    1. Parabéns Grande Ministro Alexandre de Moraes,o valor do saber ainda nos dar orgulho de pessoas dignas igual ao Alexandre O Super Grande o nosso respeitado e jovem Ministro do combalido STF

  24. Beiçola e MAM vão continuar falando e fazendo impropérios completamente sós, pra salvar a própria pele. Joesley nao falou a Temer que “tinha em mãos” dois juízes? Pois então…

  25. Diz a Constituição: ” ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença”. Não diz que ninguém será preso até o trânsito em julgado da sentença. O elemento condenado em 2ª instância não priva mais da presunção de inocência, mas sim, da presunção de culpa.(Teori Zavaski).

  26. Odeio elogiar, pois odeio ainda mais ser decepcionado um mês depois pela pessoa que elogiei. Aqui, no entanto, devido à qualidade do texto, e atuação impecável daquele que o proferiu, sou obrigado a um elogio incondicional: Alexandre de Moraes é o cara.

  27. Quando aquele que não se pode dizer o nome (iniciais R A & Silva) lê isso do Alexandre tem vontade de arrancar as calças pela cabeça.
    Isso pelo fato daquele que não se pode dizer o nome ter apoiado o Alexandre entusiasticamente.
    Como diz o bordão
    . .
    UM DIA DA CAÇA OUTRO DO CAÇADOR.

  28. Parabéns Ministro Alexandre de Morais . Sua excelência representa o povo brasileiro ao honrar a nossa constituição brasileira. Esteja certo que o povo reconhece a sua importância nesse processo doloroso de desconfiança nas instituições brasileiras. Obrigada Ministro Alexandre de Morais . Tenho certeza ,que o posicionamento de sua excelência respeitando a nossa constituição trará para a nação brasileira uma segurança juridica ,importantíssima, para que prevaleça ajustiça no país.

  29. PARECIA QUE SERIA UM PAU MANDADO DOS QUE O COLOCARAM NO STF POREM ESTA SURPREENDENDO E DEMOSNTRANDO, DE FATO, SER ALGUEM QUE AGE EM PROL DO BEM DA NACAO.

    PRECISAMOS DE MAIS JUIZES ASSIM NO STF, MAIS ESPECIFICAMENTE 5.

    Sem mais.

  30. Que continue com esse mesmo pensamento sempre, e parabéns ministro Alexandre de Moraes por até mostrar o porquê depois da 2 instância ser preso. O problema que tem é ”outros ministros” que até escreveram sobre ser preso após a 2 instância e assim do nada tiveram um lapso de memória. Tem que fazer valer o que é correto e foi assim por anos . Agora começam a pegar ”políticos influentes” e muda-se a jurisprudência para livrar do que fizeram de errado, isso não pode e nem deveria acontecer. O STF precisa tomar jeito e vergonha na cara e não ter medo de punir quem merece seja quem for.

  31. O que ele disse é o óbvio. E TODOS os ministros do STF sabem disso. Iinclusive Tofffoli e Mendes já defenderam prisão em segunda instância com esses mesmos fundamentos. Votam de forma diferente por absoluta má fé.

  32. DIZ O ART. 5º , INCISO LVII DA CONSTITUIÇÃO
    LVII – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;
    O DISPOSITIVO EM NENHUM MOMENTO DIZ QUE NINGUÉM SERÁ PRESO ANTES DO TRÂNSITO.
    A culpabilidade é analisada em 1ª e 2ª instâncias com base nas provas. (aspectos materiais)
    As instâncias superiores não analisam as provas.
    As instâncias superiores analisam aspectos formais do processo, se respeitou o que está previsto em leis: legalidade /constitucionalidade.
    ASSIM SENDO, A EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA PENA NÃO FERE O INCISO LVII DO ART. 5º .
    CULPADO E CONDENADO, ELE JÁ FOI CONSIDERADO NA 1ª INSTÂNCIA, COM BASE NAS PROVAS E ISTO FOI CONFIRMADO TAMBÉM NA 2ª INSTÂNCIA.
    Conclusão é culpado e condenado, o resto é o espernear de todo criminoso.
    Simples ass

  33. DIZ O ART. 5º , INCISO LVII DA CONSTITUIÇÃO
    LVII – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;
    O DISPOSITIVO EM NENHUM MOMENTO DIZ QUE NINGUÉM SERÁ PRESO ANTES DO TRÂNSITO.
    A culpabilidade é analisada em 1ª e 2ª instâncias com base nas provas. (aspectos materiais)
    As instâncias superiores não analisam as provas.
    As instâncias superiores analisam aspectos formais do processo, se respeitou o que está previsto em leis: legalidade /constitucionalidade.
    ASSIM SENDO, A EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA PENA NÃO FERE O INCISO LVII DO ART. 5º .
    CULPADO E CONDENADO, ELE JÁ FOI CONSIDERADO NA 1ª INSTÂNCIA, COM BASE NAS PROVAS E ISTO FOI CONFIRMADO TAMBÉM NA 2ª INSTÂNCIA.
    Conclusão é culpado e condenado, o resto é o espernear de todo criminoso.
    Simples ass

  34. DIZ O ART. 5º , INCISO LVII DA CONSTITUIÇÃO
    LVII – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;
    O DISPOSITIVO EM NENHUM MOMENTO DIZ QUE NINGUÉM SERÁ PRESO ANTES DO TRÂNSITO.
    A culpabilidade é analisada em 1ª e 2ª instâncias com base nas provas. (aspectos materiais)
    As instâncias superiores não analisam as provas.
    As instâncias superiores analisam aspectos formais do processo, se respeitou o que está previsto em leis: legalidade /constitucionalidade.
    ASSIM SENDO, A EXECUÇÃO PROVISÓRIA DA PENA NÃO FERE O INCISO LVII DO ART. 5º .
    CULPADO E CONDENADO, ELE JÁ FOI CONSIDERADO NA 1ª INSTÂNCIA, COM BASE NAS PROVAS E ISTO FOI CONFIRMADO TAMBÉM NA 2ª INSTÂNCIA.
    Conclusão é culpado e condenado, o resto é o espernear de todo criminoso.

  35. Parabéns Alexandre de Moraes!
    Os brasileiros de bem, a Justiça e o Direito agradecem seu posicionamento técnico-jurídico de coerência e independente dos políticos e poderosos que operam e manipulam o sistema.
    👏👏👏👏👏👏👏

  36. Parabéns ao Ministro. Uma grata surpresa sobre quem, por ser um Juiz recém nomeado, pairava certa dúvida. Vê-se agora que o golpe de mestre do Temer não deu certo. Na verdade parece que se procurou afastar o Ministro da Justiça por não “controlar” a Policia Federal. A nomeação para o Supremo naquele momento seria uma maneira de afastar Alexandre de Moraes do comando da pasta à qual estava subordinada a Policia Federal. Deu no que deu. O diretor da Policia Federal teve que ser afastado por ser lacaio do Temer e a corte ganhou um ministro honesto e independente. É o famoso tiro que saiu pela culatra que vem atingindo a ORCRIM nos últimos tempos. Tempos estranhos como não se cansa de repetir o Ministro Maluco Beleza Marco Aurelio. Tempos Estranhos porque os golpes não tem dado certo…..

  37. Infelizmente há no STF e em vários segmentos da sociedade aqueles que têm bandidos de estimação e se esforçam para não entender que a justa possibilidade da prisão após a condenação em segunda instância não viola o princípio da presunção de inocência e não atenta contra a Constituição.

  38. .
    Correto.
    Continue assim.
    Está no caminho certo, ou seja,
    atendendo ao anseio da sociedade.
    Lugar de BANDIDO DE COLARINHO BRANCO
    é no xilindró, e por muitas décadas.
    E que todo dinheiro roubado seja recuperado,
    com juros e multa.
    .

  39. Que os ministros do STF que estão a defender bandidos de alta periculosidade (Lula, Aécio, José Dirceu, Jorge Picciani…), parem com essas lorotas de que prender já em 2ª instância é inconstitucional; e principalmente com esse falso garantismo que apregoam.

  40. A exposição lógica dos motivos de Alexandre de Moraes de quando termina a presunção de inocência é cristalina e irrefutável. Espero que o quinteto libertador do STF leia o artigo e reflita bastante sobre o que ali está escrito. Parabéns Alexandre. Confesso que duvidava de sua isenção quando foi indicado para o STF. Bela surpresa. É o novo superando o que resta de escória naquele recinto. Espero que não mude nunca de opinião como o fizeram Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

  41. Que ótimo que agora estamos podendo confiar em mais ministros do STF ! Já estou começando me orgulhar de ser brasileira e não ver vencer os ministros que não tem respeito e que se tornaram inconvenientes, perdendo o pudor de rasgarem a constituição como fizeram respectivamente um presidente do supremo e um presidente do senado por ocasião do impeachment da Dilma. Em que a mesma por rasgarem na cara da nação a constituição; está recebendo uma aposentadoria de nababo com motorista e algumas mordomias mesmo deixando o país em um caos. Parabéns Alexandre de Moraes por não se corromper!

  42. PARABÉNS MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES, O POVO BRASILEIRO AGRADECE SUA POSTURA EM MANTER AS PRISÕES APÓS JULGAMENTO EM 2º, SÓ ASSIM O BRASIL SERÁ PASSADO A LIMPO.

  43. Confesso que acreditava que Alexandre de Morais estava no STF para prestar serviços contra o Brasil. Parece que eu estava enganhado. Ao que parece ele está lá para cumprir a função que se espera de um ministro do STF, ao contrário de Tófolli, Mendes e Aurélios. Bravo Alexandre de Morais!

  44. Temer é jurista e sabe de tudo isso, os advogados todos sabem disso. O que se destaca nesta situação é a falta de caráter da advocacia brasileira, outra ORCRIM a sitiar o país.

    1. Em países civilizados litigar de má fé é crime. Os registros na Ordem deveriam ser cassados para o bem da própria Ordem. Os diplomas nas Cortes também.

  45. Parabéns ao ministro Alexandre de Moraes pela firme posição. Os ministros que vergonhosamente balançam conforme os interesses e conforme o réu se esquecem que Lula passa, o PT passa, o PSDB, Renan, Eunício, Alckimin, Temer e o resto dessa turma do mal irão passar muito brevemente; serão lembrados apenas pelo que fizeram como corruptos de carteirinha. A vida seguirá e o Brasil terá que fazer as coisas certas sob pena de desaparecer do mapa das nações civilizadas. E aí um STF de verdade, com juízes decentes no lugar dessa cambada de toga, será a garantia de dias melhores e de justiça de verdade. O ministro Alexandre de Moraes com certeza está querendo fazer parte deste STF.

  46. O entendimento de prisão a partir do julgamento em 2° instância só foi modificado em 2009 em que o mensalão estava prestes a ser julgado e a Orcrim então passou a se mibilizar para perpetuar a impunidade. Em que pese ser jugado no STF, que deveria ser a última instância, ressuscitaram os embargos infringentes, adiando a execução da sentença.

  47. Texto preciso, claro, lúcido, legítimo — parabéns, Ministro! Desnuda a falácia de alguns de seus pares tratarem um caráter acidental (pleito individual), como um caráter essencial (um princípio, no caso, a presunção de inocência).

  48. RESUMINDO, SOLTAR O LULA ASSIM COMO OUTROS CORRUPTOS NA MESMA SITUAÇÃO DO LULADRÃO, NA VERDADE É INCONSTITUCIONAL !!! MAS PARA AUTORITÁRIOS, TIRANOS E DITADORES, A CONSTITUIÇÃO SÓ PRESTA ATÉ ONDE FAVORECER OS GOLPISTAS COMO MADURO !! QUANDO NÃO PRESTAREM MAIS A ESSE PAPEL, ELES A RASGAM !!!!

  49. Mas o Antagonista não disse que ele foi nomeado para SALVAR o Temer?? Mentiram na cara dura?? ou são do grupo de covardes que fazem pré-julgamentos irresponsáveis?? das 2 uma.

  50. Seria mais aproprado que o título dessa materia fosse
    Alexandre de Moraes desmonta o MECANISMO das maiores bancas de advogados do BRASIL.
    Pois esses sim são verdadeiramente os maiores interessados que a condenação em segunda instância, ainda possibilite habeas Corpus enquanto o condenado ainda tiver recursos financeiros para paga-los.

  51. Aos defensores do Luladrão, “ministros” Marco Aurélio Collor de Mello, Gilmar FHC Beiçola, Dias Lula Toffoli, Ricardo Lula Levandoalgumporfora e o Decano Sarney Decadente, e, principalmente para os quadrilheiros do PT, PMDB, PSDB, PP e tantos outros… Parabéns ao Ministro Alexandre de Moraes por explicitar através da imprensa esta posição, e aos demais Ministros que estão honrando suas togas nesse momento de controvérsias no STF!

    1. Nada como um bom apelido para uma rápida síntese … Ricardo Lula Levandoalgumpor fora, sensacional, Sr Excelente Resposta das 12:46!

  52. Vamos que vamos Alexandre. Você interrompeu o golpe no STF e mais dias menos dias os golpistas , Lewan, M.A.M, C.M., Dias serão desbancados e execrados pela Sociedade Brasileira.

  53. Bravo!!! Bravíssimo!!!
    Ouso dizer que o Ministro Alexandre Moraes terá um futuro brilhante e que será admirado pelos brasileiros do bem, os quais irão declarar ao mundo que o Brasil, assim como em Berlim, há juízes!!!

  54. Qual seria a vantagem de castrar os tribunais de segundo grau? A de garantir a não-decisão, resultante de adiamento e prescrição?
    Omitir-se ante delitos enormes, atribuindo ao tempo a responsabilidade final pela sentença é um comportamento covarde e despudorado. É garantir a impunidade, mãe da corrupção política sistémica.
    Certos membros do Judiciário evidenciam a obsolescência de seus conceitos políticos ao falarem de corrupção endêmica. Endêmico é dengue. A corrupção política praticada no Brasil é sistêmica –planejada, programada e projetada em nível central. Seus protagonistas integram hoje o Quadrilhão Multipartidário, que de inocente nada tem.
    Urge ver a cleptocracia com lentes válidas. Cleptocracia é o governo aparelhado por ladrões em proveito exclusivo deles mesmos.

  55. Ministro Alexandre de Moraes,

    Sua vida pública se deu por sua inteira capacidade e esforço pessoal ao longo de uma vida. Nunca foi lhe concedido cadeiras prontas e fáceis. Cada degrau foi galgado por mérito próprio, capacidade, competencia e honestidade. Isto é respeito e orgulho, principalmente para sua família.

    Isto é inabalável e assim continuará.

    Que se faça respeitar a constituição e o respeito ao povo brasileiro. Seu nome vale muito, muito mais, que esta corja toda junta.

    Lugar de corrupto é na cadeia.

    Parabéns Ministro.

  56. CURIOSO…É que qualquer estudante de Direito decente sabe isso : “As competências recursais do STJ e STF não têm efeito suspensivo e são restritas, não permitindo a realização de novas análises probatórias”

  57. Parabéns pela brilhante explanação que derruba os argumentos dos corruptos que defendem a impunidade.
    Precisamos de Juízes independentes e de convicções firmes, que defendam valores éticos e MORAES.
    VC é uma grata surpresa, vai orgulhar a Nação no meio de tantos corruptos.

  58. Que tal o Antagonista largar um pouco as fake pesquisas e dar uma boa olhada na PL 7 448/2017, a chamada lei da Anestesia, que precisa ser vetada integralmente pelo vampirão? Mais um jabuti para facilitar a esbornia nas licitações.

  59. Nossos olhos são testemunhas melhores do que os ouvidos.
    É necessário a necessidade da realidade.
    Vergonha e infames são os “pulhiticos” brasileiros.
    Não honram a calça que os veste.

  60. Para essa situação, a explicação é translucida, muito clara, os que são contrários, são os que defendem a corrupção sistémica, são advogados que não querem perder os milhões embolsados dos mais endinheirados, o povo brasileiro esclarecido almeja, exigi, prisão após condenação em 2 ª instância.

  61. Ministro Alexandre de Moraes, aplaudimos de pé sua postura independente, inteligência e saber. Seus votos e os do Min. Barroso são memoráveis e ficarão na história dessa Corte, que deveria ser exemplo de homens íntegros. Que os ministros que usam de sua função para beneficiar e libertar seus comparsas se envergonhem diante de sua grandeza. Parabéns!

  62. Isso é um grande alívio para a sociedade responsável e honesta. Esperamos que a Ministra Rosa continue respeitando o que foi decidido pela maioria em 2016, evitando assim as manobras mal intencionadas de Marco Aurélio, Toffoli, Gilmar e companhia, os amigos e protetores de corruptos.

  63. É ISTO MESMO AM!!!!
    O SENHOR TERÁ REGISTRADO NOS ANAIS DA VOSSA BIOGRAFIA O RECONHECIMENTO DA NAÇÃO BRASILEIRA! VOSSOS FILHOS, NETOS E BISNETOS SE ORGULHARAM DE TODOS OS SEUS ATOS! DEIXANDO UM LEGADO PARA POSTERIDADE ASSIM COMO MORO!

  64. Essa correta argumentação de Moraes é mais uma a jogar por terra a tese (em benefício próprio e do compadrio) dos quadrilheiros do $TF, que quer garantir a impunidade para si e para os ladrões da república !!..

  65. Disse o maior orador do Senado Romano, Cícero: “Fazem muito mal à República os políticos corruptos, pois não apenas se impregnam de vícios eles mesmos, mas os infundem na sociedade, e não apenas prejudicam por se corromperem, mas também porque a corrompem, e são mais nocivos pelo exemplo do que pelo crime.”

    1. É isso que se espera de um Sr.Ministro do STF, respeito à Constituição Federal.
      A população Brasileira, aquela que trabalha e paga os impostos vai agradecer.