André Marsiglia: CNJ pode impor a juízes a pior das censuras

Em artigo publicado na revista eletrônica Consultor Jurídico, o advogado André Marsiglia Santos critica “a insistência de algumas autoridades em restringir a livre opinião, seja de populares, da imprensa, ou, agora, da magistratura”.

Refere-se à iniciativa de Dias Toffoli em criar grupo de trabalho no CNJ para regulamentar o uso de redes sociais por juízes, sob o pretexto de preservar a imagem institucional do Poder Judiciário.

“A liberdade de expressão é plena, é um sobredireito, e não precisa, pois, conciliar-se com ninguém ou coisa alguma. É o contrário: os demais é que têm de a ela se conciliar, e, para tal, a restrição, a orientação e o direcionamento descabem, e, potencialmente, imputarão ao magistrado a pior das censuras: a autocensura, o receio de estar inadequado, em razão de seus próprios pensamentos, essência mais valorosa de qualquer ser humano livre”, diz um trecho.

Exclusivo: especialista inglesa fala à Crusoé sobre censura à revista. SAIBA TUDO

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CCarmen Santerini disse:

    A tal "preservação de imagem", nada mais é que proibir a manifestação de juízes contra as aberrações e sacanagem que o supremo faz e pretende fazer em maior escala.

Ler comentários
  1. GGlaucio Oliveira disse:

    Taí mais uma pauta para domingo.

  2. JOSÉ disse:

    Muito bem continuem censurando meus comentarios, Antas. A caveira de vocês já está sendo providenciada. Vocês Antas247 são um blefe, e tem muito que aprender com o PToffoli e a esquerda Insana.

  3. Martins disse:

    CNJ foi criado pelo LULA. É um @ntro de petistas.

  4. nilson disse:

    A alma vermelha do dias tofolli é comunista. não gosta de gente seja contra as ideias dele. As ideias dele estão certas e os outros errados. Se acha deus, mas fede como qualquer ser humano. Gentalh

  5. Renato disse:

    Caiu a imunidade parlamentar, caiu a liberdade dos humoristas/comediantes, caiu a liberdade dos juízes, perfis em redes sociais sendo bloqueados e deletados. Que mais falta acontecer?

    1. Em breve, Chineses, Russos, Cubanos e o Islã nos manterão permanentemente amordaçados, vigiados e censurados. Os Antagonalhas, e seu paradigma em termos de imprensa livre, a Gobbels, vão adorar is

  6. carlos disse:

    Ah, esse ministreco bolivariano. Devia respeitar os juízes de verdade.

  7. SPA disse:

    Whisky , depois daquele vexame no avião , se recolheu e só faz o "feijão com arroz" na Corte .

  8. JOSÉ disse:

    Sempre confiei no Descorinio Intectual e no Espirito Democratico do Ministro Dias PTofolli. Parabéns Ministro. Continue assim nos proximos 30 anos como Ministro do Supremo que um dia seremos uma Cuba

  9. LRC disse:

    José Dias Toffoli tenta de todas as formas engatar uma marcha à ré no Brasil. Até quando?

  10. Illa disse:

    Será que ele n entendeu q para preservar a imagem do judiciário basta agir de acordo com as leis?Isso sim é preservar a imagem,n é amordaçando que ele vai conseguir isso!Vai virar uma guerra isso

  11. Paulo disse:

    Quem preserva a imagem do judiciário é ele mesmo, desde que seguindo as leis. "Orientação" é restrição, censura e ameaça.

  12. OPJ disse:

    Totó foi preparado especialmente pelo PT para chegar nesse posto. Tem todas as características de um ótimo defensor dos ideais do partido. O que atrapalhou o plano foi a prisão do Lula.

  13. Renato disse:

    No comunismo é essencial que figuras de destaque sejam moralmente desqualificadas. Assim podem ser corrompidas e compradas. Depois se livram deles, no paredão, envenenados, acidentes etc.

  14. Daisy disse:

    O uso do CNJ para "intimidar" Juízes e Procuradores não passa de uma tentativa do Toffoli de transformar nossa Justiça numa espécie de versão mal disfarçada da venezuelana - cúmplice do ditad

  15. Claudio disse:

    É isso o que não queremos : o ministrinho que nem é juíz, amordaçar a justiça !!! Chega de safadeza protegida pelo STF.

  16. mara disse:

    O problema de Toffoli é preservar a sua imagem, muito desgastada em função do seu mau desempenho e oela da delação de MÓ . MEDO.

  17. Ciro disse:

    Tofolli: "Vamos reforçar a nossa corporação, porra! Vamos atuar juntos, senão vamos começar a perder nossos privilégios, a começar pelas nossas lagostas e a terminar com seus penduricalhos inf

  18. Eli disse:

    Foi indicado por um bandido, não é juiz por mérito e se tornou poderoso a ponto de fazer o que quer e bem entende com anuência de seus pares. É muito poder para um órgão só.

  19. Herberto disse:

    Há que se ajustar o valor semântico e lato das palavras de uso consagrado nessa psicosfera podre da imprensa extrema.Difícil aceitar palavras como corte e autoridade em referência a marginais ladr

  20. Nelson disse:

    Preservar a imagem depois de queimarem o filme constantemente???

  21. Silvio disse:

    É o paladino da justiça Dias Toffoli em defesa dos fracos e oprimidos. Vamos todos gritar pelas FA e o povo junto. Basta

  22. Lucas disse:

    STF = Satânico Tribunal Federal. O citado atual presidente sequer é juiz. Lamentável

  23. JOSÉ disse:

    É isso que dá a introdução de Asnos com ideias totalitarias no STF.

    1. Vai faltar aeroporto e rodoviaria. Até Marte, areal inospido, vai ser melhor q aqui. So não podemos deixar os PTofollis e insanos descobrir o areal marciano. Qto. mais encaneço mais me divirto.