Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Anistia Internacional pede a Aras que crimes apontados na CPI não fiquem impunes

Organizações pedem justiça para os responsáveis pelas violações de direitos humanos identificadas pela comissão do Senado
Anistia Internacional pede a Aras que crimes apontados na CPI não fiquem impunes
Foto: Anistia Internacional Brasil/Divulgação

A Anistia Internacional e outras organizações da sociedade civil entregaram nesta quarta (10) uma petição dirigida a Augusto Aras exigindo que o procurador-geral não deixe impunes os crimes apontados pela CPI da Covid.

Participaram da manifestação em frente ao prédio da PGR parentes de vítimas da Covid, que deram seus depoimentos para os vídeos da campanha ‘Omissão Não é Política Pública’, lançada em junho pela Anistia em conjunto com outras organizações, como a Oxfam Brasil.

“Desde o seu início, a campanha Omissão Não é Política Pública fez um pedido simples: que o governo brasileiro cumpra seu dever constitucional de assegurar o direito à saúde e à vida à população. Agora, que tantas violações de direitos humanos foram identificadas pela CPI, as 20 organizações da sociedade civil e as mais de 34 mil pessoas que se somaram com a petição popular exigem que justiça seja feita com celeridade”, disse a Anistia Internacional, em comunicado à imprensa

“O texto do relatório final da CPI da Covid pede 80 indiciamentos, de pessoas físicas e jurídicas. O presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o atual, Marcelo Queiroga, são três dos indiciados. O relatório foi entregue por senadores a Augusto Aras no dia 27 de outubro. O Procurador-Geral da República iniciou uma investigação preliminar no dia 28 de outubro contra 13 autoridades com foro por prerrogativa de função, incluindo o Presidente da República, e tem um prazo de 30 dias para dar uma resposta ao que foi investigado pela Comissão”.

Leia tambémSenadores da CPI ameaçam convocar Aras se ele não der andamento a investigações

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....