Antes de engenheiros, o país precisa de juízes de verdade no STJ e STF

O Estadão aponta, em editorial, como a falta de engenheiros, em especial nas áreas tecnológicas, afeta o desenvolvimento nacional.

“Atualmente, há no País 600 mil engenheiros, o equivalente a 6 profissionais para cada mil trabalhadores. Nos Estados Unidos e no Japão, a proporção é de 25 engenheiros por mil trabalhadores”, diz o jornal.

Está certo, mas a prioridade brasileira, no momento, é impedir as nomeações políticas para os tribunais superiores. É preciso que haja juízes de verdade no STJ e STF.

A lei dos homens precede as leis da física e da química.

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Engano seu! As leis da Física precedem até a origem de nosso universo. Melhor seria dizer que se os advogados e juizes agissem cientifica e tecnicamente como os engenheiros (falo dos corretos profissionais) não estariamos nesta trágica situação. É só encarar o mundo como no método científico: com causa e consequência.

Ler mais 149 comentários
  1. Engano seu! As leis da Física precedem até a origem de nosso universo. Melhor seria dizer que se os advogados e juizes agissem cientifica e tecnicamente como os engenheiros (falo dos corretos profissionais) não estariamos nesta trágica situação. É só encarar o mundo como no método científico: com causa e consequência.

  2. Aqui na sede da GRANDE PÁTRIA COMUNISTA BOLIVARIANA, as universidades pagas com o suor dos trabalhadores nada se ensina a não ser ideologia socialista / comunista, então todos cursam “ciências humanas” que não precisam estudar, basta aprender palavras de ordem, como fascistas, golpe e outras perolas, atacar a classe media, brancos e héteros e endeusar os gays e negros e a direita opressora, feito isso já pode contar com seus diplomas de “sociólogos” “antropólogo”.
    Há até “FILOSOFA” como a MÁRCIA TIBURI, QUE DEFENDE O ASSALTO. Física,química, matemática, tem que estudar, se dedicar aprender e o aluno não terá tempo para doutrinação.

    1. É isto mesmo. Vamos formar uma nação inédita no Mundo: Formada apenas de sociólogos, filósofos, juristas e jornalistas. Podem incluir outros como atores, teatrólogos, apresentadores, comentaristas politicos, feministas, sexólogos, defensores de direitos humanos e ainda outros istas e ólogos. Todos altamente produtivos para aumentar o PIB.

  3. Nossas leis são uma peneira. Colarinho branco vai para casa protegidos pelo congresso, STF e STE.
    Uma falácia sobre o bom funcionamento de nossas instituições. Funciona para Bandido. Maluf e Picianni, com dodói vão para casa. Tem bandido em muito pior estado na cadeia. O Brasil está acabando, e o povo honesto, que pensa e trabalha está assistindo na primeira fila. O que faremos????????

  4. Se não existisse uma casta de parasitas garfando quase metade da riqueza produzida no país e atravancando tudo, talvez daria para ter mais indústrias, engenheiros, melhores salário, etc. Neguinho que fala “”ah mas o mercado não contrata, ah mas o mercado paga mal” é muito sem noção. No país não falta diploma, o que falta são técnicos com skills.

  5. QUANDO A GENTE ACUSA QUE HÁ MAIS DE 20 PECs TRAMITANDO NAS DUAS CASAS DO PARLAMENTO, COM O FITO DE MUDAR ESSA ESQUISITA E IMPORTUNADORA ESCOLHA FEITA POR ELES, E QUE A SOCIEDADE BRASILEIRA QUESTIONA, TEMOS CLARAMENTE A CERTEZA DE QUE OS CIDADÃOS QUE ALI ESTÃO INVESTIDOS COM O PODER REPUBLICANO DE MANTER E ZELAR PELAS LEIS ESTABELECIDAS, SÃO OS PRIMEIROS A AVACALHA-LAS, DESMORALIZANDO TODO O SISTEMA DEMOCRÁTICO PRECARIAMENTE INSTALADO.

  6. O vitimismo a arma do Luladrão é do PT, continua usando mentiras para enganar os idiotas. Claro que os tiros no ônibus foram dados por eles, isso é óbvio. Usam essa artimanha sempre, é uma técnica dos comunistas.

  7. Pois é… O PT tem um poder imenso e uma visibilidade enorme, pois trabalha por isso… Por exemplo, em Belô PT infiltrou em Carnaval distribuiu adesivo escrito: “LULA-LIVRE”.
    &
    Mulheres pregaram no peitinho bem duro
. PT é truculento. Um produto barango e brega transformado em consumível pela Propaganda & Publicidade.
    &
    Publicidade do enormemente super brega Petismo. Via publicidade muito elaborada ( brilhante e criativo João Santana) transformaram 1 Partido bregaço em:
    um produto elegante pra consumo imediato do eleitor.

  8. O Brasil não tem falta de engenheiros, pelo contrário, tem sobra deles… Estamos na república dos bacharéis, todo mundo quer ser “doutor” e ninguém quer por mão na massa nem na graxa. Não há desenvolvimento de produtos no país, o mercado está saturado de graduados, e com falta de… TÉCNICOS que mantenham as coisas funcionando.

  9. Não tem engenheiros? Bobagem:- ou estão sobrando engenheiros ou não tem serviço para engenheiros, estudo sem noção do Estadão. Engenheiros no Brasil é uma classe mal paga, não recomendo este curso para ninguém. Na verdade sobra pouco para se fazer neste pais, medicina com certeza é melhor, talvez advocacia em algumas áreas. Um concurso público era uma boa ideia, mas o estado tb não esta muito bom das pernas depois de tanta corrupção e má gestão. Do jeito que a coisa esta caminhando restara apenas uma saída o Aeroporto, muitos já estão zarpando.

  10. O dias toffoli não tem capacidade mental para ser qualquer tipo de juiz, mesmo de jogo de várzea. Ele não sabe o que pensa. É o mais estupido e idiota dos juizes da suprema corte de TODOS OS TEMPOS. Ele não sabe nem como fazer de maneira cabível suas sentenças. E ainda acha que deve a Lula seu lugar ali como advogado a imaginar formas originais de demonstrar sua incapacidade de chegar ao nível da merda. E esta pessoa vai ficar julgando a constituição até 2043 ????? Não pode. Precisamos ter um jeito para jogar na pagina dos vexames da historia da justiça esse período que passamos e nos livramos o mais rápido possível desse nível de juiz. Quero o Impeachment dele.

  11. Gente, admiro vosso trabalho, mas vcs poderiam ficar sem essa. Não tem cabimento falar que nos faltam advogados para se candidatarem a juízes. Na verdade, talvez agora com a reforma trabalhista uma parcela maior saia desta área e pense nas oportunidades da magistratura. Depois que passarem no exame da ordem, claro. Engenheiros, esses vao infelizmente para o Brasil ficar sobrando ainda por um bom tempo para depois faltarem, de novo.

  12. Esse Jornal só pode estar de brincadeira em abordar este tema agora! A proporção de engenheiros no Brasil e’ menor que USA e Japão pelo simples fato que a industria e as áreas de pesquisas foram destruídas pela ORCRIM. Engenheiros não se criam onde existe Sindicato, impostos escorchantes e politicas industriais ridículas tais como a palhaçada do “inovar auto” . Proponho a seguinte pesquisa; veja quantos brasileiros com diploma universitário deixaram o pais nos últimos 10 anos. Aposto que mais da metade são engenheiros!

    1. Falou quase tudo. Quero ver crescer 4% formando a quantidade atual de engenheiros e ainda destruindo a carreira dos (poucos) qualificados

  13. Concordo de que a prioridade que temos no momento é de termos juízes capazes e não que dançam conforme toca a musica, só porque foram nomeados. precisamos mais que tudo um pais que tenha uma justiça sem sombras de dúvidas que aja no rigor das leis e de conformidade com a Constituição, para que nós brasileiros possamos novamente andar de cabeças erguidas, e não cabisbaixos envergonhados das injustiças que reinam a gosto de cada magistrado!

  14. Se o mercado pagasse o correto para a área de Tecnologia, com certeza haveria mais profissionais e os que existissem seriam mais qualificados… Hoje um proficional de TI em início de carreira ganha o mesmo que uma secretária sem faculdade…

  15. O “probrema” é o QI médio da manada… Muito baixo para termos uma população de 200 milhões. A racionalidade é escassa, e qualidade de vida vai lentamente resvalando para os padrões africanos. Como o Pithecanthropus bananensis tem pavor das matemáticas, das ciências exatas, ou qualquer coisa que use o cérebro, ele prefere mesmo é estudar direito, sociologia, psicologia, e outras ias da vida que não resultam em crescimento do PIB. Em cima da estupidez reinante há ainda o mau-caratismo sistêmico. O STF, O STJ, e quejandos estão apenas inseridos no contexto…

  16. Não faltam engenheiros e ou Juízes no Brasil, mas há falta de educação, competência e valorização profissional. A maioria das Universidades (e Faculdades) não consegue manter um corpo docente de alto nível técnico e educacional; a estrutura organizacional, administrativa e de cursos oferecidos, é arcaica e medieval. Somente mudanças profundas e responsáveis, desde o ensino básico, poderão alterar o atual cenário caótico em que se encontra tanto o ensino superior como o país.

  17. Li, num jornal europeu, que multinacionais preferem outros países da América Latina (p. ex. Chile, Argentina)por causa da corrupção, da burocracia e da justiça no Brasil. Quem sofre com isto, são os assalariados. O STF quer acabar com a Lava Jato, não temos ninguém e diminui a burocracia, a corrupção continua: não vai melhorar tão rapidamente, pelo contrário, pode piorar ainda.

  18. Pessoal aqui não tem dois neurônios para interpretar a matéria do Antoganista..
    É lógico que, enquanto não mudarmos a forma de escolha dos Ministros do STF e do STJ não teremos Justiça no Brasil e, consequentemente, não teremos segurança, saúde, educação e outros serviços de qualidade. Hoje no país existem duas Justiças: a dos indicados políticos e dos concursados.

  19. Investiguem, por que outros países passaram à nossa frente. É porque lá existem leis claras que se cumprem, onde os supremos tribunais julgam conforme a justiça e não conforme a cara do cliente. A justiça e a política funcionando bem, a economia acompanha. Lá todos sabem como funciona, aqui há incerteza e surpresas desagradáveis.

  20. A crise econômica e de empregos é causada pela crise política e judiciária. País sem segurança jurídica (dezenas de liminares, de recursos, leis rasgadas pelo STF), não atrai investidores. Além disto, há engenheiros, a maioria é desempregada ou trabalha em outras áreas por falta de emprego, causado…vide a afirmação inicial.

  21. Esse foi o post mais estúpido da já pouco brilhante história deste sítio. Se vocês realmente acreditam no que disseram, peçam para ser jogados do vigésimo andar de um edifício e esperem para ser salvos pelo Congresso Nacional e STF.

  22. Eu sou um dos engenheiro que não consigo emprego no Brasil. Sem engenheiro trabalhando não há empregos no Brasil, ou em qualquer pais do planeta. O engenheiro quando tem serviço produz dezenas de serviços, mas se ele não consegue trabalhar não haverá nenhum emprego.

  23. Popularmente o STF esta morto. Não há mais credibilidade alguma por parte da população e com isso a tendencia é a bandidagem aumentar em todos os níveis.
    A casa do STF já caiu! Um levante popular esta por vir.

  24. Meire disse: 28 de Março de 2018 às 15:41
    Voces, antas fascistas, sao bem culpados pelo desemprego dos engenheiros! Louvaram a lava jato e o serviçal estadunidense conhecido por moro. Acabaram com a indústria nacional. Meus pêsames.
    Meire, tô vendo que voce seguiu o que sua mestra mandioqueira falou, depois de sociologia foi fazer curso técnico não deve ser capaz de soletrar engenharia.

  25. Como é que vai ter engenheiro se não se a molecada não aprende matemática nas escolas? TODO MUNDO ODEIA MATEMÁTICA, por que como alguém vai gostar de algo que não conhece? Só se privilegia humanas. Em compensação, sobram “sociólogos”… Especialmente com a esquerda no poder, já que nas humanas é o caminho mais fácil de se doutrinar.

  26. Os únicos profissionais de nível universitário que abundam no Brasil são advogados e os bacharéis em Direito sendo que, conforme dito pela OAB, a maior parte destas pessoas são analfabetos funcionais. Todos os outros profissionais universitários necessitados pela população são procurados como se fossem filões de ouro, pois estão em extinção. Engenheiros eram importados do Chile durante o governo dos militares e da Espanha nos anos 2005. Hoje até médicos o Brasil precisa IMPORTAR de países do Foro de São Paulo. Os Economistas melhor preparados são egressos de mestrado nos EUA. E nunca, nunca o Brasil teve necessidade de ADVOGADOS e de jornalistas. Juízes, meritíssimos por convicção e por paixão, NUNCA o Brasil os teve. Por que será?

  27. UBER = Uso Básico de Engenheiros de Reserva
    Vão dirigir carros que o Brasil foi dirigidonas ultimas 4 vezes por uma ignorante e um analfabeto, com grandes realizações na carreira: greves e falência de loja de 1,99.
    Brasil: sete a um foi pouco, senta que as pregas arrebenta!!!!

  28. Muito pelo contrário meu caro antagonista. Se ao invés de jornalismo tivesse frequentado aulas de matemática, ou lógica básica, veria que teu argumento está falho em si mesmo. Você não resolve o problema de maus juizes aumentando o número de juizes, ou no caso equivalente, de profissionais do direito. Já temos “adevogados” até demais neste país! Já engenheiros, não. Não confunda NÚMERO com QUALIDADE. Por sinal, desses 6 engenheiros para cada mil, quantos são de boa formação?

  29. Sobram engenheiros no Brasil. Muitos estão desempregados. Conheço uma grande quantidade de engenheiros que trabalha em outras áreas justamente porque não existem vagas para a profissão no país. E piora a cada dia. E muitos que trabalham na engenharia são mal remunerados.

  30. Besteirol de gente que vive no lamaçal do dinheiro público e não tem noção da realidade. Trabalho na área e afirmo que há uma quantidade imensa de engenheiros desempregados e subempregados. Se estivessem em falta, os salários seriam elevados o que não ocorre e é justamente o contrário. Nosso parque industrial é pífio e arcaico.

  31. Engenheiros são considerados fascistas neste País!!! pois, gostam de resolver problemas!!! e não são doutrinados por palavras!!! o que importa para um Engenheiro são os números e resultados!!! Engenheiro não discute, Resolve. Caso não existem problemas como políticos poderão se eleger!!! o que a engenharia resolve a politica corrupta estraga!

  32. Só um novo presidente junto a um congresso renovado, com o pt, psdb, pmdb, e assemelhados que dão sustentação a esses três minguando, poderá começar a mudar o perfil desse tribunal. Só ministros mais conservadores poderão conter o ímpeto de ativismo judicial de alguns ministros progressistas, no stf, em pautas como aborto, drogas, e nas pautas das militâncias de coletivos esquerdistas. Só um ministro sem histórico partidário poderá julgar e tomar decisões com independência. Só um congresso renovado poderá propor reformas a respeito do stf, onde é difícil dizer quem é pior: Lewandowski, Barroso, Gilmar Mendes, Toffoli… mas o stf, no geral, vem sendo um tribunal que trabalha contra os interesses do povo, a quem a constituição que eles interpretam deveria proteger. Mas não está.

  33. Já penso que falta leis mais claras e menos burocráticas em sua aplicação concreta. Juízes as cortes possuem, mas falta pulso firme aos legisladores ao fazerem a lei, muitas brechas, muitos recursos..isso tudo precisa se simplificado, gera segurança jurídica, confiança na justiça , celeridade processual e economia…

  34. Já penso que falta leis mais claras e menos burocráticas em sua aplicação concreta. Juízesas cortes possuem, mas falta pulso firme aos legisladores ao fazerem a lei, muitas brechas, muitos recursos..isso tudo precisa se simplificado, gera segurança jurídica, confiança na justiça , celeridade processual e economia…

  35. Os engenheiros e cientistas deixam o Brasil por uma pátria aonde possam educar seus filhos, verem seu trabalho reconhecido e viver em paz. Aqui os esquerdopatas valorizam o bandido e vagabundo e o pelego que mama nas tetas de quem inventa, empreende e produz. Se o Brasil fosse um lugar decente, teria muito mais engenheiros que nos outros países… Só eu conheço 15 que deixaram o país em definitivo e serei o próximo. Só as forças armadas salvarão o que restou desta republiqueta de bananas podres.

  36. Ha que haver a obrigatoriedade de ser Juiz de carreira ou membro da PGR….ficar colocando apadrinhado em um cargo desse é querer f@uder com Brasil. Lewandovisk, Tofolli e etc…tudo lixo politico.

  37. Voces, antas fascistas, sao bem culpados pelo desemprego dos engenheiros! Louvaram a lava jato e o serviçal estadunidense conhecido por moro. Acabaram com a indústria nacional. Meus pêsames.

  38. https://g1.globo.com/educacao/noticia/alunos-brasileiros-vao-demorar-260-anos-para-atingir-indice-de-leitura-dos-paises-rico-diz-banco-mundial.ghtml
    .
    https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/tiririca-assume-comissao-de-educacao-e-cultura-na-camara/
    .
    Essas matérias são auto-explicativas.
    Precisa algo mais para ver que o ciclo é fechado e se realimenta?
    Todo o resto é consequência

  39. Mas hoje um juiz de verdade – de primeiro grau – ganha menos que um defensor público ou um procurador do INSS.

    Dificilmente vão conseguir juízes de verdade no topo da carreira. Os mais preparados vão ter saído para outras carreiras com menos responsabilidades e maior remuneração.

    Esse é o Brasil que os políticos querem para o futuro….em que um advogado do INSS ganhe mais que Juiz Federal.

    1. Não é o juiz que ganha pouco, é o fiscal que ganha 10x mais do que deveria.
      Nenhum funcionário público no Brasil em topo de carreira, seja quem quer que seja, poderia ganhar mais do que 10 salários mínimos.
      Azar se 10 mil reais o sujeito acha pouco. Salário mínimo no Brasil é mil reais. A iniciativa privada existe pra isso.
      Além disso, Juízes, fiscais, promotores, desembargadores… ainda ganham bônus, férias de 60 dias por ano, recessos e dezenas de penduricalhos, fazendo com que a carga tributária final dessa gente seja de 10% a 15% dos vencimentos, enquanto a maioria dos assalariados com a mesma faixa salarial pagam 27,5% na fonte!

  40. Jamais um ministro do supremo, ou do STJ deveriam ter cargos vitalícios. Deveriam prestar concurso público e, uma vez aprovados, ficariam por um tempo limitado, digamos 10 anos e depois deixariam de ser ministros, voltando à manada!

  41. O problema é que para se trabalhar como Engenheiro no Brasil só se o cidadão for muito apaixonado pela profissão e gostar de passar fome. Não há nem vaga nem salário digno no Brasil. E a cobrança por cada vez mais especializações e pós-graduação é uma constante pelas empresas mais estrupradas com departamentos de RH cada vez mais especializados em avaliar nas métricas de performance do empregado. Sem contar que na grande maioria das vezes, quanto mais velho o funcionário engenheiro, mais perto este fica da porta da rua. Em suma, trabalhar como Engenheiro no Brasil só pra louco e CDF. Como eu não dou nem um é nem outro me mandei. Como diz o Ruffo o “Brasil móe o cara”. É como já dizia o saudoso Roberto Campos, o “Brasil é dos advogados”. Pois que chamem-nos para reconstruir o País!

  42. Sou Engenheiro Civil com 35 anos de formado e trabalhando na área desde 1980, quento comecei como estagiário em uma empresa de projetos. Em 1990 abri minha empresa, que tem o mesmo CNPJ desde então, o que por si só já é uma vitória nessa área de atuação. O Brasil é um país carente de tudo – sobreviver vendendo inteligência em um país de descebrados é quase impossível. Ao longo dos últimos 28 anos foram 5 crises de porte, mas nada se compara ao que fez o Lulopetismo. Desses engenheiros mencionados pelo Estadão, metade hoje trabalha de Uber ou coisa parecida. Não há país que evolua sem Engenharia – o resto vem junto.

  43. PASSA PELO ENSINO FUNDAMENTAL E PELOS TIRIRICAS QUE CHEGAM AO CONGRESSO PARA ESTABELECER CRITÉRIOS JUSTAMENTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO:
    “Alunos brasileiros vão demorar 260 anos para atingir índice de leitura dos países ricos, diz Banco Mundial
    Em matemática, a estimativa é de 75 anos, segundo relatório produzido a partir de dados do Pisa.”
    .
    https://g1.globo.com/educacao/noticia/alunos-brasileiros-vao-demorar-260-anos-para-atingir-indice-de-leitura-dos-paises-rico-diz-banco-mundial.ghtml
    .
    https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/tiririca-assume-comissao-de-educacao-e-cultura-na-camara/

  44. A prioridade é acabar com os tribunais de Brasília e usar os prédios deles e grana para construir faculdades de tecnologia e engenharia.
    Ninguém precisa de Brasília, muito menos de terceira e quarta instância.
    Lembrem-Se da imagem do médico suspendendo a cirurgia até quatro de abril…. imaginem como seria se em todos os atendimentos médicos houvesse previsão de recursos e em quatro instâncias… essa é a realidade fracassada do serviço público de solução de conflitos brasileiro: um fracasso e campo de formação e manutenção de aristocracias inúteis.

  45. Estou me formando em engenharia de controle e automação aqui no RJ…. até hoje não consegui o lendário estágio, consigo cerca de 2 entrevistas por semestre, inclusive em uma delas meu ingles superava o do entrevistador, o rio está morto em vários aspectos mas o Brasil ainda está caminhando para isso… Duvído que qualquer pessoa que gaste recurso financeiro e tempo para se formar em engenharia irá querer se manter aqui no país, sem incentivo a instituições privadas e com toda essa burocracia trabalhista

  46. Quantos protestaram na frente do congresso ou STF a cada nomeação feitas pelos ilustres Lula, Dilma, Temer, FHC, Sarney e Collor? Ninguem?
    Quantos sugeriram que ” a prioridade brasileira, no momento, é impedir as nomeações políticas para os tribunais superiores.”? NINGUEM PENSOU NISSO ANTES?
    .
    NÃO ACHAM QUE É TARDE GORA, CONSIDERANDO QUE TEMOS UM POVO BOVINO, ALIENADO E ANALFABETO?
    .
    SE FÔSSEMOS UM PAIS QUE PRIORIZA A PRODUÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, CONHECIMENTOS TÉCNICOS, HAVERIA, POR CONSEQUÊNCIA, MAIS GENTE CONSCIENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROIBIR NOMEAÇÕES POLITICAS EM GERAL!
    E MAIS PROTESTOS , CERTAMENTE!

  47. Essa pesquisa,como a maioria é furada.Se com 06 engenheiros a cada mil habitantes,tem muito engenheiro que trabalha de vendedor, outros viraram micro empresários.
    Se com 06/1000 tem um monte de desempregados, imagina se tivesse 25/1000 como os EUA.
    Querem comparar uma republiqueta de quinta categoria com um país de verdade.
    Não é a toa que os EUA é o maior país do mundo,a cultura é a mentalidade do povo é outra.
    Lá o povo tem amor pelo país, existe patriotismo, aqui o povo só quer tirar uma casquinha,levar vantagem,passar o outro pra trás.
    Quer um exemplo??? Lá, enquanto o presidente da república, que a imprensa brasileira e mundial vive a criticar,abriu mão do salário.Aqui o Temer recebe 03 a 04 salários e pensões, aposentou-se aos 53 anos e não abriu mão de nenhum.

  48. Errado. As leis da física e da química inorgânica se impuseram nos momentos em que o Criador fez os elementos inorgânicos. As da química orgânica se impuseram concomitantemente ao surgimento dos reinos animal e vegetal. Vieram antes até da criação do homem.
    As leis dos homens vieram de centenários é intermináveis debates filosóficos.
    A Lei de Deus nos foram dadas nas Escrituras e já estavam na mente de Deus antes dos tempos eternos.

  49. É que as carreiras tecnológicas incluem em seu curriculum Matemática…
    Muito mais fácil sair por aí com um lero lero que não resiste a lógica mais elementar e fazer carreira na política (e eventualmente virar Ministro do Supremo)…

  50. Não é esse o problema. Entre 1968 e 1971 o MEC prometeu aos militares que com a reforma de educação ocorrida em 1971, a da universalização do ensino, nunca mais seria formada uma nova liderança política no meio acadêmico. De lá para cá passaram-se 47 anos e o alvo eram crianças entre 10 e 20 anos. Elas hoje têm entre 57 e 67 anos que equivale à grande maioria das idades de nossos lideres políticos. Me deem o nome de lideres políticos formados nessa época e verão que a destruição intelectual formada pelo MEC desde essa época justifica a porcaria que temos nos poderes legislativo, executivo e judiciário. Sem contar é claro que o MEC dizia que o Brasil não precisava de pensadores, bastavam operários. Assim não temos mais profissionais, como por exemplo, os engenheiros.

    1. Tem engenheiro trabalhando de vendedor, porque não existe emprego na área dele.
      O problema é que o país vive da exportação de produtos básicos,como agrícolas e minério de ferro.
      O país não possui indústrias de tecnologia, é um país atrasado.

  51. Uma certa “figura exemplar”, dentre tantos Nobéis em Idiotice já galardoados neste país, já havia afirmado tempos atrás que “Não se faz Copa do Mundo com hospital”… entre outros ENGENHEIROS DO ATRASO, que nos recomendam saudar raízes e armazenar ventos, por exemplo.
    O Brasil precisa é de menos Marx e mais Mises.
    Aí quem sabe saímos do buraco de lama vermelha em que nos meteram os corruptos e os fanfarrões.

  52. O engenheiro é o profissional com curso superior que mais vem sofrendo com o desemprego, sou engenheiro especialista em tubulações de óleo e gás pela USP e estou a cerca de 3 anos longe da engenharia por falta de oportunidades…..

  53. Se os juízes e advogados pararem de pensar q são deuses do verem que eles são improdutivos e só existem por causa do sistema, não serão mais úteis. Serão só aplicadores de regras….

  54. Há um texto no polibiobraga exatamente sobre isso, é preciso que nas urnas possamos avaliar o juiz na corte superior e conforme for, este seja removido dela. Justamente a falta deste mecanismo presente em 99% das democracias no mundo que ermitiu chegarmos na desgraça que chegamos.

  55. Mais vale dois burocratas produzindo papeis e mais papeis devidamente carimbados do que uma linha de transmissão de energia.
    .
    É célere caminho para uma “democracia” progressista bolivariana!
    Por isso conheço engenheiros lutando para sair dessa ditadura prestes a virar uma tirania.

  56. Sou engenheiro e estou desempregado ha 3 anos. Tenho duzias de amigos na mesma situação. Não precisamos de mais engenheiros, precisamos primeiro usar os que temos pra alguma coisa que nao seja dirigir UBER. Precisamos de empregos para os engenheiros, não de mais desempregados.

  57. Eu ainda acho que isto é uma baita mentira, pois sou engenheiro e estou desempregado. Mando uma média de 8 CV por dia e não consigo sequer uma entrevista!

    O que está em falta são engenheiros que se submetam a receber um salário abaixo do que seria digno para uma pessoa que estudou por tantos anos, fizeram pós graduação e mestrado e não reclamem de ganhar menos da metade do que um ministro do STF, que não tem um décimo destes estudos, recebe apenas de auxílio moradia…

    Não é Toffoli?

  58. Estudar dá trabalho. A PTralhada quer uma boquinha em algum Ministério para não precisar estudar. Num país que forma mais diretores de cinema do que matemáticos está condenado ao fracasso. Por isso a utopia socialista: o Estado provê.

  59. Aproveitando o ensejo; para quem não sabe, o conhecimento científico e tecnológico no Brasil está para os países desenvolvidos, assim como um analfabeto brasileiro sem teto, está para um engenheiro formado no MIT. Nosso conhecimento científico não chegou ainda na Revolução Industrial. Somos ignorantes mesmo e muitos de nós nem imagina!

  60. Até que enfim a imprensa séria chegou a mesma conclusão minha: o Brasil só é essa bagunça porque não temos juízes. Aliás. Corrigindo. Temos em numero muito pequeno. A maioria é omisso quanto a efetiva aplicação da lei. Melhor. Aplicam a lei segundo o interesse de grupos econômicos, grupos políticos e também segundo o interesse das organizações criminosas. E debaixo de um pseudo juridiques, frases de efeito, citações e outros truques, dão decisão por encomenda. Não decidem se é possível deixar prescrever. E. Também. Não resolvem caso nenhum. Olha para a ficha limpa e faça um balanço de sua aplicação. Veja o quanto a desfiguram. Ih! Tem muito mais. Mas já é um começo essa constatação.

  61. Todos tão torcendo para um fiasco nas manifestações de 31/03 e 03 e 04 de abril principalmente o stf que é hoje o comandante do esquema da impunidade do país. Avante movimentos, se unam em prol dessa causa tão importante.

  62. PARABÉNS SENADOR MAGNO MALTA PELO SEU ENÉRGICO E CONTUNDENTE PRONUNCIAMENTO FEITO NESTA TARDE DA TRIBUNA DO SENADO. MAL PIOR DO BRASIL É O SEU STF CAMALEÔNICO, HIDRA DE VÁRIAS CABEÇAS QUE TEM COMO SUA ESSÊNCIA DE EXISTIR, DE LEGISLAR E DE SER A DE DEFENDER, REPRESENTAR, SOLTAR E ADVOGAR PARA OS CRIMINOSOS DO COLARINHO SUPER BRANCO TUDO NA MAIOR CARA DE PAU. MAS, NO FUNDO NO FUNDO SANTOS DO PAU OCO. CARNE MORTAL QUE PODE A QUALQUER HORA . OS SUPREMOS TOGADOS PRATICAM A MALANDRAGEM NO MAIS PURO ESTADO DA ARTE E AINDA ESCARRAM TODOS OS DIAS NA FACE DO BRASIL. MEU VICE MALTA FUSTIGUE-OS PESADAMENTE TODO O SANTO DIA. É POR UMA BOA CAUSA. QUEM DEVE FAVOR CABELUDO, SALAFRÁRIO E MAL CHEIROSO AOS PODEROSOS DE COLARINHO BRANCO SÃO ELES E NÃO O BRASIL!
    JAIR BOLSONARO PRESIDENTE. MAGNO MALTA VICE

  63. Essa proporção de engenheiros em relação à população que existe nos EUA não pode ser aplicada ao Brasil por uma simples constatação que engenheiros são necessários em países que criam e desenvolvem tecnologia e esse não é o caso do Brasil.
    Eu sou engenheiro mecânico e estou desempregado há mais de 9 meses.
    Essa afirmação deve ser um factor lançado por algum dono de facilidade de engenharia.
    O Brasil perdeu o bonde da história.
    A cada dia mais somos produtores de commodities e para produzir commodities basta comprar tecnologia pronta. Não existe perspectiva de mudança.

  64. Levaram 30 anos para descobrirem que esses tribunais de fariseus não valem de nada é muita falta de informação para o país que desde os idos da década de 1980 já diziam ser uma nação semi desenvolvida ou em desenvolvimento.

  65. PARABÉNS SENADOR MAGNO MALTA PELO SEU ENÉRGICO E CONTUNDENTE PRONUNCIAMENTO FEITO NESTA TARDE DA TRIBUNA DO SENADO. MAL PIOR DO BRASIL É O SEU STF CAMALEÔNICO, HIDRA DE VÁRIAS CABEÇAS QUE TEM COMO SUA ESSÊNCIA DE EXISTIR, DE LEGISLAR E DE SER A DE DEFENDER, REPRESENTAR, SOLTAR E ADVOGAR PARA OS CRIMINOSOS DO COLARINHO SUPER BRANCO OMO E TUDO NA MAIOR CARA DE PAU. MAS, NO FUNDO NO FUNDO SANTOS DO PAU OCO. CARNE MORTAL QUE PODE A QUALQUER HORA APODRECER COMO A DE QUALQUER PESSOA. OPS SUPREMOS TOGADOS PRATICAM A MALANDRAGEM NO MAIS PURO ESTADO DA ARTE E AINDA ESCARRAM TODOS OS DIAS NA FACE DO BRASIL. MEU VICE MALTA FUSTIGUE-OS PESADAMENTE TODO O SANTO DIA. É POR UMA BOA CAUSA. QUEM DEVE FAVOR CABELUDO, SALAFRÁRIO E MAL CHEIROSO AOS PODEROSOS DE COLARINHO BRANCO SÃO ELES E NÃO O BRASIL!

  66. Um país DESENVOLVIDO se faz com INSTITUIÇÕES FORTES, vejam Japão, vejam EUA, lá o JUDICIÁRIO funciona na sua plenitude. Aqui no Brasil estamos sem FUTURO, nossa politica nos ATRASA, é o principal ENTRAVE para o DESENVOLVIMENTO do brasileiro, que é TRABALHADOR, que é CRIATIVO. Agora em outubro teremos uma OPORTUNIDADE de mudar o rumo dessa POLITICA, temos que procurar CANDIDATOS comprometidos de fato com o AVANÇO do país, e principalmente a ÉTICA. Não caia na conversa fiada de sempre, CANDIDATOS com discursos sem pé, SEM cabeça, sem OBJETIVO, fuja dele, MUITA CONVERSA e pouca AÇÃO. Para presidente do Brasil tem uma PENCA enorme de PICARETAS, fique esperto OLHEM o CURRICULUM de cada um antes de VOTAR. Vejam o que aconteceu com o Lula, um OPERÁRIO de araque, sem curriculum para o cargo!!!

  67. há muito sociólogo, pedagogo, psicólogo, historiador, cientista social, etc. Há um desiquilíbrio. Isso é parte do problema.

    Outro problema é que nos transformamos em uma sociedade de “advogados”. A economia do Brasil não suporta isso. Tem que lembrar que direito é atividade meio.

  68. ===============================================
    A META É CONSEGUIR UM MILHÃO DE CONVITES
    NÓS TEMOS QUE LUTAR
    NÃO PODEMOS DESISTIR!
    ===============================================
    ________________________________
    “OU VOCÊ VAI, OU LULA VOLTA”
    ________________________________
    MANIFESTAÇÃO DO DIA 3 DE ABRIL
    __________________________________

    https://www.facebook.com/vemprarua.net/videos/1003321946515820/

    VAI SER UM MILHÃO!
    https://www.facebook.com/vemprarua.net/photos/a.344411022406919.1073741828.344408492407172/1004641303050551/?type=3&theater

    PRESTE ATENÇÃO NO LINK ABAIXO
    CONFIRME SUA PRESENÇA NA MANIFESTAÇÃO
    E ENVIE CONVITES PARA SEUS AMIGOS E AMIGAS
    ^
    https://www.facebook.com/events/168829747103201/

  69. No deserto de quadros que é o Brasil, falta profissional onde quer que se procure. É, sem dúvida, inconcebível, exceto no Brasil, que uma pessoa incapaz de ser aprovada num concurso inicial da carreira chegue ao topo dela com a ajuda da catapulta política (além da cumplicidade da pseudo-oposição). Notório saber se inclui entre as facécias nacionais, como muitas das chamadas instituições.

  70. “A lei dos homens precede as leis da física e da química” – uma boutade, bobagem. A proliferação de esquerdistas nas universidades se dá principalmente na área de humanas: gente que não sabe trocar uma lâmpada. Para entender o século 21 (e agir e votar de acordo) tem que ter alguma cultura técnica.

  71. “A lei dos homens precede as leis da física e da química.”

    Acompanho o site e gosto bastante dos temas. Porém, a frase acima foi a maior bobagem que li na internet nos últimos tempos.

  72. Como aconteceu com Atenas e Roma, Brasília não enxerga os confins do “império”. Os confins do “império” não enxergam Brasília, que só age e legisla em causa própria. E assim os “bárbaros”, de caneta ou de fuzil na mão, nos vão mergulhando na barbárie.
    .
    A partir de 1940, o Estado do Missouri instituiu as “eleições de retenção” de juízes. Nesse modelo os juízes continuam a ser selecionados por conselhos ou governadores, mas só se mantêm na função enquanto o povo, destinatário da justiça que fornecem, se disser satisfeito com o que recebe.

  73. Precisamos adotar também: voto distrital puro para amarrar cada representante aos seus representados, eleições primárias diretas para abrir a política à renovação, recall de políticos e funcionários a qualquer momento, referendo das leis dos Legislativos e abertura às leis de iniciativa popular.
    .
    Como na vida real, manda quem tem o poder de DEMITIR. Nas democracias de verdade, quem tem o poder de demitir todo e qualquer servidor público a qualquer momento é o povo.
    .
    Sem esse direito elementar, todo o resto da conversarada sobre “democracia” é pura tapeação.

  74. Moro em São Paulo e não quero ser governado por baiano ! Assim como o pernambucano não quer ser governado por gaúcho!
    E não da pra ficar esperando o macaco aprender a falar pra prosseguir o assunto porra !

  75. O Brasil não tem jeito. Saiam daqui. Minha sobrinha de 21 anos vai sair esse ano do Brasil. Estamos todos felizes aqui, eu, a minha irmã. Graças a Deus! É uma menina linda, estudiosa, conseguiu uma forma de sair do Brasil, por meio de um casamento. As pessoas precisam achar formas de saírem daqui, principalmente os jovens.

  76. E os bons profissionais, engenheiros, médicos e biomédico estão começando a arrumar as malas para CAIR FORA do país com a volta de Lula… só restarão os não qualificados!

  77. Excelente comentário.
    Sem justiça não existe sociedade JUSTA, ordem e muito menos democracia. Não existe segurança.
    O QUE EXISTE É DESORDEM OU CAOS, É A DITADURA DA IMPUNIDADE E DA CORRUPÇÃO.
    ESTA É A PRIORIDADE NACIONAL, ACABAR COM ESTES DOIS PILARES DA ORCRIM.
    PRECISAMOS DE MOROS E DO MOURÃO PARA POR ORDEM NA CASA.
    QUEM TEM ESTAS FORÇAS ARMADAS OMISSAS E CONIVENTES, ESTE JUDICIÁRIO, ESTE CONGRESSO E ESTE EXECUTIVO, NÃO PRECISA DE INIMIGOS.
    ACORDA ESTADÃO PARA AS PRIORIDADES NACIONAIS.

  78. A Dilma deu mostra, em seus discursos e prática, como seria o mundo de seus sonhos repleto de engenheiros!
    O Temer dá mostra, pior que nossos piores pesadelos, de como é um universo de bacharéis, demagogos, talhados na embromação e na criminalidade do colarinho branco da política.

  79. ===============================================
    A META É CONSEGUIR UM MILHÃO DE CONVITES
    NÓS TEMOS QUE LUTAR
    NÃO PODEMOS DESISTIR!
    ===============================================
    ________________________________
    “OU VOCÊ VAI, OU LULA VOLTA”
    ________________________________
    MANIFESTAÇÃO DO DIA 3 DE ABRIL
    __________________________________

    https://www.facebook.com/vemprarua.net/videos/1003321946515820/

    VAI SER UM MILHÃO!
    https://www.facebook.com/vemprarua.net/photos/a.344411022406919.1073741828.344408492407172/1004641303050551/?type=3&theater

    PRESTE ATENÇÃO NO LINK ABAIXO
    CONFIRME SUA PRESENÇA NA MANIFESTAÇÃO
    E ENVIE CONVITES PARA SEUS AMIGOS E AMIGAS
    ^
    https://www.facebook.com/events/168829747103201/

  80. Pois é… O PT tem um poder imenso e uma visibilidade enorme, pois trabalha por isso… Por exemplo, em Belô PT infiltrou em Carnaval distribuiu adesivo escrito: “LULA-LIVRE”. Mulheres pregaram no peitinho bem duro
. PT é truculento. Um produto barango e brega transformado em consumível pela Propaganda & Publicidade. Publicidade do enormemente super brega Petismo. Via publicidade muito elaborada ( brilhante e criativo João Santana) transformaram 1 Partido bregaço em um produto elegante para consumo do eleitor.

  81. Pessoal, tenho sido professor em 05 instituições de Ensino de graduação de engenharia nos últimos 10 anos…me desculpe o Estadão ( cego) , mas o que falta são vagas …. não há crescimento econômico para propiciar trabalho para essa enxurrada de engenheiros que inundam todos os semestres o mercado…..so das minhas turmas são uns 280 formandos a cada semestre…560 por ano.
    Faltam políticas públicas de crescimento econômico e criação de vagas em todas as profissões.
    A muito não há um governo com esse foco e lucidez.

  82. É POR AÍ PARA COMEÇAR UM PAÍS ÉTICO, COM MORAL ELEVADA …TB TEM DE ACABAR COM QQ PRIVILÉGIO PARA PRESO, E QUE PAGUEM PELA HOSPEDAGEM…CRIEM PRISÕES AGRÍCOLAS E QUE FORNEÇAM OS ALIMENTOS PARA ESCOLAS, HOSPITAIS, ETC……

  83. Precisamos de Jornalistas de verdade também Vejam agora a vergonha na GLOBONEWS, programa Estúdio i, estão canonizando o Lula por causa daqueles furos redondos no ônibus dele. Aquele Mário Beltrão me dá asco. E o Camarotti é o ápice da canalhice.

    PERDÃO PELOS ERROS
    É QUE ISSO ME DEIXA TÃO NERVOSA, ME ENCHE TANTO DE REVOLTA, QUE ACABO ERRANDO NA GRAFIA DAS PALAVRAS. ME DESCULPEM

    CORREÇÕES:
    É MARIA BELTRÃO. AQUELA MARIA BELTRÃO

  84. O que tem a ver uma coisa com a outra? O país não tem mais engenheiros pois nossa indústria foi sucateada. Até os anos 80 a Engenharia ainda era uma profissão muito bem vista no país. Hoje todo mundo quer se pendurar no Judiciário, afinal as benesses são extensa$$.

  85. SEM VOTO IMPRESSO TEMOS ELEIÇÕES MANIPULADAS DE ONDE SAEM ENERGUMENOS PARA GOVERNAR, QUE ESCOLHEM IDIOTAS, TAMBEM MANIPULAVEIS PARA OCUPAR CARGOS NOS TRIBUNAIS , QUE VÃO JULGAR OS ESTUPIDOS QUE FORAM ELEITOS PELAS URNAS ELETRONICAS. POR ISSO,NÃO TEM MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA. MAS SE VOCE PRECISAR DE UM BANDO DE VAGABUNDOS ANALFABETOS ELES ESTÃO AI A SUA DISPOSIÇÃO. LOGO ENQUANTO NÃO ESCOLHEREM PESSOAS COMO SERGIO MORO PARA OCUPAR OS CARGOS DA JUSTIÇA NOSSO PAIS CRESCE COMO RABO DE MULA. SEMPRE PARA BAIXO.
    PIOR QUE TEM UNS QUE GOSTAM.

  86. Precisamos de Jornalistas de verdade também
    Vejam agora a vergonha na GLOBONEWS, programa Estúdio i, estão canonizando o Lula por causa daqueles furos redondos no ônibus dele.
    Aquele Mário Beltrão me dá asco. E o Camarotti é o ápice da canalhice.

  87. Os Tribunais Superiores no Brasil estão esvaziando-se do conteúdo jurídico/justo que lhe é imanente e enchendo-se de teor político que lhe deve ser alheio, na medida em que oscila sua jurisprudência ao sabor da conveniência.

  88. ===============================================
    A META É CONSEGUIR UM MILHÃO DE CONVITES
    NÓS TEMOS QUE LUTAR
    NÃO PODEMOS DESISTIR!
    ===============================================
    ________________________________
    “OU VOCÊ VAI, OU LULA VOLTA”
    ________________________________
    MANIFESTAÇÃO DO DIA 3 DE ABRIL
    __________________________________

    https://www.facebook.com/vemprarua.net/videos/1003321946515820/

    VAI SER UM MILHÃO!
    https://www.facebook.com/vemprarua.net/photos/a.344411022406919.1073741828.344408492407172/1004641303050551/?type=3&theater

    PRESTE ATENÇÃO NO LINK ABAIXO
    CONFIRME SUA PRESENÇA NA MANIFESTAÇÃO
    E ENVIE CONVITES PARA SEUS AMIGOS E AMIGAS
    ^
    https://www.facebook.com/events/168829747103201/

  89. Se não há emprego nem para os engenheiros que já existem, quem diria se tivéssemos essa mesma proporção dos EUA e Japão…o Brasil precisa mesmo é de políticos e instituições com VERGONHA NA CARA, viu STF !!! O resto vem naturalmente…

  90. Perfeito, enquanto não houver segurança jurídica e enquanto lugar de bandido não for na cadeia, e muito rapidamente, não adianta planejar mais nada. Não se constrói fortalezas sobre charcos de esgoto a céu aberto.

  91. VAI SER DIVERTIDO VER AS MACAQUINHAS DE AUDITÓRIO DO MBL VESTIDAS COM A CAMISETINHA DA CORRUPTÍSSIMA CBF GRITANDO “É GORPI !! É GÓRPI !!! É GÓRPI !!”
    VOU PREPARAR UM BOM CHURRASCO, ABRIR UMA CERVEJINHA GELADA E VOU ASSISTIR DE CAMAROTE PRA DAR BOAS RISADAS!! AHAHAHAHAAH
    😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄

    1. Excelente! Depois se nossa manifestação surtir efeito, não precisa agradecer pelos resultados obtidos. Fizemos com muito amor!!

    1. BEM LEMBRADO.
      TEMOS LEIS DEMAIS E ABSURDAS E MUITOS ADVOGADOS PARA DISTORCÊ-LAS EM FAVOR DOS CRIMINOSOS.
      SEM FALAR NO STF QUE ESTÁ AÍ PARA INTERPRETÁ-LAS SEMPRE PRÓ RÉU DO COLARINHO BRANCO E CONTRA OS INTERESSES NACIONAIS.
      VIVA A IMPUNIDADE GARANTIDA PELO STF.

  92. Minha filha de 14 anos tem aula particular de matemática com uma engenheira mecatrônica formada há 3 anos e desempregada. A antiga professora particular, também engenheira mecatrônica, fez concurso para Bombeiro. É assim que o Brasil aproveita seus engenheiros.

  93. O que é urgente é uma Intervenção Institucional para dar fim a leis contraditórias que dão ares de “legalismo” à impunidade ou permitem o rigor seletivo.
    Judiciário que se acovarda diante de políticos corruptos se transforma em um intolerável poder morfético.
    E ninguém duvide se o Michel Temer, atrás da reeleição, decrete um “Estado de Defesa”…