Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Anvisa anuncia reunião para decidir sobre doses de reforço

Vigilância sanitária entrou em atrito com Ministério da Saúde após a pasta ter anunciado aplicação de mais uma dose da vacina da Janssen sem consultá-la
Anvisa anuncia reunião para decidir sobre doses de reforço
Divulgação/Johnson&Johnson

A Anvisa fará nesta quarta-feira (24) uma reunião para decidir sobre as doses de reforço para vacinas contra Covid, registra O Globo.

Na semana passada, sem consultar a agência, o Ministério da Saúde anunciou que aplicaria mais uma dose da vacina da Janssen (foto). Segundo o jornal carioca, a reunião extraordinária foi uma saída técnica da Anvisa para resolver a questão e evitar propaganda negativa para os imunizantes.

A postura do ministério em anunciar a medida sem procurar a Anvisa abriu mais fissuras na relação do órgão com a agência, que já estava abalada. O Globo apurou que a medida gerou desconforto e irritação entre diretores da vigilância sanitária.

“Nenhum outro país tomou essa decisão além dos EUA, a Europa também não recebeu esses dados, e é por isso que a gente tem dúvidas sobre o que exatamente deve ser feito no esquema da vacina da Janssen”, disse Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa.

“É preciso monitorar esses dados (de eficácia e de segurança da segunda dose) para fazer essa avaliação risco-benefício”, acrescentou Mendes.

Para Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, a decisão do ministério vai na linha da aprovada pela FDA, a “Anvisa americana”. A dose de reforço da Janssen —única vacina cujo esquema prevê apenas uma dose— deve se tornar tendência para todos os países que usam o imunizante, afirmou Khouri.

Mais notícias
TOPO