Anvisa aprova teste clínico com nova vacina contra a Covid

Anvisa aprova teste clínico com nova vacina contra a Covid
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Anvisa autorizou o ensaio clínico de uma nova candidata a vacina contra a Covid, desenvolvida pelas farmacêuticas Medicago R&D Inc (Canadá) e GlaxoSmithKline (Reino Unido).

O potencial imunizante, segundo a Anvisa, “usa tecnologia de partícula semelhante ao coronavírus (CoVLP), é composta da proteína S expressa em forma de partículas parecidas com vírus (VLPs), coadministradas com um adjuvante, em duas doses com intervalo de 21 dias entre as doses”.

Em nota publicada nesta quinta (8), a agência informou ainda que “o ensaio clínico aprovado é de fase 2/3, randomizado, cego para observador, controlado por placebo, para avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade da vacina em adultos com 18 anos de idade ou mais”.

“O ensaio clínico é composto por três estágios e o Brasil participará do estágio 3, que corresponde à fase 2/3 do estudo. Na fase 3 do estudo planeja-se incluir até 30 mil voluntários distribuídos entre o Canadá, Estados Unidos, além da América Latina, Reino Unido e Europa.”

No Brasil, planeja-se incluir 3.500 voluntários na porção 3 do estudo de Fase 2/3. A fase 1 e 2 do estudo está em andamento no Canadá e Estados Unidos.

Este é o quinto estudo de vacina contra o novo coronavírus autorizado pela Anvisa. Os anteriores foram os seguintes:

– 2 de junho de 2020: ensaio clínico da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a empresa Astrazeneca.

– 3 de julho de 2020: vacina da Sinovac Research & Development Co Ltd, em parceria com o Instituto Butantan.

– 21 de julho de 2020: vacina da Pfizer/Wyeth.

– 18 de agosto de 2020: a vacina da Janssen-Cilag.

Leia mais: Assine a Crusoé, a revista que não tem medo de apontar os verdadeiros culpados pelas mazelas brasileiras.
Mais notícias
TOPO