Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Anvisa diz que não foi consultada sobre extensão de dose de reforço

Medida que permitirá dar dose extra de vacina contra Covid a todos os maiores de 18 anos foi anunciada por Marcelo Queiroga nesta terça, 16
Anvisa diz que não foi consultada sobre extensão de dose de reforço
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A decisão do governo de estender a dose de reforço da vacina contra Covid para adultos com mais de 18 anos não passou pelo crivo da Anvisa (foto) nem pelo Conass, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, informa o Estadão.

Em nota, a agência de vigilância sanitária diz que “não foi consultada sobre a ampliação da dose de reforço para todas as pessoas maiores de 18 anos”medida anunciada nesta terça (16) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Já o Conass, embora não tenha sido ouvido, afirmou que a ampliação da dose de reforço era uma demanda antiga. “Esse comunicado em específico não foi conversado, mas a gente vinha cobrando há alguns meses esse cronograma para 2022 e entendia que tinha mesmo de dar a dose de reforço em todo mundo acima de 18”, disse Carlos Lula, presidente do conselho.

Queiroga afirmou que há “doses de vacinas suficientes” para abastecer as 38 mil unidades básicas de saúde brasileiras, e a dose extra será aplicada em quem tomou a segunda injeção há mais de cinco meses.

Apesar da orientação do ministério, porém, o calendário de aplicação das doses vai depender de cada estado.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO