Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Anvisa pede mudança na bula das vacinas da Janssen e da AstraZeneca

Vigilância sanitária brasileira solicitou que bulas incluam contraindicação dos imunizantes para casos de síndrome de extravasamento capilar, considerada um evento adverso raro
Anvisa pede mudança na bula das vacinas da Janssen e da AstraZeneca
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Anvisa pediu a Janssen e AstraZeneca que incluam nas bulas das suas vacinas a contraindicação de uso para pessoas com histórico da síndrome de extravasamento capilar, considerada um evento adverso raro, mas potencialmente grave.

Segundo a vigilância sanitária brasileira, os casos avaliados pela European Medicines Agency na Europa também apresentavam histórico familiar dessa doença. A Anvisa já recebeu relato de uma suspeita de síndrome após a vacinação e está avaliando o caso. 

“A síndrome de vazamento capilar é uma condição muito rara e grave que causa vazamento de fluido de pequenos vasos sanguíneos (capilares), resultando em inchaço principalmente nos braços e pernas, baixa pressão arterial, espessamento do sangue e baixos níveis de albumina no sangue (uma importante proteína do sangue)”, explica o site da agência.

A Anvisa pediu também que os profissionais de saúde fiquem atentos a sinais e sintomas do evento adverso e notifiquem imediatamente os casos suspeitos.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO