Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Aras diz ao STF que abriu 8 apurações sobre atuação de Bolsonaro na pandemia

Aras diz ao STF que abriu 8 apurações sobre atuação de Bolsonaro na pandemia
Foto: Leonardo Prado/PGR

Augusto Aras informou ao Supremo que já abriu na PGR oito apurações preliminares sobre a atuação de Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia.

O procurador-geral respondeu a um pedido de investigação, protocolado na Corte por um advogado, que acusa o presidente de genocídio.

Aras afirmou que não cabe ao advogado pedir investigações, tarefa que cabe somente ao PGR. Ele negou, no entanto, desídia na responsabilização de Bolsonaro e listou as 8 apurações abertas.

“Este órgão ministerial tem sido e continua sendo zeloso na apuração de supostos ilícitos atribuídos ao Chefe do Poder Executivo federal, noticiados por meio de petições que cotidianamente dão entrada no sistema da Procuradoria-Geral da República”, afirmou.

Ressalvou, porém, que vários dos pedidos de investigação apresentados ao STF e à PGR “descrevem fatos manifestamente atípicos”, ou seja, que não podem ser enquadrados como crimes.

Por fim, relembrou que a PGR já deflagrou inquérito para investigar responsabilidade de Eduardo Pazuello no colapso da saúde em Manaus.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO