Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Arthur Lira ri e acredita em votação da 'PEC do Gilmar' na próxima semana

Mais cedo, o deputado Marcelo Ramos, que está substituindo o presidente da Câmara, anunciou o adiamento da análise da proposta
Arthur Lira ri e acredita em votação da PEC do Gilmar na próxima semana
Foto: Adriano Machado/Crusoé

Minutos depois do adiamento da votação da ‘PEC do Gilmar’, Arthur Lira, que está em Roma, enviou mensagem a um interlocutor com sorrisos e dizendo que a proposta será votada na semana que vem.

Como noticiamos, a votação foi adiada porque o autor da PEC, o petista Paulo Teixeira, percebeu que não seria fácil aprová-la hoje. A PEC, protocolada em março deste ano, teve o apoio de 185 deputados.

Na semana que vem, quando Lira estará de volta ao Brasil e reassumirá o comando dos trabalhos, haverá um feriado na terça-feira, 12 de outubro, e Brasília provavelmente estará esvaziada.

A tramitação da tal proposta que coloca o Ministério Público “no corredor da morte” foi, no mínimo, incomum, como registramos.

Mas a estratégia tem se tornado cada vez mais recorrente na gestão Lira: propostas não apreciadas em comissão especial sendo levadas diretamente a plenário, com relatórios repletos de jabutis apresentados na véspera ou mesmo no dia da votação. A ‘PEC do Gilmar’ é, portanto, mais uma “tratorada” da Câmara.

Em reunião de líderes mais cedo, segundo participantes disseram a O Antagonista, o deputado Marcelo Ramos, que está substituindo Lira, afirmou que estava somente “cumprindo missão” ao pautar a proposta diretamente no plenário e que a aprovação da matéria era “questão de honra” para o presidente da Câmara.

Depois, no plenário, Ramos disse que a matéria voltará à pauta “nos próximos dias ou nas próximas semanas”. Ele afirmou que “esta matéria é tão necessária quanto sensível” e acrescentou que, no entender dele, há uma maioria na Câmara “convencida da necessidade de mudança nas regras e na composição do CNMP [Conselho Nacional do Ministério Público]”.

Mais notícias
TOPO