As armas do Enem

Além de submeterem mais de 6,7 milhões de estudantes a letras de Racionais MC e Chico Buarque e a um texto de Gregório Duvivier, os responsáveis pelo Enem também incluíram na prova uma carta enviada ao New York Times, na qual a autora cobra dos legisladores americanos um maior controle de armas.

Veja a imagem publicada pelo G1.

Leia também:

“Um gigantesco filtro ideológico de acesso ao ensino superior”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler 245 comentários
  1. Então o Antagonista é a favor que crianças tenham acesso às armas? Se leu bem a questão verá que a última opção diz “proibição de uso de armas por crianças”. O que há de errado no governo fazer isso? É coisa de esquerdista desarmar crianças e por isso é contra? Você erraria essa questão, com certeza.

  2. Só para registrar: nesse caso relatado, os pais não apenas deixaram as armas ao alcance das crianças, o menino matou a irmã com a arma que ganhou dos pais de presente de aniversário – mini rifle, “próprio para crianças”, várias opções de cores.
    E o que me pareceu mais assustador dessa notícia é que, ao serem entrevistados, os pais disseram estar conformados com o ocorrido pois tinha sido a “vontade de Deus”.
    De qualquer forma, isso é o que nos aguarda, caso esses lobistas das armas tomem o poder…

  3. Quanto lixo reunido. Pra fazer essa prova tinha que ter estômago. Uma mistura de crueldade, incompetência, despreparo e ignorância. Um bando de retardados…

  4. É fundamental a despolitização das provas, isto está emburrecendo os nossos estudantes. É lamentável tal posicionamento.

  5. Com Magno Malta para Presidente em 2018, vamos nos livrar deste lixo ideológico desta esquerda covarde que embosca crianças nas escolas.

  6. O Diogo Mainardi deve roer os cotovelos pois nenhuma de suas “obras” sequer é lelmbra ou melhor ninguém nem lembra que ele escreveu livros.

  7. Usou-se 5.000 litros de desinfetante.
    A limpeza da Praça da Estação foi feita ontem.
    Por volta de 1000 faxineiros tiveram que limpar, esfregar, lavar, desinfetar,
    purgar, borrifar, depurar, assear, esterilizar e jogar muita água; muita mesma. Trabalharam ininterruptamente.
    O cheiro fétido insurportável de mortadela rançosa que se impregnou na praça da Estação era enorme. Os transeuntes não estavam aguentando, mesmo depois de 48 horas após a Caravana do Lula passar pela cidade. Uma fedentina putrefata horrorosa de mortadela.

    O bodum repugnante entranhado. Esse cheiro pestilencial
    deve ter saído da pele das pessoas presentes.
    O problema é que impregnou e embebeu toda a praça de um
    cheiro bolorento do próprio bafo do demônio, por dias!
    E que cheiro, hein?

  8. Enquanto não mudar 0 1º e 2 º escalão do governo, nada vai mudar no Brasil. Todos que estão lá são crias no PT e seu modelo.

  9. Gregório Duvivier??? Quem é esta figura?

    No máximo, na minha biblioteca, seria o cara que tira a poeira dos livros.

    Não passa de um semi-analfabeto, ungido a intelectual pela camarilha do Lula.

  10. Essa banca parcial e ideologica do ENEM tem que ser desfeita. Quem vai ter coragem? E’ um absurdo que estudantes sejam constrangidos a apoiar maneiras de pensar opostas as suas. O Brasil ja teve um plebiscito sobre as armas. E o resultado da maioria nao foi respeitado pela minoria.

  11. Isto é um crime que clama aos céus vingança. Estes demônios têm que ir pra cadeia, os filhos dos conservadores mentem nas provas, para passar. Como permitimos esta escumalha chegar a este ponto.

  12. A interpretação dada à carta é altamente polarizada. A autora inclusive respeita o “lifestyle” da família, o que ela pede é que se tenha uma legislação sobre como adultos devem lidar com armas na proximidade de crianças. Da mesma maneira que uma criança não pode dirigir, não deve manipular uma arma sem supervisão adulta.

  13. Explicado porque a imprensa , em especial o portal Vermelho da Rolha CuUol, defendiam a tese de zerar a redação do Enem que críticasse os “direitos humanos”, pois sabemos que ramo do Direito foi politizado pro uma ideologia.
    Parabéns Escola sem partido.

  14. Essas esquerdalhas do enem sabem que a corrupção mata mais que os fuzis na rocinha e ficam querendo jogar cortina de fumaça nos verdadeiros problemas da nação.

  15. Em Uberaba houve tiroteio de 1,5 h e no Rio e’ uma constante; Brasil so’ perde pra venezuela em homicidios. Tem moral nenhuma; cretinice e hipocrisia.

  16. Essa coisa bio feminista(não se pode afirmar se é homem ou mulher, pode set um dos 30 gêneros que ainda está em experimento pra vê se vinga), quando nasceu deve ter caído de cabeça é a única explicação pra tal grau insanidade, ou deve ser consumidora constante de maconha estragada.

  17. Vou tentar resumir: É preciso dar um basta aos disparates que vão se tornando moda no Brasil… zil… zil! 2018 vai chegando!

  18. Foi assim que você se fez HÍBRIDO, Masculinista, e não fosse a sociedade jamais seria chamado de Homem…rs

    Mas, não pergunte isso ao Malafaia. Ele pede um gene para a bichisse, e eu dou um CROMOSSOMO INTEIRO. Olha, seu fio terra vai ter que esperar muito no que depender de mim…rsrs

  19. A história deve ser lembrada, não devemos esquecer para onde vamos. Muitos pereceram no caminho para chegarmos até aqui, não vamos, de forma alguma, deixar que nos roubem o nosso futuro. Vejam essa série, vale muito a pena: https://youtu.be/TkOlAKE7xqY

  20. Um governo contínuo de direita precisará de muitas décadas para a extirpar o marxismo cultural no Brasil. O que acho impossível. Nossa saída é uma breve ditadura direitista radical (3 anos) que não deixe pedra sobre pedra, com cana sumária para todos os corruptos e privatizações pra valer, e aliança incondicional com Israel, Estados Unidos, Japão, Austrália, Canadá e demais bem sucedidos.

    1. ·
      Com certeza! Depois que o Brasil acabar tudo isso acabará também…
      _

    1. Foi assim que você se fez HÍBRIDO, e não fosse a sociedade jamais seria chamado do Homem…rs

      Mas, não pergunte isso ao Malafaia. Ele pede um gene para a bichisse, e eu dou um CROMOSSOMO INTEIRO. Olha, seu fio terra vai ter que esperar muito no que depender de mim…rsrs

  21. Faltou dizer que essa prova é aplicada nos mais distantes rincoes do país em locais em que difícilmente se pode ter uma fiscalização adequada de modo a se evitar fraudes e vazamentos de questões para os “companheiros”.

  22. Qual dos dois quer transar comigo? Seus machos e fêmeas sabem que vocês usam o artifício da política para suas FANTASIAS SEXUAIS? Do contrário essas questões não importariam, não é mesmo? Mas, vou lhes dizer, SOU dEUS, com a placenta que nutriu Adão… Gargalhando…rs

    1. Quem não se conhece, o único caminho é a loucura. Se o ser humano nascesse de chocadeira o ( a ou &) seria um filho de chocadeira.

  23. Onde tem governo se metendo em tudo tem custos altos, incompetência e irracionalidade!
    Onde tem petralha tem quebra de sigilo, corrupção, furto, roubo, assalto, terrorismo…!
    Luladrão teu lugar é na prisão!

  24. Pois é, deveria haver mais equilíbrio. Poderiam colocar trechos de algum filme do Alexandre Frota, um discurso do Lobão, uma apologia a matança do Texas e uma defesinha rápida da escravidão.

  25. Na antiga URSS, este processo era nominado de “lavagem cerebral”. Hoje, o mesmo processo aplicado aqui pode ser chamado pelo eufemismo “doutrinamento”.

  26. Realmente os comunistas tomaram conta de todos lugares, inclusive no ensino. Vão ser tendenciosos no inferno. Canalhas. Por isso queriam dar zero mas redações. Covardes.

  27. Mais criancas morrem afogadas em piscinas. Cadê o texto contra as piscinas letais?
    Pais irresponsáveis sempre existirao.
    Triste é um ministro de educacao q nao bota os canalhas ( preguicosos!) que preparam estes exames na rua.
    Quando vocês virem uma tentativa de centralizar qq coisa, como este espanto de Enem, saibam q estao frente ao mais declarado comunismo. Cabe lembrar a “gloriosa” apuracao das eleicoes presidenciais, seguindo a máxima de Stalin. O vencedor é decidido por quem conta os votos!

    1. Sem querer polemizar. Apenas comentar. Nenhuma das opções apresentadas está correta. A autora sa carta se mostra preocupada, não indignada, com o descaso dos pais portadores de armas.

  28. É assim: enquanto a esquerda faz de tudo para boicotar, censurar e sabotar o pensamento liberal e/ou conservador, muitos “direitistas” brazucas, sobretudo do DEM, PMDB, PSD e que tais, abrem as próprias portas para os esquerdistas. Escrevo isso pensando no ministro Mendonça Filho. Na Bahia, por anos a fio havia um programa dirigido a estudantes, chamado Aprovados, transmitido pelo canal da família ACM, no qual o apresentador era petista conhecido e sempre entrevistava professores esquerdistas. Depois de o PT chegar ao poder no Estado, esse apresentador levou o seu programa, com um outro nome, para a tv estatal e chegou a ser mais recentemente secretário de cultura estadual. Outro apresentador, ator e também petista, tomou o seu lugar na emissora dos Magalhães que, conservando o nome do programa, continuou a apresentá-lo nos mesmos moldes. Eu olhava a tela da tv e me perguntava: como é que essa gente do DEM, que é atacada constantemente pelos esquerdistas, permite que façam lavagem cerebral marxista no seu próprio canal, na sua própria casa?
    É essa a “direita” partidária brazuca. Lamentável!!

  29. Ah, mas segundo a “Esquerda” não existe doutrinação nas escolas e o Escola Sem Partido é coisa de uma “direita conservadora delirante”. É bom essa galerinha começar a se tocar de que as pessoas estão acordando. Certas coisas não vão mais colar não. E que você preste atenção nisso, Diogo, porque pro Mário não importa ideologia, só dinheiro. Se ser de direita der mais dinheiro pro site, ele vira de direita conservadora delirante. Já o Diogo é o eterno liberal de centro.

    1. Tinha um programa de TV ótimo sobre o Vestibular que passava na TV Cultura/SP era o programa “Vestibulando “. Os professores eram ótimos e tinham macetes que facilitavam a aprendizagem. Esse ENEM é uma piada de mau-gosto PauloFreireana

    1. Qual dos dois quer transar comigo? Seus machos e fêmeas sabem que vocês usam o artifício da política para suas FANTASIAS SEXUAIS? Do contrário essas questões não importariam, não é mesmo? Mas, vou lhes dizer, SOU dEUS, com a placenta que nutriu Adão… Gargalhando…rs

    2. Deve ser um dos 30 gêneros em experimento, útero pode ser que tenha, mas massa cefálica, deve ter um reso danificada.

    1. Você já viu os livros didáticos que precisamos comprar? O material é caríssimo. Os livros desde o ensino fundamental já são doutrinários.
      Precisamos dar um basta.
      Essa prova do Enem para todas as faculdades no Brasil é um símbolo de totalitarismo, além de ficar claro, a cada questão, que só se avalia a ideologia imposta.
      O tema da redação é absurdo para estudantes do ensino médio.
      Aliás eu não vi a prova em braile, alguém viu?

  30. .
    Esse lixo do Enem é mais um método comunista central de ingresso de esquerdopatas nas universidades. Dão preferências a esquerdistas, às cotas racistas, aos de classe baixa, às mulheres e por aí vai. A principal área das provas para este tipo de separação é a redação, embora as perguntas quase sempre tem este viés.
    .
    Se eu tivesse filho em idade para realizar este lixo de exame, não deixaria.
    .

  31. .
    Perseguindo o Sol na Terra plana:
    .
    https://www.youtube.com/watch?v=okVDRKzDR9w
    (cerca de 50 mil visualizações)
    .
    Veja imagens com nitidez e exatidão do Sol. O Sol é um círculo perfeito, alguém em sã consciência acredita que uma explosão (Bib-bang) pode gerar um círculo perfeito? Tem que ser muito idiota para acreditar. Pior, a Lua também é um círculo perfeito.
    A Terra não é um círculo perfeito, mas a N. A. S. A. Tem a foto da Terra como círculo perfeito. Ou seja, os otários acreditam que numa explosão saem três bolas como círculos perfeitos!
    .
    https://www.youtube.com/watch?v=CY4Q54PaYR0
    (100 mil visualizações)
    .

    1. É isso aí, meu grandioso e portentoso Cactus, o intelecto da galáxia!
      Dá-lhe Cactus! Paulada nesses infiéis ignóbeis!

      PS: Cactus, meu querido, a propósito eu vim te convidar pra passarmos um final de semana lá no meu planeta cúbico e brincarmos com os unicórnios.

      No seu aguardo:
      ET Bilú.

  32. Musculinista, se não quiser passa mais de uma semana BROXA INTELECTUALMENTE, não me leia. (digo intelectualmente porque sexualmente a brochura já é indiscutível. Mas, fica entre eu, você, a torcida do Flamengo).

  33. Vamos considerar que o ENEM também é feito pelos filhos bem nascidos da ZELITE, se eles não reclamar de ler Gregório Duvivier, ao invés de Sócrates e Platão, ou Camus e Dostoiévski, a CULPA É DE QUEM? Eu até leria o Marcos Frota… Se ele fosse capaz de escrever…

    1. “se eles não reclamar”, diz a cria do Enem doutrinador, que na falta de aprender a discernir, mal sabe escrever e ainda virou “feminista”.
      É se eles não reclamarEM, ô feminazi analfabeta funcional.

    2. Ah, vá! Toma a frase corrigida aí e faça bom proveito… Enfia!

      “se eles não reclamarEM”, diz a cria do Enem doutrinador, que na falta de aprender a discernir, mal sabe escrever e ainda virou “feminista”.
      É se eles não reclamarEM, ô feminazi analfabeta funcional.

  34. Saudade do bom e velho vestibular. Não tinha margem de manobra. Quem estuda passa. Quem não estuda fica pra trás. Nada há de mais democrático. Esse exame Enem é muito subjetivo e parece ser uma forma escabrosa de favorecer mortadelantes. Se eu fosse Presidente, o Enem seria a prova da Fuvest. Sem dó.

    1. Perfeito, vc disse tudo! Enem é subjetivo até nas questões objetivas, é desonesto pq premia o acerto da resposta fácil em detrimento do acerto da difícil. Tenho pena dos estudantes sérios. Deve ter algum propósito…

    1. Ocê tá batendo uma sirigaita aí no escurinho do teu quartinho, fiota?
      Comé que ocê se sente? Desabafa aqui com a gente.
      Fiota, fiota… Essa tua vidinha de muié sirigaiteira deve ser triste…

  35. E porque não uma carta aos nosso legisladores pedindo que se faça mudanças no código penal brasileiro que, por sua ineficácia, vem causando um verdadeiro massacre aqui, em terras brasileiras?
    Nossas crianças não merecem consideração ?

    1. ·
      Você é ingênuo, nasceu ontem ou é um alienígena recém chegado à Terra?
      Não tem capacidade para perceber que eles declararam guerra contra nós?
      Não percebe que isso é uma das muitas frentes de batalha dos comunistas nefastos que querem destruir a família, o cristianismo e o Brasil?
      ·
      ACORDE para a realidade, Sr. Sonâmbulo!
      _

  36. Como se constata, o problema não é somente com a redação. Passou da hora de fiscalizar como – e por quem – são elaboradas tais provas. Assim como as escolhas dos ditos livros didáticos e demais instrumentos “pedagógicos”. VERGONHA!!!!!

    1. Atualidades selecionadas e sempre a dedo esquerdista. Se o texto é inocente pq será que só aparecem textos com assuntos de uma agenda esquerdista?
      Vc não sabe, é coincidência,né.
      Mas vc aprendeu na escola e faculdade que os EUA são do mal e imperialistas, né!
      E vc é aquela que mora no Canadá, certo? Ah,…

  37. Melhor destino a se dar ao Enem: Lata de lixo. É preferível o antigo vestibular a ele, que pelo menos não é centralizado e não está tão sujeito a ação da militância infiltrada no Estado. Outra saída poderia ser dar as Universidades a possibilidade de admitir estudantes conforme análise do histórico escolar.

  38. O MAIS IMPORTANTE , O MAIS ESSENCIAL, O MAIS URGENTE O QUE FAZER COM OS POLITICOS COM MAIS DE 60 ANOS.
    POR FAVOR SUGESTOES.

  39. Honestamente sinto tristeza de ver que tantos jovens brilhantes que vão entrar para as universidades e vão receber uma carga de informações para se tornarem rebeldes e contra tudo que a moral e os bons costumes pregam. 90% do corpo docente é esquerdista fanático.

  40. Os americanos não discutem se pode ou não pode armas. Lá a discussão é de se pode ou não SUBMETRALHADORA OU RIFLE DE ASSALTO (ou fuzil, como denominado no Brasil). No Brasil deveria haver o crime hediondo de porte de arma de uso exclusivo das forças armadas, com pena máxima e sem fiança. Mas como a única coisa aqui sem fiança é crime ambiental… então bandidos matam as pessoas mas não derrubam as árvores.

    1. Só pra aproveitar o título do post, se o seu texto fosse uma redação do Enem, sua nota seria a máxima. Nota mil, parabéns! Apesar de eu ser a favor da máxima restrição à posse ao porte de armas de fogo. Mas não há como discordar da sua constatação entre as diferenças entre matar um ser humano e um passarinho no Brasil

  41. 1. Retorno ao voto em papel.
    2. Prisão dos condenados em 2ª instância.
    3. Fim do foro privilegiado.
    4. Todo apoio à Lava Jato.
    .
    Que tal? Temos aqui uma pauta de consenso (pauta mínima, dirão alguns) para as próximas manifestações. Não é esse o básico do básico? O que estamos esperando?
    .
    Dia 15 de novembro é feriado.
    Dia 15 de novembro é um feriado significativo, e cai no meio da semana.
    Vão ficar esperando pelos patinhos?


  42. Meu Partido: → { FFAA }
    Meu Candidato: → { Intervenção Militar }

    Constituição Federal – Artigo I – Parágrafo Único:
    “Todo poder emana do povo (soberano), que o exerce indiretamente por meio de representantes eleitos ou DIRETAMENTE se NECESSÁRIO.”

    Dia 15 de novembro → Todos às ruas para formarmos massa crítica.
    Nossa união legitimará a imprescindível Intervenção Militar.

    Mudança do sistema corrupto pelo próprio sistema corrupto é piada!
    O pleito eleitoral Smartmatic “democrático” (hehehe!) é o matadouro.
    Arapuca para levar idiotas estúpidos ao matadouro da democracia.
    Quem for débil mental, vá votar no seu bandido idolatrado de estimação.

    A Agenda 21 Globalista propõe a redução da população humana na Terra para apenas quinhentas mil pessoas (500.000), e os demônios estão cumprindo essa agenda nefasta aqui no Brasil.

    Se não nos conscientizarmos do que está por vir e não nos levantarmos imediatamente, haverá genocídio análogo ao promovido por Stalin na Ucrânia.

    Nossa realidade é terrível!
    Quem está no comando deste país são demônios psicopatas nefastos.

    Assistam!
    https://youtube.com/watch?v=ozztJApbXLU

    { FFAA } ←→ { INTERVENÇÃO MILITAR JÁ ! } ←→ { FFAA }
    _

  43. Não me preocupo
    com as abobrinhas ridículas
    de um Paulo Freire…
    “OUÇA O QUE O IDIOTA DIZ
    MAS NÃO SEJA COMO O IDIOTA É “.
    A propósito, lendo aqui
    todos os comentários
    contrários a BOLSONARO,
    entendi que o MITO
    está incomodando e muito.
    Aconselho arranjarem outra montaria
    porque o jegue do MICO vai empacar…

  44. Vídeo denúncia imperdível !!!!
    Verdadeiros direitos humanos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=SWHp7cIzvpE

  45. Agora gente, o que eu achei uma grande injustiça é que o ENEM não fez nenhuma questão sobre as palestras do Lula. Como, o palestrante mais caro do mundo não ser questão de prova???? O conteúdo histórico destas palestras vai ser desprezado?? É um acinte!! A culpa foi da Lava Jato!!!
    Faltou os vídeos das palestras, que peninha.

  46. As Universidades Federais estão formando esquerdistas, bolivarianos, comunistas e não profissionais para o exercício pleno da profissão. O tempo todo os estudantes recebem uma lavagem cerebral para se tornarem anarquistas contra o estado cujo governantes não comem no mesmo coxo deles.

    1. E isso ja faz teeeeeeempo. É que antes o brasileiro não percebia. O professor comuna era apenas aquele cara descolado e brincalhão, o famoso “professor gente boa”. A gurizada era doutrinada sem perceber e ainda adorava.

    2. A maioria dos estudantes, exceto algumas concentrações maiores e estridentes nos setores das humanas tem viés de direita por orientação de seu núcleo familiar. Vê-se aqui a importância da família na fundamentação da ideologia.

  47. Parece meio estúpido q deixem uma criança de 5 anos acessar uma arma de fogo carregada, mas td bem. Adoraria ter uma arma, jogo Call of Duty, mas mesmo assim não sou idiota para pregar q armas de fogo sejam portadas por imbecis, q não entendam o risco e a responsabilidade q é ter uma arma. Arma de fogo não aumenta seus direitos, mas sim seus deveres. E isso não é esquerdismo, é responsabilidade.

  48. À parte o conteúdo ideológico, que já comentei, achei a questão dificílima de responder. Fico com pena de jovens de 18 anos ou menos que têm que quebrar a cabeça para responder isso. A, B, e C estão obviamente erradas. Mas é praticamente impossível escolher entre D e E. A última alternativa está aparentemente em contradição com a asserção de que a autora não julga os pais por introduzir armas a crianças, o que deixa D como única possibilidade. Mas D tampouco me parece correta. Embora ela exponha tal indignação, seu propósito último é uma alteração legal. Só que teria que ser uma alteração legal diferente do preconizado na letra E, pelo motivo que já expliquei. Eu diria que o elaborador da questão é um torturador mental, ou um incompetente.

    1. Resumindo:
      O MEC é um feudo do PT.
      O MinC é um feudo do PCdoB.
      Esse tipo de questão “pegadinha” é muito comum nas provas de hoje. 2 ou 3 alternativas sempre parecem estar corretas. Não sei, mas sempre desconfiei que esse tipo de questão é elaborada para favorecer um segmento mortadela da sociedade. O bom e velho vestibular não tinha erro-você tinha que matar a cobra e mostrar o pau. Passava quem tinha engradado pra vender e não os preguiçosos Pts.

    2. Eu tenho minhas desconfianças de que tudo isto é proposital. Essa falta de rigor nas respostas só me levam a crer que isso beneficia alguém, direta ou indiretamente. E, com certeza, não são os que merecem que ganham com isso.

    3. Gregor Samsa, a sua análise da questão e das respostas foi perfeita. Quanto ao elaborador acrescento uma alternativa: é analfabeto funcional.

    4. O gabarito extraoficial escolhe a alternativa D, que é realmente a única que não está obviamente errada. Forçando a barra, pode-se dizer que a autora “busca” expor sua indignação, embora em minha opinião esse não tenha sido seu propósito principal. Estou curioso para ver o gabarito oficial.

  49. Que só arma o que, vou comprar tambem colete a prova de balas, essa geração daqui uns 10 anos vai ser tudo bandido.

  50. Um estudo feito por pesquisadores estrangeiros chegou a uma conclusão que, se correta, é aterradora: dos 31 países analisados, o Brasil é o único que teve uma queda no QI (Quociente de Inteligência). A lista inclui nações de todos os continentes, do pobre Quênia à próspera Dinamarca. A pesquisa comparativa foi feita por Jakob Pietschnig e Martin Voracek, da Universidade de Viena.

    1. Isso não é verdade! Olhei o artigo (o título do artigo é “One Century of Global IQ Gains: A Formal Meta-Analysis of the Flynn Effect (1909–2013)”) , e lá está escrito o seguinte: “The strongest gains were observed in Austria, France, Germany, Israel, Japan, Kenya, the Netherlands, and Spain, whereas gains in Australia, Brazil, Ireland, New Zealand, the United Kingdom, and the United States of America were weaker, and in Norway and Sweden gains seemed to have ceased altogether in recent years”

  51. Bem, não entendi, se o site é a favor do tal ‘escola sem partido’ e da ‘liberdade de expressão’, não tem problema algum estes textos. Assim como não teria também nenhum problema se fosse um Olavo nele.

    A reportagem acima não implica em nada, é um texto demonstrando uma negligência (e correta por sinal, você não deixa uma arma ali, ao alcance de qualquer criança, nem com uma faca se faz isto), e é algo bem atual. NegligÊncia seria do ENEM se ignorasse este assunto, em uma prova de Inglês, um assunto tão atual nos EUA, achei bastante coerente e sem colocar diretamente uma posição sobre o assunto.

    E também não vejo problemas com Chico, Caetano ou derivados, seria necessário ler o texto deles, coisa que o antagonista não publicou. Mas, vamos separar as coisas, ignorar o pensamento político, liricamente falando, eles são muito inteligentes e dá para fazer uma boa análise de lingua portuguesa em suas canções sem problema algum. Já o Gregório, não consigo imaginar nada dele sem que tenha uma questão ideologica, mas precisariamos ler também..

    Então só pq o cara pensa de uma forma X vou proibir todos os textos dele em uma prova???

    1. Você deu razão ao artigo em seu próprio texto. Por que não um Olavo de Carvalho, um Morgerstein, um Felipe M. Brasil? Por que não um texto do genial, e conservador, Nélson Rodrigues ou do não menos geniais Paulo Francis ou Roberto Campos? Por que não um texto do Bene Barbosa, contrário ao desarmamento? E assim se constrói o nosso futuro, somente fundado no fracassado e genocida socialismo.

  52. Esse será o “futuro” do nosso país. Com essa doutrinação ideológica nas escolas, universidades, provas nacionais, etc. Enquanto esses esquerdistas mantiverem o controle do MEC, Universidades e escolas, não poderemos esperar um futuro melhor! Infelizmente.

  53. O Michel Temer está na presidência desde 2016 e o ENEM, sob o governo dele, faz questões com Gregório Duvivier e Chico Buarque de Holanda.
    Também pudera, o sujeito foi vice do PT em duas eleições, partilhou o butim com os petistas, roubou ao lado dos petistas e, como os petistas, sonha em enterrar a Operação Lava-Jato.


  54. Meu Partido: → { FFAA }
    Meu Candidato: → { Intervenção Militar }

    Constituição Federal – Artigo I – Parágrafo Único:
    “Todo poder emana do povo (soberano), que o exerce indiretamente por meio de representantes eleitos ou DIRETAMENTE se NECESSÁRIO.”

    Dia 15 de novembro → Todos às ruas para formarmos massa crítica.
    Nossa união legitimará a imprescindível Intervenção Militar.

    Mudança do sistema corrupto pelo próprio sistema corrupto é piada!
    O pleito eleitoral Smartmatic “democrático” (hehehe!) é o matadouro.
    Arapuca para levar idiotas estúpidos ao matadouro da democracia.
    Quem for débil mental, vá votar no seu bandido idolatrado de estimação.

    A Agenda 21 Globalista propõe a diminuição da população humana na Terra para apenas quinhentas mil pessoas (500.000) e os demônios estão cumprindo essa agenda nefasta aqui no Brasil.

    Se nós não tomarmos consciência do que está por vir e não nos levantarmos agora, haverá um genocídio análogo àquele que Stalin desencadeou na Ucrânia.

    Nossa realidade é negra!
    Quem está no comando deste país são demônios comunistas nefastos.

    Assistam!
    https://youtube.com/watch?v=ozztJApbXLU

    { FFAA } ←→ { INTERVENÇÃO MILITAR JÁ ! } ←→ { FFAA }
    _

  55. Racionais MC nem sei quem é. Chico Buarque até é um bom letrista, inegável, mas seu posicionamento político é asqueroso. E desde quando Duvivier é cultura pra ENEM? Pobre juventude, o Brasil sequelado do PT é uma lata de lixo intelectual.

  56. Falando em Enem, não descobriram nem uma prova do Lula, também nunca estudou. Engraçada demais essa piada estou morrendo de rir.

  57. Ué, mas o Olavo dizia isto em 1995 e ele era doido!!! Agora, os cérebros já viraram geleia… são 2 ou 3 gerações perdidas e mais umas 5 de retardo.
    #OLAVO SEMPRE

  58. Se esse governo do Michel Temer fosse sério, varreria dos ministérios todo e qualquer comunista do governo. Ministro Mendonça Filho tenha dignidade e entregue a pasta.

    Se o Michel Temer fosse um presidente honrado, sério

  59. E olha que o ministro da Educacao teoricamente sendo do Democratas deveria ser contra isto… por estas e outras qie o Bolsonaro sobe a cada dia!

  60. Para quem não me conhece, apresento-me:
    Sou a namorada fã do Alexandre Alexandrette Bichonette.
    O Alexandre Bichonette é um menino delicado e sensível. Ele é a minha fofura.
    O Alexandre Bichonette é o meu bibelô.

  61. O grande erro do Enem, como exame de larga escala e instrumento de seleção para a universidade, não é nem o suposto viés ideológico, mas sim a total falta de sintonia com a realidade. As provas são desprovidas de objetividade e rigor técnico nas respostas por absoluta falta de base teórica, resumindo-se ao que chamam erroneamente de interpretação de textos. Por fim, não faz sentido que no auge da era digital e da comunicação em tempo real, em que os textos cada vez mais prezam pela objetividade e tamanho restrito a poucos caracteres, que se aplique uma prova com mais de noventa questões com comandos recheados de enormes textos inúteis e prolixos, para que os estudantes as respondam em míseras horas de estonteante tensão, quando em situação normal nenhum ser humano conseguiria em todo tempo de vida ler satisfatoriamente todo o enorme emaranhado de textos inúteis da prova. Nota zero pra o Enem.

  62. Moro em Carmel (CA). Mudei para cá faz 3 anos mas ainda gosto de ler notícias do Brasil só para ver do que escapei… e rir deste povinho de merd@. F@dam-se!

    1. dê sua opinião ,sobre como deixarmos de ser m.., você caiu fora–não seria uma atitude de fraqueza

  63. DE ACORDO COM MINISTRA CAEMEM LUCIA, ESSA QUESTAO PODE SER ANULADA , MAS COMO É SO ANALÍTICA DEIXA LÁ, AGORA QUERO SABER, QD VC INCLUI UM TEXTO O AUTOR RECEBE PARA QUE SUA OBRA ESTEJA NA PROVA?

  64. Essa edição de longe foi a mais ideologizada da historia toda a prova de ciências humanas tinha que ser anulada, por forçar a responder de forma induzida como uma questão a respeito do posicionamento da igreja em 64.

  65. Prova do ENEM – Matéria: Inglês!
    O texto é em inglês, mas as respostas estão em português. É para rir muito desse país de fracassados.

    1. SRSRSRSRSRS, BEM BAIXINHO, NAO QUERO RIR DELES PQ É FALTA DE EDUCAÇAO, MAS VAMOS A CAMPANHA .
      TROCA TEMER ***A ESCRAVA E O CHICOTE***
      PQ A OUTRA ERA ESCRAVA ESSE CHICOTE DO PT DENTRO DO GOVERNO TEMER
      O CARA É CONTRA A ESCOLA SEM PARTIDO E NAO SUPERVISIONOU O ENEM E DEIXA ESSE RANSO NAS PROVAS , AGORA DEVEM ESTAR SORRINDO DE ORELHA A ORELHA PQ OS 3 VÔMITOS DA ERA PT ESTAVAM NA PROVA, O BRASIL NAO MERECE ISSO.

  66. Depois os esquerdopatas reclamam do Escola sem Partido, o que acontece atualmente é a mais pura doutrinação subliminar.

    1. ·
      Helloooooooo!!! ACORDE !!!
      Essa doutrinação já deixou de ser subliminar há muito tempo.
      Agora ela é cínica e escancaradamente supraliminar.
      ·
      Helloooooooo, Sr. Sonâmbulo! ACORDE !!!
      _

  67. “Liberdade de expressão é o direito de qualquer indivíduo manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade”.

    Maria Inês Fini, presidente do INEP violou os direitos humanos!
    Peça demissão!!!!!

  68. Os meninos têm de ter conhecimento de inglês nesse nível? Parabéns a quem o tiver. Quanto a MC não sei das quantas e Chico, só vendo o que foi apresentado e com qual propósito, para opinar.

  69. Eu aposto que uns 90% da turma do ENEM foi incapaz de sequer compreender o que vai no “cabeçario” da carta, como diria o ex-prefeito Ruindade.

  70. Meu Deus!! Onde estão os clássicos da literatura?? Com essas referências – Rmc CBuarque GD e …. Enfim, esse país nunca vai chegar no nível em q poderia fazer uma boa escolha p seus representantes e presidente Ao invés de aprender e beber em boa fonte intelectual, e’ isso aí q ensinam nas escolas e cobram nas provas. Lixo!!! Abaixo os petralhas q conseguiram destruir tb a Educação brasileira.

  71. Coitado dos estudantes brasileiros. Serem obrigados a ter a cabeça cheia de lixo ( não tem como não associar a esses personagens citados)….Horror.

  72. Quem é Gregório ?? ele faz parte, por acaso, da marcha de artistas que mantém o tráfico?? E saem por ai falando em comunismo, como se nenhum menor tivesse sido aliciado para que aquela ” droguinha” chegasse no apt deles de frente para o mar no Leblon,??

  73. Revolução de Gramsci é assim, não da para se acabar do dia para noite, eles não demoraram 30 anos para implanta-la?
    Bolsonaro presidente não iria resolver nada, Bolsonaro precisa ter maioria na câmara, se com o Temer já esta difícil, com Bolsonaro será impossível, é por isso que eu prefiro um sucessor apoiado por Temer, pois essas mudanças têm que serem feitas paulatinamente, bater de frente, é jogar o jogo do inimigo.

  74. Se fosse só isso, tava tudo certo. Ainda: matéria da Carta Capital como fonte de dados, problematização do corpo da Barbie, Frida Kahlo, etc. etc.

  75. Nenhuma surpresa. O sistema educacional brasileiro foi capturado pela esquerda.
    .
    Há bibliotecas de faculdades que sequer tem obras de Hayek ou Mises no seu catálogo, mas nunca falta o Paulo Freire ou Eduardo Galeano. Um livro de história do ensino médio é aquela lenga lenga contra o capitalismo, exaltação de Cuba, Vargas herói dos trabalhadores, o Comunismo foi um doce sonho etc.
    .
    Há um monopólio da narrativa da esquerda na educação brasileira. O que é descrito no “guia do politicamente incorreto da história brasileira” não é nada de original no sentido de outros pesquisadores terem concluído o mesmo. Mas o sistema educacional brasileiro tenta esconder porque contraria a visão de mundo da esquerda. Nunca veremos algo narrado no guia numa prova de enem, por exemplo
    .
    A ironia é que uma das exigências da esquerda na reforma do ensino médio era que se contasse a história dos índios, dos povos africanos, que se rompesse o monopólio da “visão ocidental” nas escolas. Mas abrir espaço para outra visão nas disciplinas de humanas eles não aceitam.
    .
    O triste é que tudo isso acontece com um ministro da educação do DEM. Um desqualificado!

    1. Mais um erro dos militares, que passaram a educação e a cultura para às esquerdas, como prémio de consolação.

  76. Vídeo imperdível !!!!
    Verdadeiros direitos humanos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=SWHp7cIzvpE

  77. Os caras do ENEM tem uma tara incurável pelas letras desse Racionais. Um texto de Drummond, de Castro Alves, de Mario de Andrade, nada. Nao é de graça que voce ao conversar com um adolescente so ouve “nóis é”, “nóis vai”, “nóis fumo”, “nóis vortemo”. Esqueçam essa de tirar o Brasil do buraco através da Educação. Primeiro é preciso tirar a Educação do buraco.

    1. Ótimo comentário. E justificam isto como expressão cultural. Cultura de quem? Da população miserável sem acesso à educação.

  78. Credo! Se na redação o aluno não zera por expor suas ideias, , por que os municiados das questões não podem ser do Chico Buarque ou do Duvivier? Além disso, o texto acima não implica em concordância com o que a esquerdista escreveu, basta saber interpretar a intenção da pessoa. É até bom, assim o aluno aprende que não precisa concordar para interpretar.

    1. Pra não entrar na conversa dos esquerdalhas é bom saber o que eles dizem e o que pensam , está é a melhor vacina. Conhecer a doença é saber previní-la.

  79. País sul americano secularmente atrasado, subdesenvolvido, ops, “emergente”, com disciplinas ideológicas socialistas e hegemônicas, o resultado só pode ser isso aí mesmo. Foi bem quem postou aqui embaixo na área que o Brasil será “a roça do mundo”.
    E olhe lá!

  80. Ainda vai levar algum tempo pra desinfetar esses comunistas que se instalaram no pais nos últimos anos. Enquanto isso não acontecer, nossos universitários estarão completamente despreparados.
    É uma pena….

  81. Coisa de comunista mesmo. Chico vive no estrangeiro nadando em dinheiro. E as armas usadas pelos criminosos, são fuzis automáticos, que nenhuma pessoa consegue comprar nesse país. O comunismo só serve pra nós, eles vivem em outro mundo. Nojentos!!!

  82. .
    Esse lixo do Enem é mais um método comunista central de ingresso de esquerdopatas nas universidades. Dão preferências a esquerdistas, às cotas racistas, aos de classe baixa, às mulheres e por aí vai. A principal área das provas para este tipo de separação é a redação, embora as perguntas quase sempre tem este viés.
    .
    Se eu tivesse filho em idade para realizar este lixo de exame, não deixaria.
    .

    1. “Se eu tivesse filho em idade para realizar este lixo de exame, não deixaria.”
      Aí o filho ia virar um adulto sem estudos, uma completa besta quadrada igual ao pai.

    2. Eu, por exemplo, fiz curso superior em “faculdade” doutrinante brasileira.

      Me dediquei na faculdade aos estudos de ideologia militante dirigida, encaminhados e ministrados por professores marxistas que eu idolatro.

      Afinal, para mim, é o demônio no inferno e meus “professores” na terra!

      Me formei com a mais destacada cabeça engessada da faculdade.

      Por isso me tornei esta plena, incomparável, absoluta e completa besta quadrada inigualável que hoje eu sou, mas que na realidade sempre fui.
      _

    3. ENEMista
      .
      Melhor assim do que meu filho se torne um inútil com cabeça desmiolada com lavagem cerebral igual a você. Dane-se a faculdade, danem-se todos os esquerdistas dos infernos.
      .
      Quero que meu filho seja uma pessoa do bem, igual ao pai.
      .

  83. para que o brasil possa a vir a pensar em ser umanaçao o primeiro passoseria como se diz la no interior dar uma surra ate estes pseudos formadores de provas aprenderem a ser cidadao e nao asnos na formaçoa de burros ate , la seremos apenas o pais da republiqueta de banas e jaboticaba , mediocrismo de fazer palhaço chorar .

  84. Uma amiga decidiu fazer faculdade de História; viajou de SP ao Paraná para fazer a prova; sala com mais 8, o fiscal pergunta “Quem te indicou?” e “Você é de esquerda?”, como ela disse que não, zerou a prova de inglês (detalhe, ela é formada em inglês). Procurou um advogado e expôs o caso, e este sugeriu que tentasse outra faculdade porque não valeria a pena comprar a briga.

  85. É muita hipocrisia! Por que não perguntaram sobre o apartamento do Chico Buarque em Paris e não enviaram uma carta aos legisladores brasileiros cobrando um maior controle de armas no Brasil? Por que não perguntaram na prova como é receber 70 mil reais de cachê num show (Racionais MC´s Virada Cultural 2016) e continuar falando sobre a exclusão e a vida na pobreza em suas letras? Sobre o gd não menciono porque me dá nojo.

    1. Recebendo o cachê que recebem fica fácil falar qualquer coisa – se for sobre miséria e pobreza, mais fácil ainda. Eles também dividem os cachês com a periferia? Afinal, é de lá que tiram a matéria-prima de suas músicas.

    2. Deixa de ser vítima meu amigo. O Brasil está repleto de pessoas que só querem os direitos e não querem saber dos seus deveres. Somos um pais de coitadinhos e vitimistas e é por isso que estamos nesta mer…

    3. Os Racionais MC’s são exemplos para os jovens da periferia que não é preciso entrar no mundo do crime para melhorar de vida. Através da arte esses jovens têm chances de conquistar os seus sonhos.

  86. Nossos romancistas e poetas foram definitivamente esquecidos.
    Gregório de Matos, não; nosso grande poeta é Gregório Duvivier.
    Viva a ignorância!!!!


  87. Meu Partido: → { FFAA }
    Meu Candidato: → { Intervenção Militar }

    Constituição Federal – Artigo I – Parágrafo Único:
    “Todo poder emana do povo (soberano), que o exerce indiretamente por meio de representantes eleitos ou DIRETAMENTE se NECESSÁRIO.”

    Dia 15 de novembro → Todos às ruas para formarmos massa crítica.
    Nossa união legitimará a imprescindível Intervenção Militar.

    Mudança do sistema corrupto pelo próprio sistema corrupto é piada!
    O pleito eleitoral Smartmatic “democrático” (hehehe!) é o matadouro.
    Arapuca para levar idiotas estúpidos ao matadouro da democracia.
    Quem for débil mental, vá votar no seu bandido idolatrado de estimação.

    Se nós não tomarmos consciência do que está por vir e não nos levantarmos agora, haverá um genocídio análogo àquele que Stalin desencadeou na Ucrânia.

    Nossa realidade é negra!
    Quem está no comando deste país são comunistas nefastos.

    Assistam!
    https://youtube.com/watch?v=ozztJApbXLU

    { FFAA } ←→ { INTERVENÇÃO MILITAR JÁ ! } ←→ { FFAA }
    _

  88. Eles tiveram 13 anos para aparelhar todos os cantos da administração.
    Não dá pra despetizar tudo de uma vez.
    Mas vamos despetizando…

  89. O PT ainda está mandando na pasta da educação? Acho que já passou da hora de os pais exigirem ensino de verdade para seus filhos. Continuar com doutrinação esquerdista em prova do Enem é o fim da picada. Entrega a pasta Mendonça Filho. Está fazendo o quê aí? Desmoralizado.

  90. O brasileiro precisa ser muito esquizofrênico acorrentado numa senzala para se submeter ao policiamento ideológico desses funcionários públicos amantes do Adolfo Hitler do Agreste

  91. POR ISSO NA SEMANA PASSADA
    A TV ESCOLA RECOMENDAVA VER O FILMA
    FILME , LULA O FILHO DO BRASIL, PARA ESTUDAR A “ISTORIA” DO BRASIL
    DA “REDEMOCRATIZAÇÃO”

  92. O povo não quis a saída da Anta por causa da economia, mas por causa do que estava permitindo ser implantado no Brasil. Temer quer saber porque seus índices de popularidade não aumentam… PRECISA DESENHAR???

  93. No Texas é permitido ter armas, mas nao havia um pastor pra eliminar o atirador, nem uma fiel que rezava para puxar a pistola da sua bolsa? Isso COMPROVA QUE ARMAR A POPULAÇÃO NÃO RESOLVE NADA!!

    1. Isso é o que você pensa. Bolsonaro é o meu candidato para 2018 e vai ganhar com expressiva votação, pode esperar e pode “jair” se acostumando

    2. Nenhum policial (ou civil texano) portaria arma dentro da igreja! Não são as armas que matam ou protegem, quem faz isso são as pessoas!

    3. Não fuja da matemática. Acesse a estatística e compare a taxa de homicídios por cem mil habitantes entre oBrasil, que não permite que a sua população se defenda, e os USA, onde cada cidadão pode ter a arma que quiser. Os números desmentirão a sua deficiente conclusão expressa em caixa alta. A aversão do Brasuca à matemática é um dos nossos males.

    4. Bom, era uma missa de domingo, então não havia ninguém mais armado, exceto o próprio atirador. Então , para este caso, seu raciocínio não procede. Se as pessoas fossem armadas à missa de domingo, com certeza o atirador teria sido “neutralizado” bem antes antes de matar 27 pessoas.

    5. Puxa alienista, poderia ter ocorrido a você que essa foi precisamente a razão do criminoso ter escolhido atacar uma igreja e não um quartel de fuzileiros. Tudo bem, não fique deprimido. Eu admito que pensar em algo assim é muito, muito difícil. Aliás, pensar é difícil para muitas pessoas.

  94. O PETISMO CONTINUA GOVERNANDO O BRASIL.
    TIRARAM A FANTASIA MAS O CONTEÚDO CEREBRAL VERMELHO CONTINUA NO FUNCIONALISMO BRASILEIRO.
    FATO!!

  95. Além de tudo, são burros. Eles também irão para o paredão numa ditadura bolivariana, com o povo sem poder reagir. É o exercício da passividade frente aos criminosos da política.

  96. Peraê, a moçada do ENEM tem de ler , e consequentemente entender, o texto em ingles? ahahah….essa deve ser a questão que recebe mais “chutes” de toda a prova.

  97. Nem um Machado de Assis,uma crônica de Nelson Rodrigues prá gente lembrar que este país já foi culto um dia????

  98. É isso aí:
    PURA IDEOLOGIA COMINISTA…
    BOLSONARO me convenceu.
    “Militarização” das escolas
    com fim das drogas, das gangues, do bullying.
    Educação moral e cívica PARA TODOS…
    Formação de cidadãos conscientes…
    Valorização da família e muito mais…
    O PT E ORCRIM da cidade e do campo
    NÃO QUEREM ISSO, porra!
    A grandeza de uma nação se mede
    pela força de trabalho
    e empreendedorismo de seu povo
    e nunca mais aceitaremos
    ideologias arcaicas, imorais e retrógradas
    ditaram o meu, o teu e o destino
    de nossos filhos…

  99. O MEC não foi despetizado. A esquerdopetralhada continua lá fazendo estragos .
    As Universidades foram transformadas em berço de esquerdopatas.
    Governo Temer é um fracasso não por causa da economia mas sim por causa da educação

  100. O método gramsciano é dominante e dominador de toda a “intelligentsia” acadêmica no Brasil. Pode ser constatado em escolas particulares de alto nível onde estudam crianças e jovens de alto nível socioeconômico.

  101. https://www.oantagonista.com/brasil/temer-diz-que-e-positiva-candidatura-de-lula/
    Ou tudo não passou de um teatro do impeachment para os mesmos imbecis que acreditaram em Lula/Dilma/FHC etc?

    1. O Temer só está ai para ajeitar o que ocorreu nos 13,5 anos de desgoverno, pelo jeito o estrago foi tão grande que o Meirelles não consegue dar a garibada esperada.É muita destruição que vai levar anos e anos para amenizar.Por quê será que os combustíveis estão tão caros sendo que a cotação do barril está baixa?Por quê os aumentos exorbitantes da energia elétrica, mesmo ligando as termeletricas o Petroleo está barato? Estão fazendo o povão pagar o estrago que PT/PMDB/PP/PCdoB e todos que deram sustentação nos 13,5 anos.Com esses “brasileiros” que estão no poder o Brasil não melhora.

  102. é por essas e outras coisas que nós dizemos:
    Olavo de Carvalho SEMPRE teve razão.
    Olavo de Carvalho é o ÚNICO no Brasil que conhece a esquerda no Brasil.

  103. O Temer e seus ministros pelo visto seguem a doutrina vermelha petralha. Mesma ideologia enfiada na goela dos jovens que não tem pra onde correr.

  104. Não se preocupem,esse viés era esperado,os alunos respondem “certo”,mesmo não concordando.Preocupa mais a visão imposta às pessoas que vêm de famílias sem cultura.

  105. A existência do Enem por si só já é uma aberração! Menor chance desse país ter um mínimo de futuro em termos de educação!
    Um enorme vestibular formulado por um bando de esquerdistas adeptos de Paulo Freire para e tirar em universidades públicas falidas, que não formam ninguém, que só ensinam besteira.
    O Estado finge que dá educação gratuita e os alunos fingem que estudam e estão preparados para a vida e o mercado de trabalho.
    O futuro do brasileiro será capinando uma enchada no meio da roça para colher café, banana, feijão, soja, laranja…. para os chineses, americanos e europeus. Brasil será uma enorme roça em pouco tempo.

    1. É MUITO TRISTE PARA MIM, TER QUE CONCORDAR COM ESSA MACABRA
      VISÃO DO FUTURO DESTE PAÍS INFELIZ !!!
      ACOMPANHEI DE MUITO PERTO A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL
      DA CORÉIA DO SUL, NOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS.
      ELA SE DEU PRIORITARIAMENTE PELOS GRANDES INVESTIMENTOS EM
      EDUCAÇÃO !!!
      LÁ, A EDUCAÇÃO É QUASE UMA OBSESSÃO GOVERNAMENTAL !!!
      LÁ PREMIA-SE O SUCESSO … DIFERENTE DAQUI, QUE FORMAM-SE
      DEFICIENTES INTELECTUAIS POR PENA OU POPULISMO DA NOSSA
      DESCLASSIFICADA CLASSE POLÍTICA — SEMPRE INTERESSADA EM
      MANTER SEUS CURRAIS ELEITORAIS, IGNORANTES E DESINFORMADOS !!!

  106. E o que faz o Ministro da Educação do Dem? Aceita? isso é um país que não se respeita.É por essas e outras que tem que entrar um camarada como o Bolsonaro.Infelizmente estão levando o brasileiro a votar no menos ruim para o povo.

  107. Esse é o Governo Michel Temer
    A sensação que você tem é que o PT continua no poder.
    Tanta luta para tirar a Dilma e o Enem do Michel Temer usa textos dos Petralhas Gregório Duvivier e Chico Buarque de Holanda

    1. https://www.oantagonista.com/brasil/temer-diz-que-e-positiva-candidatura-de-lula/
      Ou tudo não passou de um teatro do impeachment para os mesmos imbecis que acreditaram em Lula/Dilma/FHC etc?

    2. Temer só esta lá por que era o vice, pode se notar que foi um começo tirar o pt do poder, pois estao emaranhados no poder e praticam a corrupção da inteligencia. Esta questão é a prova final. Temer ainda vai entregar o poder para os ptistas. Anotem aí

    3. O mal cresce nos porões na calda da noite é articulado, mal educado e não dá trégua, o bem é delicado pede licença é lento mas é inevitável. A esquerda se une, engana é cínica. necessitamos de mais líderes de direita !

Os comentários para essa notícia foram encerrados.