As moedas da Lava Jato

No aniversário de 35 anos do PT, Lula recebeu de um assessor um artigo do juiz Sérgio Moro sobre Mani Pulite, ou Mãos Limpas. Em seguida, conversou sobre o assunto com Dilma Rousseff.

O paralelo entre Mani Pulite e Lava Jato é evidente. Lula, assim como Bettino Craxi, vai se defender dizendo que o dinheiro roubado da Petrobras era apenas Caixa 2. Lula, assim como Bettino Craxi, corre o risco de ser preso.

O governo italiano, na época de Mani Pulite, apresentou um Decreto-Lei que, na prática, anistiava as empreiteiras e os políticos corruptos. O governo de Dilma Rousseff, através de seu ministro José Eduardo Cardozo, está tentando fazer o mesmo. Na Itália, a manobra só não deu certo porque os juízes de Mani Pulite denunciaram os sabotadores na TV. Sérgio Moro, dependendo dos eventos, deve imitar seus colegas italianos.

O fator determinante para o sucesso de Mani Pulite, de fato, foi a opinião pública. Quando o parlamento impediu a denúncia contra Bettino Craxi, manifestantes cercaram o hotel em que ele morava e atiraram-lhe moedas. Se você nunca viu a cena, veja-a. É instrutiva.