ACESSE

As perguntas que os senadores não fizeram a Mourão

Telegram

Como é típico das audiências públicas, os senadores usaram o tempo desta terça-feira com Hamilton Mourão para falarem dos próprios currículos, mandarem recados às suas bases eleitorais, citarem curiosidades de almanaque e, no caso dos governistas, elogiarem a atuação do convidado sem saberem o porquê.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi o único a fazer uma pergunta concreta: o governo pretende reativar o Fundo Amazônia, paralisado por Ricardo Salles desde o ano passado? Mourão respondeu que a bola está com os governos doadores, Noruega e Alemanha.

Os senadores não perguntaram:

– O que o senhor pretende fazer para que o Ministério do Meio Ambiente apure quantas multas da Operação Verde Brasil 1 já foram pagas, segredo guardado a sete chaves, com aval da CGU?

– O senhor menciona a falta de fiscais do Ibama para atuar na Amazônia. Como o senhor avalia a atuação do ministro Ricardo Salles, que exonerou o diretor de proteção ambiental do Ibama em maio e desmontou a Comissão de Ética do ministério?

– O senhor disse que as operações de GLO não são suficientes para combater o desmatamento. Como exatamente ajudam, já que na Verde Brasil 2 os militares estão no comando e agentes do Ibama foram proibidos de destruir as máquinas usadas para garimpos ilegais e outros crimes?

– O que justifica as operações de GLO, que são muito mais caras que a fiscalização do Ibama e cujo valor em multas pagas é essencialmente secreto?

– A agenda pública do senhor hoje começou às 16h. Se o senhor tinha um compromisso às 19h, por que não agendou para falar com os senadores pela manhã?

– Se o senhor recebeu do ministro do Meio Ambiente as presidências do Conselho da Amazônia e também do Fundo Amazônia, por que o contribuinte brasileiro paga o salário de Ricardo Salles?

Leia mais: Gilmar Mendes x militares: conheça os bastidores do caso aqui.

Comentários

  • Maria -

    Por que?

  • Pedro -

    Mais uma pergunta: por que o lobby agrícola subsidiado da UE, não vai ver se a amazônia Brasileira não está na esquina? Gente chata da p.o.r.r.a!!!

  • Maria -

    Perguntar ao vice porque o grupo dele que está comandando a GEAP,está só dirigida por militares? Desde que foi os funcionários que fundaram . Era 600 mil associados agora só restam 300 mil.

Ler 52 comentários