Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

"Aspecto político ainda não está dado" para impeachment, diz Ciro

“Aspecto político ainda não está dado” para impeachment, diz Ciro
Foto: Adriano Machado/Crusoé

Para Ciro Gomes, apesar de Jair Bolsonaro estar “se desmoralizando rapidamente”, ainda faltam condições políticas que sustentem um processo de impeachment.

“O processo de impeachment é jurídico e político. A parte jurídica está sustentada. Ele [Bolsonaro] comete crimes de responsabilidade quando confraterniza com grupos que pedem o fechamento das instituições da democracia, quando expõe a comunidade brasileira ao genocídio em função de como administra a pandemia e quando faz obstrução da Justiça aparelhando a Polícia Federal para defender interesses privados, dele e da sua família de criminosos. Porém, o aspecto político ainda não está dado. Bolsonaro ainda tem um terço do apoio popular e as regiões Sul e Sudeste do país”, afirmou Ciro em entrevista à Deutsche Welle.

“Enquanto estiver assim, é improvável que o Congresso Nacional reúna dois terços dos votos contra ele. Mas é um processo que está em elaboração. Ele está se desmoralizando rapidamente, e a democracia tem que estar preparada para, na hora própria, fazer o que tem que ser feito”, prossegue o pedetista.

Segundo Ciro, a situação do presidente deve se deteriorar nos próximos dias, principalmente em função do agravamento da epidemia de Covid-19 e da recessão econômica.

“Em setembro, o Brasil estará indo para até 150 mil mortes, segundo projeções científicas. Isso ficará flagrante na conta de Bolsonaro. E tem a economia. Chegaremos a 20 milhões de desempregados em agosto ou setembro, Bolsonaro está praticando um déficit primário que deve chegar a 917 bilhões de reais neste ano, seis vezes o pior déficit da história do Brasil, e o PIB brasileiro vai cair em torno de 9%, o dobro da média mundial. Isso vai cobrar um preço de Bolsonaro, e essa materialização estará mais ou menos dada por volta de setembro.”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO