A assinatura autêntica dos recibos falsos

A defesa de Lula alega que os recibos de aluguel do apartamento de São Bernardo do Campo são verdadeiros. Para isso, incluiu nas alegações finais do processo um relatório do perito Celso Mauro Ribeiro Del Picchi.

“Ainda que Glaucos [da Costamarques, proprietário formal do imóvel] se recusasse a admitir a assinatura dos diversos recibos, a conclusão do renomado perito Celso M. R. Del Picchia em seu relatório pericial preliminar não deixa dúvidas ao asseverar que as assinaturas constantes dos recibos são autênticas, lançadas pelo sr. Glaucos, em diferentes estados de saúde”, diz a peça, segundo a Folha.

O Antagonista lembra, no entanto, que a autenticidade das assinaturas de Glaucos não está sendo questionada, mas sim a produção dos recibos para disfarçar a real titularidade do imóvel usado por Lula, que foi comprovadamente comprado com recursos oriundos da Odebrecht.

O juiz Sérgio Moro deverá decidir se considera esses recibos “ideologicamente falsos”, como quer a Procuradoria, ou autênticos, como pedem os advogados do petista.

MPF: PROVAS APONTAM QUE RECIBOS SÃO FALSOS

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Moisés disse:

    Vai que a PF tem em mãos folhas assinadas em branco pelo sr. Glaucos que foram apreendidas durante as investigações ? Advogados são sempre bem prevenidos, sempre tem assinaturas a mais guardadas nas gavetas.

Ler comentários
  1. A. disse:

    Uma simples assinatura comprova "estados de saúde"? Caramba: é a perícia forense deixando a medicina "no chinelo"...!

  2. CARLOS disse:

    Esse advogado zé ruela, pensa que enganar os competentes procuradores do MPF e o Dr, Moro e o povo honesto desse pais, e tome fumo de novo no bandido.

  3. Soropita disse:

    Mas o ilustre perito 'A$$everou' a autenticidade da chancela do Sr. Glaucos da Costamarques, por razões inversas da forma pela qual eu grafei a variação do verbo (asseverar). Ou seja, o perito mente; mas a aberração da grafia do verbo acima, o desmente e restabelece a verdade!... Rsrs

  4. Leitor disse:

    VC é um burro encantado pelo (lula). Vc não sabe ler powrraa… Aécio, Temer, Loures o raio q o parta tem a tal da prerrogativa de foro!!! Só podem ser julgados pelo tal do Supremo!!! Se esses canalhas não tivessem a tal prerrogativa, já estarim sendo julgados e com certeza condenados duplamente como o encantador de burros!!!

  5. luizs disse:

    Os recibos são autênticos assim como as assinaturas. A fraude está na forma de como eles foram produzidos. Os recibos foram impressos e assinados todos de uma vez. É uma forma criminosa de tentar ocultar um crime. Moro não nasceu ontem.

  6. J.Pinto disse:

    Isso só pode ser piada de causídico formado em faculdade de direito por correspondência. Além de ser de uma cretinice estratosférica. O MPF nunca disse que as assinaturas eram falsas, pelo simples motivo, que o formal proprietário afirmou em depoimento que ASSINARA tais recibos no hospital muito tempo depois dos aluguéis não terem sido pagos. Isso está gravado. O problema que ele destacou É QUE NUNCA RECEBEU UM TOSTÃO!!! Ora, isso torna TODOS os recibos IDEOLOGICAMENTE FALSOS como quer o MPF. É só isso.

  7. Realista disse:

    A Pericia poderia incluis estudo da Matriz de Impressão da Impressora, verificar de que impressora foram emitidos os originais, se os recibos forma todos impressos no mesmo horario, periciar as impressoras vinculadas a equipe de Contabilidade, Instituto Lula, Escritorios de Advogados e Contadores etc..., Verificar quais equipamentos tiveram a data alterada pra Dias Impossiveis, 31 de Junho ...

  8. Soropita disse:

    Falsos. Porque uma assinatura Ad Hoc a posteriori, mesmo que verdadeira, não mitigará o dolo primordial neste caso dos recibos ideologicamente falsos!....

  9. joao carlos pompeu disse:

    Não esqueci a notícia dada na Folha ou no Estadão, tanto faz, de que, na avant-première palaciana do filme "Os Dois Filhos de Francisco", para Lula & Família & PT & Cia do Ladrão assistirem-no, a cópia do filme foi noticiada como sendo uma "cópia pirata". Esse é o modus operandi do lulopetismo no poder da tapioca corporativa. Logo, fraudar os indefectíveis recibos de gaveta, tão presentes no cotidiano dramático da brava gente brasileira, é coisa banal e corriqueira e cultural na lavoura arcaica do “lulopetismo isperto” gente como a gente. Contudo, Al Capone só foi condenado e preso pelo ilícito menor banal de sonegação contra o fisco americano. Lulalá está sendo condenado e preso pelo ilícito banal ladino de fraudar e piratear recibos de aluguel. Danou-se… Vacilão!

  10. Escritório de Contabilidade disse:

    O O Zanim poderia anexar também os extratos do banco de onde saiu o dinheiro nos vários meses e o Glaucos poderia mostrar os estratos de depósito desse dinheiro para o Sergio Moro para que não restasse nenhuma dúvida. Mas só desses recibos antes da PF ter deflagrado a busca no apto. do molusco. Afinal a alma mais honesta deste paizz deve ter yudo em ordem como o povão que tem que prestar contas ao Imposto de Renda.

  11. Jorge Chequer disse:

    O molusco pensa que cachaça é água...

  12. Fernando Costa da Silva disse:

    Mais uma condenação do canalha.

  13. Ticu Soares disse:

    É muita colher de chá para esses petralhas, prova concreta são depósitos na conta bancária desse Glaucos Costamarques, tem transações bancárias? Se não tem é porque é falso. Nós simples mortais, vivemos guardando recibos bancários, e sempre que ocorrem dúvidas, somos os primeiros a apresentar extratos bancários. Que a justiça quebre o sigilo bancário desse Glaucos Costamarques.

  14. O Estado de S.Paulo - Editorial - 26/01/2018 disse:

    Lula da Silva afirma com todas as letras que houve uma combinação entre os magistrados para impedir sua candidatura à Presidência. Pior: Lula da Silva acusa os quatro juízes que o condenaram de integrar um complô com o Ministério Público, a Polícia Federal e a imprensa para sabotar sua volta ao poder. . “Eles não precisam mais de militares com canhão na frente do Congresso Nacional. Agora eles fazem através das instituições”, discursou o ex-presidente, citando especificamente “a construção de um pacto entre o Judiciário e a mídia”. No auge de seu delírio, Lula da Silva disse que, embora fosse ele o réu, “o condenado foi o povo brasileiro”. Em casos assim, recomenda-se ao paciente um bom psiquiatra.

  15. voltaire ford de oliveira disse:

    Cadeia pra alma mais ideologicamente falsa desse mundo!

  16. SPA CURITIBA disse:

    Tá bom ; no dia 31 de fevereiro a gente pensa o que fazer com esse Pinguço reincidente .

  17. RECIBOS CÍTRICOS CONSTITUEM AFRONTA À JUSTIÇA! disse:

    ESTE CANALHA NÃO ASSUME NADA, O TRIPLEX NÃO É DELE O SÍTIO NÃO É DELE O APARTAMENTO SBCAMPO NÃO É DELE OS FILHS DELE, POR PRINCÍPIO NÃO DEVEM SER DELE TAMPOUCO, foram terceirizados.

  18. Chico Teia disse:

    Recibos que são Autenticamente falsificados assinados todos ao mesmo tempo sob coação e com 16 canetas diferentes que o contador levou na bolsa.

  19. ChrisP/SP disse:

    Moro não irá cair nessa esparrela da defesa do sapo barbudo.

  20. Estagiário disse:

    Vai piorar se for comprovado que obrigaram Glaucos a assinar centenas de folhas a4 em branco.

  21. boa sorte! disse:

    Até o velhinho, primo do Bumlai, já afirmou perante Moro que assinou vários recibos de pagamento dos aluguéis, com datas retroativas (30 de fevereiro, inclusive) de uma só vez, até na cama de um hospital!., sem ter recebido valores pela locação do imóvel. Aí está a falsidade ideológica alegada pelo MPF. A defesa de Glaucos da Costamarques provavelmente já reforçou o trabalho dos procuradores da Lava Jato no processo.

  22. Mauro disse:

    Os brasileiros honestos devem lancar uma carta so pro nine DELATE LULA.Não seja o único a pagar o pato. pregue fogo no VACARI,no Palocci ,e vá em frente,depois você concorre novamente ,em 2890 ta logo ali

  23. Paulo disse:

    Não se trata de crime contra o patrimônio público (sonegação fiscal), mas, crime por falsidade ideológica. O escopo da investigação é comprovar a existência de fraude, pela ocultação do patrimônio do real proprietário, contando para esse desiderato, o concurso de uma terceira pessoa que apenas "empresta" o nome, conhecida por "laranja". Nesse caso, o recibo e a autenticidade de assinatura, analisado isoladamente, tem importância secundária (embora irregular). Vale, é o conjunto das peças de quebra cabeça, que pode ser os extratos bancários, corroborando ou não as operações, inclusive, o perfil de movimentação de depósitos, créditos, saques, transferência, cheques compensados, etc e a habitualidade da sua movimentação. É praxe a existência de um contrato.

  24. Jayme Guedes disse:

    Recibos podem ser produzidos um a um, em cada vencimento, ou o seu conjunto, em qualquer momento, seja antecipadamente, para todo o período da locação, seja posteriormente, no final da locação. A questão é que o mais importante no recibo não é a assinatura mas sim a autenticidade do recibo e essa só se prova através da movimentação do valor a que o referido documento se refere. O pagamento se deu em cheque o dinheiro? O mais comum é o pagamento em cheque mas ainda que tivesse sido feito em dinheiro, o que já é suspeito, é preciso que haja registro da saída do dinheiro na conta do locatário e/ou a entrada do dinheiro na conta do locador. Se os sinais dessa movimentação não existem é preciso crer que locador e locatário guardam dinheiro em casa. No caso, só pagam ou recebem é dinheiro?

  25. MacGe disse:

    Têm que ser identicas mesmo, pois todos os recibos foram assinados no mesmo dia e no hospital!!!!!!!!

  26. Alucinado disse:

    Para quem tá morrendo afogado - jacaré vira canoa...

  27. Aaron Spelzer disse:

    Malandro é o Lula, que nesta crise toda pela qual passa o país, já se garantiu e conseguiu morada, comida e roupa levada pelos próximos 12 anos tudo à custa do sofrido e roubado povo brasileiro.

  28. Thiago disse:

    Força Zanin, o Brasil conta contigo pra conseguir somar mais de 150 anos em penas pro bandido condenado Lula.

  29. Nanci disse:

    Eles pensam que somos idiotas .Glaucos em depoimento não negou que assinou os recibos. Glaucos declarou que assinou muitos recibos sem receber aluguel. Na verdade eles não pagavam os aluguéis pelo simples fato de Glaucos não ser realmente proprietario do imóvel e sim um laranja de LULA.

  30. José Carlos Rodrigues disse:

    Del Pichia também emite laudos sobre autenticidades de apólices do tempo do império e para que elas servem?

  31. Renatão Coronel De Bocas disse:

    BRASILEIROS...alguém já se perguntou se o BARBA fizer delação premiada !.. Judiciário: Vão em cana Toffoli, Levandowski e Gilmar (No mínimo) Mercado- Vão em cana, Presidentes de BNDES, BB, CAIXA, PETROBRAS, ELETROBRAS, NUCLEOBRAS, ITAIPU, EMBRAER, FURNAS, BRADESCO, HSBC,SANTANDER. Assim como Presidentes de todos os FUNDOS DE PENSÃO DE ESTATAIS. VAMOS FAZER UMA CAMPANHA PELA DELAÇÃO DO LULA?

  32. BOLSONARO 2018 - LULLA NO CÁRCERE disse:

    Notícias de país civilizado que a mídia deveria expor nos canais de informação, com orgulho, mas escondem o máximo. Falha de Sum Paulo por exemplo só cria notícias com tendência a defender o condenado lulla e os jumentos lambe-sako dêle. https://www.noticiasbrasilonline.com.br/jornal-new-york-times-elogia-juiz-sergio-moro-e-diz-que-magistrado-se-tornou-o-rosto-da-prestacao-de-contas-no-pais/

  33. Escritório de Contabilidade disse:

    Ô Leis: se você esquecer de declarar algo e a Receita te chamar para verificação e constatar a falha, mesmo sem dolo, você é autuado, ou seja, a retificação não altera seu status de irregular e a pena não é revista após a retificação. Talvez você esteja lendo as leis do PT para seus apaniguados e não a legislação brasileira.

  34. De olho disse:

    Deve ter assinado esses recibos sob ameaças

  35. Marcão/DF disse:

    A única autenticidade, é que o Lula, não é o Lula, quem assinou os recibos foi a "mudinha" e ela já morreu,", somente uma sessão espírita, poderá autenticar este imbróglio. Como ele é ateu e não acredita em Deus, fudeu?

  36. Marcio disse:

    A perícia não tem que ser feita em cima das assinaturas, se falsas ou verdadeiras. A perícia tem que ser feita em cima da data que houve assinatura e a data de quando os documentos foram emitidos, ou seja, analisar os pigmentos das tintas (da impressora e da caneta) e identificar a data de sua aplicação no papel.

  37. Leis disse:

    A lei diz que o locador deve dar recibo mas nao diz em qual momento, entao nao tem ilegalidade alguma nestes recibos. O que garante a locacao é um contrao que pode ser tacito, boca a boca, a lei tambem nao impede isso. Precisa ver a declaracao de IR do locador, mas mesmo assim ele pode ter esquecido e podera retificar. Vao estudar, as leis foram feitas por picaretas e para picaretas. O Estado quer controlar tudo e nao controla nada.

    1. Parte de seu pronunciamento , embora meio petistico, tem nexo. Só que minha tese é de que em tempos idos deram algumas dúzias de papel sulfite A.4 , em branco, e fizeram o Glaucos assinar embaixo - todos, para a eventualidade de tiverem que usar para fazer qualquer mandarkice que fosse necessário para aliviar acusações (e muitas) contra o condenado luísque ignorácio. Simples assim. Estão sendo preenchidos conforme o gosto do freguês , que no caso é a Justiça.

  38. Velhote de 60 disse:

    São tão autênticos como uma nota de R$ 3,00. O fiu -fiu já passou dos limites e ninguém ainda lhe aplicou um corretivo PORRA!!!!.