“Assobie contra a roubalheira”

Juliana Magalhães Fernandes Oliveira, consultora legislativa do Senado, é autora de um estudo intitulado “A urgência de uma legislação whistleblowing no Brasil”.

Concordamos com ela. Além da delação premiada, a Justiça deveria incentivar formalmente os cidadãos que, sem envolvimento na prática de crimes, podem dar informações preciosas sobre ilicitudes contra o interesse público.

Como ressalta Juliana, nos Estados Unidos, todas as agência federais contam com “linhas-diretas”, respaldadas pela Justiça, para receber comunicações de gente interessada em combater a corrupção. Existe, inclusive, uma modalidade que recompensa financeiramente quem o fizer.

Temos até um slogan para uma campanha em favor do whistleblowing no Brasil: “Assobie contra a roubalheira”.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 67 comentários
  1. Foi por essa gente que os petistas foram âs ruas ontem dizer que não vai ter golpe e viva a democracia…rs , Como são otários! É assim que vão fazer a revolução, ok!

  2. China condiciona crédito à Petrobrás à compra de equipamentos chineses. http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,china-condiciona-credito-a-petrobras-a-compra-de-equipamentos-chineses,10000024191

  3. O bolivariano catarinense poderia liberar gravações em que o malditão e seus asseclas falam coisas boas, tipo resolver o problema do desemprego, da inflação etc. Deve haver, não? Ou será que é, mesmo, só crime?

  4. teremos um enfrentamento em todos os rincões do País, é inevitável! e me assusta nesse enfrentamento, é a qtdde de GENTE SEM CARÁTER no Brasil, q defenderá o mal! o mal está incorporado ao TRONCO da nação. será o bem (muito poucos) os mornos (muita gente – inutil) os quentes (militantes do mal). quem vai vencer? segundo a bíblia o MAL em geral, e depois Deus é q arrumará a casa. se assim for, Lula e PT ficarão muito tempo ainda e estamos ferrados!

  5. A frase de Teori de não se deixar levar pelo clamor popular é sintomático: o STF dá um golpe na democracia e leva tudo para gabinetes escuros, escusos e sujos. A maioria do povo não vale, inclusive ao arrepio da jurisprudência do próprio STF. Marco Aurélio até avisou, mas insistem na marcha bolivariana. O risco da bastilha brasileira só faz aumentar!

  6. Teori-O Carrancudo – estava ontem com cara de amuado, que é mais do que carrancudo – ele estava mostrando que foi pressionado e não gostou, então para mostrar seu descontentamento liberou Lula, agora com “motivos fortes” pois está enfurecido com o povo. Se a Carmem Lúcia não pergunta à ele sobre o fatiamento as coisas passariam como se não precisasse examinar o caso. O STF se acha acima da justiça, não, acima de Deus!, como se não errassem. Justificam que não podem olhar para as paixões do povo para julgar. O povo não se preocupa com paixões, mas sim, com o que é JUSTO, daí a palavra JUSTIÇA!

  7. O STF será responsável pelo banho de sangue no país.. Ao tomar posição contra 92% dos brasileiros e a favor dos ladrões e corruptos, vai provocar conflitos de rua violentissimos…ontem mesmo em Fortaleza uma mulher deu um tabefe no deputado da cueca e foi derrubada por um segurança.. o povo não vai mais protestar.. vai partir para a agressão pura e simples contra os ladrões. A justiça quando não funciona libera as manifestações do instinto animal..Estamos numa sociedade pre civilização…. luta de todos contra todos…O barrosinho vai ficar todo excitado…

  8. Vergonha! Quem manda é Lula, fazendo o que faz, dizendo o que diz, pensando o que pensa, quem manda é Lula. É incrível que o súbito enriquecimento dos filhos dele não tenha chamado a atenção do STF.

  9. Demorou mas o juizinho gaúcho deixou a sua marca registrada de muito agradecido pela nomeação ao STF – a constituição está valendo quase nada para os todo poderosos do STF – atuam claramente de forma tendenciosa …não conseguiremos eliminar a ORCRIM Creio que não é do interesse do alto clero tanto político como jurídico – existe muita lama a ser retirada e pouquíssima gente disposta a fazer o serviço. Infelizmente

  10. Se o povo não voltar a protestar nas ruas , aquela casa de tolerância e banca de negociatas, com seus juízes ajeitados , vai salvar a organização criminosa inteira. São capangas da quadrilha e sua pistola é a caneta, sua munição é a autoridade que ganharam, seu alvo é o mesmo da quadrilha. Ninguém acredita naquilo ali, que tem autoridade mas não tem moral, não tem mérito para a função. oram ajeitados.

  11. Waldemiro, Faça como eu, não pague o IR. Farei a declaração 2016, mas não recolherei (pagarei) o imposto devido. Depois que a Dona Dilma for enxotada, tomarei empréstimo para quitar minha dívida com o leão.

  12. ==== Suco menos de um minuto atrás Esta cada dia mais desanimador acordar as 05:00, trabalhar até as 18:00 pagar impostos absurdos, e ver esta corja de vagabundos mamando, e um exército de imbecis a soldo de mortadela apoiando este desgoverno, uma oposição caindo de podre. A cada dia que passa tenho a impressão que a única saída para ter uma vida mais digna, é o aeroporto e sumir deste país === O aeroporto é meu sonho de sumiço, digo, de consumo. Mas não tenho grana pra isso. …

  13. O julgamento de ontem versou sobre a ratificação da liminar concedida suspendendo a divulgação das escutas e a competência em divulgá-las. Em se tratando de escutas envolvendo pessoas com foro privilegiado, a competência realmente é do STF, como bem explicou o decano ministro Celso Melo. Não houve julgamento do mérito da legalidade das escutas e nem da competência para continuar as investigações sobre Lula e seus familiares, pois os processos que foram remetidos de Curitiba ainda não foram analisados. Vencida esta etapa, os autos devem retornar ao Juiz Moro, pois Lula não goza dessa imunidade.

  14. Eu não acho que o Teori deu imunidade ao Lulla ele apenas estar retardando o fato pois na hora que julgarem a liminar do Gilmar Mendes eles vão ter de manter o fato ai o Sr. Lulla volta ser cidadão comum e volta a Curitiba…Esperamos tant, podemos espera mais uns meses. O PT acabou.

  15. Temos de ir para as ruas. O Vemprarua, MBL, etc têm de convocar uma mega manifestação para ontem. Sem o povo nas ruas, as negociatas de Lula vão prosperar. Não dá pra esperar mais. Esperar por apoio do STF é o mesmo que esperar carinho da cascavel. Esperar por apoio espontâneo dos deputados é ingenuidade. O mapa do impeachment é bom, mas não é suficiente. Temos de acessá-lo todos os dias, mas as RUAS são decisivas. Não podemos deixar o PT tomar parte das ruas, com suas manifestações pagas. Temos de valer nossa luta. Agora não podemos esmorecer. VAMOS À LUTA!!!!!!

  16. Esta cada dia mais desanimador acordar as 05:00, trabalhar até as 18:00 pagar impostos absurdos, e ver esta corja de vagabundos mamando, e um exército de imbecis a soldo de mortadela apoiando este desgoverno, uma oposição caindo de podre. A cada dia que passa tenho a impressão que a única saída para ter uma vida mais digna, é o aeroporto e sumir deste país

  17. STF” VAI TENTAR MELAR A LAVA A JATO APAR SALVAR O PT TEORI JÁ DEU SINAL DISSO HOJE “STF” FAZ PARTE DE PLANO DO PODER DO PT ALIVIANDO OS PARLAMENTARES, O “STF” DÁ PODER AO LULA DE BARGANHA CONTRA O IMPEACHMENT DE DILMA. EM TROCA DE APOIO, LULA PROMETE IMUNIDADE DOS PARLAMENTARES NO “STF” O PLANO FOI DESCOBERTO!

  18. Lula é um câncer. Esse cara me inspira os PIORES sentimentos. Parece que perco parte de minha humanidade quando penso nos áudios que ouvi. E eu tive a paciência de ouvir todos. O STF, depois de achincalhado por Lula, dobra-se à sua vontade. É uma vergonha! Mas não é uma surpresa para mim. Parece que virou moda votar qualquer coisa no STF contra a vontade popular. Celso de Mello não se cansa de dizer que eles não podem levar em conta a vontade das massas. Ora, homens togados, vocês só votam a favor de Lula, PT, Dilma e companhia! Para essa gente, vocês não dão as costas. Dão suas almas. Nojo!

  19. Á ESTÁ TUDO ARMADO! GOLPE DO “STF” PARA SALAVAR PT “STF ” LIBERA LULA PARA NEGOCIAR COM PARLAMENTARES ENVOLVIDOS NO PETROLÃO COM PERDÃO JUDICIAL DO SUPREMO! TEORI E LEVANDOWISKY ARTICULAM O PLANO, E OS DEMAIS VÃO SEGUIR. FARÃO REVEZAMENTO DE JULGAMENTO PARA NÃO DAR NA CARA DESOBEDIÊNCIA CIVIL “STF” SUPREMA CORTE BOLIVARIANA A JOGADA DO LEVANDOSKY EM PERSEGUIR OS QUE DIFAMAM O TEORI É PARA NOS INTIMIDAR. LUTEMOS FORA PT FORA STF BOLIVARIANO

  20. Imaginar que os ministros do STF são todos honestos, não tem rabos presos com os políticos brasileiros e julgam pensando no bem do povo brasileiro não tem preço! STF mais honesto do mundo. Os ministros dos STFs dos EUA devem ter inveja da imparcialidade dos ministros brasileiros! Que orgulho de saber que pago os salários dos ministros do STF! Acho que eles merecem um aumento de salários! Viva o ministro Teori…ele não deve nada para o Lula.

  21. Estou preocupado com o site Vem Pra Rua, deveriam organizar uma mega manifestação, mas ninguém fala nada, será que foram ameaçados?????? e usar uma conta corrente para doações (podem contar comigo) , que poderiam financiar as manifestações (principalmente os desempregados) o PT, CUT, já utiliza e financia os mortadelas.(Vamos se mexer) .

  22. O STF não é acovardado, como disse Lula. É pró governo mesmo. Sempre foi assim. Absolveu Dirceu do crime de formação de quadrilha, apoiou os famosos embargos infringentes. Nos momentos cruciais, em que teria de defender a CONSTITUIÇÃO, o STF joga água fria na panela, em nome de uma tal paz social que, na verdade, é a paz do governo de plantão, e não a paz para o povo. Nós continuamos na guerra do dia-a-dia, contra o desemprego, inflação e roubalheira e os homens togados nos viram as costas SISTEMATICAMENTE. É só esperar uma decisão favorável, e lá vem decepção. Lula tem de ser preso. Ponto.

  23. Sempre serei ponderado. Nesse momento também me sinto desiludido, mas é necessário que façamos mais. Enquanto só ficarmos reclamando aqui nada mudará. #VemPraRua convençamos o exército se necessário, mas nesse momento é importante não desanimar. Caso seja necessário peguemos em armas até, porém é preciso um pouco de fé. O STF vai fatiar as acusações e devolver o Lula para o Moro. Façam disso um mantra, mas temos de ser fortes, pois vai piorar antes de melhorar.

  24. eduardo 2 minutos atrás Lula só não é presidente do STF se não quiser. Tem todos os pré requisitos. Lula é o presidente do STF, do Senado, da República e é também o PGR, só lhe falta a presidência da Câmara e acabar com a República de Curitiba.

  25. Quero o fim de foro privilegiado para políticos e de indicações ao STF pela Presidência da República!!! Por razões óbvias, este esquema é indecente!! Ministro do STF tem que ter sido concursado, construído carreira nos tribunais de justiça e ser indicado, por meio de votação, pelos próprios magistrados!! Esta é minha opinião e vou repeti-la em todos os meios de comunicação até me cansar!!

  26. Não se pode tratar esses acovardados do Lula com respeito devemos ignorar o STF e sempre nos manifestarmos quando vermos um desse senhores nas ruas para mostrarmos nossa indignação.

  27. Só o povo nas ruas poderá deter essa negociata de quarto de hotel comandada por Lula. O STF, sinto dizer, é absolutamente contra o povo. Como diz Villa, o STF quase NUNCA se prestou a um papel digno na história do Brasil. Confio mais na cascavel, porque sei exatamente o que ela vai fazer, se provocada. Ela é direta, clara e objetiva no seu golpe. O STF floreia as palavras, se auto elogia em demasia e, no final, vota contra o povo. Se Lula for nomeado ministro e as investigações ficarem no STF, será o fim da picada. Só um movimento forte de rua impedirá a tragédia de Dilma ficar no poder.

  28. ALERTA STF QUER ACABAR COM A “LAJA A JATO” SEMPRE AVISEI VOCÊS! JÁ ESTOU ALGUM TEMPO AVISANDO AQUI. O STF FAZ PARTE DO PROJETO DE PODER DO PT O STF DARÁ FORO A LULA, E COM ISSO ELE PODERÁ NEGOCIAR IMUNIDADE CONTRA A LAVA A JATO. O STF É A ÚLTIMA TRINCHEIRA PARA O PT CONTINUAR NO PT. OS ÁUDIOS DO BARROSO VAZARAM INTENCIONALMENTE. ELE QUIS QUE VAZASSE PARA INVIABILIZAR UM GOVERNO TEMER. QUIS DIZER;RUIM POR RUIM FICAMOS COM DILMA. VAMOS QUEIMAR O STF NAS REDES SOCIAIS

  29. E o homem da VEJA quer fazer o povão acreditar que o que foi julgado ontem no STF não foi a concessão de um alivio imediato para a família Lula da Silva – sim, porque segundo aquele organograma da PF, todos os membros da família enfiaram um “Lula” no meio do nome, tipo descendência de família imperial, para garantir que, no futuro, todos “saibam com quem estão falando”.

  30. Investiguem o Teori e a Corte Bolivariana, que consegue instrumentalizar a Constituição Federal para a proteção do Crime e a repreensão do Juiz ! O Ultimo Pilar Caiu Aguardem a Guerra Civil !

  31. SEMPRE AVISEI VOCÊS! JÁ ESTOU ALGUM TEMPO AVISANDO AQUI. O STF FAZ PARTE DO PROJETO DE PODER DO PT O STF DARÁ FORO A LULA, E COM ISSO ELE PODERÁ NEGOCIAR IMUNIDADE CONTRA A LAVA A JATO. O STF É A ÚLTIMA TRINCHEIRA PARA O PT CONTINUAR NO PT. OS ÁUDIOS DO BARROSO VAZARAM INTENCIONALMENTE. ELE QUIS QUE VAZASSE PARA INVIABILIZAR UM GOVERNO TEMER. QUIS DIZER;RUIM POR RUIM FICAMOS COM DILMA. VAMOS QUEIMAR O STF NAS REDES SOCIAIS