Associação de jornalismo rebate Alexandre de Moraes

A Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, divulgou hoje nota em que rebate declarações de Alexandre de Moraes em entrevista a O Globo.

Na entrevista, publicada pelo jornal carioca no domingo, o ministro do STF afirmou que um jornalista que divulgue informação sigilosa está cometendo crime.

“A violação de sigilo judicial só é considerada quando cometida por pessoas que têm acesso legal ao conteúdo protegido e dever funcional de preservá-lo, caso de funcionários públicos e advogados. A partir do momento em que um jornalista tem acesso à informação, ela se torna pública. Não há menção na lei brasileira a qualquer tipo de restrição ao trabalho de um repórter e ao seu dever de informar”, registra a nota da Abraji.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 73 comentários
  1. O careca agora resolveu competir com o Gilmar? Bons tempos eram aqueles em os Ministros dos Tribunais Superiores, principalmente o STF, eram discretos, sensatos e só falavam nos autos e no pleno.

  2. OS RETARDADOS comentariastas que disseram ‘é crime sim’,
    TOLOS vocês vão acabar Stalinizando a banânia.
    não é a toa que no mundo todo a imprensa é chamada 4o. Poder,
    porque só em PAÍSECOS marxistas é que existe esta Demência que vocês apoiam de ‘sigiloso não deve ser divulgado pela imprensa’.

    Patetas, ai basta o Governo dizer que Tudo (que interessa aos políticos) é sigiloso, e pronto, criou-se a OCRIM PERFEITA que nem mesmo poderá ser desmascarada, culpa dos ‘adevogados’ daqui.

  3. Todo e qualquer processo judicial É público não se revestindo de nenhum sigilo, a a publicidade é princípio do estado democrático de direito, somente processos sob segredo de justiça (Ex: Direito de Família, ou aqueles sigilosos por Deferimento judicial ) não são cabíveis de publicidade, lembrando que os atos judiciais são publicados em Diários oficiais, qualquer outra argumentação diferente da Lei É Censura

  4. Farsante, dissimulado, irá dar trabalho, será um NOVO Gilmar Mendes , TRABALHA claramente em DEFESA das bancas de advogados/ ORCRIM!
    Ademais, fez tal e afirmação absurda logo o próprio – apelidado pela imprensa de LINGUARUDO – quando soltou informação sigilosa da PF sobre operações da Lava Jato em reunião de um partidário em Ribeirão Preto , esqueceram antagonistas ?Esse cara é uma piada suburbana, o PODER da toga subiu feito rojão em sua careca..#nojo! Sem contar que MUDOU seu entendimento sobre prisão em segunda instância..após afirmar antes de ser MINISTRO que era a FAVOR totalmente….farsante!
    Esse sujeito não tem um pingo de moral para fazer tal afirmação…

  5. Alexandre de Moraes foi o super secretário do prefeito Kassab na prefeitura de São Paulo, esperar o quê? Foi espirrado do cargo porque falava demais e porque se achava o dono da cocada.

  6. TODO APOIO, Ministro Alexandre de Moraes.

    Infelizmente, o jornalismo moderno, e a imprensalão brasileira, continuam marrom.
    O homem que sabe servi-se da pena (caneta) que pode publicar o que escreve e que não diz a seus compatriotas o que entende ser a verdade, deixa de cumprir um dever, comete o CRIME de covardia, é mau cidadão.
    A má fé, existe.
    Muitos jornalistas mercenários, sem pudor, usam a profissão para vender muito a honra
    alheia denegrida.

    1. É tão mequetrefe que copiou um livro de um espanhol, se foi escolhido por Temer é porque deve ser bandido tmbém!

    1. Isto que ele era ou é professor de direito constitucional. A sociedade tem o direito de saber imediatamente tudo que é revelado em relação a crimes praticados contra a administração pública. Muitas delações vem sendo mantidas em sigilo por muito tempo dando tempo para que as quadrilhas apaguem as provas e sumam com o dinheiro roubado.

  7. Essa figura do Pinduca de Moraes é borderline em termos de nível de inteligência geral, É muito burro, tem dificuldade de expressão, mas primeiramente é inescrupuloso, para não dizer sem-vergonha.

  8. Parte dos jornalistas brasileiros merecem essas declarações do Alexandre de moraes, né mesmo Williams bonner e waack, Raquel sheherazade, Renata Vasconcelos, Alexandre Garcia, miriam leitão, noblat, antagonistas, Amanda Klein, leilane neubarth, Sandra annernberg…?

  9. Concordo com o Ministro Moraes.

    No momento há jornalistas que sabem explicar aos outros o que eles próprio não entendem.

    Outros, vertendo no arsênico da má fé a bile do rancor e diluindo tudo na vulgaridade, obtendo um tipo inconfundível de “jornalista nacional”.

  10. Bota pra torar neles Alexandre de Miraes, boa parte desses jornalistas foram fiadores do golpe, contribuíram para colocar as nádegas do temer na cadeira presidencial e automaticamente contribuíram para você hoje ser ministro do STF.

    1. Estudou 20 anos? Direito? Isso mostra porque ele é burro. Só chega a ministro ou cargos semelhantes aqueles que tem mais a entregar.

  11. OS “NOBRES” POLÍTICOS, PRINCIPAIS INTERESSADOS EM OMITIR,
    LOGO TRATARÃO DE CRIAR UMA LEI PARA MUDAR ESTE ENTENDIMENTO,
    QUE POR ELES DEVE SER CONSIDERADO UMA LACUNA GRAVÍSSIMA DA
    LEGISLAÇÃO.
    ASSIM, E POUCO A POUCO, A CENSURA VAI TOMANDO CORPO.
    VAMOS FICAR DE OLHO, PORQUE A IMPRENSA ESTÁ NA MIRA!
    NÃO VAMOS TOLERAR ISSO!

    1. E nesse caso, o jornalista age como receptador da informação sigilosa vazada criminosamente. Quem vende é criminoso e quem compra a noticia(imprensa), quem paga por ela é santo?

  12. Constato que 99% dos comentaristas aqui são especialistas em questões de alta indagação jurídica!! Deduzo, portanto, que o Ministro Moraes está certíssimo!! Quem dá curso a um ato criminoso, passa a ser cúmplice!! E jornalistas NÃO estão (ainda) acima da lei!!! O que a Abraji faz é simplesmente CORPORATIVISMO!!

  13. A imprensa brasileira nunca faturou tanto quanto nesses vazamentos seletivos.
    Globo, Veja, Folha SP… tudo farurando alto.
    Mas aqui no Brasil tudo é usado em prol da criminalidade, tudo é desculpa de “censura”, direitos humanos, liberdade de imprensa, etc…

  14. esse careca é um jovem velhíssimo ministro, moldado no péssedebê, cria do alquimista, ministro do temeroso, teve pré sabatina numa barcaça no lago Paranuá numa noite esquisita e regada a champagne, adora um holofote e um microfone, vai “presentear” o País com muitas bizarrices pela frente.