Associação de jornalismo rebate Alexandre de Moraes

A Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, divulgou hoje nota em que rebate declarações de Alexandre de Moraes em entrevista a O Globo.

Na entrevista, publicada pelo jornal carioca no domingo, o ministro do STF afirmou que um jornalista que divulgue informação sigilosa está cometendo crime.

“A violação de sigilo judicial só é considerada quando cometida por pessoas que têm acesso legal ao conteúdo protegido e dever funcional de preservá-lo, caso de funcionários públicos e advogados. A partir do momento em que um jornalista tem acesso à informação, ela se torna pública. Não há menção na lei brasileira a qualquer tipo de restrição ao trabalho de um repórter e ao seu dever de informar”, registra a nota da Abraji.

 

 

 

 

 

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mais um trapalhão no STF disse:

    Temos que começar urgente um debate sobre a indicação política para cargos públicos.

Ler comentários
  1. Zé Trolha disse:

    Mais um idiota. Incompetente e comprometido com o lado errado da história

  2. MULHER X disse:

    TOMATE E OVO NA CARECA! REVOLTADA! E AGORA MAIS ESSA¿ VAI LER AS LEIS SENHOR !

    1. Estudou 20 anos? Direito? Isso mostra porque ele é burro. Só chega a ministro ou cargos semelhantes aqueles que tem mais a entregar.

    2. Tomate e ovo podre no focinho desses porcos!

    3. VÁ VOCÊ ESTUDAR DIREITO DURANTE 20 ANOS, SUA IGNORANTE MARIA VAI COM AS OUTRAS!!!

  3. z disse:

    Esse ministro tem umas conversas atravessas. Qual será a dele?

  4. O tempo fechou! disse:

    Impossível que 500 bandidos se sobreponham a 200 milhões de pessoas, o Brasil é um barril de pólvora!

    1. Infelizmente não são 200 milhões, veja que o Lularápio tem boas chances em 2018

  5. Leonam disse:

    Esse ministro é mais um dos engodos do tribunal.

  6. GLOBOLIXO disse:

    Por que censuram meus comentários? Ta ficando feio Por isso que só vemos ESQUERDISTAS MALUCOS FASCISTAS comentando por aqui Agora sabemos o porque

  7. AGUARDEM! disse:

    OS "NOBRES" POLÍTICOS, PRINCIPAIS INTERESSADOS EM OMITIR, LOGO TRATARÃO DE CRIAR UMA LEI PARA MUDAR ESTE ENTENDIMENTO, QUE POR ELES DEVE SER CONSIDERADO UMA LACUNA GRAVÍSSIMA DA LEGISLAÇÃO. ASSIM, E POUCO A POUCO, A CENSURA VAI TOMANDO CORPO. VAMOS FICAR DE OLHO, PORQUE A IMPRENSA ESTÁ NA MIRA! NÃO VAMOS TOLERAR ISSO!

  8. nana disse:

    Por óbvio! Morais falou M... jornalista tem OBRIGAÇÃO de divulgar fatos que cheguem ao seu conhecimento

  9. IMBECIL! ESTUPIDO! disse:

    E nesse caso, o jornalista age como receptador da informação sigilosa vazada criminosamente. Quem vende é criminoso e quem compra a noticia(imprensa), quem paga por ela é santo?

  10. Moraes Maracutaia disse:

    Além da impunidade os quadrilheiros querem impor a censura. Tomates, ovos neles!

  11. Propheta disse:

    Vazar INFORMAÇÃO SIGILOSA É CRIME!! Preciso DESENHAR?

  12. Silvio disse:

    O Moraes é só.um advogado q ficou sempre grudado em políticos, não.conseguiu nem ser juiz o q.vc acha q ele sabe?

    1. Para falar dos outros, pelo menos procura no Google. Ele era promotor. O nível tá cada vez pior.

  13. Coroné disse:

    Constato que 99% dos comentaristas aqui são especialistas em questões de alta indagação jurídica!! Deduzo, portanto, que o Ministro Moraes está certíssimo!! Quem dá curso a um ato criminoso, passa a ser cúmplice!! E jornalistas NÃO estão (ainda) acima da lei!!! O que a Abraji faz é simplesmente CORPORATIVISMO!!

  14. Aglaée disse:

    Concordo com o Ministro Moraes. No momento há jornalistas que sabem explicar aos outros o que eles próprio não entendem. Outros, vertendo no arsênico da má fé a bile do rancor e diluindo tudo na vulgaridade, obtendo um tipo inconfundível de "jornalista nacional".

    1. Começa assim uma ditadura da informação. Cabe ao leitor decidir o que faz com a noticia.

  15. Liberdade de Imprensa(ou dos bandidos) disse:

    A imprensa brasileira nunca faturou tanto quanto nesses vazamentos seletivos. Globo, Veja, Folha SP... tudo farurando alto. Mas aqui no Brasil tudo é usado em prol da criminalidade, tudo é desculpa de “censura”, direitos humanos, liberdade de imprensa, etc...

    1. Como a Carta Capital que recebeu propina de empreiteiras a pedido de Lula, da sua seita, não é mesmo?

  16. Benjamin Button disse:

    Esse Alexandre já nasceu velho.

  17. matus-além disse:

    Esse Alexandre Moraes é aquele ex ministro da justiça, que disse que acabaria com a violência no Brasil em 3 meses ??!!.. É o mesmo boquirroto trapalhão ??!!..

  18. Cau disse:

    Olha o nível dos nossos juízes do STF...

  19. Propheta disse:

    Comprar informação sigilosa, como muitos jornalistas e veículos de imprensa fazem, É CRIME SIM!!! Querem saber mais de Direito do que o Ministro do STF!!!

  20. Democracia enrustida, mas ainda é uma democracia. disse:

    Quem comete crimes diariamente são as vossas excrescências do STF. Deixe o jornalismo em paz ministreco.

  21. disse:

    Ayres Brito já disse isso CENTENAS de vezes! Você deveria te-lo ouvido, Xandinho!

  22. Hammer disse:

    Doutor Alexandre deveria parar de confabular e tramar com Gilmar Mendes patifarias contra a sociedade, isso lhe está afetando as faculdades mentais.

  23. Virou santo disse:

    Ué, não é esse o ministro que foi considerado um linguarudo?

  24. Mara disse:

    Pra não variar, o aeroporto de aedes aegypti falou abobrinha. Já se cansou de discutir isso lá mesmo, no antro a que ele pertence, e o tipo vem essa pra cima dos jornalistas.

  25. oXato disse:

    esse careca é um jovem velhíssimo ministro, moldado no péssedebê, cria do alquimista, ministro do temeroso, teve pré sabatina numa barcaça no lago Paranuá numa noite esquisita e regada a champagne, adora um holofote e um microfone, vai "presentear" o País com muitas bizarrices pela frente.

  26. Bio Feminista disse:

    Outro asno no STF... E nossa! Como se preocupam com seus segredinhos podres.

  27. vai fundo Alexandre disse:

    Bota pra torar neles Alexandre de Miraes, boa parte desses jornalistas foram fiadores do golpe, contribuíram para colocar as nádegas do temer na cadeira presidencial e automaticamente contribuíram para você hoje ser ministro do STF.

  28. Rauzito disse:

    "Eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz...".

  29. Antonio Franco disse:

    O careca agora resolveu competir com o Gilmar? Bons tempos eram aqueles em os Ministros dos Tribunais Superiores, principalmente o STF, eram discretos, sensatos e só falavam nos autos e no pleno.

  30. joca disse:

    AM foi escolhido por Temer para o STF por seu notável saber jurídico, não é verdade?

  31. Arthur, o legítimo disse:

    OS RETARDADOS comentariastas que disseram 'é crime sim', TOLOS vocês vão acabar Stalinizando a banânia. não é a toa que no mundo todo a imprensa é chamada 4o. Poder, porque só em PAÍSECOS marxistas é que existe esta Demência que vocês apoiam de 'sigiloso não deve ser divulgado pela imprensa'. Patetas, ai basta o Governo dizer que Tudo (que interessa aos políticos) é sigiloso, e pronto, criou-se a OCRIM PERFEITA que nem mesmo poderá ser desmascarada, culpa dos 'adevogados' daqui.

  32. Morte aos Politicos e Corruptos disse:

    Esse Moraes é o maior babaca que poderiam colocar dentro do STF. Agora temos: Mafiosos, ladroes e babacas

  33. Law disse:

    Todo e qualquer processo judicial É público não se revestindo de nenhum sigilo, a a publicidade é princípio do estado democrático de direito, somente processos sob segredo de justiça (Ex: Direito de Família, ou aqueles sigilosos por Deferimento judicial ) não são cabíveis de publicidade, lembrando que os atos judiciais são publicados em Diários oficiais, qualquer outra argumentação diferente da Lei É Censura

  34. Mendes André disse:

    QUALÉ ,MINISTRO? PRETENDE UM VIÉS AUTORITÁRIO ? VAMOS RELEMBRAR DR. ULISSES GUIMARÃES: "SUPREMO SÓ CONHEÇO,DE FRANGO".

  35. meia cinco disse:

    Não entendi: Material sigiloso deixa de ser porque o reporter põe a mão?????Material sigiloso é sigiloso sempre até o juiz tirar.

  36. Ricardo disse:

    Foi o que Temer achou para "ajudar". Alexandre Linguão.

  37. Estarrecido disse:

    Farsante, dissimulado, irá dar trabalho, será um NOVO Gilmar Mendes , TRABALHA claramente em DEFESA das bancas de advogados/ ORCRIM! Ademais, fez tal e afirmação absurda logo o próprio - apelidado pela imprensa de LINGUARUDO - quando soltou informação sigilosa da PF sobre operações da Lava Jato em reunião de um partidário em Ribeirão Preto , esqueceram antagonistas ?Esse cara é uma piada suburbana, o PODER da toga subiu feito rojão em sua careca..#nojo! Sem contar que MUDOU seu entendimento sobre prisão em segunda instância..após afirmar antes de ser MINISTRO que era a FAVOR totalmente....farsante! Esse sujeito não tem um pingo de moral para fazer tal afirmação...

  38. Beto disse:

    Esse Alexandre de Moraes é o Tóffoli do Temer,

  39. Carlos disse:

    Facista, machista, taxista, baterista, eletricista...

  40. Holding JJ&F disse:

    E sobre Marcelo Miller, Fernanda Tótima, Joesley e Wesley?? Nada?! O Antagonista mostrando toda a sua independência em relação à PGR... ainda bem que existe o Estadão.

  41. Tulio Cesar disse:

    Alexandre de Moraes foi o super secretário do prefeito Kassab na prefeitura de São Paulo, esperar o quê? Foi espirrado do cargo porque falava demais e porque se achava o dono da cocada.

  42. LaTomatinaSóComeçou! disse:

    Vai tomar muito tomate na cara!

  43. disse:

    TODO APOIO, Ministro Alexandre de Moraes. Infelizmente, o jornalismo moderno, e a imprensalão brasileira, continuam marrom. O homem que sabe servi-se da pena (caneta) que pode publicar o que escreve e que não diz a seus compatriotas o que entende ser a verdade, deixa de cumprir um dever, comete o CRIME de covardia, é mau cidadão. A má fé, existe. Muitos jornalistas mercenários, sem pudor, usam a profissão para vender muito a honra alheia denegrida.

  44. sim disse:

    Qual a diferença entre um espião e um jornalista?

  45. Ricardo disse:

    O CHEFETE DE POLÍCA JA ESTA BOTANDO AS MANGUINHAS DE FORA

  46. Paul Nokuh disse:

    O Delegado do STF vacilou, acho que o grande lance do Tio Tropeço foi recuperar os dados secretos de um celular famoso!!!

  47. edson disse:

    Esse Alexandre de Moraes é um picareta da melhor espécie. Juizeco digno do famigerado STF.

  48. Alberto Victoreti disse:

    Este ministro beira a incoerência, me parecendo um safado mequetrefe, porque namora tambem com a não condenação em segunda instancia.

    1. É tão mequetrefe que copiou um livro de um espanhol, se foi escolhido por Temer é porque deve ser bandido tmbém!

  49. Pedro Sousa disse:

    A que ponto chegamos! Jornalistas ensinando leis para um ministro do STF!

    1. Isto que ele era ou é professor de direito constitucional. A sociedade tem o direito de saber imediatamente tudo que é revelado em relação a crimes praticados contra a administração pública. Muitas delações vem sendo mantidas em sigilo por muito tempo dando tempo para que as quadrilhas apaguem as provas e sumam com o dinheiro roubado.

  50. Agente 86 disse:

    . Esse KINDER OVO é um PICARETA de primeiríssima linha. Tem o selo da ORCRIM do DRÁCULA TEMER. .

    1. Kinder Ovo também atende pelo apelido de Nosferatu. Faz uma bela dupla com Carminha Adams no STF.

  51. Mensageiro do Apocalipse disse:

    Botaram no STF o "adevogado" do PCC sabatinado numa lancha ... queriam o quê???

  52. Alberto Victoreti disse:

    Ora, faça-me o favor. Noticia chegou ao reporter, ele tem a obrigação moral de divulgar, claro sempre embasado em fontes confiáveis e documentos.

  53. Mario Arruda disse:

    E chegam a ministros do stf. Como é que pode??? Pobre País.

  54. Abominável STF disse:

    Essa figura do Pinduca de Moraes é borderline em termos de nível de inteligência geral, É muito burro, tem dificuldade de expressão, mas primeiramente é inescrupuloso, para não dizer sem-vergonha.

  55. klênia disse:

    Esses jornalistas "tem que engolir seco" as declarações do Alexandre de moraes, se eu morasse perto do Alexandre de moraes daria um beijo na cabeça dele.

  56. Nazaret tedesco disse:

    Parte dos jornalistas brasileiros merecem essas declarações do Alexandre de moraes, né mesmo Williams bonner e waack, Raquel sheherazade, Renata Vasconcelos, Alexandre Garcia, miriam leitão, noblat, antagonistas, Amanda Klein, leilane neubarth, Sandra annernberg...?

  57. away disse:

    Essa é a qualidade dos nosso ministros...