Aula sobre o ‘golpe’: Comissão de Ética abre processo contra ministro da Educação

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República abriu processo para apurar a postura de Mendonça Filho no episódio da disciplina da UnB sobre “o golpe de 2016”, informa o site Poder360.

O ministro da Educação terá 10 dias para explicar se ameaçou a autonomia da UnB ao anunciar recurso contra as aulas.

Quem provocou a Comissão de Ética foi o ex-reitor da UnB José Geraldo Sousa.

Leia também:

Unicamp também vai oferecer disciplina sobre “golpe de 2016”

Urgente: MEC reage ao curso sobre ‘golpe de 2016’ na UnB

“Se cada um construir uma tese e criar uma disciplina, as universidades vão virar uma bagunça geral”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Camilo Label disse:

    Agora eu tô entendendo PQ o Governo Militar de 1964-1985 DESCONFIAVA existir comunistas nas Universidades e colocavam agentes nas salas de aula...e PQ muitos docentes queriam fazer seus doutorados nas URSS. Explicado!

Ler comentários
  1. ANTAS de ESQUERDA- disse:

    Essa Comissão de Ética da Presidência formada por petistas e fascistas de esquerda nomeados ainda pela criminosa DILMA PASADENA vivia virando notícia aqui nos ANTAS por criar factóides de Ministros do TEMER inflados pela Imprensa Vermelha e a Ditadura do Judiciário de Esquerda Estão satisfeitos? Em vez de criticarem os bandidos que roubaram bilhões sejam políticos, empresários, artistas rouanet e servidores públicos na ERA PT Humilham justamente os BRASILEIROS HONESTOS pagadores de impostos que saíram nas ruas e bateram panelas para derrubar a ORCRIM Com gente de ESQUERDA não tem diálogo Criam uma disciplina dessas É hora de criarmos as nossas AULAS LULA : traiu a esperança do POVO e se tornou o político mais CORRUPTO da história mundial DILMA PASADENA : desmoralizou as mulheres

  2. Herculano disse:

    Essa ação de promover esses cursos é inaceitável. O Ministério tem que agir. Esses reitores têm que ser demitidos.

  3. Renato disse:

    1.Comunistas são psicopatas e não desistem jamais. 2.Não respeitam nada exceto a própria hierarquia e só sairão do poder presos ou mortos. 3.Só desocuparão o que em décadas ocuparam se presos ou mortos.

  4. Antonio disse:

    Somos um país sem rumo fissurado pelo caminhar a beira do abismo, é cada um puxando a corda para um lado. Brasil é apenas um projeto fracassado de país, nada mais que isso, um imenso puteiro como cantou Cazuza há quase 30 anos.

  5. pauloroberto disse:

    Não tem que ameaçar , tem que CORTAR AS VERBAS PRA ESTA POUCA VERGONHA ! vão gastar nosso dinheiro com pesquisas que a população possa tirar algum proveito seus INÚTEIS !

  6. Ira Santa disse:

    Por essa e por outras que o Bolsonaro vai ser eleito, vai aplicar um freio de arrumação.

  7. Charles França Chaves disse:

    Essa turma não satisfeita em quase venezuelizar o Brasil, fica enchendo o saco. Parecem não ter outra coisa para fazer.

  8. Ricardo silva disse:

    Quer saber? O Brasil está com o rumo errado na educação.

  9. JB disse:

    Que gente mais cínica. Esse episódio mostra claramente que é preciso urgentemente mudar essa lei ridícula de uma suposta autonomia universitária que permite absurdos como esse.

  10. Privatização das Universidades Públicas já ! ! ! disse:

    A UnB é uma fábrica de maconheiros, parasitas e esquerdopatas. Um lixo!

  11. Fora esquerdistas disse:

    Fala sério!! O errado ainda é o ministro??????????????????? Esse Brasil não tem jeito mesmo! Tem é que prender esse Reitor e o professor petr@lha! Que tentam a todo custo incutir na cabeça dos idiot@ sua esquerdopati@!! Tá vendo como esse país não é serio?! Inversal total e absoluta de valores! Isso aqui é um país onde os v@g@bundos e só eles tem vez!

  12. MAURO disse:

    E o rabo abanando o cachorro e ainda vão perder tempo com estes debeis mentais, O golpe foi ter deixado esta anta mais tempo no poder.

  13. Luna disse:

    Td isso é para espalhar a ideia pq os professores-petistas vão propagando o tema do gorpi na sala de aula. Dúvida? Bobos daqueles que tiverem ouvidos para ouvir esse resíduo de vaso sanitário pq isso não vai no vestibular, ouviram, gentes-cabeca-oca?

  14. Alexandre Marreta disse:

    Comissão de Ética Pública? O que é isso? O ministro tem o apoio maciço da maioria absoluta dos que não aceitam as costumeiras desta esquerda falaciosa e desesperada que insiste em derrotar o país. Nossa bandeira jamais será vermelha! As universidades públicas não é nunca serão propriedade do PT. Respeitem o povo brasileiro. Chega!

  15. Borges. disse:

    Acho que a comissão de ética deveria falar assim: Zé Gerardo "vá empilhar coquinho na descida".

  16. luizs disse:

    O ministro Mendonça Filho tem o apoio da população honesta do Brasil. Golpe, é chamar o Impeachment da dilma de golpe. Afinal, o presidente da comissão é um petista. Golpe, foi manter os direitos politicos da impichada, rasgando a Constituição.

  17. Angela disse:

    Pois os criadores dessa disciplinada devem ser afastados do ambiente de ensino nacional sumariamente por crime contra a verdade. O regime do Brasil não é o bolivariano. Miliciano Sousa, vá se catar!

  18. Luiz Carlos disse:

    Eu acho que o curso sobre o Górpi deveria ser obrigatório e presencial, na Papuda, para todos petralhas ali instalados, ao meio dia, sob o sol escaldante de Brasília.

  19. Borges. disse:

    Está na cara que não se trata de curso e sim de uma "petezada". O ministro e o presidente precisam resistir a essa doença petista que grassa na Universidade pública.

  20. Nery Vital disse:

    Esse povo que oferece uma 'disciplina' dessa não quer é trabalhar. Vá ensinar algo produtivo e que enriqueça o conhecimento dos estudantes. Isso é pura balela!

  21. Thales disse:

    Que é o criador do Direito Achado na Rua.

  22. Carlos disse:

    Eu li o título e jurei que era contra quem instaurou e criou a disciplina!!!! Estes é que precisam ser investigados e não o contrário!

  23. Luciano disse:

    Só faltava essa agora. Os caras querem dominar a narrativa dos fatos para construir a "verdade" deles na cabeça dos alunos nos próximos 30 anos e ainda querem punir o ministro da Educação! Privatizem estas universidades de uma vez!

  24. A COBRA VAI FUMAR ! disse:

    Esses "doutos professores" conhecem e respeitam a Constituição do Brasil ??? Será que só respeitam e apoiam a "CONSTITUIÇÃO DA ORCRIM LULOPETRALHA E SEUS MELIANTES 'TRAIDORES DO BRASIL , LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO,CORRUPTOS E CLEPTÔMANOS CONTUMAZES QUE DESTRUÍRAM O BRASIL" ????

  25. Marlene disse:

    Cuma ??? O ministro é que está sendo investigado? O reitor da UNB tem o direito de esculhambar as instituições, pregar contra decisões judiciais, subverter a ordem ???

  26. Johnny disse:

    ESSE PAÍS NÃO É SÉRIO JÁ DIZIA O GEN. DE GOULLE. COMO PODE O BANDIDO QUERER PRENDER O XERIFE? IMPEACHMENT NÃO FOI JULGADO LEGALMENTE DENTRO DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS? O MINISTRO SÓ ESTÁ IMPEDINDO QUE SE AFRONTE A LEGALIDADE, NÃO É? SÓ QUER PRESERVAR OS ALUNOS DE DOUTRINAÇÃO BOLIVARIANO, NÃO SERIA?

  27. roberto disse:

    Eita que juntaram a "Fome com a Vontade de Comer". O ex-reitor "melancia" José Geraaaaldo Sousa. e a famigerada e temida Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Só está faltando o pronunciamento da OAB, aí o circo está montado.Chamem também a Senadora Bezerra para gritar "É GÓÓÓÓLPI; É GÓÓÓÓLPI!!! Aliás anda meio sumida a V.Exa.

  28. Luiz G disse:

    Eu digo que temos que exonerar todos estes petistas das Universidades. A Universidade é pública e não de um partido. Como dito antes cadê o curso sobre o MENSALÃO e o PETROLÂO.

  29. CORELO disse:

    ESSES ALGUNS PROFESSORES PODIAM FAZER UM CURSO COM O TÉCNICO ANTÔNIO ANASTASIA. ELE PODERÁ ENSINAR TODOS OS TRÂMITES DO IMPEDIMENTO DA ANTA. PROFESSORES BURROS (PETISTAS), INFELIZMENTE EXISTEM MUITOS. O FUTURO DO NOSSO ENSINO ESTÁ TOTALMENTE COMPROMETIDO.

  30. guilherme disse:

    País virou piada. Neste caso o " poste mijou no cachorro". Enquanto não enquadrarem esses comunas tresloucados, o País vai continuar nessa esculhambação. Desculpem o vocabulário, mas a paciencia acabou.

  31. Maria disse:

    O poste mijando no cão. Quem deveria responder era esse reitor e o outro por permitir que fosse chamado de golpe um impeachment que teve ampla aceitação popular, que passou pelo Congresso Nacional e contou, inclusive, com a anuência (!) do STF, que deu uma mãozinha para a Dilma não perder seus direitos políticos que deveria ter perdido. Na verdade, tudo o que a esquerda faz é visando o futuro e não o presente. Tentaram reescrever a história do regime militar, chamando os militares de ditadores malvadões que tomaram o poder por tomar, sem razão alguma, e agora querem criar essa historinha de golpe para engamar gerações futuras.

  32. rolamole disse:

    ACHO QUE ELES TEM DE CONTAR O GOLPE DE 2014. AQUELE QUE A DILMA DEU NO POVO BRASILEIRO, ONDE TEVE A CORAGEM DE DIZER QUE : Dilma diz que não muda direitos trabalhistas 'nem que a vaca tussa' Foi só ganhar a eleição, e mudou o seguro desemprego. SEM CONTAR QUE ESTAVA TUDO LINDO ATÉ DEZEMBRO 2014, FOI ENTRAR JANEIRO 2015 TUDO DESABOU E COMEÇOU A CAIR A MÁSCARA. ESTAMOS PATINANDO ATÉ HOJE, COM MILHÕES DE DESEMPREGADOS AINDA. ++++++++++++ESSE FOI O GRANDE GÓRPI.

  33. Luiz G disse:

    UNB = Universidade BOLIVARIANA, Professores petistas que elegeram um Reitor também petista. Todos devem ser exonerados pois a Universidade é PÚBLICA e não deve ser usada por partidos políticos para DOUTRINAÇÂO MARXISTA. INTERVENÇÂO NESTA UNIVERSIDADE COM A NOMEAÇÂO DE UM GENERAL PARA REITOR. EXONERAÇÂO DE TODOS PROFESSORES COMUNISTAS.

  34. Lucas disse:

    ASSISTAM!!!!! https://youtu.be/rGrpEN8A44g

  35. Camilo Label disse:

    Menino, é a primeira vez que vejo uma instituição de ensino superior acusar, abertamente, o STF de ter participado de um golpe político. Será que a crise antes vivida pela nação, as provas encontradas, não foram suficientes para esta canalhada? Pasmo. Comissão de Ética? Quais os membros? Romero Jucá? Aquele que vai abocanhar os recursos de uma termoelétrica? O que se safou de uma condenação porque certo Ministro do STF segurou seu processo por mais de 5 anos? É mesmo um país da piada pronta.

  36. Flavio disse:

    Autonomia da UniB não significa que a universidade ou seus professores vão fazer o que lhes dá na telha. Se a universidade ou seus professores estão violando a lei ou os códigos de ética, alguém da universidade tem que ser responsabilizado. É o mesmo caso do projeto Escola sem Partido. Tem que ser extensiva para as universidades. Acho que é disso que eles estão com medo. ESCOLA SEM PARTIDO NELES!!!

  37. Aedes disse:

    Puxa vida!!! O Zé Geraldo? Aquele gênio, criador do direito achado na rua? Como dizem os gringos "it figures"!

  38. Virgínia Woolf disse:

    Inacreditável!!!! Aqui no Brasil, continuam prendendo o herói e soltando o bandido. Mendonça Filho está certíssimo.Ser criticado pela comissão de ética é surrealismo. É inacreditável. Acabo de ouvir Augusto Nunes no programa Os pingos nos Is, ele disse sobre este professor de "GORPI" : "- Se eu fosse o Reitor, demitiria este sujeito por VADIAGEM" . Perfeito, Augusto Nunes. Parabéns!!!

  39. Flavio disse:

    O nome d adisciplina já é baseado numa mentira: "golpe de 2016". Professor não tem o direito a usar espaço e recursos públicos para fazer militância política ou doutrinamento. O professor tem que ser enquadrado no código de ética da Universidade. Se não tiver ou a universidade fez vista grossa tem que ser denunciado. A comissão de ética pública tem que enquadrar o professor e a diretoria da universidade se foi omissa.

  40. Marcos Pereira disse:

    Esse país virou um piada! Comissão de ética contra quem cara pálida? Pensei que fosse contra os abusos da unb. A ruptura é inevitável. Assim não dá. Os comunas torraram nosso dinheiro, jogaram fortunas pelo ladrão e querem continuar a farra.

  41. B Coimbra disse:

    Privatizem a UNB! Quero ver se papai vai gostar de pagar pro filhinho aprender asneiras.

  42. EDMAR disse:

    PROFESSOR QUE USA A UNIVERSIDADE PARA DISSEMINAR MENTIRA, DEVERIA SER DEMITIDO SUMARIAMENTE! ESPERO QUE OS PROFESSORES/PESQUISADORES QUE FAZEM JUS A ESSE TITULO, MANIFESTEM-SE, NAO SE OMITAM, CASO CONTRARIO SERAO CUMPLICES DA CONTINUIDADE DO DESMONTE DA UNIVERSIDADE!

  43. Sueli disse:

    Esses esquerdistas são uns palhaços, só que sem graça nenhuma! Que tédio!

  44. as alucinações e delírios petistas. disse:

    O mundo de ficção dos petistas não tem limites. Inserir um conteúdo programático numa universidade requer, antes de tudo comprovação verídica do que se propõe a expor aos alunos. Existem critérios para adoção de um conteúdo em qualquer nível programático na educação. Não é assim. Espero que o MEC não se curve frente ao delirante propósito. Dirijam-se ao STF e peguem uma declaração da legalidade e base jurídica do impeachment. Há documentos de sobra provando o quanto é falsa a apregoação de 'golpe'.

  45. Aedes disse:

    Na verdade esse é um problema facílimo de resolver. Quer dizer, se o vampiro tivesse culhões...Bastaria averiguar se os panacas que se propõem a lecionar a tal disciplina recebem bolsa da CAPES, do CNPq, ou de uma dessas Fundações de Amparo à Pesquisa da vida. Se positivo, era só cortá-la. Afinal esses gajos devem conhecer a máxima de Trotski: o bolso é a parte mais sensível da anatomia humana...

  46. Lila disse:

    Muito simples. O "golpe" não existiu. Os nobres professores que disseminam, deliberadamente, MENTIRAS dentro de uma universidade, não têm nenhuma preocupação nem comprometimento com os alunos ou com a universidade. Devem ser exonerados imediatamente. Desde quando autonomia é repassar mentiras aos alunos?

  47. maria disse:

    Esse ex-Reitor é petista claro. O petismo é um cancer com metástase.

  48. Romeu disse:

    Simples, quando as universidades federais a mando do Foro de SP se tornam obsoletas e comunistas, a despeito do custo que isto significa para a Nação, de toda corrupção, de 27 milhões de desemprego, da maior recessão da história, etc, intervenha-se e demita-se.

  49. Romeu disse:

    Comissão de ética? Repita-se uma mentira e a faça tornar-se uma verdade... Este país não tem jeito...

  50. Inimigo do PT disse:

    Porque não tem uma disciplina de aparelhamento do estado / como mentir / como roubar e etc.. Deveriam ser todos demitidos e privatizada. Virou um antro de ideologias ultrapassadas e que nunca funcionaram aonde foi inventada.

  51. bj disse:

    O cursinho só tem uma finalidade , calibrar os idiotas úteis.

  52. Doni disse:

    Em algum momento a sociedade brasileira precisará dar um basta ao MEC e seus militantes. Os alunos das universidades não lhes pertencem, eles são nossos filhos não deles.

  53. ensino cretino disse:

    Quer dizer que cada universidade federal poderá oferecer um curso qualquer de fact news, de religiões imaginárias ou de superstições, de charlatanismo etc. com o nosso dinheiro sem que o MEC poderá agir?

  54. Borges. disse:

    Essa doença (petistiti) quanto mais acuada mais agressiva se torna, camuflando-se em encarnação de céLULAs, cursos universitários e manias de perseguição.

  55. Paty Farias disse:

    Quais são os valores da maioria esmagadora da população brasileira? O que almejam os professores primeiramente doutrinados nas universidades como discentes e agora docentes doutrinadores? Ao adotarem a ideologia marxista/gramsciana, passaram a comungar com o que ela professa, ou seja, paulatinamente destruir os valores culturais e morais daquela maioria que representa genuinamente nossa sociedade. Basta de hipocrisia. Estes professores precisam ser confrontados, reciclados e, se não houver jeito, devido a suas atitudes hostis aos nossos valores, precisam ser democraticamente afastados, pois não queremos que nossos filhos se tornem idiotas úteis como eles se tornaram.

  56. AC2018 disse:

    A fessora vai ser a senadora do piaui. " Gritem comigo: - É Gópi!!! É Gópi!!!! É Gópi!!!" Pronto. Aprovados. Ja são petistas.

  57. Brasil Direito - #CapitãoBolsonaroPresidente disse:

    A reação ministro foi até leve...

  58. Rachel disse:

    Essas universidades perderam o rumo e não sabem o que fazer , as tramoias com o dinheiro farto estão dificultadas com tantas investigações. Por outro lado fingem não não saber o que o país está passando , que existe povo, e o desgoverno foi despejado com a anuência desse povo.

  59. Guilherme disse:

    O ministro entrou na onda do Antagonista e se ferrou. Passou por autoritário. Esse tipo de disciplina sempre existiu e não tem consequência nenhuma. Agora, com toda a publicidade...

    1. Guilherme . Ter autoridade não é ser autoritário . Já que pode , que tal uma disciplina sobre a CNBB pedofilia , Os guerrilheiros do MST . O empreendedorismo de Passadena , As chachinas de Fidel Castro a Nicolas Maduro , O Plano Real de FHC e o Projeto de Poder de LuLadrão , Celso Daniel antes dos ptralhas chegarem ao Poder e depois de não concordar em saquear a prefeitura em benefício do PT , Os professores e os manipuladores esquerdopatas .

  60. Censurado disse:

    O GOLPE NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS , não parecia de aula . todo mundo conhece , os filhinhos de papai estudam a vida toda em escolas particulares de alto nível , na hora da universidade , recorrem malandramente às universidades públicas tomando covardemente as vagas de quem não tem condições de bancar . A corrupção e cooptação do património publico vem de pai pra filho , todos pilantras..

  61. que que é isso, gente???? disse:

    Meu Deus!!!! A que ponto chegamos !!! Será que i auguramos a fase das fake aulas???? Fake teorias!!!! E tambem de fake pessoas como esses petistas e socialistas que insistem em distorcer e convencer que as mentiras que pregam são as verdades que devem prevalecer!!! Isso é doença!!!! E das graves!!!!

  62. Prendam a Open Society disse:

    O poste mijando no cachorro. O aparelhamento petista vai levar anos pra ser desfeito. É uma chaga a ser combatida com veemencia. Por isso a Escola Sem Partido é tão importante.

  63. Ticu Soares disse:

    Dificil será provar tal "golpe", ainda mais comparando todos os indicadores sócio-econômicos de antes e de depois do "golpe", sem falar na comparação das declarações de Dilma a AntA com as de Temer o vice decorativo. Por falar em golpe, quero ver esses professores esquerdopatas tentando explicar o golpe do "Bessias", no "papel quê é para usar em caso de necessidade".

  64. walter benjamin franklin disse:

    Inversão total de valores, o resto é brincadeira. Esse zegeraldo é unha e carne com o mst, donde se depreende o nível da unb.

  65. Paty Farias disse:

    Quais são os valores da maioria esmagadora da população brasileira? O que almejam os professores primeiramente doutrinados nas universidades como discentes e agora docentes doutrinadores? Ao adotarem a ideologia marxista/gramsciana, passaram a comungar com o que ela professa, ou seja, paulatinamente destruir os valores culturais e morais daquela maioria que representa genuinamente nossa sociedade. Basta de hipocrisia. Estes professores precisam ser confrontados, reciclados e, se não houver jeito, devido a suas atitudes hostis aos nossos valores, precisam ser democraticamente afastados, pois não queremos que nossos filhos se tornem idiotas úteis como eles se tornaram. O Brasil está tomado por assemelhdos.

  66. Dias disse:

    As universidades públicas no Brasil são paraíso de drogados, vagabundos esquerdistas e de quem não quer estudar.

  67. Lucas disse:

    É nas universidades que está a raiz da desgraça comunista, é de lá que parte para a sociedade, junto com igreja (CEBs e CNBB) e imprensa.

  68. Ticu Soares disse:

    Sem esse tal de "gorpi" o Brasil hoje seria uma gigante Venezuela. Nazistas repetiam uma mentira milhares de vezes até ela se tornar uma verdade. Golpe é doutrinar esses jovens estudantes com "verdades" como essas.

  69. moderado disse:

    foi a comissao de "etica" que fez a farra das quarentenas, so pra lembrar de quem se trata

  70. FORA PT disse:

    Gorpi é ex-reitor ficar se metendo aonde não é chamado!! O Brasil é COXINHA VERDE E AMARELO!

  71. Cleide disse:

    O talzinho que acionou a comissão de ética foi nomeado pelo maldito molusco em 2008! Alguma dúvida que o pt aparelhou TUDO?? http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL835838-5604,00-NOVO+REITOR+DA+UNB+E+NOMEADO+PELO+PRESIDENTE+LULA.html