“Autoridade depende de credibilidade. Se você perde isso, a força é a única coisa que sobra”

Ainda na palestra na Universidade de Columbia, Luís Roberto Barroso enumerou ações de seus colegas que justificam os ataques da sociedade.

Segundo ele, ministros reiteradamente descumprem a decisão do plenário que determinou a execução da pena após condenação em segunda instância.

Também reclamou do envio para a Justiça Eleitoral de investigações sobre crimes de corrupção e lavagem – conexos a caixa 2.

“Uma Corte que repetidamente e prolongadamente toma decisões com as quais a sociedade não concorda e não entende tem um problema (…) Porque a autoridade depende de confiança e credibilidade. Se você perde isso, a força é a única coisa que sobra.”

CENSURA À IMPRENSA: A ESCURIDÃO REALMENTE PASSOU? Leia aqui

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler comentários
  1. FFátima Casagrande disse:

    Barroso definiu bem. Só nos resta a força contra o STF.

    1. São muitos puxando pra trás o país que quer crescer. Interesses mesquinhos, pessoais, poderosos, destroem quem tenta. O caso Daltan Dalagnol é um exemplo.

    2. Se fosse um cidadão comum,talvez fosse detido ao desembarcar no Brasil. Motivo: Ataque às instituições, incentivar o uso da força e etc...Ele tem nosso apoio,mas falar lá fora de pouco adianta.

    3. Ele não está pregando o uso da força. Ele está constatando fatos.

  2. Marco disse:

    Esperar o que de um tribunal de nomeados? Nomeados por presidentes presos ou afastados. Deveria ser extinto ou formado por juízes de carreira e essa desmoralização diminuiria com certeza.

    1. Lewandowski tá lá porque é amigo da familia do Lula...MAM....primo do Collor.....Tofolli ....empregado do Ze Dirceu....e por ai vai

  3. Zoksales disse:

    E isso vale para muita "otoridade" Brasil afora. Nas três esferas e nos três poderes. Civis e militares.

    1. Assim como vale para a grande maioria dos chefes de melda que pululam na iniciativa privada. Na falta de credibilidade ou moral, tentam se impor no grito.

  4. Verdade disse:

    8 dos 11 Ministros do STF, 26 dos 31 Ministros do STJ e 6 dos 7 Ministros do STE foram indicados pelo partido criminoso PT, diante há tribunais imparciais contra crimes do PT ? .. Está tudo aparelha

  5. Marcos disse:

    Barroso é disparado o melhor ministro do STF. Tem proferido excelente sentenças.

  6. ABSINTO disse:

    Autoridade e credibilidade que a corte vai perder ao permitir que o Luladrão permita uma entrevista autorizada pelo lacaio lewandowisk .....agradecido pelo emprego dado pelo corrupto. QUE IMORAL.

  7. Amilcar disse:

    Quando o STF usa da força para se impor, cabe ao povo reagir de alguma forma, quer invadindo e incendiando o STF, quer linchando seus ministros nas ruas. Infelizmente é o que estão pedindo.

  8. Chiganer disse:

    Por isso ele votou para ampliar as despesas em bilhões sobre IPI w outros ?

  9. Marlene disse:

    Pois é! Credibilidsde está ligada à honestidade de ações, coerência e constitucionalidade! E alguns ministros têm feito mirabolancias. Suprema Corte não pode ter amigos, subjugos.

  10. Maria disse:

    O STF é uma vergonha nacional! Perdeu completamente a credibilidade entre os brasileiros de bem. lamentável!!!

  11. CesarB disse:

    Cadê as prisões q deveriam acontecer após a delação do Palocci...?!?!?!?!?!?

    1. Sempre estou cobrando isso aqui no site. Nós áureos tempo, o Cláudio estaria em cima fuçando, cobrando etc... Hoje em dia, MUDOU é só copia/cola.

  12. Francisco disse:

    O Barroso está certo! A única coisa que eu não concordo com ele é o fato de ter advogado para o Cesare Battisti. Ele é de esquerda. Foi nomeado pela Dilma.

  13. EDMUNDO disse:

    Gilmar, MAM, RA, vão descer o KCT! no Barroso. Nosso país tem jeito, já no judiciário, não acredito.

  14. RobertoKM disse:

    Como se mede o que a sociedade quer? E se questões jurídicas devem ser decididas pelo STF atendendo anseio da maioria, nem precisamos do STF. É só fazer plebiscito.

  15. Francisco disse:

    É verdade! O Barroso tem razão, o STF perdeu a credibilidade.

  16. Lima disse:

    É impossível não admirar Barroso. É o único sensato naquele hospício.

  17. Jardel disse:

    Esta entrevista do cachaceiro da Odebrech.....só serve pro Brasil pegar mais nojo do Lewandowski e do STF

  18. Jardel disse:

    Proxima entrevista na Foice.....Fernandinho Beira Mar

  19. Francisco disse:

    O povo não confia no STF. Não confia nos ministros que foram colocados lá pelo Collor, FHC, Lula, Dilma e Temer. Também, nomeados por estes cinco, vcs queriam o que?

  20. nery disse:

    Barroso e um dos ministros mais lucido dessa suprema vergonha.

  21. J.TAJRA disse:

    Confiança, credibilidade, moralidade, e acima de tudo, respeito as leis e a constituição, coisa que muitos não tem e não cumprem infelizmente.

    1. É verdade. E o Barroso é o primeiro e o melhor em desrespeitar as leis, como no caso da prisão em segunda instância. Certo faz o ministro Moro, propondo alteração da lei para que seja possível.

  22. Malu disse:

    É o famoso "quem perde a razão usa os pulsos". Mas quando as "otoridade" perdem a vergonha, o povo perde o respeito. Ninguém mais respeita o STF. Mea culpa mea culpa mea culpa.

    1. Uma zona é mais organizado pq nunca se desvia de seu objetivo...!!!!

  23. Biofeminista disse:

    E força é TIRANIA. Não importa se vinda da esquerda ou da direita. Nos salve a capacidade de levar a tirania o cinismo e ao ridículo.

    1. Mas quando é a esquerda que usa a força (ex.: Cuba, Coreia do Norte e mais recentemente Venezuela) a ziskerda apoia, aplaude e ainda defende, tentando justificar o injustificável.

    2. Vai à merdha, Biofracassada. Não fede nem cheira....

  24. Mbp disse:

    Q saco ter estes indivíduos que atrapalham o País, o Brasil que trabalha de verdade é muito maior que essa gentalha, continuamos a puxar essa carga custosa, pesada, enjoada!

  25. Vicente disse:

    O STF perdeu totalmente a sintonia com a sociedade. As atitudes de alguns de seus membros envergonham o país e geram instabilidade jurídica e política!

  26. João disse:

    Alguém falando a verdade e reorganizando o pu.tei.ro .

  27. mara disse:

    Muito boas colocações, STF não tem respeito e nem credibilidade da sociedade. Ministros q não respeitam a Constituição e apoiam a impunidade p quem roubou a Nação. Lula e Dirceu como ex.

    1. A maior. Vergonha é ver o patrao JDirceu condenado e solto por oficio de Dias toffoli.. isso é uma piada

  28. ZEZECO disse:

    O barrosao he dos nossso.Rasgou a fantasia,se desnudou em defesa do povo.He o unico daquela CORJA q merece ser mantido no cargo de JUIZ DO STF.

  29. rosa disse:

    Vão censurar o Barroso, amigo do amigo e amigo do amigo do amigo?

    1. Claro que não. Estão divididos. O bem contra o mal!

  30. umcvs disse:

    Verdade, é isto que separa um país de ser uma democracia de verdade ou uma Venezuela, agora temos gente puxando o país rumo à democracia, enquanto outros puxam pro lado da Venezuela.

  31. smoker disse:

    Se percebe que esta constrangido mesmo, esta se saindo muito bem esse ministro!

  32. Fátima disse:

    Certíssimo. E a força poderá chegar , SIM! E mais importante: apoiada pelo povão!

  33. Kalá disse:

    WOW !!! Escancarou. Muito BOM. Muito, muito bom. Haverá reação dos 'citados' ...?

  34. SPA disse:

    Não precisa citar nomes , o quinteto da Corte é velho conhecido dos brasileiros .

  35. Jorge disse:

    Qualquer pessoa minimamente sensata tem certeza que no STF há uma banda podre que protege criminosos e dificulta investigações.

    1. Não há uma banda. São todos. Apenas as máfias são distintas

  36. jc.pompeu disse:

    Justiça fajuta escora regimes totalitários e regimes totalitários produzem justiça fajuta. STF do Barroso virou balcão de "quimeras jurídicas" a toque de caixa 1 2 3 4 5 dos bacanas poderosos.

  37. Jardel disse:

    Proxima entrevista na Foice.....Fernandinho Beira Mar

  38. Carlos disse:

    Olha quem fala. Que credibilidade tem o aborteiro dos infernos?

  39. Francisco disse:

    Umas coisa é certa: a população está revoltada com o STF, com a Câmara e o Senado. Não sei se eles já compreenderam a nossa força. Seria bom eles analisarem o ponto de vista da população.

  40. Giusti disse:

    Barroso sendo Barroso: uma no cravo e uma na ferradura. É o ministro q se acha ungido para "empurrar" a história. O mais perigoso dos 11 e jogando para a galera. Quem não conhece, q compre.

  41. Tristão disse:

    Quando alguém é considerado uma vergonha, quer dizer o que? Que uma defecacão pública? É preciso ser mais explícito, principalmente quando se trata de um servidor público.

  42. MARIO disse:

    Ministro, se todos os integrantes do STF fossem iguais ao sr, certamente todos os brasileiros de bem passariam a ter orgulho novamente do STF.

  43. NaMosca disse:

    Quando é necessária a força, então é preciso imediatamente fechar o Congresso, as assembleias, as câmaras e todos os tribunais superiores. E, em seguida, encanar a cambada. Simples assim!!!

  44. Paulino disse:

    Esse Ministro está me surpreendendo pra melhor.

  45. FORACENSURA disse:

    Fosse fala de Bolsonaro amanhã a manchete seria: Bolsonaro prega violência contra o STF! HA ha ha ha ha ha ha.

  46. CARMEN disse:

    Belo discurso! Mas... de prático. ..nada.Não abriu o bico no pleno. Nem ontem. Nem hj. Silêncio total e cúmplice entre os que critica.

  47. Marcus disse:

    Barroso é um dos poucos que se salvam , juntamente, com Fachim, Carmem Lucia, Fux, que são fieis as seus principios e respeito as leis e a jurisprudencia da corte,votando sempre em harmonia com a ma

  48. João disse:

    Culpa do quadrilhao do STF. Gilmar, levanfo, tofoli e Alexandre. Pior disso tudo è que nós codadaos de bem ( contrario deles) nao temos a quem recorrer. Senado ècomandado por um corrupto e restante

  49. Vimar disse:

    Esse sim, é um juiz que respeito e admiro. Sei que não é fácil a sua luta. Que o Eterno lhe dê forças e saúde.

  50. Antonio disse:

    Corretíssimo! Mas, estes caras (Toffoli, GM, Lewandowsky, MM, CM, AM), demonstram suas incompetências técnicas e morais para usar a toga do STF ou de qualquer tribunal, foram feitos nas coxas.

  51. Zico disse:

    Recado direto para: Alexandre Mendes TÓFOLI.

  52. Jose disse:

    Parabéns Ministro Barroso pela coragem ao mostrar a verdade dos fatos e suas consequências. Esperamos que, a credibilidade perdida seja restabelecida, mediante ações retificadoras.

  53. Roberto disse:

    Parabéns ao ministro Barroso, pela colocação tão certeira. Os ministros tófole e alessandre estão fazendo exatamente isso, na cara dura: EMPREGANDO A FORÇA DESMEDIDA!!!

  54. Renata disse:

    É vero... E será isso que vai acontecer. Estão espetando, espetando..

  55. Petrus disse:

    Parabéns Barroso pela sinceridade e honestidade com o povo.

  56. Francisco disse:

    Como disse o Barroso, o STF perdeu a credibilidade. O Toffoli enfiou o Moraes numa fria.

  57. Souza disse:

    O que eu percebo "nesses tempos estranhos"!, é o que o Ministro Barroso, tomou vergonha na cara e, hoje, confronta alguns podres ministros do STF, sem vergonhas, que afrontam nossa sociedade descar

  58. Sarcástico disse:

    Pois é está faltando o jipe um cabo e um soldado.

  59. ana disse:

    É por isso que para tantos desvarios, a solução está num "cabo e um soldado".

  60. GILMAR disse:

    Ainda bem que alguns ministros, sabem que esse stf,perdeu tanta credibilidade que vai ser muito difícil de recuperar, eu não acredito nesse stf, por causa de alguns "ministros ".

    1. A causa de tudo: A banda podre, que é de conhecimento de todos.

  61. constantino disse:

    Alem de perder a credibilidade algums ministros perderam a vergonha ou seja, sao sem vergonha mesmo GM . DT. AM.RL. E o decano no final de carreira se perdeu totalmente

  62. Rony disse:

    Essa é a constituição que defendem $$$$$$$$$$$$$$

  63. Zoksales disse:

    Isso vale tanto para aqueles lixos humanos que imbuídos de função pública já se sentem "otoridades". Nas três esferas, nos três poderes, civis e militares.

  64. Daisy disse:

    Faltou dizer: a força é o que sobra, mas, quando empregada, reduz ainda mais o respeito pela autoridade, porque representa uma IMPOSIÇÃO.

  65. Jose disse:

    Depois dessa, senhores Ministros: Gilmar, Toffoli, A. Moraes, C. Mello, Levando Qualquer coisa, MAM, etc, farão o que?

  66. Caco disse:

    O babaca togado quis dizer que quer é impôr a autoridade dele na marra. Esse lixo do lulismo é advogado de bandido, terrorista e corrupto.

    1. Leia novamente. Ele disse que quando o STF perde a credibilidade, só resta a eles a força, que foi o que Toffolli fez.

  67. VCA disse:

    Infelizmente o STF é no momento o câncer do Brasil......

  68. TrHuMpH disse:

    Muito lúcida e precisa a análise do ministro Luis Roberto Barroso. Vale a pena a reportagem de Fausto Macedo sobre o assunto no Estadão Online. Fora Lewandowisky, Tofolis, Gilmar e Moraes!

  69. Mey disse:

    Pois é Barroso, eu sou um q quero encher de porrada a cara do Gilmar,Toffoli,Lewandowski,Marco Aurelio e Alexandre Morais,pois todos sao coniventes com bandidos.So a força nos resta contra eles

  70. TrHuMpH disse:

    Tofolis, Lewandowisky, Moraes e Mendes de agora em diante são minoria no STF. Uma minoria que absolutamente não representa os anseios da pupulação brasileira. Eles precisam pedir pra sair!

  71. Marius disse:

    Falou bonito, ministro Barroso. Antes a gente sentia vergonha, asco e desconfiança de alguns colegas seus. Depois da abertura desse inquérito sigiloso e sinistro, o medo tomou o lugar.

  72. Francisco disse:

    Vamos pensar: sao 11 ministros, impar pra nao dar empate. Numa decisão, prevalece aquela que teve mais votos. Diz-se que foi decisao do colegiado e deve ser seguida por todos. Ai vem um e decide pe

  73. Francisco disse:

    Pela sua cabeça, mandando o colegiado às favas! É querem respeito???

  74. Zoksales disse:

    LRB andou tendo uns posicionamentos controversos no passado mas é, atualmente, um dos pouquíssimos que se salvam naquela corte.

  75. André disse:

    Ele fala isso, mas foi o relator da restrição do foro que tirou a lava-jato de Moro. É um dos onze corruptos da Corte.

  76. Vanderley disse:

    Sábias palavras, porém a questão é q não dá pra ficar só no palavrório, tem q ter a punição dos malfeitores fora da lei q fazem parte do supremo e q vivem para vilipendiar a Constituição e