Avança inquérito sobre venda de faculdade criada por Gilmar

O fim de semana é de Gilmar Mendes.

O ministro do STF saiu não apenas na capa da Veja, em matéria sobre sua parceria com Joesley Batista, mas também na capa da IstoÉ, em matéria sobre as irregularidades na aquisição pelo governo do Mato Grosso, por R$ 7,7 milhões, de uma faculdade fundada em 1999 por Gilmar e sua irmã, Maria da Conceição Mendes, em Diamantino.

O Antagonista registrou o caso em 21 de outubro.

Agora a revista teve acesso ao inquérito e informa que o Ministério Público do estado está prestes a oferecer denúncia contra o ex-governador Silval Barbosa e outras quatro pessoas por atos de improbidade administrativa.

O MP diz que a transação foi marcada por “práticas de ilícitos morais administrativos”.

“Além da suspeita de superfaturamento, o negócio foi realizado com recursos extra-orçamentários do estado e sem autorização da Assembleia Legislativa. A Promotoria apontou ainda falta de planejamento do governo na hora de efetivar a compra, ao lançar luz para a ausência de estruturação do corpo docente e para as condições precárias das instalações.

Outra particularidade da venda da universidade que chamou a atenção do Ministério Público foi a diferença na metragem do terreno informada por Maria da Conceição em comparação com o estudo realizado por técnicos do governo.”

Gilmar alega que não teve qualquer participação na venda, pois já tinha deixado a sociedade da então UNED no ano 2000, quando assumiu a Advocacia-Geral da União.

“Em Brasília, no entanto, até as emas que circulam pelos jardins dos palácios sabem que é praxe no serviço público a transferência de propriedades para parentes somente para se enquadrar às imposições legais.”

Leia mais aqui:

A estatização “apressada”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. O ministro Gilmar Mendes é esperto certamente, e fez o que disse, tratou de sair do imbróglio envolvendo a irmã, restando agora aguardar-se o desenvolvimento da denuncia, se irá alcança-lo em algum momento. E essa situação vem, possivelmente, repetir-se na atual “empresa” dele, onde diz o ministro que não participa da administração, para descaracterizar procedimento indevido como pretende, mas, pelo que noticiou a mídia, houve pagamento na conta pessoal dele de valores, feitos pelo grupo do Joesley, que, também, patrocinava eventos da entidade, ou seja o “homem” parece comprometido. A PF e o MPF dirão….H

Ler mais 70 comentários
  1. O ministro Gilmar Mendes é esperto certamente, e fez o que disse, tratou de sair do imbróglio envolvendo a irmã, restando agora aguardar-se o desenvolvimento da denuncia, se irá alcança-lo em algum momento. E essa situação vem, possivelmente, repetir-se na atual “empresa” dele, onde diz o ministro que não participa da administração, para descaracterizar procedimento indevido como pretende, mas, pelo que noticiou a mídia, houve pagamento na conta pessoal dele de valores, feitos pelo grupo do Joesley, que, também, patrocinava eventos da entidade, ou seja o “homem” parece comprometido. A PF e o MPF dirão….H

    1. Com a mesma cara cínica de sempre, ou acha que ele já enganou alguém lá? Sem contar que há outros colegas em situação semelhante, que certamente lhe seriam solidários.

  2. Não é a toa que estava desesperado. A promiscuidade do laxante geral da cleptocracia, jorrava pelas tampas dos esgotos da praça apodrecida dos 3 poderes. Fazia tempo que tudo fedia a chorume em torno do botocudo; mas agora foi desmascarado. Suas relações surúbicas foram escancaradas. Está confirmado que beiçola é o togado com selo jbs, putrefato, em estado avançado de decomposição maquiado com muito ácido ascórbico. Como deter o inimigo do Brasil, lesa-pátria ? O STF imoral nunca vai fazer nada, antro do corporativismo. O senado não vai aprovar o impeachment, pois mais do que nunca precisa de um purgante que solta geral para proteger os bandoleiros; estão mancomunados. O lugar deste tipo é na lata de lixo ou numa caçamba cheia de fralda suja.

  3. Qualquer País um pouquinho sério já teria afastado esse SAFADO do STF e ele estaria respondendo vários processos. Mas isso não acontece por que ele é protegido por seus colegas que são farinha do mesmo saco, pelo Senado que não quer se indispor com o STF, pela ordem dos ADVOGADOS que querem ter alguem no STF que proteja seus clientes, etc. Esse é o PAÍS que estamos vivendo.

  4. Elles, os encapados e juizes em geral, salvo raras exceções, podem tudo, não são representantes do povo e prestam contas a ninguém ! Deveriamos impor uma mensagem Conselho popular de Bons cidadãos Verde-Amarelos para ratificar ou rejeitar qualquer decisão em todas as instâncias do judiciário para anular qualquer influência desses pérfidos gilmar, Primo do collor, Ptofoli, Cardoso, levandowiski, carmem lucifera, Weber, fux, Celso e outros.

  5. A imprensa brasileira, em conluio com o MPF, o Barrosinho e demais petistas do STF e petistas pegaram o Gilmar Mendes pra Cristo e a meta agora é derruba-lo, custe o que custar.
    Ninguém falou nada sobre as relações do Lewandowski e do Dias Toffoli com o Instituto Galileu, os esquemas fraudulentos com fundos de pensão saqueados, os esquemas com PT, com Zé Dirceu, os contratos do escritório do Barroso com estatais da era da Dilma, a relação promíscua do Fachin com a JBS Friboi…
    Se for pra tirar um, tem que tirar os outros também!

  6. Gilmar se tornou um dos alicerces do quadrilhao do PMDB. Ele está agindo a mando de Temer para denegrir e conturbar o STF. Na hora em que cair, o PMDB se esfacela de vez. Por isso, pressão nele !!!

  7. Acelerar incautos ao que parece, é a maior missão desses desinformantes, supostos indícios, mas quando se trata de Gilmar Mendes, Temer e Aécio, esses “jornalistas” nunca supõem nada, já decretam culpa, induzindo incautos ao mesmo.
    São tipos como eles e os jovens do mpf que estão criminalizando a classe política, jogando nosso futuro na mão de demagogos, se Lula ou Bolsonaro ganharem as próximas eleições, serão esses trastes, os verdadeiros culpados.

    1. Criminalizando os crimes da classe política é uma atuação mais que correta. Esse papo é típico de quem lê demais jornalistas como Reinaldo Azevedo, que só serve pra ser um anti-petista, e olhe lá (só no sentido partidário, porque no ideológico, é meio duvidoso). Jornalistas estes que são os maiores “advogados” do establishment…

  8. Ainda que essas denúncias se multipliquem por 10 adivinhem o que vai acontecer a Gilmar Mendes. Todos numa só voz: NADA,NADA,NADA, se as FFAA,s estivessem interessadas em proteger o país da roubalheira desenfreada que ocorreu, haveria alguma esperança de punição, mas FFAA,s 💤💤💤💤💤💤💤💤 em berço esplêndido.

  9. Em menos de 1 ano esse togado FDP conseguiu afrontar o Brasil e se tornou talvez o segundo cara mais odiado no pais.Por dinheiro,por ideologia?He um tipico psicopata,pois o cara na posicao dele,de juiz do STF,nao tinha necessidade disso.So nesse pais mesmo,uma figura baixa dessas chega nesse cargo.Em q ponto chegamos,hein?

  10. Demorou para ele sair seja de livre e espontânea vontade ou na marra mesmo do STF alegórico. Por tudo que ele anda fazendo e mais o que esta aparecendo ( e provavelmente vem mais por aí) já nem deveria ser mais do quadro da instituição. Mais como acontece vão fingir que não sabem de nada e vida que segue como sempre para ele. Essas ”instituições funcionam que é uma beleza”.

  11. Antagonistas, 3 em 1, Os Pingos nos Is, Rádio Jovem Pan, Globo, Veja, MBL, Vem pra Rua. Muita pressão sobre os F.D.Ps. Gilmar Mendes, Lula, Temer, Aécio, Dilma, Renan. Cadeia para todos. Bandidos corruptos.

  12. Um marginal como gilmar mendes deve ser impichiado do stf, processado e enfiado em uma cela federal pelo resto de seus porcos dias por todo o mal e prejuízos que causou e causa ao Brasil.
    Mas em um putheiro chefiado por um corrupto e corruptor como o excremento do michel temer deve-se esperar o quê?

  13. Vamos pressionar a nobre e capaz PGR Raquel Dodge (61)3105-5100 , a nobre e honrada presidente Ministra do STF Cármen Lúcia (61)3217-4025 e o nobre , resiliente e competente Ministro do STJ Edson Fachin(61)3217-4133 ; EXIGIMOS JUSTIÇA. Os Brasileiros honrados querem PUNIÇÃO EXEMPLAR para este Deletério criminoso travestido de ministro do STF GILMAR MENDES. O Grau de periculosidade desse marginal é MÁXIMO, único. Prisão Preventiva URGENTE.

  14. Gilmar foi colocado no STF por um… tucano! E por uma “feliz” coincidência, o governador do MT à época era tucano! E A propósito das encampações de faculdades particulares por governos, do jeito que a gente sabe que são feitas as coisas nesse país, deve ver maracutaia em todas elas!

    1. Na verdade, em 1999 era tucano… Esse Sinval Barbosa é do PMDB. Mas tanto faz, até as emas que circulam no Planalto sabem que ambos os partidos estão debaixo das asas zelosas de Gilmar para que nada lhes aconteça no STF!

  15. Por isso que o boca mole desce a lenha no MP em qualquer oportunidade possível: estão no encalço dele. Tomara que peguem também o “tio”, que se vendeu e tornou-se o PHA do pmdbismo.

  16. Uma vez corrupto, sempre corrupto. Faz parte do DNA da criatura que já nasce com essa característica. É como veadagem, não tem cura. A veadagem não faz mal a ninguém, o corrupto destrói uma nação.

  17. TRISTE É O GILMAR SENDO PROTEGIDO NO SUPREMO. ELE PECA E TUDO PASSA. TRISTE NÃO É SÓ GILMAR. TRISTE MESMO É TER LÁ A TAL CARMINHA LERO-LERO QUE NADA FAZ. EXIGE TUDO DE OUTROS DE FORA DO SUPREMO…MAS QUANDO ALGO SURGE CONTRA TAIS MINISTROS (OS DE SEMPRE) O SILÊNCIO DELA JÁ É RECONHECIDO – O DE SEMPRE. TRISTE…COMO É TRISTE O NOSSO SUPREMO.

  18. algum tempo atras, circulou na internet uma ligação de Gilmar Mendes a Sinval Barbosa quando a PF fez uma vistoria na casa do Ex-governador, Gilmar Mendes ficou muito preocupado com aquela ação da PF…O Brasil toda quer o Gilmar Mendes investigado e preso, ele esta acabando com o pouco que ainda resta da justiça brasileira. BOLSONARO 2018

  19. Beiçola, pessoa de ilibado carater, honesto e cumpridor, com imparcialidade, de suas obrigações no STF, pelo que diz esta sendo injustamente acusado, já que se desligou em 2000 da faculdade, ou seja, transferiu, “com contrato de gaveta”, para a irmã a sua parte no negócio, para assumir cargo na AGU. Esse pilantra quer enganar quem??? Criminoso comum já é perigoso, imaginem um togado?????

  20. O meu dia fica muito melhor quando leio uma notícia destas. Finalmente o que todos sabiam esta vindo a tona. Sabiamos que o Gilmar Mendes é um corrupto, um bandido filho da p#uta, mas só agora a ponta do iceberg esta emergindo. Aguardem este grande mal carater tem muito ainda a revelar. E digo mais, enquanto pessoas inescrupulosas como Gilmar, Toffoli e Levandowisk comporem o STF o mesmos sempre vão impedir que o STF tenha alguma moral para qualquer coisa. Fora Gilmar, Fora Toffoli e Fora Lewandovski.

  21. Gilmar, sabe-se lá o motivo (Os demais membros do “SUPREME” ainda tentam manter as aparências), acabou deixando transparecer para o país a os interesses corporativos que unem os políticos corruptos, que se instalam em todos os partidos para exercício associado e seguro da roubalheira com apoio constitucional.

  22. MATÉRIA DA REVISTA VEJA DESSA SEMANA:

    (O JUIZ E O EMPRESÁRIO)
    GILMAR MENDES E JOESLEY BATISTA (FRIBOI)
    https://veja.abril.com.br/revista-veja/o-juiz-e-o-empresario/

  23. Qual é o interesse de o Estado comprar uma faculdade? Talvez o maior interesse seja beneficiar algum amigo, de modo a faturar uma retribuicao monetária ou favores no futuro. Mas, o discurso oficial diria q é pra ajudar a comunidade, a juventude ou qq outra balela.
    Com certeza, o negócio só é bom pra quem vendeu ou comprou essa josta. A conta, tanto da compra como do sustento desta M, fica pros contribuintes. Maravilha!

  24. O dia que a casa cair para esse imoral do Gilmar, será igual Cabral: vai aparecer podre pra todo lado e o povo vai ficar de queixo caido. Vao ver como pode o STF ter um integrante de mafia nele infiltrado. Vao ficar horrorizados. Mas é isso que vai ocorrer. Chefe de mafia !

  25. .
    ‘cês já pensaram se fosse o Zè-de-Sales ou o Chico-da-Mãe-Iza
    nas capas da ‘Veja’ e da ‘IstoÉ’ ?
    já teriam arrancado a gravata de um e o boné do outro!
    .
    é por essas e muitas, e MUITAS, e M.U.I.T.A.S outras que eu
    MORRO DE MEDO DA justilssa tupiniquim!
    eu MI-SI-URINO
    e SI-MI-OBRO todim.

  26. A defesa encarniçada do boca mole aos membros das diversas ORCRIMs são também uma autodefesa. Ele também é Comandante de sua própria ORCRIM. Não é surpresa. A carminha nada fará a respeito. Não tem estofo pra isso. Provavelmente não está vendo a hora de entregar a presidência ao tofoleco. Este tb membro de outra ORCRIM.

  27. Qualquer pessoa ,por mais ignorante que seja, sabe que Gilmar é um canalha. Sabe que ele está ali no STF para proteger corruptos poderosos. O triste disso tudo é que nós que pagamos esses vagabundos e corruptos NÃO TEMOS A QUEM RECORRER. Se recorrer ao Senado, só tem bandido protegido pelo Gilmar ! A quem vamos recorrer ? Esse definitivamente é um pais dos corruptos. Eles ditam as regras e mandam ! FFAA são uma merd@ !! Estão ganhando o deles o resto que se fod@s !!

  28. Já estava passando da hora de Gilmar Mendes ser oficialmente considerado bandido! De todos os safados do Brasil, Gilmar é o mais perigoso. Que acabe seus dias atrás das grades!

  29. A mídia está dando uma moleza para esse bandido de Toga.

    Ontem, no Jornal Nacional, nenhuma menção à Revista Veja.

    Nada!

    A mesma Globo, que virou “golpista”, nas bocas sujas do Reinaldo Azevedo e dos Mavs do Elsinho Mouco, os dois vigaristas que trabalham para o Michel Temer.

    Parabéns à Revista Veja, por mostrar quem é verdadeiramente Gilmar Mendes, um bandido de toga

    Parabéns aos meios de comunicação, como esse site, que repercutiu a matéria da Revista Veja.

  30. A hora desse FDP tá chegando. Todo mundo sabe que é CHEFE DE MAFIA ! Mas um dia a casa sempre cai. Caiu para : Lula, Cabral, Delcidio, Arruda, Pimentel, Guido, Dilma, Picciani, etc. Nao será para esse mafioso que nao vai cair. Vai cair. Aguarde Gilmar ! Sua hora chegará !!!!!

  31. .
    DIAMANTINO deve ser uma cidade MODERNÍSSIMA,
    com uma população EDUCADÍSSIMA e PRÓSPERA,
    no mesmo nível das cidades mais desenvolvidas do mundo.
    E o LORD GILMAR BEIÇOLA MENDES jamais iria
    ROUBAR dinheiro público através de FALCATRUAS
    armadas com chefes de executivo CORRUPTOS ATÉ OS OSSOS!!!!
    ACORDA, BRASIL!!!!
    SE NÃO ARRASTARMOS ESSES IMUNDOS
    PARA O MEIO DA PRAÇA DOS 3 PODRES PODERES
    E NÃO DECAPITÁ-LOS, CONTINUAREMOS
    NA CONDIÇÃO DE ESCRAVOS, OS MANTENDO
    DE FORMA NABABESCA
    ÀS CUSTAS DE NOSSOS IMPOSTOS.
    .

  32. Há certas ações que valem mais do que qualquer palavra. Quando o Gilmar deu Habeas para o Barata, cuja filha ele foi padrinho de casamento, ou quando mudou repentinamente de orientação, sobre o cumprimento da pena a partir da segunda instância, ficou claro que ele não é sério.
    .
    Agora resta saber se vão conseguir pegá-lo ou não. A proteção que esses juízes do STF tem, faz com que seja quase improvável uma condenação, por mais culpado que sejam.

  33. Gilmar “Miguxão do Joesley” Mendes é a “pena jurídica” oculta do lacaio do PSDB. Toda vez em que está para fazer das suas, está lá o lacaio de prontidão para latir o que quer que Gilmar queira!

    VAI DAR A BUNDA, REINALDO!

    1. Boca de Caçapa é mais liso do que bagre ensaboado! Consegue tirar as meias sem tirar os sapatos!! Deve ter a unânime solidariedade dos colegas togados e escapar ileso de qualquer suspeição.