Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Avanço da variante Delta no Rio acende alerta sobre quarta onda

De acordo com o Ministério da Saúde, já foram registrados 74 casos da cepa no estado
Avanço da variante Delta no Rio acende alerta sobre quarta onda
Foto: Agência Brasil

A possibilidade de uma quarta de Covid no Rio de Janeiro devido ao avanço da variante Delta tem preocupado especialistas e autoridades. De acordo com o Ministério da Saúde, já foram registrados 74 casos da cepa no estado. O país já contabiliza ao menos 97 casos da variante.

A pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ana Tereza Vasconcelos, responsável pela maioria das análises de sequenciamento genético do novo coronavírus no estado, afirmou, em entrevista a O Globo, que o salto no número de infecções é alarmante. 

“O que me chamou a atenção foi que os casos pularam de 2 para 63 em duas semanas, numa amostra aleatória. Provavelmente teremos de esperar, acompanhar e tomar todas as precauções, porque a Delta realmente parece ser bem mais transmissível do que as outras.

No entanto, Ana Tereza Vasconcelos ressaltou que não houve alta expressiva no número de internações nos países com vacinação avançada que foram mais afetados pela variante Delta.

A tendência é termos um aumento grande do número de casos. Mas, por outro lado, essa variante, nos outros países, não aumentou tanto o número de internações. Os estudos ainda são muito preliminares. Na Inglaterra, ela chegou e aumentou bastante o número de casos. Mas a Inglaterra já estava com uma grande proporção da população vacinada, e o número de hospitalizações foi menor. São vários os fatores que a gente deve levar em conta.”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO