Ayres Britto: “O cerco está se fechando contra os predadores institucionais”

Do ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto a O Antagonista, ao dizer que acredita, sim, que o Brasil está caminhando para fortalecer suas instituições e a democracia:

“Nenhuma democracia vence por nocaute. Vence, sim, por acúmulo de pontos. Agora para vencer por pontos, é preciso que a democracia bata mais juridicamente do que apanhe.”

E ela não está apanhando mais?

“Sem querer dourar a pílula, acho que não. A democracia brasileira está batendo mais do que apanhando.”

O ex-ministro afirma que, apesar de todos os frissons, o país está combatendo os “predadores institucionais, aqueles agentes que roubam a cena das instituições, que só pensam neles e em seus compadres”.

Até no Judiciário?

“Sim, o compadrio é secular, o coronelismo, o caciquismo… Há dirigentes do Judiciário hoje que claramente têm esse viés de coronel, em um linguagem político-sociológica, e de cacique, em uma linguagem político-partidária.”

E esses estão sendo detidos ou estão batendo mais do que apanhando?

“Veja, essas pessoas não têm futuro. O cerco está se fechando contra esses predadores institucionais. Chega de fulanizar a nossa vida institucional.”

Leia mais em:

Ayres Britto: “Estamos, sim, acertando os passos das nossas instituições”

Ayres Britto: “Eles não largam o osso, não desistem, não, desta pugna”

16 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. O pior defeito de um ser humano é o cinismo! As víboras mais venenosas, aquelas mais satanicas, são aquelas que falam com voz pausada, devagar, em tom baixo, de maneira pacata e poderada.
    Por trás dessa gente há o grande mal a ser combatido! São os verdadeiros Anti-Cristos!

  2. Por que o Antagonista perde tempo para entrevistar um cidadão de visão tão estreita? O sujeito não é apenas um otimista, o que já seria um escárnio com o povo. E apesar do seu “saber jurídico” não passa de um tapado!

  3. O ex-ministro Britto não poderia dizer o contrário do que disse. Entretanto, a percepção da população difere daquela apregoada por ele. A realidade é mais feia do que suas belas palavras corporativistas!

  4. NENHUM membro, ex-membro do STF tem qualquer credibilidade junto aos homens e mulheres de boa fé desse país!! São todos corporativistas, fisiológicos e pavões. Fechem está instituição vergonhosa que só atrasa o país!!!!!!!!