Babalawo contra babalorixá

No Brasil, até a macumba é sindicalizada.

O babalorixá de Michel Temer, Pai Uzêda, não é reconhecido como pai de santo pela União de Tendas de Umbanda e Candomblé.

O babalawo Ivanir dos Santos disse para O Globo:

“Ele é uma figura folclórica, e não é de hoje. Não é sacerdote reconhecido. Nenhum sacerdote sério agiria dessa forma. Fez uma coisa teatral. Se fosse sério, não falaria sobre recomendação espiritual a não ser que Temer fosse em uma consulta. Mesmo assim, do ponto de vista ético, não poderia tornar essa coisa pública”.

Pai Uzêda reagiu:

“O espírita nasce espírita. Ele não precisa de federação, associação.Todo sensitivo pode estudar os orixás e receber as entidades. Deus me deu a oportunidade de alertar um presidente que está cheio de macumba. É claro que vou causar inveja e indignação. Respeito quem está me criticando, mas árvore que não dá fruto não leva pedrada.”

A reportagem cita o retrospecto do babalorixá de Michel Temer:

“Pai Uzêda já afirmou que Neymar seria o artilheiro da Copa do Mundo de 2014 e que o Brasil ganharia o mundial nos pênaltis. Também profetizou que Anthony Garotinho derrotaria Sérgio Cabral na disputa pelo governo do Rio. Em 2008, segundo a imprensa gaúcha, abençoou o namoro da hoje pré-candidata à Presidência pelo PCdoB Manuela DÁvila com o ex-ministro José Eduardo Cardozo, mas o relacionamento não durou.

Ele próprio já tentou carreira na política, mas não teve sucesso. Desde 2004, tenta uma vaga na Câmara de Vereadores do Rio. Em 2014, disputou o cargo de deputado estadual pelo PP, mas só conquistou 108 votos. Na campanha do ano passado, Pai Uzêda afirmou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que é escritor e declarou R$ 1 mil em espécie. O babalorixá explica que não se empenhou à campanha e que atendeu a um pedido do vice-governador do Rio Francisco Dornelles, que diz conhecer há 30 anos.”

 

Comentários

  • Rubens -

    Em qualquet kugar sério esse Pai Uzeda já teria azedado de fome ou responderia por vadiagem! A cara de malandro não nega.

  • Renato -

    Nosso presidente temer só é detentor do poder pois tem dinheiro e cargo a oferecer pois muitos nao tem conviçao alguma em suas ideias. Acabou o dinheiro acabou o apoio!

  • aparecido -

    O pai de santo só despacha com comunistas.. o camarada berzoinovisk e o avião avariado da Odebracht...era avião novo 15 anos atrás...Temer deve desconfiar que o pai de santo é espião petista...

Ler 19 comentários