Barro gourmet

Uma nutricionista que ajudou a desenvolver a farinata da Igreja Católica disse à Folha de S. Paulo:

“Vai demorar para as pessoas entenderem. Eu já vi a fome porque participei de projetos sociais na seca no Nordeste, e você vê criança que come barro e terra porque é o que ela tem na frente para comer.”

O Sucrilhos dos pobres, depois que se tornou uma arma de propaganda contra João Doria, passou a ser atacado por um monte de gente.

A reportagem citou, por exemplo, uma certa chef Janaína Rueda, segundo a qual “alimentar-se é um ritual de preparo e degustação, algo que o granulado não oferece”.

Degustação de barro e terra.

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 91 comentários
  1. Considerando o comentário dessa nutricionista sobre “alimentar-se ser um ritual de preparo e degustação, algo que o granulado não oferece”, chego à conclusão que Maria Antonieta, coitada, deveria ser canonizada.

  2. Um propósito parecido com o realizado pelo fundador da Nestlé – farmacêutico alemão Henri Nestlé, e sua “FARINHA LÁCTEA”
    – desenvolvida para ajudar a combater as altas taxas de mortalidade infantil e ser consumida por bebês que não podiam ser amamentados.
    Mas… Nestlé é Nestlé, o brasileiro é “chique” e adora pagar UM ABSURDO por uma combinação de leite de vaca, farinha de trigo e açúcar.
    Política de PODRES, num país de mídia PODRE e “SUPREMAS” cortes PODRES…
    E não sou Dória porque prefiro uma FAXINA GERAL.
    INTERVENÇÃO JÁ!

  3. Quando Zilda Arns desenvolveu (não foi ela, apenas incentivou e divulgou) um preparado para alimentar os pobres, os petralhas elogiaram. Era arma de propaganda A FAVOR! Claro, era Zilda Arns!
    Agora, os petralhas usam essa farinata como arma de propaganda CONTRA! Medo do Dória, claro!
    Como um pobre faminto, com carência alimentar, obedece a “um ritual de preparo e degustação”?
    Só uma petralha, como J. Ruela!

    1. A Pastoral da Criança, desenvolveu a “Multimistura Pastoral O Trabalho feito entre 1981 e 1983 em Santarém (PA) pela criadora da multimistura, a nutricionista e pediatra Clara Brandão, mostrou uma redução de 30% para 5% na taxa de desnutrição infantil na região. A Pastoral da Criança manteve o programa e atualmente o índice está em 2%.
      Claro que todos foram contra na época, pois Governo, Nestle, Nutricionista e outros, não conseguiam ganha dinheiro/roubar dinheiro do contribuinte.
      Não esqueça que Zilda Arns recusou a proposta do governo petista de trabalhar para eles.
      A UNICEF aprovou a multimistura.

  4. Uma coisa é fome, outra é desnutrição. Tem alimentos q matam a fome, mas não alimentam! São os mais baratos, a base de carboidratos! As multimisturas, qdo bem feitas, podem não ser um primor de sabor, mas nutrem e são usadas como complemento e não refeição.

  5. Viu comer barro e terra? Por que não experimentou e fez uma pesquisa acadêmica? Da pra informar em que ano, E o fome zero do PT? Se afirmarem que várias espécies de animais e plantas estão no limite da extinção devido a super exploração devido a fome, da até pra conversar.

  6. A esquerda conseguiu o que ela queria… conseguiu colar nesse suplemento alimentar, o nome pejorativo de “ração”… Do mesmo modo que políticos que defendem a segurança pública a esquerda colou o nome pejorativo de “bancada da bala”….

  7. Como nutrição em situações extremas, ninguém, em sã consciência, estaria contra o farináceo. O que não se admite é que isso se torne plataforma de governo para merenda escolar, num país campeão em exportações de grãos e proteínas para o mundo. É desumano, é indecente é intolerável. E demonstra a insensibilidade de Dória em sua fone de poder e exposição midiática. Com isso, Dória deu munição para o mega ladrao da República, o escrachadissimo é amoral Lula e asseclas. Em tempo: Muitas crianças do interior comem terra em razão de verminoses.

    1. Brazuquinhas entendem tudo de coisas intoleraveis e indecentes. Nao sei como os outros paises nao imploram por ser colonizados por gente tao esperta.

    2. nossa!!! ninguém falou que isso seria usado em merenda escolar…. A esquerda conseguiu o que ela queria…. muita gente viajando na maionese….

  8. O Estado de São Paulo publica foto do Dória com um pote de ração com um adesivo do ídolo dos católicos no pote.
    Para evangélicos isso significa a consagração da comida a demônios, já que a Bíblia afirma em Romanos 10 que os ídolos são demônios.
    Com certeza evangélicos não aceitarão comida consagrada a ídolatria.
    Dória é tão estulto que ainda não entendeu que 34% da população brasileira é evangélica e esse vínculo com a idolatria é um desrespeito à fé deles.
    Projetos com dinheiro público não podem ser vinculados à religião, pois acaba excluindo alguns e privilegiando outros.
    Os evangélicos pagam boa parte dos impostos de São Paulo, se não for a maior parte, portanto esse vínculo com a Idolatria é ilegal!

    1. Não misture as coisas, cara. Não tem nada a ver com dízimo ou dinheiro. Deixa de ser cego e surdo.
      Vai ler o texto Bíblico e depois você não vai mais falar essas bobagens.
      Estou falando da Bíblia Católica, ok! Vai lá e deixa de ser tonto!
      O pior cego é o que não lê. Vai ler, e depois peça perdão a Deus pelos seus pecados!

    2. Que comentário mais pueril! Irmão, vá trabalhar para pagar o dízimo para o pastor que ele precisa de um carro novo ou de uma atualização do curso de “como tirar dinheiro de pobres sem dinheiro” ministrado pelo Edir Macedo. Esse papinho de idolatria não se aplica ao pastor?

  9. Quando fui chamada para estudar uma ciclovia que seria construída onde havia uma vila de papeleiros fiquei horrorizada ao descobrir que havia crianças sobrevivendo sendo alimentadas com sopa de papel…
    É isto que faz a roubalheira com dinheiro público se transformar em crime hediondo aos olhos de quem já teve contato com suas consequências….
    Mas… que tal um bom e saudável prato de arroz , feijão, carne e ovo acompanhados de um bom suco de laranjas e uma fruta de sobremesa…
    Terra neste país … é o que não falta…

  10. Por que deveria DESCONFIAR dessa ração?
    Nunca tivemos problema de corrupção e superfaturamento em compras de alimentos em sampa!
    Nem mesmo houve corrupção em merendas escolares das crianças, pois sempre foram de boa qualidade e nunca alvo de processos na justiça. Jamais pensaria que há um interesse escuso em comprar alimentos quase vencidos ou mesmo vencidos muito acima do preço para gerar pixulecos depois de triturados e transformados em farinha.
    ENTÃO NÃO EXISTE NENHUMA RAZÃO LÓGICA PARA DESCONFIAR DOS NOSSOS PROBOS GOVERNOS, SEJA ESSE GOVERNO DO PSDB, PR, PMDB, ETC

  11. Os demagogos JAMAIS sentiram fome. Quando alguém sentir fome de verdade (não aquela fome do meio da tarde que o demagogo corre pra comer uma barra de cereal), verão que qualquer alimento que possua nutrientes e quantidade física para encher a barriga, serve para matar a fome.
    A fome é pior do que aquela imagem de crianças esqueléticas que o demagogo vê e esquece após virar página da revista.
    A fome dói. Dói demais no corpo na mente do faminto.
    Lembrete: Os insetos e outros animais que virou tradição de alimento na China, só existe por que na antiguidade os chineses comiam, LITERALMENTE, insetos, cachorro, gato, plantas e tudo o que viam pela frente.

    1. Essa é bastante facil: Acrescentar trufas ou pistilo de açafrão. Ingredientes populares! E tomar com vinho com notas de do re mi fa sol!

  12. Não conheço essa ração humana.
    Mas vou falar de uma multimistura, em forma de farinha, que é feita por freiras da Pastoral da Criança em Campinas, e que já salvou milhares de crianças subnutridas ou alérgicas.
    Essa farinha existe há anos e é distribuída a famílias carentes.
    Tenho dois sobrinhos extremamente alérgicos, com intolerância a leite, derivados, ovos…não havia tratamento que desse jeito. Os pais são médicos mas só resolveram o problema depois que descobriram essa multimistura em Campinas. As crianças estão ótimas.
    Detalhe: a multimistura é feita de farinhas e cereais, farelo de trigo e arroz, pó de folhas verdes, sementes e até casca de ovo.
    Usar isso para marketing político é desrespeitoso. Uma amostra de que não conhecem a realidade das periferias.
    Importante é saber a garantia de qualidade do produto.

  13. Ah tá! Esses pobres coitados que não tem nem nada pra comer estão lá preocupados com ritual de degustação. Onde essa gente pensa que mora. Isto é Brasil! Qualquer forma de atenuar a fome desesperadora dessas pessoas é válida. Se alguém aqui conhecer a Janaina Rueda, fala pra ela visitar uma casinha no sertão nordestino pra ela conhecer os azeites especiais que o povo pobre usa para preparar o barro para comer. Fico indignada com esse tipo de coisa… qualquer suplemento alimentar é válido para amenizar essa tragédia chamada fome.

  14. Antagonistas, digo para vcs o seguinte em relação aos nutricionistas que estão contra esse suplemento: canalhas, canalhas, canalhas.
    Por muitos anos de minha vida tive que ir em nutricionistas e todos eles, principalmente em regimes para emagrecimento, receitam suplementos alimentares que são bem caros. Imaginem o quanto esses caras deixariam de arrecadar com propaganda caso o Governo passe a dar suplemento alimentar mesmo que seja apenas para pessoas em estado crítico de saúde? E se esse suplemento der certo e passar a ser comercializado com um preço bem abaixo desses suplementos caríssimos?
    Com certeza também existe uma questão comercial muito grande por trás disso…

  15. Grande tiro no pé destes Antagonistas. O que eu acho mais gozado é que grande parte dos que criticam o complemento alimentar gastam horrores em shakes, pós, barras de cereais horrorosas, ração humana (sim, existe um suplemento chamado ração humana), carne de soja desidratada e outros suplementos da moda: todos eles não são comida, não parecem comida mas servem de alimento.
    Vão catar coquinho!

    1. Qual parte do texto vc não entendeu??
      Desenhando bastaria ou um power point com fotos, vídeos e gifs serão necessários??
      Isso é que dá ter faltado nas aulas de interpretação de texto.

  16. Sou praticante de musculaçao, gasto uma nota com suplementos alimentares q basicamente sao alimentos em pó. Sao uma forma pratica de complementar a alimentaçao p casos em q vc nao consegue ingerir a quantidade de nutrientes por meio de fomra solida, seja por qual motivo. É a mesma coisa c essa farinata, vc esta oferecendo alimento em pó para gente desnutrida. Seria melhor o programa de “deixem morrer de fome” ou o programa “que se lasquem” implantado pelos governos anteriores? Q outra opção os criticos se propuseram a oferecer a estas pessoas necessitadas?? Barro?

    1. Pois é Ian… neste caso nenhum nutricionista fica chiando falando sobre comidas in natura… pelo contrário, em alguns casos eles indicam a substituição da refeição normal por algum complemento alimentar, por exemplo, um shake.
      Qual a diferença?
      Money, money, money, money….

  17. Antes de mais nada , FORA ORCRIM DO PT-PMDB-PSDB
    Agora pergunto:
    Se a merenda tradicional é usada para superfaturamentos e ainda é servida a partir de produtos vencidos, imaginem NO BRASIL DA CORRUPÇÃO o que não acontecerá com essa ração?
    OS ESCÂNDALOS DAQUI A ALGUNS ANOS DIRÃO!

  18. _#“CARNE RADIOATIVA DE CHERNOBYL IMPORTADA POR SARNEY”#_

    Pior do que “a ração de Doria”, APENAS A CARNE RADIOATIVA PROVENIENTE DE CHERNOBYL QUE O GOVERNO SARNEY IMPORTOU da Ucrânia à época do ACIDENTE NUCLEAR NO REATOR DA USINA DE CHERNOBYL . Alguém,aí, tem lembrança desse fato?

  19. 1- existe quantas pessoas morrendo de fome no país? Será mesmo que é um problema real, epidêmico, ou é para manter a narrativa populista e esquerdista de “fome, miséria e precisamos fazer alguma coisa!!” e dar poder e influência para canalhas de todos os tipos – quem ainda se lembra do Fome Zero que o pinguço fdp usou para manipular incautos e idiotas durante anos?
    2 – Que tal vocês investigarem melhor as coisas antes de jogarem no ar? Foi a equipe do Dória ou essa inefável rataiada de sacristia que se apossou da Igreja Católica, quem inventou essa tal ração? E outra, de verdade, num país onde os alimentos são acessíveis, é mesmo necessário criar uma gororoba como essa?

    1. Piaui, Maranhão, 50% da populaçao nao sabe o que vai comer e se vai comer amanha, IBGE. Voce nunca comeu mingau feito com farinhas vitaminadas? O pessoal que quer ter um corpo atletico ou pratica esporte nao come raçao? Capsulas de alfafa, oleo de peixe, farinha de cartilagem, etc, nao sao consumidas mesmo diante dos preços altissimos?

  20. Alimento próximo a vencer pode ser consumido né antagonistas, ou passar fome é melhor, só se for nos putros, engreaçado que nenhuma reportagem de impacto é efetuada quando produtos vencidos são encontrados em restaurantes de renome, ou grandes redes de supermercados, aí pode? Lembrando que alimento não vencido pode ser consumido, ou voce nunca consumiu um iogurte que venceria daqui a dois dias? se tivesse o efeito devastador propagado pelo oantagonista, sei que voce está no além, mas, entretanto, porém, contudo, aí pode, se fosse utilizado politicamente ai não pode.

  21. Está farinha, há décadas tem tirado crianças da desnutrição no Brasil e no mundo, é uma fórmula desenvolvida pela nossa querida pediatra Zilda Arns, sendo que seu trabalho foi muito divulgado e ganhou proporções mundiais através da igreja católica! Zilda Arns morreu no terremoto no Haiti, após uma palestra para a comunidade católica daquele país. Trabalho lindo e reconhecido no mundo inteiro, pena que aqui no Brasil não existe memória!

  22. Lamentável ver O Antagonista fazer troça com um tema tão sério e triste quanto a fome.
    Só está faltando o Marcelo Madureira, para fazer um pouquinho de embaixadinhas para a galerinha dele de Ipanema.

    1. Esse Madureira é um completo idiota, só fala mer da. Não sei como dão espaço a esse imbecil aqui e na Jovem Pan.

  23. Bonito para a esquerdalha é comer cães, gatos e os animais dos jardins zoológicos, como o povo da Venezuela está fazendo, porque o ídolo dos vermelhóides, Nicolas Maduro faz o mesmo que os russos fizeram no século passado, segurando a distribuição de alimentos para manter o povo famintamente controlado. “Opinião” de esquerdista, se manda imediatamente para a lata de lixo.
    E a LATA DO LIXO vai ser o restaurante da maioria dos brasileiros, se um certo sapo for reeleito em 2018.

  24. Toda essa reação contra esse alimento é orquestrada pelo PT e O Antagonista caiu de gaiato nessa. Para o PT, eles tem o monopólio sobre os pobres, desde o voto até onde eles podem passar fome ou não e o exemplo disso é um programa fracassado como o “Fome Zero”, que não zerou fome nenhuma, mas depois disseram que tiraram não sei quantos da pobreza. E quando o pobre dá uma banana para o PT e não vota no candidato deles, como aconteceu com Haddad tentando a reeleição, estes mesmos pobres são xingados pelo politburo petista.
    Ao atacar Doria pelo projeto desse alimento, que nem é dele, O Antagonista se junta ao PT nessa onda de cretinice e hipocrisia.

    1. Exatamente. Acho que foi o Sabino quem escreveu o primeiro post cretino sobre o assunto, e agora é preciso que os outros Antas continuem no mesmo tom para apoiar o antagonista companheiro. Nao é possivel que todos eles tenham a mesma visao obtusa do assunto que o Antagonista “francêix”.

  25. Quando vejo foto de crianças subnutridas, geradas por pais que já sabiam de antemão da vida de privação e provação em que a colocariam, tenho vontade de encher a cara desses “adultos” de tapas, pra ver se o cérebro deles pega no tranco. Cruzem, mas não se reproduzam, seus ignorantes egoístas e cruéis.

    1. Sucrilhos… Uma raçao que nao tem gosto de nada, nao foi criada e sim, resuitado de um erro de tempo no forno crakeada e aproveitada pois no asilo de velhos do Dr Kellog, a comida era escassa e nao poderiam se dar ao luxo de jogar fora a papa de milho. 1 kg de raçao de cachorro 15 reais, farinhas vitaminadas, Neston, raçao usada no exercito, qual a diferença de suplementar a alimentaçao com um complemento? Esse povo nunca comeu mingau?

  26. Há a igreja católica…
    Recordista por acobertar crimes de pedofilia!
    A “instituição” religiosa que matou MILHARES de pessoas na idade média em guerras ou queimadas nas fogueiras da “santa” inquisição.
    Aquela que protegeu NAZISTAS na segunda guerra e fez vista grossa quanto ao holocausto.
    Acham pouco? Aquela também envolvida em crimes associados ao assassinato do dono do banco Ambrosiano devidamente abafado.
    E tem ainda muito mais fatos recentes.
    Se FERNANDINHO BEIRA MAR ESTIVESSE ENVOLVIDO NESSE PROJETO, TERIA MAIS CREDIBILIDADE

  27. Quando voce tem um programa de emergencia alimentar e precisa NUTRIR os desnutridos, voce nao lhes da picanha com capa de gordura suculenta, nao lhes da costelinha de porco e depois um petit gateau de sobremesa. Voce da um composto que contenha todas as substancias de valores nutricionais adequados para reequilibrar o organismo do desnutrido o mais rapidamente possivel. O Antagonista agora deu pra fazer politica rasteira e, ao inves de informar e esclarecer os leitores, alimenta a confusao nesse país de desinformados.

    1. Grande tiro no pé destes Antagonistas. O que eu acho mais gozado é que grande parte dos que criticam o complemento alimentar gastam horrores em shakes, pós, barras de cereais horrorosas, ração humana (sim, existe um suplemento chamado ração humana), carne de soja desidratada e outros suplementos da moda: todos eles não são comida, não parecem comida mas servem de alimento.

      Vão catar coquinho!

  28. No Amazonas professor petista fica indignado com alunos que não querem ser doutrinados e os chama de homosse*uais nas redes sociais.
    Cadê a CPI dos maus tratos? Cadê o Escola Sem Partido? Cadê o ECA? Cadê o CDH da OAB?
    http://www.acritica.com/opinions/professor-ataca-alunos-que-rejeitam-doutrinacao-petista

  29. Ritual de preparação do morador de rua: fazer sua cesta de compras no mercado chic Lates du Liche, sem se preocupar com validade dos produtos (vai estar tudo vencido, mesmo), depois retornar à casa embaixo do viaduto já pensando no prato gourmet que irá preparar usando ingredientes como pão duro, restos de frango e arroz catado, preparar tudo em seu tradicionalíssimo fogão a lenha e finalmente deliciar-se desse manjar slow-food.

  30. Quem nasce para tostão nunca chega a mil réis. O gente que pensa pequeno, se precisasse daria a ração para minha família sim! É melhor deixar degustar barro? Santa paciência!

    1. Por isso o Brasil nao é o que é de graça. Essepaiz impressionante foi construido na base de muita ignorancia e pedantismo. É preciso ter uma dose extra de espirito de porco para construir uma tragedia de dimensos continentais como a nossa. É preciso muita estupidez para converter um país tao ricamente servido numa nação de miseraveis.

  31. O produto é para nutrir pessoas desnutridas. Nao é para encher a pança durante o jantar de familia de domingo. Quem ainda nao conseguiu entender a diferença entre uma coisa e outra, precisa voltar a andar sobre os dois pés novamente.

  32. Bem feito pro Dória e pro PSDB. Só petistas podem dar migalhas aos pobres ou roubar-lhes todos os recursos e deixá-los a comer barro.
    Enquanto isso professores petistas do Amazonas usam as redes sociais para ofender alunos que são contra a doutrinação ideológica nas escolas chamando-os de “Jean Willys”.

  33. O próprio Dom Odilo Scherer experimentou a ração:
    “Provei os produtos feitos a partir da farinata e não teria problemas em consumi-los todo dia.”
    Don Odilio que provou e gostou tanto, deveria então substituir os seus manjares por ela, Dória, nutricionistas e os jornalistas “Purina” também deveriam alimentar suas famiglias exclusivamente com ela antes de indica-la para as crianças. Não importa de quem é a fabrica de ração, ele pode ser útil numa emergência, mas não como alimentação no dia a dia é um lixo.

    1. Quem está num lixão come até ratos, come qualquer coisa. Isso não justifica.
      Por isso estão oferecendo algo que o proprio secretario de Dória não conseguiu comer.
      Gostaria de ver os filhos doS secretarioS comerem essa ração em PUBLICO.
      NÃO DEEM AOS OUTROS AQUILO QUE VOCÊ NÃO DARIA A SEUS FILHOS OU A SUA PRÓPRIA FAMÍLIA. SERIA ATÉ UM ENSINAMENTO BÍBLICO, SE FOSSE O PROPÓSITO ENSINAR.

  34. Continuem nessa cruzada besta contra um produto que pode NUTRIR os desnutridos. A chefA tem que bolar urgentemente um Masterchef versao seca nordestina, para que os seus jurados reclamem, em pleno sertao, do bife de farinata que nao “esta no ponto certo”.

  35. É a ignorância que domina as discussões do país.Tem especialistas de todas as matizes e que falam de tudo em todos assuntos, o que menos tem é bom senso científico e conhecimento da realidade.

  36. Com a palavra, a hipocrisia humana… O foco agora é a ração humana, e não o combate ao desperdício de alimentos, a distribuição de alimentos frescos para combater a fome e prover condições dignas de vida àqueles que mais necessitam… Agora vários “especialistas vai pegar carona no assunto…

  37. Não sou simpática ao Dória e independente de quem quer que seja o projeto torço para que dê certo. Uma vez comprovado o valor nutritivo, merece apoio e não críticas.
    A fome e as carências nutricionais não devem ser objetivo de debate ideológico. É uma responsabilidade de todos nós.
    Em casa tenho esse cuidado com produtos prestes a vencer… faço caldos com verduras e legumes ou carnes e congelo em cubos. Frutas, idem.. geléias, poupas, doces.

    1. Sim Marcelo; o livro do psiquiatra forense americano Lyle Rossiter, agora em portugues, explica cientificamente essa doenca e nao e’ opcao nao, e’ doenca mesmo.

  38. Projetos sociais no Nordeste? kkkkkkkkkk piada, né?
    Nos últimos 30 anos, trilhões de dólares arrecadados em impostos pelo Estado de São Paulo foram injetados no Norte/Nordeste, local que deveria ser hoje em dia, uma DUBAI das Américas.
    Dinheiro nosso, pago com trabalho duro, sendo pulverizado nas mãos de políticos safados e corruptos daquelas regiões.
    Porquê a imprensa não comenta sobre isso?