Barroso cassa sentença que impunha censura prévia

Luís Roberto Barroso cassou uma sentença que proibia a IstoÉ de divulgar qualquer notícia sobre Cid Gomes relacionada ao depoimento de Paulo Roberto Costa na Lava Jato, informa Frederico Vasconcelos na Folha.

A decisão da juíza Maria Marleide Queiroz, da 3ª Vara de Família de Fortaleza, também ordenava, em caso de veiculação do assunto, que ele fosse  “imediatamente retirado de circulação e recolhido qualquer edição impressa, bem como as eletrônicas” (sic), “sob pena de multa diária de R$ 5 milhões”.

Em decisão do dia 2 de maio, o ministro do STF escreveu que a sentença restringia “de forma desproporcional a liberdade de expressão”.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. cerdade disse:

    Adoro ouvir o ministro Cardoso, inteligente, culto, verdadeiro, sabendo bem o que fala até com muito respeito. Diferentemente de outros que lá estão e quando falam ficam VERMELHOS.Quem se atuaçiza sabe do que estou dizendo. rsrsrsr

Ler comentários
  1. BRAVO! BRAVÍSSIMO! disse:

    Censura, nem mesmo "proporcional" é algo passível de ser considerado. Aliás, é espantoso que tal restrição estivesse vigorando durante todo esse período, e que foi preciso chegar ao STF para derrubar essa aberração.

  2. Boi Barrica? Coronel Sarney? disse:

    Lembrei-me da operação Boi Barrica! Sarney fez o diabo com o Estadão!

  3. Edivaldo ribeiro dos santos disse:

    De muito, estes dois vem surrupiando os cofres públicos por baixo do pano, as viagens da sogra do Cid, com a família para portugal, Espanha, e Europa toda, em jatos particulares pagos com verbas públicas, e a população não pode tomar conhecimento dos ocorridos por eles, é o cúmulo da Sacanagem.

  4. Felipe S disse:

    Juíza de família decidindo sobre restrição à liberdade de imprensa? Estranho...

  5. Jorge disse:

    A família Gomes lembra o clã Sarney. Sempre conseguem na JUSTIÇA ESTADUAL decisões teratológicas que lhes favoreçam.

  6. eliot disse:

    Os Ferreira Gomes estão com medo de que ? Quem nao deve nao teme. Na verdade eles sabem que a campanha do CIRO vai pro ralo quando descobrirem as falcatruas de seu irmão. Ciro o SARDINHA, já era.

  7. Jur. disse:

    O ministro Luiz Roberto Barroso antes de ser alçado ao STF já era conhecido e respeitado no meio jurídico como um constitucionalista, professor universitário da matéria no curso de direito da Universidade Estadual do RJ (UERJ) e procurador do Estado do RJ desde os anos 80. Ao cassar monocraticamente a sentença do juízo de 1° grau, flagrantemente inconstitucional, com a devida vênia, o ministro foi fiel e coerente ao que sempre advogou e ensinou, quanto aos princípios e valores universais previstos em nossa CF.

  8. Spy disse:

    sou de Fortaleza e gostaria muito de encontrar esta Juíza só para perguntar em que país ela pensa que mora . Os Ferreira Gomes sempre pensando que mandam no Ceará . A culpa é desse povo demente do meu estado , conheço bem isso aqui . Deixaram de eleger o Tasso , que foi o melhor governador de todos os tempos , para o senado ,para eleger um arruaceiro do PT , um desqualificado ignorante chamado José Pimentel . Esse povo daqui só existe porque Deus não sabe .

  9. Niina disse:

    O irmão do Coroné Ciropata está envolvido na Lava Jato, assim como o último. Foi delatado e queria que se impusesse censura, quando é um direito da imprensa informar, assim como é direito dos cidadãos ser informados sobre processos que dizem respeito ao mau uso dos recursos públicos, corrupção, lavagem de dinheiro, principalmente quando constem agentes públicos, candidatos e seus parentes. CPMF, censura, imprimir dinheiro, quê mais Coroné??

  10. Mendes André disse:

    DÁ-LHE DE RELHO ,MINISTRO BARROSO, POIS Á CLÃ TRIPUDIA COM SEUS CONTERRÂNEOS ,NOSSOS IRMÃOS SOFRIDOS. EM PLENO SÉC.XXI ,PODE ?

  11. Ridendo castigat mores disse:

    Manda a dona Maria recolher a edição eletrônica.

  12. Impunidade feito rastilho de pólvora disse:

    Sei não, os processos que serão redistribuídos em razão da restrição do foro de competência dos Tribunais de Justiça Estaduais, se o CNJ não tomar providências, a impunidade vai campear.

  13. ChrisP/SP disse:

    É isso aí! PARABÉNS, Min. Barroso!

  14. Hades disse:

    Estão vendo qual é o grande perigo da justiça de primeira instância nos rincões de nosso país? Todos, todos nós brasileiros que queremos mudar o país termos que ficar atentos e divulgar pelas mídias sociais disponíveis.

  15. Maria F disse:

    Fez o correto min Barroso 👏👏👏👏👏👏

  16. José Coelho disse:

    Parabéns Nobre e Honrado Ministro do STF BARROSO.

  17. Marcelo Braga disse:

    Parabéns Barroso .👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏,essa juíza deve ser aluna da segunda turma do STF

  18. CF88 garante a liberdade de imprensa disse:

    Essa juíza deveria ser destituída da função imediatamente! Tá na cara que foi uma sentença comprada pelo coronel! Qualquer criança sabe que existe liberdade de imprensa e de expressão no Brasil. A CF88 garante!

  19. Nagib disse:

    Alguém poderia informar quando e onde foi o último emprego de carteira assinada do senhores Cid Gomes e Ciro Gomes. Não passam de dois espertalhões querendo se dar bem na politica novamente, não votem nestes meliantes.

  20. Letra. disse:

    Manda ver logo, pessoal da IstoÉ. Publica tudo sobre o "homem" irmão do Cirão.

  21. Erigilson Gonçalves disse:

    Parabéns ao Ministro Barroso. Quem não deseja ter o seu vinculado às redes sociais, mencionando, inclusive, algum assunto seja político ou não, age com integridade.

  22. GA disse:

    ESSA JUÍZA DO CEARÁ É MUITO SUSPEITA. BARROSO É UMA DAS EXCEÇÕES NESTE STF, NÃO MERECIA ESTAR NESTA CORTE TÃO RUIM E TAXADA DE TRAIDORA DA NAÇÃO.

  23. LEILA disse:

    é um prazer ouvir o grande ministro Barroso falar e deliberar, que inteligencia, integridade e acima de tudo dignidade e elegância dos que tem berço. Por tudo que o senhor tem feito,obrigada.

  24. Mário APD disse:

    Esta decisão é perfeita e demonstra o risco que corremos diariamente ao permitir censura em nosso país. Parabéns ministro Barroso!

  25. Fredao disse:

    Justiça do Nordeste + poderosos = esse despacho aí !!

  26. Cacevo Loteca disse:

    Pelo jeito, alguns juízes do nordeste (e de São Paulo) não estão comprometidos com a justiça.

  27. Wagner Morato disse:

    Parabéns Luís Roberto Barroso. Gol de letra.

  28. Contra os Acadêmicos disse:

    Não seria 3ª Vara de Família Gomes de Fortaleza?

  29. analu disse:

    Vara de Família decidindo sobre liberdade de imprensa? Como diria o Gilmar: estamos vivendo tempos estranhos....

  30. cris disse:

    juíza Maria Marleide Queiroz, da 3ª Vara de Família de Fortaleza. Vai mandar prender traficantes também.

  31. Jayme Guedes disse:

    Grande Barroso... Duas condições me intrigam quando um corrupto é pego. A primeira é a apreço pela lei, pelo estado democrático de direito. É a primeira invocação a que recorrem tão logo sejam pegos. A outra é a doença, mais comum após a condenação com cumprimento da pena. Quando estão roubando Kagam para a lei e exibem uma saúde invejável. A ciência deveria interessar-se pelo intrigante fenômeno.

  32. GILMÁFIA MENDES CÃO DE TOGA DA ORCRIM disse:

    Excelente, ministro Barroso!

  33. Francisco S disse:

    Eles deviam cobrar esse valor em multas era para os bagunceiros que insistem em transformar vias e locais públicos em posse privada para pedir soltura de condenado, constrangendo os moradores.

  34. Terra de coronéis... disse:

    Magistratura nordestina...o que dizer da mesma? Nunca li uma notícia de q o judiciário esteja fazendo algo por lá a exemplo da LavaJato.

  35. Josué disse:

    No Pará ê Barbalho, no Maranhão é Sarney, no Ceará é Cid/Ciro Gomes, na Bahia é Magalhães, Nas Alagoas é Collor/Calheiros, no inferno é Satanás/Diabo. Até quando o povo vai viver a mercê desses clãs de bandidos? É só olhar para o povo sofrido desses estados que percebemos o quão terrível é o terror que essas facções fazem aos escravos das bolsas misérias.

  36. Este filme ja vimos disse:

    A família Gomes são a família Sarney do Ceará.

  37. Edu disse:

    E aquela história do Sarney, acabou também?

  38. Direto disse:

    O Barroso esta se saindo o melhor ministro do STF!!!

    1. Tá não, ele defende aborto e outras coisas absurdas.

  39. O que a gente faz disse:

    É por debaixo dos panos... pra ninguem saber... especialmente as vesperas de eleições...